Palmeira raphis: como plantar, cuidar e se livrar de pontas queimadas

Palmeira raphis: como plantar, cuidar e se livrar de pontas queimadas

Procurando saber como cultivar uma Palmeira raphis? Você sabia que ela é uma planta de ambientes internos? Confira neste artigo os principais cuidados!


Conheça a planta palmeira raphis

Palmeira raphis

Palmeira raphis é uma planta elegante e popularmente utilizada na decoração de casas e interiores. Seu tamanho é ideal para quem não tem muito espaço e procura adicionar um detalhe natural e refinado na decoração. A palmeira raphis é ereta e caracterizada pelas suas folhas verdes e finas, que se abrem em forma de hélices. Suas flores são pequenas e amarelas, dando um toque tropical e único para esta plantinha.

A pouca necessidade de cuidados atrai pessoas do mundo todo, e por ser uma planta que se adapta em qualquer ambiente, sem muita exposição ao sol, é super recomendada para iniciantes em jardinagem que pretendem cultivar sem exigir muita dedicação. Veja mais a seguir sobre dicas de cuidados da palmeira raphis.

Informações básicas de palmeira raphis

Conhecendo a Palmeira raphis

Nome CientíficoRaphis excelsa
Outros NomesPalmeira raphis, Palmeira-dama, Palmeira-ráfia, Ráfis, Ráfia
OrigemChina
Porte1,2〜4 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera
ClimaSubtropical e Tropical


A palmeira raphis é uma planta de origem asiática, com seus outros nomes como Palmeira-dama, que provém do seu nome em inglês Lady Palm, e ráfis, é mundialmente conhecida pelo seu aspecto esbelto e elegante.

O seu tamanho varia bastante para cada espécie, mas a maioria são plantas altas que ultrapassam 1 metro, e o seu formato fino dispensa a necessidade de muito espaço para cultivar. O ciclo de vida da palmeira raphis é perene, portanto, é uma planta muito fácil de manter.

Como plantar uma palmeira raphis

Como plantar a palmeira raphis?

Plantar uma palmeira raphis é muito simples por ser uma planta adaptável em vários ambientes e não exigir muitos cuidados. A necessidade de pouca rega também é um ponto positivo. Dê uma olhada nas nossas dicas de cuidados logo abaixo.

Qual a temperatura ideal para uma palmeira raphis

A temperatura mais indicada para o cultivo da palmeira raphis é entre 16ºC a 28ºC. Isso quer dizer que ela se dá muito bem com as temperaturas médias de quase todo o Brasil, e é acostumada com o clima tropical e subtropical.

No entanto, isso não quer dizer necessariamente que a palmeira não suporta temperaturas muito baixas! A planta também possui uma boa tolerância ao frio, de até 8ºC. A única recomendação de cuidados na hora de cultivá-la em baixa temperatura, é que você deixe-a exposta ao sol por 4 horas diárias.

Escolha o melhor solo para plantar uma palmeira raphis

A palmeira raphis se adapta muito bem em uma boa variedade de solos. Entretanto, o mais indicado para cultivá-la, certamente, é o solo areno-argiloso, pois a sua característica úmida, e também muito rica em matérias orgânicas, é perfeita para obter um bom crescimento da planta.

Indicamos também a mistura natural de terra de jardim, terra vegetal, pó de xaxim ou composto orgânico, e areia, como um bom solo para plantar a palmeira raphis. Misture todos esses itens em partes iguais e experimente usar a terra para o cultivo da palmeira.

Use um bom adubo para plantar uma palmeira raphis

A palmeira raphis não precisa de um solo muito adubado para o crescimento, pelo contrário, o excesso de adubação pode prejudicar a planta. A recomendação é de usar o clássico fertilizante líquido NPK no solo apenas uma vez por ano, de preferência durante a primavera, a estação que favorece novas plantações e trocas de vasos.

A única orientação para o uso de NPK é sempre seguir o passo a passo indicado nas embalagens do adubo, não ultrapassar de 100 gramas por vaso e tomar bastante cuidado para não exceder o limite recomendado.

Saiba como podar uma palmeira raphis

Saiba que a palmeira raphis não necessita de uma poda em si durante os seus cuidados. Uma poda mal feita pode mais prejudicar a planta do que ajudar no seu crescimento. No entanto, recomendamos sempre remover as folhas velhas e mortas, em tons marrons e secos, para direcionar melhor os nutrientes e a água da planta para suas partes saudáveis, que precisam dos compostos para crescer e se manter bem.

Sempre mantenha as folhas verdes e saudáveis intocadas, qualquer dano às suas folhas boas pode adoecer a palmeira raphis facilmente.

Como regar uma palmeira raphis

Não exagere na hora de regar a palmeira raphis, o risco de afogar a planta é muito alto por ser uma palmeira que prefere solos apenas úmidos. A palmeira raphis também consegue suportar longos períodos de seca, mas tome cuidado para não acabar faltando água.

O ideal é regar a planta uma vez por semana, a frequência pode aumentar nos meses mais quentes, no entanto, jamais regar diariamente. Outra dica importante na hora da rega é borrifar um pouco de água em suas folhas, evitando o acúmulo de poeiras.

Pontas queimadas de uma palmeira raphis

Pontas da Palmeira raphis

É bastante comum acontecer das pontas das folhas de palmeira raphis ficarem com um aspecto queimado e seco, com uma coloração marrom. Descubra o porquê disso acontecer e como evitar.

Por que as pontas ficam queimadas?

Muitas coisas podem influenciar para as folhas da palmeira raphis ficarem com um aspecto queimado. Os principais motivos são geralmente por falta de regas e excesso de adubação da planta. No entanto, em ambientes litorâneos, as folhas podem ficar queimadas por causa da salinidade e maresia.

O excesso de vento e temperaturas não indicadas também podem queimar as folhas da planta. Por ser uma planta tropical, a brisa da floresta é sempre fresca e suave, quando exposta a ventos fortes, a palmeira raphis pode ficar ressecada e desidratada.

O mesmo ocorre quando faz muito frio ou muito calor. O frio rigoroso causa queimaduras nas folhas da planta que são bastante sensíveis, e o calor impedirá a transpiração adequada da planta.

Como evitar que as pontas fiquem queimadas

A melhor forma de evitar que as folhas da palmeira raphis fiquem queimadas, é mantê-la sempre dentro de casa. Ela é uma planta majoritariamente indoor, portanto, ao cultivá-la em ambientes internos, com pouca exposição ao sol, ventilação e protegida das mudanças de temperatura bruscas externas, podemos evitar este problema.

Tomando os devidos cuidados na hora de adubar a terra e seguindo a recomendação das regas conforme as dicas anteriores, também evitará queimar as pontas da palmeira. A planta não exige grandes cuidados, portanto, se seguir a orientação, a planta nunca te dará trabalho!

O que fazer com uma palmeira raphis com pontas queimadas

A melhor forma de cuidar da palmeira raphis com pontas queimadas é descobrindo a causa e adicionando devidos cuidados de acordo com essa causa. Verifique se o ambiente de cultivação da planta é adequado, se ela não está sendo muito exposta ao sol, se não há excesso de ventilação, etc.

Ao descobrir a causa, é só mudar a forma de cuidado da planta, seguindo sempre as recomendações anteriores, e a sua palmeira deixará de ter mais pontas queimadas e suas folhas voltarão à coloração normal com o tempo.

Não corte as pontas queimadas de uma palmeira raphis

Primeiramente, jamais corte as pontas queimadas de uma palmeira raphis! Ao se assustar com o aspecto seco das folhas da palmeira, muitas pessoas acabam comentendo este grande erro, pensando ser uma boa solução de cuidados dessa planta.

Ao cortar as pontas queimadas, saiba que você estará machucando a sua palmeira e isso não resolverá o problema, pois depois de alguns dias, a ponta cortada irá ciactrizar e permanecer com o aspecto seco. A melhor forma de cuidar da planta com folhas queimadas é resolvendo o problema ao descobrir o porquê dela estar com as pontas assim.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de sua palmeira raphis

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar de uma palmeira raphis, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cuide de sua palmeira raphis e nunca mais tenha as pontas queimadas!

Palmeira raphis perfeita

Agora que você viu os cuidados necessários para cultivar uma palmeira raphis, siga as dicas apresentadas, e use a planta como um detalhe elegante da sua decoração. A raphis é popular mundialmente, e verá que a praticidade dos seus cuidados faz jus ao seu nome.

E quando as pontas das folhas da palmeira acabarem ficando com aspecto queimado, não se desespere, e principalmente, deixe elas bem longe da lâmina! Verifique o motivo do problema conforme ensinamos, e cuide da palmeira da melhor forma, que logo sua plantinha voltará a ter um aspecto bonito e saudável.

Se você é um adepto(a) às decorações minimalistas e procura uma planta que não exige muitos cuidados para inovar a sua casa, saiba que a palmeira raphis é perfeita para você!

Autor deste artigo

Sou Diretora de conteúdo do Portal Vida Livre e graduanda em Letras na Universidade de São Paulo. Trabalho na área de marketing digital como analista de SEO e Tráfego desde 2021, e está sendo uma grande oportunidade participar deste projeto.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos