Carros rebaixados no Brasil: legalização, tipos e muito mais!

Carros rebaixados no Brasil: legalização, tipos e muito mais!

Você tem vontade de rebaixar o seu carro e não sabe por onde começar? Confira aqui as as melhores dicas para andar no estilo!


Tudo que você precisa saber sobre carros rebaixados no Brasil!

Carro branco estacionado na rua, durante o dia.

O rebaixamento de carros está cada dia mais comum entre as pessoas que buscam estilizar seus carros de acordo com seus gostos, como se cada automóvel contasse visualmente a história de quem é o dono(a).

Sendo assim, é possível encontrar diversos modelos ao simplesmente andar pela rua. No Brasil esse movimento ganhou muita força e há legislação de amparo para os amantes de carros rebaixados.

Então, se você procura realizar essa adaptação ou até mesmo comprar um carro usado já modificado, é importante verificar alguns pontos. Neste artigo contém as informações necessárias que você precisa saber antes de adaptar o seu carro, como questões legais e os tipos de rebaixamento. Confira abaixo!

Como rebaixar dentro da legislação do Brasil?

Muitos ainda acreditam que rebaixar carro no Brasil é ilegal, mas hoje em dia já existem leis que possibilitam essa realidade. Veja abaixo!

Mecânico de automóveis obtendo assinatura do documento do cliente.

Conheça a legislação brasileira para carros rebaixados

Atualmente é possível rebaixar o carro sem ter problemas com infrações, para isso basta seguir algumas especificações do Código de Trânsito. Como apresentado na Resolução número 479 do Conselho Nacional de Trânsito de 2014 (Contran), que permite as alterações de fábrica no sistema de suspensão.

Dessa maneira, as orientações variam de acordo com o Peso Bruto Total (PBT) do veículo. Assim, carros com PBT até 3.500kg o sistema de suspensão pode ser fixo ou regulável e a altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 10mm.

Dessa maneira, após realizar as modificações do veículo, é necessário inserir no campo das observações do Certificado de Registro de Veiculo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo (CRLV) a altura livre do solo.

Procure oficinas especializadas

Ao modificar as estruturas originais de um veículo você pode estar colocando a sua vida em risco, para manter a segurança deve-se procurar oficinas especializadas. Assim, para realizar as alterações primeiramente é necessário notificar o Departamento de Trânsito (Detran), mais próximo de você.

Após a autorização o carro só poderá ser modificado em oficinas credenciadas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Seguindo os protocolos do Departamento de Trânsito você não terá problemas futuros como multas, ter o veículo apreendido e a segurança das pessoas que utilizam o mesmo.

Peças com selo de aprovação do Inmetro

Da mesma forma que as oficinas precisam seguir um protocolo e estar credenciadas para realizar o rebaixamento dos carros, as peças utilizadas precisam seguir a mesma lógica. Assim, o Inmetro disponibiliza de ferramentas para manter a segurança e qualidade de todo o processo, inclusive das peças.

Com isso, vale ressaltar que modificar a suspensão é um trabalho delicado e seguir a risca essas disponibilidades assegura você e seu veículo.

O carro pode ser guinchado?

Essa ainda é uma das maiores dúvidas que as pessoas têm acerca de carros rebaixados e não, o veículo NÃO pode ser simplesmente guinchado! Se o carro está dentro da regularização, com o CRVL atualizado, a vistoria em dia e o motorista presente com sua habilitação, não há legalidades disponíveis para o carro ser guinchado. Por isso, é importante estar com a documentação em dia.

Saiba mais sobre carros rebaixados

Mecânico consertando um carro levantado.

A seguir será apresentado mais informações importantes sobre carros rebaixados. Veja abaixo!

O que é um carro rebaixado?

Um carro rebaixado tecnicamente é quando sofre alteração de fábrica ou troca em seu sistema de suspensão, com o intuito da estrutura de suporte do veículo ficar mais próximo da superfície do chão. Esse visual para muitos é sinónimo de estilo e é chamado popularmente como carro "tunado". No entanto, demanda um trabalho cuidadoso para que tudo seja feito com segurança.

Logo, vale ressaltar a importância de seguir as normas do Contran na hora de realização as alterações para o rebaixamento, a fim de promover legalidade, segurança e estilo para o condutor do veículo.

Como funciona o rebaixamento?

O rebaixamento de um carro funciona mais em um sentido visual, ou seja, as alterações como citadas acima consequentemente resultam em um carro com o seu nivelamento quase na altura do chão. Para isso é alterado ou acrescentado peças credenciadas, como abraçadeiras, molas esportivas, ar comprimido, entre outros itens que será discutido mais abaixo neste artigo.

Valor de seguro dos carros rebaixados

Hoje em dia com a maior facilidade e regularização dos carros rebaixados, encontrar uma seguradora que aceite cobrir carros modificados ficou mais simples. No entanto, destaca-se que é a seguradora que decide após uma vistoria quais carros serão cobertos ou não.

Dessa maneira, as companhias usam dois modos de classificação diferentes, os veículos normais que são originais de fábrica e os veículos modificados que sofreram alguma alteração.

Já em relação ao valor, os carros rebaixados costumam ter seguros mais caros que o normal, pois o rebaixamento é uma das modificações que está associada a acidentes por estas companhias.

Revenda de carro rebaixado

Os carros rebaixados geralmente possuem um estilo muito próprio do dono(a), então isso pode ser um motivo de impasse para futuros compradores, se você pensa em revender seu carro ou até mesmo modificá-lo e depois vender.

Assim, é preciso pensar no tipo de mercado que você irá inserir este carro para revenda. Se você não pensa em ficar com o carro por um longo tempo, pode ser que você fique no prejuízo, pois o rebaixamento pode desvalorizar o veículo.

Conheça os tipos de rebaixamento

Não existe apenas uma maneira de rebaixar o carro, ele é modificado de acordo com o funcionamento e preferência da pessoa. Segue abaixo, alguns tipos de rebaixamento para seu carro!

Abraçadeiras

Veículo estacionado com abraçadeira de roda amarela.

O rebaixamento do carro com abraçadeira é o mais simples e barato de ser feito, nesta modalidade não é necessário fazer qualquer tipo de alteração no carro. O método é feito manualmente por um profissional que utilizam abraçadeiras nas molas do carro comprimindo elas de forma que diminuem sua altura, assim consequentemente aumenta a tensão nas molas que antes existia apenas pelo peso do carro.

Se você optar por esse tipo de rebaixamento, é importante levar o carro após o procedimento em um mecânico para que seja ajustado o posicionamento de outras peças. Assim, evitando falhas e problemas futuros.

Molas esportivas

Mola esportiva na cor preta sobre a madeira.

As molas esportivas é uma forma de rebaixamento muito comum, nesta modalidade é feita a mudança das molas originais por outras menores que deixam o carro mais baixo conforme o tamanho da mola escolhida, ou seja, a altura do carro será alterada conforme o tamanho da mola. A troca deve ser feita em um oficina especializada e o modelo deve ser compatível com a estrutura de cada carro.

Dessa forma, altera-se apenas a altura do veículo sem modificar as características nos amortecedores. O rebaixamento do veículo com molas esportivas geralmente se estabelece em uma altura de 35 mm a 50 mm mais baixo.

Suspensão a ar

Mecânicos colocando o equipamento de suspensão a ar no carro.

A suspensão a ar é o preferido dos usuário que gostam de rebaixar o carro pelo opção de poder ajustar a altura do veículo, para instalar essa suspenção é colocado um kit que é composto por: as bolsas, o tanque de ar, mangueiras e o compressor. O equipamento é monitorado por sensores onde o condutor do carro pode fazer ajustes de acordo com sua preferencia.

Dessa maneira, todo o trabalho é feito por meio de um conjunto extra de ar comprimido. Outra característica interessante é que essa opção é muito utilizada pelos amantes de carros rebaixados que gostam e participam de exposições.

Suspensão preparada ou física

Verificando uma suspensão de carro para reparação na garagem.

A suspensão preparada ou fixa é considerada a modalidade mais segura, nela é feita a troca dos itens originais por um kit com 4 molas e 4 suspenções que apesar da mudança na altura não altera a segurança e eficiência do carro e pode promover mais estabilidade no carro.

Logo, é possível que este kit seja montado e ajustado dentro das normas e regras do Departamento de Trânsito. Por outro lado, não é possível fazer determinados ajustes como seria possível com outro tipo de suspensão, como a ar.

Por que não é recomendado rebaixar o carro?

Homem dirigindo um automóvel preto na estrada.

Muitos especialistas não recomendam rebaixar o carro por conta de possíveis problemas mecânicos e pelo próprio procedimento de rebaixar. Veja a seguir, algumas das desvantagens deste procedimento:

Estabilidade de carros rebaixados

Muitos buscam rebaixar seus carros devido a maior estabilidade adquirida, ao reduzir a altura das molas e amortecedores adquire-se uma suspensão mais dura. Por outro lado, essa alteração traz um desconforto para o motorista e o passageiro, pois as passagens do carro serão mais intensas fazendo com que eles sintam um impacto mais seco. Assim, causando um menor conforto.

Estrutura dos carros rebaixados

Além do desconforto, o rebaixamento do carro altera uma grande parte da estrutura original de fábrica do carro, acarretando em falhas mecânicas em diversas partes da estrutura.

Como por exemplo, a própria suspensão do carro, a proteção total debaixo, o sistema de exaustão, o chassi, as colunas, as trincas da longarina, as trincas do túnel, entre outros. Por isso é preciso ter cuidado ao escolher rebaixar o seu carro, é preciso analisar toda a mudança da estrutura e a sua segurança.

Alinhamento de carros rebaixados

O alinhamento se faz necessário quando você sente que o carro não está estável na hora de dirigir, pois ele serve como ajuste da posição das rodas na suspensão para garantir conforto e segurança. Assim, quando o carro é rebaixado vê-se uma maior necessidade de realizar o alinhamento, da mesma forma que um carro original, porém utilizando tabela de graus diferente.

Logo, o alinhamento do carro rebaixado em dia serve como combate aos fortes impactos que podem prejudicar esses veículos. No entanto, há uma grande complexidade em manter esse tipo de carro alinhado corretamente.

Pneus de carros rebaixados

A dificuldade do alinhamento de carros rebaixados e a maior possibilidade de sofrer impactos em quebra-molas, buracos, valetas, tartarugas, entre outros; traz consequentemente um maior desgaste para os pneus. Assim, pela suspensão do carro estar mais dura e a estrutura mais baixa, o pneu tem o impacto mais direto fazendo com que seu revestimento seja desgastado facilmente.

Esse desgaste irregular é facilmente visto na parte interna do pneu, com um aspecto de V invertido. Além disso, pneus desgastados perdem a aderência e não possuem eficiência na chuva, ou seja, aumenta o risco de acidentes em estradas.

Outras customizações para fazer no seu carro

Como já citado previamente, um carro rebaixado diz muito sobre o estilo da pessoa e é possível customizar de variadas formas. Veja a seguir, outros tipos de customização para seu carro:

Mudança do jogo de rodas

Homem está trocando a roda do carro.

A mudança de jogo de rodas no carro é uma mudança que pode ser feita apenas pela estética ou o tamanho do aro da roda que consequentemente acompanha a mudança do tamanho dos pneus. Sendo necessário diminuir o tamanho do perfil do pneu para manter o diâmetro original da roda/pneu.

Hoje em dia existe uma variedade gigantesca de jogos de roda, como aros com diferentes formatos e diversas cores trazendo todo um charme para o carro. Assim, abre um leque de opções para quem procura customizar suas rodas de acordo com a sua preferência e manter o estilo.

Insulfilm nos vidros

Mulher colocando Insulfilm no vidro da janela de um carro.

O insulfilm é um dos principais adereços para customizações dos carros, trata-se de um adesivo colocado nos vidro dos carros para dar privacidade e proteção contra raios UV. Apesar de existir diversos níveis e tipos de proteção, a recomendação é que a transmissão luminosa não pode ser abaixo de 75% para ficar dentro da regularidade.

Assim, é possível preservar o interior do carro e trazer mais conforto para o motorista ao dirigir. Fique atento as películas refletivas, que funcionam como um espelho pelo lado de fora, pois elas são proibidas e ilegais de acordo o Contran.

Adesivagem e mudança de cor

Indivíduo equipado com EPI's, pintando um carro de azul.

A pratica de envelopamento de carro é uma ótima opção para quem buscar customizar o carro e proteger seu veículo contra riscos. A lei permite que você mude em até 50% da característica do seu carro, caso esse número ultrapasse.

É aconselhável que uma mudança de cor no carro, já que será necessário alterar o documento do carro. Além disso, essas mudanças no carro de cor e colagem de adesivo diz muito sobre a personalidade do motorista, tornando o carro visualmente chamativo.

Farol de xenon

Carros Mercedes Benz com os faróis ligados.

O farol xenônico é uma fonte de iluminação de descarga de gás que gera uma muita iluminação, é um alternativa para quem gosta de luzes mais forte, porém tem suas restrições no Brasil levando em consideração que pode atrapalhar os outros motoristas que receberão essa luz.

A principal alternativa para que busca o estilo de um farol diferente, com uma maior segurança e economia, é o farol de LED. Logo, as lâmpadas de LED para carros são mais eficientes e resistentes as vibrações do carro, do que as lâmpadas incandescentes.

Neon

Carros andando na estrada durante a noite.

A iluminação de Neon nos carros é feita exclusivamente para estética do veículo, geralmente a luz é instalada na parte inferior dos carro e iluminam o chão, sendo possível colocar qualquer cor para esse tipo iluminação.

Uma outra opção que os amantes de carros adoram é utilizar a iluminação de neon nas partes internas do carro, como volante, painel, região dos pedais e pés. Essa variedade de escolha e cores trazem todo um visual "velozes e furiosos" que muitos procuram.

Modificações no motor

Indivíduo verificando o motor do automóvel.

O motor é onde qualquer mudança de componente pode alterar a performance do carro, existem inúmeras como: escapamento esportivo, chip de potencia, sistema de injeção, comando de válvula, virabrequim de alta resistência, intercooler, rolamento e outros vários.

Dessa forma, muitas pessoas buscam modificar o motor a fim de potencializar e aprimorar seu carro. É importante saber que o aumento na potência do motor gera uma necessidade de mudança sistêmica para acompanhar as necessidades da todas as outra funções do motor, que devem ser muito bem planejadas por um profissional experiente.

Quer rebaixar seu carro? Escolha sua melhor opção!

Mecânico de automóveis e cliente na garagem.

Como visto neste artigo, existem muitas vantagens e desvantagens quando se trata de rebaixamento de carros no Brasil. O lado positivo é que com o amparo legal do Departamento de Trânsito é possível realizar as modificações do seu carro e estilizar de acordo com o seu gosto e preferência. No entanto, é importante destacar a necessidade de respeitar os protocolos para manter a segurança e o bom funcionamento do carro.

Desse modo, é preciso ter em mente qual será seu intuito com o carro e a partir disso escolher a melhor forma de realizar as modificações. E aí, já escolheu seu estilo preferido de rebaixamento? Agora que você já recebeu as melhores dicas sobre carros rebaixados, não perca tempo e se joga na estilização.

Autor deste artigo

Psicóloga, bailarina e amante da natureza. Tenho apreço em atividades ao ar livre e uma boa leitura.

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos