Bambu da sorte: como cuidar da planta, significado e muito mais!

Bambu da sorte: como cuidar da planta, significado e muito mais!

Você conhece o bambu da sorte? Veja como cultivar as melhores mudas e dicas de ornamentação para presentear alguém!


Bambu da sorte: características

Vários vasos com bambu da sorte em diferentes tamanhos

O bambu da sorte, de nome científico Dracaena sanderiana, é uma curiosa planta que pode ser encontrada na natureza africana e asiática. Também chamada de dracena-fita, essa planta pode ser descrita como um arbusto de textura semi-herbácea que alcança alturas de até 1,80 metro.

Além de ser uma bela planta ornamental, ela também carrega consigo bastante significado, sendo comum parentes presentearem uns aos outros com uma muda em datas comemorativas, em especial no Ano Novo, já que tradicionalmente a planta atrai boas energias e prosperidade. Mas os significados do bambu da sorte não param por aqui, e a seguir você descobrirá muito mais sobre essa planta incrível.

Informações básicas de bambu da sorte

Bambu da sorte trançado

Nome científico

Dracaena sanderiana

Outros Nomes

Lucky Bamboo, Dracena-fita, Dracena sanderiana

Origem 

África e Ásia

Porte

0,6~1,8 metro

Ciclo de vida

Perene

Floração

Verão

Clima

Tropical, Subtropical, Mediterrâneo e Equatorial

Apesar do nome e de suas características, o bambu da sorte não é um bambu de verdade, pois pertence à família Ruscaceae, enquanto bambus verdadeiros são da família Poaceae. O seu porte ereto certamente contribuiu para que ele receba esse nome, mas a sua altura não chega aos pés de um bambu de verdade, que crescem até atingirem 15 metros.

Apesar de bambus da sorte possuírem flores, é bom saber que a sua floração é muito rara, já que ele só consegue florescer na fase adulta, a partir de 7 anos de vida. Suas flores são brancas e pequenas, de pouca importância ornamental.

Origem e significados do bambu da sorte

Bambu da sorte em vaso vermelho

Além de ser bastante comum no sudeste da Ásia, o bambu da sorte pode ser encontrado na região central da África, e seu significado está atrelado à quantidade de hastes que ele possui. A seguir você aprenderá mais a fundo a respeito disso.

Origem do bambu da sorte

O habitat natural dessa planta são as florestas subtropicais na região central da África, nessa região, ela é especialmente presente no país Camarões. Além disso, o bambu da sorte é bastante disseminado no sudeste da Ásia, tendo grande presença em tradições culturais.

Significado do bambu da sorte

O significado da dracena-fita varia de acordo com a quantidade de caules que a muda possui. A planta atrai energia positiva, e a quantidade de caules determina qual a natureza da benção que será atraída por essa energia.

Uma muda com um caule atrai sorte para a vida; com dois caules, o bambu da sorte desperta a união, traduzindo-se como sorte no amor; com três caules, atrai riqueza, longevidade e felicidade; bambu da sorte com quatro caules afasta doenças; e com cinco caules, atrai criatividade, riqueza e entusiasmo.

Com seis caules, a planta traz harmonia e sorte; sete caules trazem saúde para todas as pessoas do ambiente; oito simbolizam crescimento, fertilidade e sucesso; nove atraem grande fortuna; dez caules simbolizam perfeição, completude e longevidade; e por fim, vinte e um caules atraem bênção divinas, saúde e prosperidade.

Significado do bambu da sorte segundo feng shui

O Feng Shui também pode ser chamado de geomancia chinesa. Ele consiste em práticas que utilizam forças energéticas da natureza para trazer equilíbrio e harmonia, e essas forças se originam de cinco elementos bases: Fogo, Madeira, Água, Terra e Metal. Segundo essa técnica, o bambu da sorte atrai energia positiva, pois ele simboliza a próspera união entre os elementos Água e Terra.

Além disso, é costumeiro presentear uma muda de bambu amarrada por um laço vermelho, que simboliza o fogo, de forma que o presente junta três elementos e torna-se capaz de atrair ainda mais energia boa (Chi) para o ambiente e para a vida daquele que o recebe.

Como cuidar da planta bambu da sorte

Como cuidar do bambu da sorte

Na verdade, não é muito difícil cuidar de uma muda de bambu da sorte, já que ele necessita de poucos, simples e básicos cuidados. A seguir você encontrará todas as informações para um cuidado fácil que garantirá o crescimento forte e saudável da sua muda.

Luminosidade para bambu da sorte

Em seu ambiente natural, o bambu da sorte geralmente cresce sob a sombra de outras plantas, por ser uma planta de pequeno porte, e dessa forma quase nunca recebe luz solar direta.

Por isso, quando o assunto é luz, o ideal é que ele permaneça longe dela, mantendo-o em um local de claridade indireta, na sombra. Contato direto com a luz do sol fará com que as folhas do bambu fiquem queimadas e amareladas.

Regas para bambu da sorte

Tratando-se da rega, é importante fazer uma distinção: os cuidados variam de acordo com a maneira que você está cultivando sua muda. Bambus da sorte podem ser cultivados em solo ou também de maneira hidropônica, ou seja, sem solo, com as raízes apenas mergulhadas em água.

Caso você esteja cultivando sua planta em solo, é importante atentar-se à umidade dela, geralmente é necessário regá-la em intervalos de dois ou três dias, porém, se o solo ainda estiver úmido, isso não é necessário. É importante também, não encharcar a muda, porque isso faz com que ela apodreça.

Você também pode sentir o solo com seu dedo e usar um pulverizador para borrifar a água. Ao borrifar próximo do caule você garante que a raiz absorva o máximo de água que puder e cresça bastante, o que encoraja o crescimento de uma folhagem mais exuberante.

Poda para bambu da sorte

Conforme cresce, o bambu da sorte fica mais pesado, portanto podá-lo é uma prática essencial para garantir que ele continue crescendo saudável. Ao podá-lo, jamais corte o caule principal, apenas os ramos que crescem dele.

Evite cortar a área próxima à base da planta. É melhor conservá-la e começar a poda a partir de 2,5 a 5 centímetros acima dela. Com o tempo, novos brotos vão surgindo para substituir os antigos, garantindo, assim, uma planta mais frondosa.

Adubação para bambu da sorte

Antes de comprar fertilizantes, saiba que o bambu da sorte é um planta que cresce normalmente sem eles, mas se mesmo assim você optar por usá-los, apenas uma aplicação por mês é o bastante.

Se você estiver cultivando na terra, use um fertilizante orgânico (evite fertilizantes sintéticos, eles causam apodrecimento). Caso seu cultivo seja hidropônico, espere o momento de trocar a água e adicione o fertilizante líquido junto (essa prática é recomendada por ser melhor colocar fertilizante em água limpa).

Como cuidar da planta bambu da sorte na água

Bambu da sorte em vaso de vidro com água e pedras

Como dito anteriormente, você pode criar essa planta também de maneira hidropônica, submergindo as raízes dela em água, o que permite acompanhar melhor o crescimento das raízes do seu bambu. Entretanto, essa técnica de cultivo traz consigo alguns desafios. Confira abaixo algumas dicas sobre como lidar com esses desafios.

Cultive bambu da sorte em vaso de vidro

Existem diversas opções de vasos onde você pode cultivar seu bambu da sorte, havendo até aqueles que colocam as mudas dentro de um grande pedaço de bambu como vaso. Contudo, para melhor acompanhar o crescimento da sua muda, é recomendado usar um vaso de vidro: em um vaso transparente você consegue ver as raízes da sua planta conforme elas crescem.

Para montar o vaso, coloque várias pedras dentro dele, de maneira a criar estabilidade para a planta. Lembre-se de deixar espaço por entre as pedras para que as raízes possam crescer livremente em volta delas.

O nível da água deve cobrir as raízes do bambu da sorte

É bastante importante que o nível de água seja suficiente para cobrir totalmente as raízes da planta. Elas normalmente possuem uma coloração avermelhada, então não se assuste com isso, e observe as raízes periodicamente para verificar se elas não apresentam alguma anormalidade.

