Eugenia involucrata: cuidados com a cereja, características e mais!

Eugenia involucrata: cuidados com a cereja, características e mais!

Você conhece a cereja Eugenia involucrata? Veja suas principais características e como cultivá-las.


Eugenia involucrata: a cereja do mato de Rio Grande do Sul

Flores da cereja Eugenia involucrata

A Eugênia involucrata é uma árvore frutífera nativa do sul e sudeste do Brasil, também conhecida popularmente como cerejeira, cerejeira-do-mato, cerejeira-da-terra, cerejeira-do-rio-grande, entre outros. .
No jardim, a cereja-do-mato se destaca por possuir um tronco atraente, liso e descamante de cor cinza amarronzado, verde ou vermelho, fornecendo vários frutos nos seus ramos. Ela é considerada uma espécie ornamental que encanta devido a delicadeza das flores e a beleza de seus frutos.

Conheça mais sobre esta linda árvore e como cultivá-la.

Informações básicas de Eugenia involucrata

Árvore da cereja Eugenia involucrata


Nome científicoEugenia involucrata 
Nomes Populares
Cereja-do-rio-grande, Cereja, Cerejeira, Cerejeira-da-terra, Cerejeira-do-mato, Cerejeira-do-rio-grande, Ivaí, Guaibajaí, Ibá-rapiroca, Ibajaí, Ibárapiroca
Família: 
Myrtaceae
Clima:
Subtropcal e Tropical
Origem:
Sul e Sudeste do Brasil
Luminosidade:
Sol pleno, meia sombra
Ciclo de Vida: 
Perene


É uma árvore frutífera pertencente a família myrtaceae de clima subtropical ou temperado, de porte pequeno à médio, sua altura pode alcançar até 15 metros, no entanto o seu crescimento é lento e levará anos para o seu total desenvolvimento. É uma espécie indicada para o uso em paisagismo, plantio doméstico, pomares, reflorestamento e arborização urbana.

A copa da cereja Eugenia involucrata é arredondada, com folhas simples e opostas, suas flores são solitárias com quatro pétalas de cor branca. O centro da flor possui vários estames longos com anteras amarelas, onde ocorre a polinização através das mamangavas e abelhas.

Sobre a cereja Eugenia involucrata:

Frutos da cereja Eugenia involucrata

É uma espécie muito apreciada pelo sabor de seus frutos e a beleza encantadora de suas flores, muito popular nas regiões sul e sudeste do Brasil, também é uma árvore ornamental indicada para o cultivo doméstico. Confira a seguir as principais características da cereja Eugenia involucrata.

Características da cereja Eugenia involucrata

O fruto da Eugenia involucrata apresenta uma coloração negro-violáceo brilhante. Em média o tempo da maturação dos frutos começa no início de novembro até o mês de dezembro. Possui uma polpa carnuda e suculenta que pode ser consumida in natura.

No entanto, o fruto da cereja-do-mato é sensível a determinadas doenças, como o aparecimento de ferrugem nas folhas, causado pelo fungo “Puccinia” e pela praga "Anastrepha fraterculus" que são hospedeiras da mosca-das-frutas e contaminam frutos silvestres.

Por fim, a floração da cerejeira-do-mato é sazonal e anual e ocorre no início da primavera, duas vezes de maior intensidade nos meses de junho a setembro e uma vez com menor intensidade no mês de outubro.

Sabor da cereja

Os frutos da cerejeira-do-mato além de lindíssimos, são suculentos, agridoce e apresentam um sabor levemente azedo, muito utilizado na culinária para fabricação de geleias, vinhos, licor, sucos, bolos, compotas e muitas outras variedades na utilização gastronômica.

Além disso, são ricos em vitaminas, minerais, cálcio, ferro, potássio e possuem propriedades terapêuticas utilizadas na área de fitoterapia para ação anti-inflamatórias, antioxidante e antidiarreica. O consumo da fruta produz benefícios para o cérebro que atua no sistema nervoso com efeito calmante, assim como são benéficos para a saúde que regula a pressão arterial e previne doenças cardiovasculares.

Crescimento da Eugenia involucrata

O plantio da muda da Eugenia involucrata é tardio, ou seja, levará anos para o seu total desenvolvimento, somente após de 3 a 4 anos da plantação da muda que árvore começará a frutificar, no qual levará em média de 1 a 2 anos para chegar aos 50cm de altura, visto que a árvore é capaz de atingir até 15 metros de altura.

Inclusive, essa espécie possui fácil adaptação para o cultivo em vasos, apesar de ser nativa de regiões sul e sudeste do Brasil, ela se adapta facilmente em outras regiões.

Como cuidar da Eugenia involucrata

Pessoas cuidando de broto de árvore

Como vimos a cerejeira-do-mato é a produtora da tão adorada cereja, além de nos proporcionar essa deliciosa fruta, suas folhas possui propriedades medicinais, e o melhor de tudo: ela pode ser cultivada em casa. Veja a seguir informações sobre o cultivo doméstico da árvore:

Como plantar a Eugenia involucrata

A melhor época para realizar o plantio da cerejeira-do-mato é nos meses de setembro a novembro. O ideal é realizar o plantio, enterrando-a em uma profundidade de aproximadamente 50cm abaixo do solo com espaçamento de 6 metros entre elas. Se preferir plantar a muda em um vaso, escolha um recipiente de porte grande para que a planta se desenvolva e cresça.

Faça furos no fundo do vaso e adicione argila expandida, fazendo assim uma camada de drenagem, em seguida coloque uma camada de grama seca, que irá virar adubo ao misturar com a terra, por fim, adicione a terra com adubação orgânica e acomode a mudinha.

Solo para a Eugenia involucrata

Para que Eugenia involucrata possua um bom desenvolvimento e cresça de maneira correta, o ideal é que o solo seja areno-argiloso, fértil, profundo, ricos em matéria orgânica e que seja drenável.

Nos primeiros anos após o plantio, é necessário fazer uma irrigação periódica, e o solo deve ser adubado 40 dias antes do plantio da muda, com mistura de terra vermelha, 1kg de calcário e esterco curtido, sendo necessário a fertilização anual com adubo NPK 10-10-10.

Rega da Eugenia involucrata

Devido a cerejeira-do-mato ser uma planta de clima subtropical ou tropical, não necessita de muita rega, tornando-se tolerante a seca, entretanto é importante ressaltar que nos primeiros anos do plantio da muda é necessário a irrigação diária, atentando para não encharcar o solo e gerar problemas radicular.

Porém, na fase madura da planta, durante a época de floração, a árvore exigirá atenção em manter a umidade no solo, para que neste período ela consiga ter um bom desenvolvimento.

Luminosidade e temperatura ideal para a Eugenia involucrata

Manter a planta em um espaço que possua uma boa luminosidade, ajudará a preservar as flores e os frutos saudáveis e bonitos. No caso da Eugenia involucrata, é uma planta que aprecia o cultivo em sol pleno ou meia sombra, sendo resistentes a climas de baixa temperatura e a seca.

Floração da Eugenia involucrata

As flores da cerejeira podem florescer isoladas ou em grupos nas mesmas axilas foliares, e são caracterizadas por apresentarem quatro pétalas brancas contendo vários estames com anteras amarelas.

A floração é sazonal e geralmente se inicia na primavera, sendo que nos meses de junho a setembro ocorre duas vezes com intensidade maior. Já na região de Santa Catarina, a floração ocorre nos meses de setembro a novembro, e a maturação dos frutos inicia no mês de novembro e se estende até a metade do mês de dezembro.

Eugenia involucrata em vaso de bonsai

O bonsai é uma arte milenar que significa “árvore em bandeja”, é uma técnica japonesa aplicada em árvores ou arbustos para reduzir o seu tamanho, tornando-os em miniaturas. Uma verdadeira obra de arte que encanta pela sua beleza.

A técnica é produzida a partir de uma muda ou pequenas árvores que tenham capacidade de se desenvolver, e para que a planta permaneça pequena é realizado um processo de aprisionamento em um vaso cortando sua raiz.

Utilizando a técnica do bonsai é possível criar uma miniatura da Eugenia involucrata, embora seja uma mini árvore, ela é resistente e pode durar anos, no entanto é necessário muita paciência, amor, dedicação e técnica para o plantio.

Cultive a Eugenia involucrata e produza cerejas diferentes!

Frutos de cereja Eugenia involucrata

A Eugenia involucrata, é uma árvore frutífera incrível, apreciada pela beleza das suas flores e pelo sabor dos seus frutos. Muito utilizado em receitas gastronômicas e no uso medicinal, contendo propriedades terapêuticas, com efeito anti-inflamatório, antioxidante e antidiarreico. Apesar de ser uma planta nativa do sul do Brasil, é possível cultivar em diversas outras regiões do país.

Como você pode conferir, há muitos benefícios em consumir o fruto dessa planta, de fácil cuidado e que se adapta muito bem em qualquer localidade. Inclusive em vasos, no qual você poderá cultivá-la em seu lar.

Agora que você já conhece tudo sobre a cerejeira-do-mato, aproveite as dicas e comece a cultivá-la.

Autor deste artigo

Amo a natureza, gosto de ler livros e sou apaixonada pelo mundo das artes.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos