Tipos de lâmpadas: quais os tipos, como a de LED, halógenas, e mais!

Tipos de lâmpadas: quais os tipos, como a de LED, halógenas, e mais!

Escolher uma boa lâmpada é mais do que usar um modelo econômico, sabia? Descubra os diferentes tipos de lâmpadas, suas características e dicas de decoração.


Você conhece os tipos de lâmpadas?

lâmpadas de LED

A iluminação está presente a todo momento em nossas vidas. Ela pode vir do sol, da lua ou até mesmo da tela de um smartphone. Mas uma das mais importantes é, com certeza, a iluminação vinda das lâmpadas.

Desde sua invenção, há quase dois séculos atrás, é praticamente impossível imaginar o nosso dia a dia se não as tivéssemos em todos os cômodos de casa. E assim como qualquer outro utensílio criado para facilitar a nossa vida, é preciso saber quais são as lâmpadas mais indicadas para cada tipo de lar.

Nesse artigo você irá aprender a diferenciar os diferentes tipos de lâmpadas, e poderá escolher qual é a melhor lâmpada para poder iluminar seus dias e gastar menos!

Os tipos de lâmpada

Com o passar dos anos, muitos tipos de lâmpadas novas foram aparecendo. Ideais para diferentes situações e cômodos, algumas são mais econômicas, outras mais potentes. Confira abaixo quais são esses tipos:

Lâmpadas incandescentes

Lâmpadas incandescentes

Muito encontradas em casas antigas, as lâmpadas incandescentes são baratas e eram bem populares até o começo dos anos 2000, mas foram aos poucos sendo deixadas para trás com o surgimento de lâmpadas melhores e menos prejudiciais ao meio ambiente.

Essas lâmpadas tem uma curta duração, por serem um dos modelos mais antigos produzidos, sem o uso das tecnologias que temos hoje em dia. Elas costumam durar por volta de 750 a 1000 horas, o que é equivalente a um ano de uso.

As lâmpadas incandescentes gastam muita energia produzindo apenas calor, e muito pouca é realmente convertida em luz. Por conta disso, elas têm sido aos poucos removidas do mercado, sendo até mesmo proibidas em alguns países.

Lâmpadas halógenas

Lâmpadas halógenas no muro de tijolo

As lâmpadas halógenas são como uma versão melhorada das incandescentes. Criadas no final da década de 50, elas têm uma duração maior graças ao gás halógeno dentro delas, além de gastar menos energia.

Essa duração pode chegar a ser muito mais do que o dobro de suas antecessoras. Elas tem uma média de duração que varia entre 2000 e 4000 horas, o que é equivalente entre 2 até 5 anos, mostrando sua maior eficiência.

Porém, elas ainda possuem alguns dos mesmo problemas que as incandescentes normais, como gerar muito calor. Por outro lado, isso faz com que sua potência seja maior que de outras lâmpadas mais econômicas.

Lâmpadas fluorescentes

Lâmpadas fluorescentes

Um dos tipos mais comuns de lâmpadas hoje em dia, as lâmpadas fluorescentes foram criadas por volta da década de 30, e são algumas das mais eficientes quando falamos tanto de custo quanto de eficiência.

Elas foram popularizadas por conta de sua maior duração e menor preço. Uma lâmpada fluorescente pode durar de 10 mil até 15 mil horas. Com um uso consciente, isso significa que elas irão durar por mais de 10 anos.

Seu formato de tubo não é o mais bonito, mas elas são incrivelmente econômicas e costumam durar muito mais que as duas lâmpadas anteriores. Por sorte, são facilmente encontradas nos comércios.

Lâmpadas de descarga

Lâmpadas de descarga

As lâmpadas de descarga são um completo oposto das lâmpadas incandescentes. Utilizando grandes quantidades de energia, essa lâmpada consegue garantir uma iluminação muito mais potente, clara e efetiva.

Sua vida útil pode variar de acordo com o fabricante, mas em geral, elas podem durar de 3000 até 35 mil horas ativas, em suas versões mais potentes.

Esses tipos de lâmpadas são mais caros, e podem demorar para se ativar por completo. Ela não é uma lâmpada para se usar em casas comuns, mas sim em grandes espaços como salões, por exemplo. Sua longa vida útil as torna ainda melhores, pois serão um investimento bem feito.

Lâmpadas de LED

Lâmpadas de LED no mercado

Uma grande tendência deste século, as lâmpadas de LED chegaram para ficar. Com uma duração ainda maior que as lâmpadas fluorescentes, elas conseguem trazer uma iluminação ainda mais econômica, moderna e poderosa por um baixo custo.

Com todos os avanços recentes, as lâmpadas de LED conseguem ter uma duração de pode ir de 25 mil até 30 mil horas de uso. São lâmpadas extremamente potentes, que podem literalmente durar a vida toda.

Elas estão disponíveis em vários tipos e formatos como tubos e bulbos, e são o modelo mais sustentável de lâmpadas disponível hoje no mercado. Sua luz é confortável e fácil de adaptar para qualquer tipo de residência.

Fibra ótica

lampada Fibra ótica roxa

A fibra ótica não é exatamente uma lâmpada, mas sim uma forma de iluminação. Da mesma forma que ela é utilizada para transmitir sinais como o de internet, ela pode transmitir a luz, trazendo uma forma diferente e interessante de iluminar um cômodo.

Utilizando alguma outra fonte de luz (que pode ser uma lâmpada), ela transmite essa iluminação para outros pontos com pouquíssima perda, sendo bem econômica e perfeita para fazer iluminações decorativas.

Como as fibras raramente apresentam algum problema, sua duração normalmente depende da fonte de luz principal que está sendo usada. Se for uma lâmpada de LED, por exemplo, ela terá a mesma duração desta lâmpada.

Neon

lampadas neon de várias cores iluminando lugar escuro

Muito utilizadas em festas, as lâmpadas de Neon são bem semelhantes às halógenas, mas utilizam outros tipos de gases nobres, o que faz com que suas cores possam ser diferentes das habituais luzes brancas ou amarelas.

Por conta de sua composição, ela tem uma duração muito alta. As lâmpadas de Neon podem durar até mesmo 100 mil horas de uso ininterrupto, o que daria por volta de 11 anos sem apagar a luz.

Normalmente se procuram cores mais escuras para combinar com o ambiente em que são usadas. Sua potência também é bem forte, e conseguem facilmente iluminar salas relativamente grandes.

Onde estas lâmpadas são usadas e como descartá-las

3 tipos de lâmpadas

Agora que conhecemos melhor as lâmpadas e seus tipos, é preciso entender onde elas podem ser melhor aproveitadas. Saber colocar a lâmpada certa no cômodo certo é essencial para poupar aquele dinheiro na conta do fim do mês.

E para não causar problemas para o meio ambiente, também iremos falar sobre os métodos corretos para descartar cada tipo de lâmpada.

Onde usar e descartar lâmpadas incandescentes

As lâmpadas incandescentes foram aos poucos sendo removidas do mercado nos últimos anos, e hoje dificilmente vamos encontrar esses tipos à venda. Normalmente eram utilizadas em residências, mas hoje é recomendado trocá-las por algum modelo mais econômico. Sua cor amarela e baixa eficiência não são boas para os dias de hoje.

Na hora de descartar, lembre-se que elas não são recicláveis. Evite jogá-las junto ao lixo comum, e procure por lugares como ecopontos próximos da sua casa para garantir que elas sejam corretamente eliminadas. Se ainda tiver lâmpadas deste tipo guardadas, evite colocá-las em uso.

Como usar e descartar de lâmpadas halógenas

Um uso bem comum das lâmpadas halógenas é para a decoração de fachadas de loja ou em projetores. Sua luz é focada e dá destaque ao que ela ilumina. Elas também produzem bastante calor, e por isso são utilizadas em fornos de halogênio. Também são interessantes para iluminar decorações de casas, escadas e luminárias.

Ela não é tóxica como a incandescente, e por isso pode ser reciclada normalmente. Mas lembre-se de embrulhar a lâmpada usando jornais ou algo parecido antes de jogá-la na lixeira. Assim, você evita problemas caso o vidro quebre. e se misture com o resto dos dejetos.

O uso e descarte de lâmpadas fluorescentes

Mais modernas e econômicas, as lâmpadas fluorescentes são um bom substituto para as suas antigas lâmpadas incandescentes, e servem bem para utilizar em quartos, banheiros ou lâmpadas de cabeceira. Até mesmo lugares mais abertos como estradas fazem bom uso desses tipos de lâmpadas.

As lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, o que significa que não podem ser recicladas normalmente. Não use nenhuma lixeira convencional, e procure algum ponto de coleta adequado para se livrar delas, e cubra-a com cuidado caso ela esteja quebrada.

O melhor uso e descarte das lâmpadas LED

As lâmpadas LED são as grandes queridinhas do momento por terem muitos usos ao mesmo tempo que são econômicas. Podem ser utilizadas como luzes noturnas, em lanternas e principalmente em residências, sendo ótimas para iluminar quartos, garagens e salas. Caso queira iluminar um jardim, esse é o tipo de lâmpada indicada.

Além de ser multiuso, as lâmpadas LED são 98% recicláveis, mas tome cuidado para não misturá-las com vidros comuns, e descarte-a apenas nos lugares adequados.

O descarte e uso de lâmpadas de descarga

Por terem uma enorme capacidade de iluminar grandes áreas, as lâmpadas de descarga são recomendadas para uso em áreas grandes, como escritórios, estacionamentos, fábricas, estádios e lugares que precisem de muita luz.

Assim como as lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas de descarga também precisam de cuidados especiais na hora de serem substituídas, já que possuem materiais tóxicos. Recomenda-se novamente procurar um local especializado para fazer um descarte responsável.

Onde se usa e descarta as lâmpadas fibra ótica

Por serem um tipo de iluminação mais decorativo, embora ainda muito prático, a fibra ótica é bem aproveitada para criar ambientes mais agradáveis em salas ou lojas. Piscinas também podem ser iluminadas com a fibra ótica para criar lindos efeitos sob a luz noturna.

A fibra ótica pode ser reciclada caso deseje mudar a decoração, mas também precisa ter seus cuidados na hora de fazer isso. Procure os locais adequados para o descarte antes de jogá-las no lixo.

Neon o seu uso e descarte

Como dito antes, as lâmpadas de Neon são incríveis para iluminar não só festas, mas também criar decorações inovadoras com suas luzes mais chamativas. Elas também compõem outdoors, sinais e outros letreiros que precisam chamar a atenção.

Os diferentes tipos de lâmpadas neon são conhecidos por serem tóxicos, e precisam de uma reciclagem seletiva em algum ponto especializado. Caso não tenha nenhuma outra escolha a não ser jogar no lixo comum, cubra a lâmpada com algo que a separe do resto dos dejetos.

Como escolher a lâmpada certa

lâmpada de led e incandescente

Para poder colocar os melhores tipos de lâmpadas para o seu quarto, banheiro ou qualquer outro lugar da sua casa, precisamos entender um pouco mais sobre como elas funcionam. Fatores como sua potência ou temperatura influenciam diretamente em como nos sentimos quando expostos àquela luz.

Potência e Lúmens

Atente-se a essas informações na caixa da sua lâmpada. Se a potência for alta, a lâmpada irá gastar mais energia, e quanto maior forem seus lúmens, mais eficiente ela será. Procure os tipos de lâmpadas que ofereçam um bom equilíbrio entre os dois.

Fique atento aos tipos de lâmpada com essas informações. Em geral, lâmpadas de LED tem maior produção de lúmens para cada watt gasto, o que significa que são as melhores opções boa parte das vezes. Porém, podem também ser as mais caras.

Temperatura de cor

A temperatura de cor não tem a ver com o calor emitido pela lâmpada, e sim com o tom da sua luz. Elas são medidas em Kelvin, e valores maiores indicam luzes mais frias, apropriadas para ambientes mais formais e de trabalho. Os valores menores indicam luzes quentes, melhores para ambientes mais sociais e descontraídos.

A temperatura de cor das lâmpadas tem influência direta no nosso humor e em como nos sentimos ao estar expostos à luz daquele ambiente. Atente-se nesses detalhes na hora de escolher uma lâmpada ideal, principalmente quando se tratar de iluminação de escritórios e ambientes profissionais em geral.

Dimerização

Algumas lâmpadas de LED permitem que você faça a dimerização, que é controlar a luz que a lâmpada emite para torná-la mais intensa ou o contrário.

Você pode adaptar a iluminação para diferentes tipos de ambiente, sejam salas, banheiros ou até mesmo jardins. Normalmente a embalagem diz se aquela lâmpada é dimerizável ou não.

Iluminação mais indicada para cada ambiente

Aqui vão mais algumas dicas de iluminação para cada cômodo da sua casa. Vimos que cada tipo de lâmpada pode passar sensações diferentes por meio de sua temperatura e iluminação, e é importante ter isso em mente na hora de comprá-las.

Quartos

abajur com lampada led em quarto

Por ser um cômodo dedicado ao lazer, as luzes mais indicadas para os quartos são as quentes, em cores amarelas ou levemente brancas. Estes tipos de luzes também são um pouco mais econômicas, o que é ótimo caso ela precise ficar ligada por muito tempo.

As lâmpadas ideais aqui são as de LED pelos mesmos motivos. Além de terem luzes mais aconchegantes, elas são as campeãs em economia e eficiência. Caso goste de ler na cama, uma lâmpada de cabeceira pode ser uma boa ideia.

Sala de estar

sala com poltrona com lampada ao lado

A sala de estar também é um cômodo dedicado aos momentos mais calmos, então a dica se repete: Invista em luzes de LED com cores mais quentes. Caso seja uma lâmpada dimerizável, ajuste-a de acordo com o que for mais agradável.

Uma outra dica é aproveitar a iluminação indireta na sala de estar. A luz principal da lâmpada não precisa ser exagerada, apenas iluminar bem, então tome cuidado com luzes muito fortes.

Sala de jantar

lampadas para sala de jantar com luz amarela

Para a sala de jantar, a luz quente amarela é perfeita para dar uma sensação mais aconchegante durante suas refeições. Decorações com lustres e candelabros, prestando bastante atenção nos detalhes, são bem vindos aqui. Opte também pela luz natural vinda das janelas.

Utilize as lâmpadas de LED para conseguir a melhor eficiência ou com fibra de carbono. Além da economia que elas proporcionam, a luz na cor quente é bem agradável para um ambiente para fazer as refeições.

Cozinha

cozinha espaçosa com lampadas embutidas

Para a cozinha, o uso de luzes com temperaturas neutras é bem útil para facilitar a organização e a limpeza dos utensílios. Opte fitas de LED embutidas ou posicione as lâmpadas de forma que possam iluminar todo o cômodo.

A luz natural é bem importante aqui. Além de sempre ser uma boa escolha em qualquer cômodo, ela realça a limpeza dos armários e pratos, dando um ar mais elegante para toda a cozinha. Mantenha as janelas abertas sempre que puder.

Banheiro

banheiro moderno com lampadas incandescentes

É importante que os banheiros tenham algum tipo de iluminação natural. Mantenha sempre o ar circulando por dentro dele para evitar maus odores, e ao mesmo tempo aproveitar a luz quente do sol sem muito esforço.

Opte por lâmpadas que apresentem luzes mais neutras, normalmente de cores brancas pelos mesmos motivos da cozinha. Lâmpadas de LED são, novamente, a melhor escolha aqui. Mas caso não as encontre, as lâmpadas fluorescentes também são uma boa alternativa, já que sua temperatura de cor também é ideal para os banheiros.

Saiba qual tipo de lâmpada usar na sua casa!

mulher trocando a lampada

As luzes são indispensáveis tanto para a decoração quanto para vivermos bem no nosso dia a dia. Vimos que com tantas lâmpadas disponíveis no mercado, é preciso estar atento na hora de escolher a luz que passa aquela sensação que tanto queremos para nossa casa.

Elas podem ajudar na hora de criar um ambiente mais sério, neutro, descontraído ou até mesmo festivo! Experimente diferentes tipos de lâmpadas na hora de preparar a decoração da sua casa, e não fique preso nos mesmos tons de luzes claras ou escuras. Procure usar o tipo de lâmpada que melhor transmita a sensação que você deseja.

Mas fique sempre atento ao uso consciente. Muitas lâmpadas ainda são bem nocivas para o meio ambiente, então faça sempre os descartes adequados e lembre-se de apagar as luzes quando não estiver usando. Sua conta de energia e a natureza agradecem.

Autor deste artigo

Jornalista formado com amor pela escrita. Principalmente quando envolve os temas que ama.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas