Enraizador natural para estaquia: para que serve, como fazer e mais!

Enraizador natural para estaquia: para que serve, como fazer e mais!

Neste artigo, apresentamos as melhores receitas de enraizador natural para estaquia. Saiba como fazer cada um deles e outras informações sobre o enraizamento.


Sabia que existe enraizador natural para estaquia?

Planta crescendo raízes em tronco

Aprender a multiplicar as plantinhas do jardim é parte importante da vida do cultivador caseiro. A estaquia é um processo simples e prático para embelezar o ambiente sem ter de gastar mais comprando novas mudas. Fazer a estaquia significa reproduzir plantas de forma assexuada, ou seja, sem cruzamento. O nome vem justamente do corte em estacas que se faz no caule, raízes ou folhas para então plantar.

Outra parte igualmente importante do aprendizado é conhecer as ferramentas que possam auxiliar a estaquia. Os enraizadores naturais são a melhor opção para aumentar suas chances de sucesso! Por isso, aqui vamos te apresentar tudo sobre os melhores enraizadores naturais e como eles são hoje as alternativas mais saudáveis e recomendadas para facilitar o crescimento de raízes da sua horta. Confira!

Como fazer enraizador natural para estaquia:

Sem perder tempo vamos te ensinar a fazer os mais simples e eficazes enraizadores naturais utilizados por cultivadores experientes. Acompanhe a seguir as nossas receitas selecionadas:

Babosa

Pedaços de babosa cortados

A babosa possui propriedades muito interessantes para os cultivadores. Além de seus usos medicinais, com ela você pode fazer hormônios enraizadores que facilitam a estaquia de suas plantas de forma totalmente natural. Por isso, essa planta é uma ótima escolha para fazer parte do seu jardim. Se não tiver em casa, você pode encontra a babosa facilmente em lojas especializadas.

Para fazer o enraizador, primeiro colha uma folha grande e lisa da sua babosa, perto do tronco da planta. Em seguida, corte a babosa para extrair sua polpa, depositando-a em uma vasilha com uma colher. Agora misture o extrato até ficar com uma aparência mais gelatinosa. Pronto, mergulhe e cubra boa parte da base da muda antes de plantá-la.

Canela

Colher com canela em pó e paus de canela ao lado

O processo de estaquia, apesar de ser um bom método de criar novas plantas, pode ser complicado. Isso porque a planta fica exposta a bactérias e fungos. Daí o grande valor que os cultivadores dão à canela: esta possui propriedades antifúngicos e antibacterianas que prolongam a vida da planta e as chances de sucesso na estaquia.

A receita é tão simples quanto seu ingrediente, bastando polvilhar a base da nova planta com o pó de canela. O poder do hormônio de canela é potencializado se usado junto com o chá se salgueiro que veremos ainda neste artigo.

Tiririca

Capim tiririca

O capim de Tiririca é uma planta bastante resistente a espaços menos favoráveis. Por isso é comum encontrá-la invadindo jardins e vasos domésticos. Mas essa inimiga do cultivador também pode ser uma aliada!

Vamos usar a resistência da Tiririca a nosso favor. Colha um punhado do capim, usaremos tanto as folhas quanto suas pequenas batatas - é na raiz da Tiririca que estão as substâncias que desejamos. Lave-as bem para tirar a terra e bata tudo no liquidificador com água. Em seguida, deixe as estacas das plantas de molho no produto por um dia. Depois é só plantar.

Batata doce

Batatas doce

Caso queira usar a batata doce para proteger as estacas nesse processo, você precisará bater no liquidificador, com água suficiente para cobrir os tubérculos na jarra. As extremidades da batata doce são o mais importante, pois é nelas que encontramos a vitamina B em maior quantidade, muito importante para a saúde das plantas.

Deixe o galho da planta que deseja fazer a estaquia mergulhado por 24 horas nessa mistura. É tempo suficiente para a base da nova planta absorver os nutrientes e vitaminas da batata doce, crescendo de forma saudável e, ao mesmo tempo, rápida.

Grão de lentilha

Colher com grãos de lentilha

Outra forma de fazer em casa um poderoso enraizador natural é usar a água em que germina o grão de lentilha. Vamos te explicar tudo: quando esse grão germina, ele libera uma substância chamada ácido indol-butílico que ajuda no crescimento das plantas, especialmente no enraizamento.

A receita é a seguinte. Deixe que a lentilha germine em um vaso ou pote de água, geralmente leva cerca de 2 a 3 dias. Após isso, retire e armazene a água usada pelos grãos. Então bata esse líquido junto com as lentilhas até produzir um suco. Agora basta mergulhar a base da planta no suco ou regar diretamente no vaso.

Chá de salgueiro

Galho e folhas de salgueiro ao lado de xícara de chá

Um dos problemas de utilizar o enraizador industrial é a medida necessária para atender as necessidades das plantas. A maioria das plantas morrem caso haja um excesso de hormônios no ambiente. Nesse sentido, o chá de salgueiro (também chamado de chorão) é uma alternativa natural e saudável.

Retire as folhas do galho, cortando com uma faca afiada, pois é na madeira que estão os nutrientes que desejamos. Então, esmague com um martelo expondo seu interior e depositando em um recipiente resistente. Em seguida, deixe o produto de repouso em água bastante quente durante um dia. Por fim, molhe as mudas recém-cortadas no chá.

Vinagre de maçã

Jarro pequeno com vinagre de maçã e maçãs ao fundo

São inúmeros os benefícios medicinais do vinagre de maçã e seu jardim também pode aproveitar essas propriedades poderosas e únicas. Não se preocupe com a acidez do vinagre, já que usaremos apenas uma pequena quantidade diluída em água, sem ameaçar a saúde das plantinhas.

Qualquer marca de vinagre de maçã do mercado pode ser usada. Dilua três colheres de chá do vinagre em um recipiente com 1 litro de água. Mergulhe o corte da muda na mistura e já está pronto, é só plantar.

Mel

Fio de mel caindo sobre colher

Agora, siga o passo a passo para fazer um poderoso enraizador natural de mel e com certeza seu jardim vai agradecer. A receita pede apenas 2 xícaras de água, um recipiente para guardar a mistura e, claro, mel.

Para começar, aqueça no forno as duas xícaras de água e espere ferver. Então coloque uma colher de sopa de mel, misture bem e espere esfriar. Para usar na estaquia, molhe a muda na solução e a plante no seu lugar de escolha. Infelizmente, o enraizador feito em casa estraga rápido, então lembre-se de utilizar todo o produto em menos de 2 semanas.

Água de coco

Coco e copo de água de coco

Seja no calor ou no frio, a água de coco sempre vai bem na vida do brasileiro, sendo muito recomendada por médicos e especialistas em saúde, pois além de hidratar é rica em sais minerais (como o potássio, magnésio e sódio) e vitaminas, parte essencial da vida.

Essa mesma vantagem é também usada como enraizador de plantas. O líquido possui substâncias que ajudam na germinação de sementes e fortalecimento das raízes, especialmente na estaquia. Você pode usar a água de coco natural ou a de caixinha, ambas possuem o mesmo valor nutricional. Regar as plantas com ela uma vez por semana é suficiente.

Processo de enraizamento na estaquia:

Planta com raízes sob a terra

Agora vamos conversar um pouco sobre os hormônios de enraizamento, seu papel na estaquia e os principais agentes que nos ajudarão a criar um jardim recheado de flores lindas. Fique ligado nas nossas dicas abaixo.

O que é enraizador e qual sua função?

Aumentar o seu jardim e deixá-lo mais bonito pode parecer um desafio para cultivadores iniciantes, pois algumas plantas são delicadas e fazê-las crescer envolve riscos. Os enraizadores tem por objetivo facilitar esse processo e aumentar as chances de sucesso! Os enraizadores são hormônios que estimulam o crescimento das plantas e suas raízes. Além disso, ajudam na prevenção de fungos e bactérias.

Bons enraizadores aumentam o número das raízes, a sua firmeza e saúde, ou seja, são parte fundamental do processo de estaquia. Existem aqueles de mercado e os naturais - estes são feitos de substâncias produzidas por outras plantas e, por isso, mais recomendadas.

Como as plantas emitem raizes?

A raiz da planta é uma parte muito importante dos gêneros vegetais. Podem ter diferentes formatos e comprimentos, mas todas possuem as mesmas funções: sustentação do corpo e absorção de nutrientes do ambiente.

É por meio da raiz que as plantas ingerem ingredientes essenciais para seu crescimento saudável, como vitaminas, sais minerais e, claro, a água. Sendo assim, cuidar da raiz da sua plantinha é tão importante quanto cuidar das folhas ou do caule.

Esse cuidado deve ser dobrado quando realizamos a estaquia e usamos os enraizadores. Deve-se observar bem seu crescimento, regando a planta diariamente, mas sem excesso. Lembre-se de aplicar os enraizadores na medida certa. O excesso do produto, assim como a água, pode enfraquecer sua planta.

O AIA - ácido indolilacético

AIA é a sigla para ácido indolilacético. Sua presença e importância na vida das plantas foi observada pela primeira vez por Charles Darwin, o famoso biólogo no séc. XIX. Darwin percebeu que plantas se movimentavam durante o dia! Esse movimento era orientado pela luz solar, ou seja, havia funções vegetais que auxiliavam as plantas.

Mais tarde descobriu-se que o responsável pelo estranho comportamento da planta era um hormônio chamado Ácido Indolilacético. Além disso, descobriu-se que era também a principal substância que fazia a planta crescer raízes. Hoje, o AIA é um grande aliado dos cultivadores domésticos e você pode encontrá-lo em mercados ou utilizar uma das nossas receitas totalmente naturais.

Quanto tempo demora o processo de enraizamento?

O tempo de crescimento e amadurecimento das raízes varia conforme a espécie de planta. O processo pode levar de 10 a 15 dias, aproximadamente. Por exemplo, no caso do manjericão, se correr tudo bem durante a estaquia, o enraizamento leva 10 dias. Já o mesmo processo do alecrim ou da hortelã pode levar mais tempo. O cuidado com uso dos enraizadores é redobrado, já que o excesso pode inviabilizar o crescimento da raiz.

Veja também produtos voltados à jardinagem

Neste artigo apresentamos informações gerais sobre enraizadores naturais para estaquia, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Ajude suas mudas a crescerem com as receitas de enraizador natural!

Torrão de terra com plantas enraizando

Conhecer as principais técnicas de jardinagem é um processo longo, mas muito gratificante. A cada nova plantinha que nasce utilizando técnicas naturais é uma nova vida saudável que vemos nascer, e qualquer coisa que nos ajude a embelezar nossa horta ou jardim é bem-vinda. Os enraizadores naturais fazem parte da vida vegetal e não agridem a saúde do meio ambiente nem do homem.

Por isso, aproveite as nossas dicas, receitas e curiosidades para começar a utilizar enraizadores naturais e volte aqui sempre que quiser. Não deixe de acompanhar nossos artigos para saber mais sobre jardinagem!

Autor deste artigo

Estudante e professor de história, sou um verdadeiro apaixonado pelo conhecimento. Amo compartilhar tudo o que aprendo.

Últimos posts


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Procurando o melhor PC gamer completo? Neste artigo confira muitas informações desse produto para escolher o ideal e veja um ranking com os 10 melhores!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos Doces e sobremesas