Palmeira raphis: como cuidar da planta e se livrar de pontas queimadas

Palmeira raphis: como cuidar da planta e se livrar de pontas queimadas

Você sabia que a palmeira raphis é uma planta de ambientes internos? Confira neste artigo os principais cuidados!


Conheça a planta palmeira raphis

Palmeira raphis

Palmeira raphis é uma planta elegante e popularmente utilizada na decoração de casas e interiores. Seu tamanho é ideal para quem não tem muito espaço e procura adicionar um detalhe natural e refinado na decoração. A palmeira raphis é ereta e caracterizada pelas suas folhas verdes e finas, que se abrem em forma de hélices. Suas flores são pequenas e amarelas, dando um toque tropical e único para esta plantinha.

A pouca necessidade de cuidados atrai pessoas do mundo todo, e por ser uma planta que se adapta em qualquer ambiente, sem muita exposição ao sol, é super recomendada para iniciantes em jardinagem que pretendem cultivar sem exigir muita dedicação. Veja mais a seguir sobre dicas de cuidados da palmeira raphis.

Informações básicas de palmeira raphis

Conhecendo a Palmeira raphis

Nome CientíficoRaphis excelsa
Outros NomesPalmeira raphis, Palmeira-dama, Palmeira-ráfia, Ráfis, Ráfia
OrigemChina
Porte1,2〜4 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera
ClimaSubtropical e Tropical


A palmeira raphis é uma planta de origem asiática, com seus outros nomes como Palmeira-dama, que provém do seu nome em inglês Lady Palm, e ráfis, é mundialmente conhecida pelo seu aspecto esbelto e elegante.

O seu tamanho varia bastante para cada espécie, mas a maioria são plantas altas que ultrapassam 1 metro, e o seu formato fino dispensa a necessidade de muito espaço para cultivar. O ciclo de vida da palmeira raphis é perene, portanto, é uma planta muito fácil de manter.

Como plantar uma palmeira raphis

Como plantar a palmeira raphis?

Plantar uma palmeira raphis é muito simples por ser uma planta adaptável em vários ambientes e não exigir muitos cuidados. A necessidade de pouca rega também é um ponto positivo. Dê uma olhada nas nossas dicas de cuidados logo abaixo.

Qual a temperatura ideal para uma palmeira raphis

A temperatura mais indicada para o cultivo da palmeira raphis é entre 16ºC a 28ºC. Isso quer dizer que ela se dá muito bem com as temperaturas médias de quase todo o Brasil, e é acostumada com o clima tropical e subtropical.

No entanto, isso não quer dizer necessariamente que a palmeira não suporta temperaturas muito baixas! A planta também possui uma boa tolerância ao frio, de até 8ºC. A única recomendação de cuidados na hora de cultivá-la em baixa temperatura, é que você deixe-a exposta ao sol por 4 horas diárias.

Escolha o melhor solo para plantar uma palmeira raphis

A palmeira raphis se adapta muito bem em uma boa variedade de solos. Entretanto, o mais indicado para cultivá-la, certamente, é o solo areno-argiloso, pois a sua característica úmida, e também muito rica em matérias orgânicas, é perfeita para obter um bom crescimento da planta.

Indicamos também a mistura natural de terra de jardim, terra vegetal, pó de xaxim ou composto orgânico, e areia, como um bom solo para plantar a palmeira raphis. Misture todos esses itens em partes iguais e experimente usar a terra para o cultivo da palmeira.

Use um bom adubo para plantar uma palmeira raphis

A palmeira raphis não precisa de um solo muito adubado para o crescimento, pelo contrário, o excesso de adubação pode prejudicar a planta. A recomendação é de usar o clássico fertilizante líquido NPK no solo apenas uma vez por ano, de preferência durante a primavera, a estação que favorece novas plantações e trocas de vasos.

A única orientação para o uso de NPK é sempre seguir o passo a passo indicado nas embalagens do adubo, não ultrapassar de 100 gramas por vaso e tomar bastante cuidado para não exceder o limite recomendado.

Saiba como podar uma palmeira raphis

Saiba que a palmeira raphis não necessita de uma poda em si durante os seus cuidados. Uma poda mal feita pode mais prejudicar a planta do que ajudar no seu crescimento. No entanto, recomendamos sempre remover as folhas velhas e mortas, em tons marrons e secos, para direcionar melhor os nutrientes e a água da planta para suas partes saudáveis, que precisam dos compostos para crescer e se manter bem.

Sempre mantenha as folhas verdes e saudáveis intocadas, qualquer dano às suas folhas boas pode adoecer a palmeira raphis facilmente.

Como regar uma palmeira raphis

Não exagere na hora de regar a palmeira raphis, o risco de afogar a planta é muito alto por ser uma palmeira que prefere solos apenas úmidos. A palmeira raphis também consegue suportar longos períodos de seca, mas tome cuidado para não acabar faltando água.

O ideal é regar a planta uma vez por semana, a frequência pode aumentar nos meses mais quentes, no entanto, jamais regar diariamente. Outra dica importante na hora da rega é borrifar um pouco de água em suas folhas, evitando o acúmulo de poeiras.

Pontas queimadas de uma palmeira raphis

Pontas da Palmeira raphis

É bastante comum acontecer das pontas das folhas de palmeira raphis ficarem com um aspecto queimado e seco, com uma coloração marrom. Descubra o porquê disso acontecer e como evitar.

Por que as pontas ficam queimadas?

Muitas coisas podem influenciar para as folhas da palmeira raphis ficarem com um aspecto queimado. Os principais motivos são geralmente por falta de regas e excesso de adubação da planta. No entanto, em ambientes litorâneos, as folhas podem ficar queimadas por causa da salinidade e maresia.

O excesso de vento e temperaturas não indicadas também podem queimar as folhas da planta. Por ser uma planta tropical, a brisa da floresta é sempre fresca e suave, quando exposta a ventos fortes, a palmeira raphis pode ficar ressecada e desidratada.

O mesmo ocorre quando faz muito frio ou muito calor. O frio rigoroso causa queimaduras nas folhas da planta que são bastante sensíveis, e o calor impedirá a transpiração adequada da planta.

Como evitar que as pontas fiquem queimadas

A melhor forma de evitar que as folhas da palmeira raphis fiquem queimadas, é mantê-la sempre dentro de casa. Ela é uma planta majoritariamente indoor, portanto, ao cultivá-la em ambientes internos, com pouca exposição ao sol, ventilação e protegida das mudanças de temperatura bruscas externas, podemos evitar este problema.

Tomando os devidos cuidados na hora de adubar a terra e seguindo a recomendação das regas conforme as dicas anteriores, também evitará queimar as pontas da palmeira. A planta não exige grandes cuidados, portanto, se seguir a orientação, a planta nunca te dará trabalho!

O que fazer com uma palmeira raphis com pontas queimadas

A melhor forma de cuidar da palmeira raphis com pontas queimadas é descobrindo a causa e adicionando devidos cuidados de acordo com essa causa. Verifique se o ambiente de cultivação da planta é adequado, se ela não está sendo muito exposta ao sol, se não há excesso de ventilação, etc.

Ao descobrir a causa, é só mudar a forma de cuidado da planta, seguindo sempre as recomendações anteriores, e a sua palmeira deixará de ter mais pontas queimadas e suas folhas voltarão à coloração normal com o tempo.

Não corte as pontas queimadas de uma palmeira raphis

Primeiramente, jamais corte as pontas queimadas de uma palmeira raphis! Ao se assustar com o aspecto seco das folhas da palmeira, muitas pessoas acabam comentendo este grande erro, pensando ser uma boa solução de cuidados dessa planta.

Ao cortar as pontas queimadas, saiba que você estará machucando a sua palmeira e isso não resolverá o problema, pois depois de alguns dias, a ponta cortada irá ciactrizar e permanecer com o aspecto seco. A melhor forma de cuidar da planta com folhas queimadas é resolvendo o problema ao descobrir o porquê dela estar com as pontas assim.

Cuide de sua palmeira raphis e nunca mais tenha as pontas queimadas!

Palmeira raphis perfeita

Agora que você viu os cuidados necessários para cultivar uma palmeira raphis, siga as dicas apresentadas, e use a planta como um detalhe elegante da sua decoração. A raphis é popular mundialmente, e verá que a praticidade dos seus cuidados faz jus ao seu nome.

E quando as pontas das folhas da palmeira acabarem ficando com aspecto queimado, não se desespere, e principalmente, deixe elas bem longe da lâmina! Verifique o motivo do problema conforme ensinamos, e cuide da palmeira da melhor forma, que logo sua plantinha voltará a ter um aspecto bonito e saudável.

Se você é um adepto(a) às decorações minimalistas e procura uma planta que não exige muitos cuidados para inovar a sua casa, saiba que a palmeira raphis é perfeita para você!

Autor deste artigo

Sou estudante de Letras da Universidade de São Paulo e Diretora de conteúdo do Portal Vida Livre. Adoro jogar vôlei com meus amigos e está sendo uma grande realização participar deste projeto.

Palavras-chave relacionadas


Plantas Cuidados Paisagismo

Artigos relacionados


Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Você sabia que é possível plantar maracujá em vaso e dispor dessa fruta deliciosa em casa, e ainda fazer sucos, doces e muito mais? Saiba mais abaixo!


Tumbérgia: como cuidar, os tipos como arbustiva, azul e muito mais!

Tumbérgia: como cuidar, os tipos como arbustiva, azul e muito mais!

Você sabia que a tumbérgia tem formato de trombeta? Descubra neste artigo demais curiosidades, espécies e como cultivá-la!


Filodendro: os tipos, características e mais desta planta!

Filodendro: os tipos, características e mais desta planta!

Sabia que o Filodendro é uma planta venenosa? Veja neste artigo, oito espécies, dicas de cuidados e curiosidades, desta planta que possui folhagens exuberantes!


Quaresmeira: dicas de como cuidar, como ter em vaso e muito mais!

Quaresmeira: dicas de como cuidar, como ter em vaso e muito mais!

Você sabia que a flor da quaresmeira é símbolo do amor incondicional? Conheça neste artigo, dicas de cuidados e características dessa espécie nativa do Brasil!


Pomar de frutas: como fazer, quais frutas, escolha do local e mais!

Pomar de frutas: como fazer, quais frutas, escolha do local e mais!

Neste artigo, veja informações sobre o cultivo de pomares caseiros. Confira também as frutas mais propícias para cada região e dicas de cuidados!


Últimos posts


Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

O grill facilita a rotina e nos deixa mais saudáveis - veja aqui os melhores modelos, características, informações, como escolher o ideal para você e como usar!


Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Está procurando uma sanduicheira? Neste artigo, confira informações sobre elas, como escolher a melhor e quais são os melhores modelos de 2021!


Melhores binóculos de 2021: como escolher, melhores marcas e mais!

Melhores binóculos de 2021: como escolher, melhores marcas e mais!

Veja aqui os melhores binóculos de 2021, como escolher o mais adequado para você, principais marcas, vantagens e desvantagens e mais curiosidades.


Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Neste artigo, apresentamos uma lista de atitudes sustentáveis que você pode tomar dentro de casa para economizar água. Confira as dicas!


Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Você sabia que é possível plantar maracujá em vaso e dispor dessa fruta deliciosa em casa, e ainda fazer sucos, doces e muito mais? Saiba mais abaixo!