Troca de água e limpeza do vaso

Para os bambus hidropônicos, é indispensável a troca de água ao menos uma vez por semana, uma vez que manter a água fresca ajuda no crescimento e na saúde da planta. Além disso, após um tempo, a química da água pode vir a mudar de maneira a perder a pureza, o que acarreta em problemas.

Ao trocar a água, lave bem o vaso e as pedras nele, retirando todos os detritos que existirem.

Use água filtrada ou destilada

É importante ressaltar que o bambu da sorte é uma planta sensível a substâncias químicas, como o fluoreto de cloro. Esses compostos podem queimar as folhas, que assumem uma coloração amarronzada.

Por isso, deve-se utilizar água filtrada ou água mineral para cuidar dele. Como alternativa a essas opções, pode-se deixar a água para a rega repousando por pelo menos 24 horas, de forma que as substâncias presentes nela evaporem.

Mais dicas e curiosidades do bambu da sorte

Vários bambus da sorte torcidos

Ainda há bastante o que se aprender sobre o bambu da sorte. A seguir você encontrará ainda mais dicas, curiosidade e recomendações a respeito dessa planta e seu cultivo.

Atente-se às manchas das folhas na hora de comprar bambu da sorte

A cor das folhas de uma planta é um indicativo direto da saúde dela naquele momento, e não é diferente com os bambus da sorte. Folhas amareladas indicam que o bambu está recebendo luminosidade demais, e, uma vez que as folhas ficam amarelas, elas não voltam a ficar verdes.

Pontas amarronzadas indicam que elas estão queimadas, ressecadas e morrendo. Isso geralmente ocorre quando se usa água que contém compostos químicos prejudiciais à planta. É difícil lidar com esse fenômeno uma vez que ele acontece, e leva bastante tempo para esse problema ser solucionado, porque a planta pode absorver as substâncias químicas, que então passam a residir nela.

Como fazer mudas de bambu da sorte

Se você está interessado em montar sua própria muda, você pode adquirir brotos ou até mesmo cortar parte do caule de uma planta que você já tenha e replantá-lo. Logo ele irá se tornar uma nova planta, crescendo novas raízes.

Você pode organizar os brotos como for de sua preferência, mas certifique-se de que eles estejam firmes. Recomenda-se amarrá-los com uma fita vermelha ou dourada para garantir a estabilidade da planta e ainda trazer boa sorte.

Como torcer bambu da sorte para ornamentação

Engana-se quem acha que as torções no caule dos bambus da sorte são naturais: esse é um processo que você mesmo pode fazer com suas mudas, e que traz incríveis resultados, tornando-as peças de decoração muito mais charmosas. Apesar de ser um processo simples, ele demanda tempo até mostrar resultado. Selecionas para você algumas opções para gerar esse efeito.

Fazer uma guia de arame: usando arame você consegue prender a planta e forçá-la a crescer em uma determinada direção. A planta irá seguir a guia, então é bom fazer o acompanhamento do crescimento para verificar se ela não chegou no final do arame. O resultado final são incríveis torções que dão à planta um aspecto muito chamativo.

Usar outras plantas a seu favor: ao rodear o bambu com outras plantas, ele ficará mais privado da luz do sol, e, apesar de preferir sombra, vai crescer em direção à luz. Portanto, mesmo sem guia o bambu naturalmente vai se inclinar para longe das demais plantas, para onde haja mais luminosidade. Esse processo dá resultados mais variáveis e menos extremos quando comparado à outra técnica, mas é uma opção viável também.

Como evitar folhas amareladas no bambu da sorte

Há casos em que folhas amareladas se manifestam por causa da idade do bambu, fazendo parte do seu ciclo natural de envelhecimento. Porém, se sua muda for jovem, folhas com coloração diferente são um sinal de que ou a água ou a luminosidade estão fora dos padrões ideais. Para essas situações, pode-se tomar as providências a seguir.

Trocar o lugar onde o bambu fica: grandes são as chances da planta estar recebendo luminosidade demais onde ela está. Nesse caso, você deve levá-la a um lugar mais no interior de sua casa e mais longe da luz solar. Em seguida, corte as folhas amarelas, porque elas podem tomar uma coloração amarronzada e espalhar a podridão para outras folhas. Após cortar as pontas amarelas a folha pode voltar a crescer verde novamente.

Porém, se o problema for a água, saiba que ela está com muito sal ou com muito cloro. Umas das maneiras de se lidar com esse problema é usar exclusivamente água mineral para regar a muda e trocar a água mais regularmente. Deve-se cortar as folhas afetadas e fazer esse tipo de rega durante o período de tempo que for necessário até a coloração estranha desaparecer.

Bambu da sorte não é bambu

Essa planta, apesar do nome e da aparência, não é um bambu. Esse mal entendido é bastante comum, mas na verdade o bambu da sorte é uma Dracena pertencente à família Ruscaceae, ou seja, ela possui parentesco com a planta pata de elefante.

Outro mal entendido é que na verdade ela é originária da região central do continente africano. Foi apenas quando começou a se espalhar pelo mundo todo que ela se impulsionou como pertencente à cultura leste-asiática. Isso se deu por causa da similaridade física que ela possui com os bambus, constantemente usados nas tradições da Ásia.

Bambu da sorte é tóxico para gatos

Antes de adquirir sua muda, é bom saber que essa planta não faz um bom par com companheiros felinos. É importante mantê-la longe do alcance dos mascotes a fim de prevenir quaisquer tipos de acidentes. Caso o gato a consuma ele pode manifestar sintomas que vão desde baba excessiva, dilatação na pupila e dores abdominais, até vômito e diarreia. Vale ressaltar que a planta não é tóxica para humanos.

Presenteie alguém com esta planta cheia de significado!

Vários bambus da sorte decorados com vermelho

Uma planta ao mesmo tempo simples e charmosa, que encanta tanto pela sua beleza quanto pelos profundos significados que carrega consigo. Seja como peça de decoração ou como presente, o bambu da sorte é uma singela mas valiosa declaração de bons desejos e afeto.

Agora que você sabe tudo sobre os bambus da sorte, você está mais do que preparado para cuidar de um deles! Aventure-se às técnicas de ornamentação e presenteie uma pessoa muito querida com uma muda. Com certeza, vai surpreendê-la positivamente!

Autor deste artigo

Desenvolvedor de Jogos, Mestre de RPG e músico. Sempre fui apaixonado por toda forma de expressão artística, hoje trabalho para dar vida a universos fantásticos através de minhas palavras.

Últimos posts


As 10 melhores tequilas de 2021: José Cuervo, El Jimador e mais!

As 10 melhores tequilas de 2021: José Cuervo, El Jimador e mais!

Pensando em apreciar uma deliciosa tequila? Confira neste artigo as 10 melhores tequilas, os tipos de envelhecimento e como escolher a ideal para seu gosto.


Os 10 melhores whiskys de 2021: Jack Daniels, Ballantines e muito mais!

Os 10 melhores whiskys de 2021: Jack Daniels, Ballantines e muito mais!

Se você aprecia um bom whisky, confira aqui as opções mais recomendadas do mercado atual e aprenda a escolher a garrafa ideal para você!


As 10 melhores chapinhas de 2021: de cerâmica, de titânio, de turmalina e mais!

As 10 melhores chapinhas de 2021: de cerâmica, de titânio, de turmalina e mais!

Em busca de uma chapinha? Neste artigo, confira os 10 melhores modelos de 2021, como escolher a ideal para o seu cabelo e outras dicas de compra.


Os 10 melhores matizadores de 2021: da Salon line, Kamaleão color e mais!

Os 10 melhores matizadores de 2021: da Salon line, Kamaleão color e mais!

Indecisa sobre qual matizador comprar? Confira aqui os melhores matizadores para as diversas cores de cabelo, quando usar, tempo de duração e dicas de compra!


Os 10 melhores repetidores de sinal WiFi de 2021: da Intelbras, Xiaomi, Multilaser e muito mais!

Os 10 melhores repetidores de sinal WiFi de 2021: da Intelbras, Xiaomi, Multilaser e muito mais!

Veja aqui um guia básico para encontrar um bom repetidor de sinal Wi-Fi, uma seleção de ótimos modelos para todos os orçamentos e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Ciclismo