Edícula: o que é, modernas, simples, pequenas e muito mais!

Edícula: o que é, modernas, simples, pequenas e muito mais!

Confira neste artigo os diversos tipos de edículas, como construí-las e principais dicas para ter uma!


O que é edícula?

Edícula aberta com mesa e poltronas

Edícula é um tipo de edificação que é construída na área externa da casa, no fundo do quintal, por exemplo. Elas podem ser de diversos formatos e tamanhos, mas o mais comum é que seja uma construção pequena, anexada a uma casa principal e que tenha uma entrada independente.

Quem tem ou deseja ter uma edícula pode usá-la como uma casa de hóspedes, uma área gourmet com churrasqueira, um jardim de inverno, uma zona de descanso e leitura, um ateliê, enfim, o espaço pode ter a função que o seu proprietário deseja. Sendo assim, o tamanho ideal da edícula também vai depender da necessidade do proprietário.

Se você deseja construir ou até mesmo modernizar uma edícula, leia a seguir os principais modelos dessa edificação e como é feita sua manutenção, bem como dicas de construção de edículas.

Estilos e modelos de edículas:

De uns tempos para cá, casas com edículas têm se tornado uma febre. Afinal, nada mais charmoso do que ter um espaço em sua própria casa para receber visitas, hóspedes ou descansar. É pensando nisso que os tópicos abaixo trazem estilos e modelos de edícula para você se inspirar!

Edícula moderna

Edícula moderna

Uma edícula moderna é uma edificação que pode ser totalmente fechada ou não e deve conter cozinha e banheiro; se preferir, também é possível acrescentar uma churrasqueira ou forno à lenha ao local. Ou seja, é um espaço para receber os amigos e família durante alguma refeição, pois é mais amplo que uma sala de jantar.

Para dar um estilo moderno a esse tipo de edícula, é recomendado incluir móveis rústicos ou de madeira. Caso a edícula seja aberta, é importante que os móveis sejam envernizados e fiquem abrigados da chuva.

Edícula simples

Edícula simples

A edícula simples é o tipo trivial dessa edificação, podendo ter forma retangular ou redonda e de pequena proporção. Geralmente funciona como uma varanda ou um jardim, mas quando incrementada com puffs, poltronas ou redes pode servir como uma sala de descanso.

O recomendado é que essa edícula seja aberta e contenha móveis resistentes que possam tomar chuva, bem como revestimento de piso e parede próprios para áreas externas, pois o ideal é que esse espaço seja de fácil manutenção e limpeza.

Edícula com churrasqueira

Edícula com churrasqueira

Todo mundo adora um churrasco, mas a sujeira e o cheiro que ficam por toda a casa após o evento é um problema. É por isso que edículas com churrasqueiras são o tipo mais queridinho: como estão na parte externa dá para fazer um churrasco em casa sem que a fumaça e as cinzas se espalhem pelos cômodos.

Para montar esse tipo de edícula, deve-se construir uma churrasqueira, investir em móveis que suportem quentura, instalar uma pia e espalhar bancadas e banquetas pelo local. Também recomenda-se manter uma geladeira na edícula e construir um banheiro.

Edícula gourmet

Edícula gourmet

A edícula gourmet segue a proposta de uma cozinha gourmet: deve ser equipada com adega para vinhos, forno para assar pizzas, fogão e exaustor. Esses equipamentos permitem que se possa oferecer uma experiência gastronômica mais refinada para os convidados.

Além dos instrumentos de cozinha, a edícula gourmet deve contar com uma mesa ampla e uma decoração sofisticada, já que sua função é ser um cômodo refinado. Portanto invista em móveis modernos e de qualidade e em uma variedade de utensílios para cozinhar.

Edícula escritório

Edícula escritório

Com a popularização do home office, ter uma edícula escritório é um sonho. Por estar isolado da casa, o espaço oferece tranquilidade e silêncio, o que contribui com a concentração do funcionário e, consequentemente, com a qualidade de seu trabalho.

Um dos maiores benefícios de se ter uma edícula escritório é que esta ajuda a separar o momento em que se está trabalhando do momento em que se está em casa descansando. Por isso, para esse tipo de edificação, invista na instalação de tomadas, uma cadeira de escritório confortável, escrivaninhas e notebooks.

Edícula casa de hóspedes

Edícula casa de hóspedes

A edícula casa de hóspedes é perfeita para quem costuma receber hóspedes, tanto que esse tipo de edificação é muito comum em casas que ficam em cidades turísticas, pois os proprietários alugam o espaço para pessoas que estão viajando a lazer ou a trabalho.

Para que a edícula casa de hóspedes funcione é ideal que tenha espaço para conter um banheiro, mais de uma cama e ainda um armário ou criado-mudo, assim o hóspede pode descansar e ter onde manter sua bagagem. Também é possível construir uma pequena cozinha.

Edícula depósito

Edícula depósito

Outra função interessante de uma edícula é servir como depósito. Hoje em dia as casas não tem uma estrutura tão ampla, então não há espaço para armazenar tudo que o proprietário possui, principalmente equipamentos e objetos que sejam de grande porte. É aí que entra a edícula depósito.

O formato da edícula pode ser quadricular ou retangular, o importante é que internamente ela seja equipada com muitas prateleiras e armários, que o revestimento de piso e de parede seja resistente e fácil de limpar, bem como permita que todo o interior esteja abrigado da chuva.

O essencial para se ter uma edícula:

Edícula no quintal

A edícula é uma construção que, além de útil, embeleza a casa e aumenta o valor do imóvel. Mas de nada adianta construir uma edícula sem saber qual o lugar ideal para isso, quais materiais utilizar e como mantê-la segura. Portanto confira adiante dicas essenciais para se ter uma edícula.

Encontre um lugar para edícula

Se a casa não possui uma edícula já construída, o primeiro passo é escolher o local de construção. Este pode ou não se configurar nos fundos do terreno, o que vai definir o lugar ideal para a edificação são fatores como a proporção da edícula versus as condições do terreno.

Isso quer dizer que antes de definir o tamanho da edícula é preciso conhecer bem o terreno, saber quanto de peso ele suporta e quais partes permitem que haja uma construção em sua superfície. Após análise desses dados, aspectos como o formato, dimensão e estrutura da edícula poderão ser estabelecidos.

Preste atenção nas medidas e proporções da edícula

Logo após a escolha do local de construção, é preciso delinear que função a edícula terá antes de sair projetando-a. Isso porque sua funcionalidade determina fatores como a medida e a proporção da estrutura, já que cada tipo demanda um espaço.

Por exemplo, supondo que seja uma edícula para hóspedes, ela precisará ser ampla a fim de ter espaço para a construção de um banheiro e de um quarto, no mínimo. Já uma edícula escritório não precisa ser tão grande, a proporção de um cômodo já é ideal.

Escolha os materiais para edícula

Como a edícula é um anexo exterior da casa a recomendação é que os materiais de acabamento e os móveis sejam fáceis de limpar e resistentes, ou seja, que se adaptem e suportem estar em ambientes externos. Dessa forma, a manutenção do espaço não será penosa.

Os materiais indicados para uso na edícula são: 1) para as paredes, os tijolinhos de barro, pastilhas ou azulejos; 2) para as pias e bancadas, granito preto; 3) para os móveis, itens em vime, madeira, palha ou cipó-imbé. Esses materiais são fáceis de encontrar e acessíveis.

Portas e janelas para edícula

A escolha do tipo e da quantidade de portas e janelas para a edícula vai depender do formato, estilo e funcionalidade que ela tem. O raciocínio é simples: se a edícula necessita de espaços livres na parede, para instalar várias prateleiras, por exemplo, não é recomendado encher o local de janelas.

Outro fator que é preciso se atentar é em relação ao posicionamento da edícula. Se ela está em um local onde bate sol o dia todo recomenda-se instalar janelas e portas amplas e com proteção solar, pois assim permitem a ventilação de ar e evitam o aquecimento da edícula.

Segurança

Para manter a edícula longe de intrusos, é recomendável instalar na edificação um sistema de segurança pessoal, como luzes com sensor de movimento e trancas, ou um sistema contra roubo e furto de alguma empresa de segurança. E caso a edícula mantenha aparelhos eletrônicos, como notebooks ou televisões, tranque-os em algum armário.

Mas construir uma edícula segura não quer dizer apenas instalar boas trancas nas portas e janelas, mas sim construir um ambiente estável. Para isso é imprescindível investir em um bom eletricista, que fará a instalação elétrica segura e funcional na edícula, e em equipamentos contra incêndio.

Como fazer uma edícula:

Edícula com churrasqueira

Uma das vantagens de fazer sua própria edícula é poder construí-la do jeitinho que você quer. Isso adiciona um duplo benefício à edícula: além de valorizar o terreno, ainda tem o estilo de seu proprietário. Se você gostou dessa ideia, os tópicos a seguir dão dicas de como construir uma edícula.

Contratar um empreiteiro ou fazer sozinho?

Fazer sozinho ou contratar um profissional é uma dúvida corriqueira em vários projetos. Geralmente fazer sozinho é bem mais barato e tem o benefício de não ter que lidar com pessoas desconhecidas entrando e saindo de sua residência. Além disso, você terá total controle do processo de construção e dos materiais usados.

Porém, se você não tem nenhuma experiência com obras, o melhor é contratar um empreiteiro. Este profissional irá garantir que a obra fique o mais fiel possível aos seus desejos, fará a instalação elétrica, dos móveis e outros equipamentos corretamente e ainda irá resolver qualquer contratempo sem te incomodar.

Prepare o terreno

O primeiro passo para preparar o terreno é limpar o local, ou seja, retirar arbustos e detritos do solo. Assim, fica mais fácil demarcar o lote com um topógrafo, o que auxilia na delimitação da construção. Em seguida, caso necessário, faça a planificação do solo e a alteração do curso de água com ajuda de um profissional.

Além de seguir esses passos, também é essencial manter um painel elétrico temporário no local onde será construída a edícula, porque muitos instrumentos de construção necessitam de energia para funcionar. Uma dica extra: alugue uma caçamba de lixo, pois construções produzem muito entulho.

Pés e fundação

A instalação de pés e de fundação é feita por profissionais especializados, estes sabem exatamente até onde é preciso cavar para posicionar esses elementos na construção da edícula. Por causa da mão-de-obra, essa parte é a mais custosa do orçamento.

Nessa parte da construção o importante é fornecer uma base sólida para a elevação dos pés e da fundação, para isso os empreiteiros verificam as dimensões do terreno, o cercam com concreto e impermeabilizam a base. Nisso, instalam as linhas de abastecimento e drenagem de água.

Primeiros encanamento e elétrica

Essa parte da construção da edícula se aplica para casos em que a edificação não está conectada com o encanamento e a eletricidade da casa, ou seja, em que é preciso construir tais aparatos do zero.

O ideal é contratar um especialista, pois um encanamento ou eletricidade mal feita darão eterna dor de cabeça. Você precisará de encanadores para instalarem o encanamento da edícula, que mais tarde será coberto por concreto, e precisará de um eletricista para implantar a rede elétrica no local.

Laje de concreto

Para construir a laje de concreto na edícula, primeiro é feito o isolamento do local com uma placa de espuma. Em seguida, para formar a base para o concreto, um apoio de cascalho (de no mínimo 120 centímetros) deve ser instalado sobre a placa de espuma. Depois disso, essa construção é reforçada com uma tela de arame.

Para finalizar, após assentar o solo com a tela de arame, o concreto é despejado na base construída para dar forma à laje. Como o processo de concretar é custoso, é recomendado aproveitar esta etapa para também concretar outros espaços que estejam precisando desse acabamento.

Paredes e telhado

A construção das paredes e do telhado é a etapa que vem logo após a escavação, a instalação da fundanção e a laje de concreto. Com isso, a construção da edícula tomará forma, então ficará mais fácil visualizar o espaço e ter uma noção concreta da edificação.

A estrutura da edícula pode ser de madeira ou de tijolo, quem decide isso é o construtor da obra. Com o levantamento dos pisos, paredes e tetos, uma das fases mais rápidas da construção da edícula, passa-se para a instalação do revestimento e do telhado.

Isolamento, encanamento e elétrica

Para essa parte da construção da edícula, o recomendado é contratar um especialista, pois o isolamento, encanamento e elétrica são partes importantes de uma edificação e, se mal instalados, comprometerão a convivência e a segurança do local.

A dica, mais uma vez, é se atentar a funcionalidade que a edícula terá: se estiver usando-a como um escritório, você precisará de vários pontes de eletricidade; se estiver usando-a como jardim de inverno, precisará de um aquecedor; se estiver usando-a como cozinha ou casa para hóspede, precisará de tudo isso e mais um bom encanamento.

Drywall e acessórios

Com a estrutura da edícula concretada e levantada, é hora de começar a dedicar-se ao seu interior. O primeiro passo é fazer o acabamento de gesso da edificação, trabalhando as superfícies da parede, do teto e do piso de acordo com a funcionalidade da edícula.

Após essa etapa, é a vez de instalar o drywall: as costuras do drywall são coladas, enlameadas com composto de junta e lixadas para um melhor acabamento. Para finalizar, basta instalar as molduras de acabamento, caixilhos de portas e janelas e modulras de coroa.

Pintura e acabamento

A pintura da edícula pode ser feita pelo próprio proprietário ou então por um pintor, outras opções seriam instalar papéis de parede ou adicionar texturas com gesso na parede e, depois, pintá-la com um spray. Cada forma de pintar irá adicionar um visual diferente para a edícula, portanto escolha a que preferir.

Em seguida, vem o acabamento: instalação dos móveis, de churrasqueiras, de banheiros, de aparelhos elétricos, enfim, de todos os equipamentos da edícula. Essa parte pode ser realizada pelo proprietário, mas também é possível contratar um profissional. Este saberá lidar com qualquer contratempo que ocorrer durante o acabamento.

Piso

A instalação do piso é uma etapa que também pode ser feita pelo proprietário da edícula ou por um pedreiro. O principal é se atentar às medidas do espaço para não comprar material em demasia, o que iria encarecer a construção e ainda gerar desperdício.

O material do piso dependerá da funcionalidade da edificação e da preferência do proprietário, mas o ideal é que seja de manutenção e limpeza simples. Alguns exemplos de pisos para edícula são: piso laminado, ladrilho de cerâmica, porcelanato, granito, mármore, granilite, entre outros.

Construa a edícula e tenha seu cantinho de descanso!

Edícula de madeira

Ter uma edícula traz benefícios para além da questão material, de valorização do imóvel. Poder ter um espaço em seu próprio quintal onde você pode reunir a família e os amigos, ter instantes de paz e de descanso ou ainda obter silêncio para trabalhar e estudar faz do lar um lugar ainda mais especial.

E a construção de uma edícula pode ser um processo interessante, pois permite desenvolver a criatividade de seu proprietário ao projetar, em um espaço pequeno, um novo cômodo externo, charmoso e confortável que abrigará pessoas e momentos.

Se deu vontade de ter uma edícula, siga as dicas e conselhos deste artigo e comece a planejar sua edícula!

Autor deste artigo

Uma estudiosa das letras que adora passar seu tempo em atividades ao ar livre e em contato com a natureza, então imagine o prazer de poder escrever sobre esses assuntos.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto