Qual a melhor isca para pescar uma traíra? Veja dicas e muito mais!

Qual a melhor isca para pescar uma traíra? Veja dicas e muito mais!

Confira neste artigo as melhores iscas naturais para traíra, dicas de pesca e curiosidades sobre o peixe.


Sobre o peixe traíra

Peixe traíra no fundo do rio

O nome científico da traíra é Hoplias malabaricus. Ela pode ser encontrada por toda América e em praticamente todas as bacias hidrográficas do Brasil. Atingindo até 60 centímetros de comprimento e podendo pesar 5 quilos, esse é um dos peixes mais comuns em solo nacional, e justamente por isso, é amplamente pescado.

Neste artigo, você encontrará diversas informações e dicas que te farão conhecer melhor esse peixe e te ajudarão a fazer dele, uma presa fácil quando estiver pescando.

As melhores iscas naturais para pescar traíra

Veja que com as melhores iscas, você aumenta muito suas chances de capturar qualquer peixe. Assim, sabendo que a traíra é um animal de dieta estritamente carnívora, trazemos abaixo a seleção de melhores carnes e iscas naturais que você pode usar para pescá-la.

Uso do Lambari

Pequeno peixe lambari isca natural

O lambari é uma das presas favoritas de traíras adultas, por isso ele é a melhor isca natural que pode ser usada para pescá-las. Sendo facilmente encontrado em todo o Brasil, o lambari coexiste com a traíra, o que facilita a pesca, já que ela já está acostumada a caçá-lo.

Além disso, o lambari é um peixe pequeno, de até 10 centímetros de comprimento, tamanho ideal para uma isca, e a coloração clara de suas escamas faz com que sua visualização embaixo das águas turvas seja muito fácil.

Isca de Rã

Rã preta com listras

A rã não fica muito atrás do lambari como isca perfeita para traíra. Sendo um anfíbio bastante abundante, pode ser encontrado próximo a lagoas e açudes, o que facilita sua captura. Seu tamanho médio permite que sejam feitas diversas iscas apenas com um espécime. A traíra é o peixe mais pescado usando rã como isca natural.

Tuvira

Tuvira (também chamada de sarapó ou itui) é uma isca viva bastante disseminada na pesca esportiva de carnívoros, como a traíra. Sua coloração é escura, o que faz dela uma boa isca para rios com águas menos límpidas. Apesar de não ser tão abundante e fácil de ser capturada como as outras opções, nos locais em que esse peixe está presente, ele é bem popular como isca.

Filé de peixes

Dois filés de peixe inteiros

Sendo um predador carnívoro, a traíra se sente atraída por carnes de outros peixes, mesmo que estes não façam parte de sua dieta normal.

Filé de cará e tilápia são ideais nesse caso, já que são peixes bastante comuns e dão conta do recado. Os filés podem ser cortado em pedaços entre 5 e 15 centímetros e, usando essas medidas, você consegue tirar até 20 iscas de apenas um peixe.

Miúdos de frango

Vários miúdos de frango

Miúdos de frango incluem moela, fígado e coração. Essas partes são bastante eficazes para pesca de traíra em quase todo local, desde rios com correnteza e açudes até lagoas e barragens. Serve principalmente de substituto para quando não se tem fácil acesso a rãs, lambaris ou tuviras.

Dicas de pesca da traíra

Vara e molinete para pescar

Esses peixes podem ser abundantes e comuns de serem capturados, mas ir sem nenhuma informação certamente dificultará muito a tarefa de pescá-los. A seguir, você encontrará diversas dicas e recomendações que irão te auxiliar quando você estiver caçando-os.

Procure o local correto

Definir o lugar certo para pescar é de extrema importância, já que fazer isso te dará informações quanto à espécie presente naquela área e como lidar melhor com ela.

As traíras estão presentes em abundância na Amazônia, mas podem ser encontradas em todas as regiões do Brasil. Ao encontrar um corpo de água onde elas estejam, saiba que as traíras costumam evitar o meio dos rios e lagos, permanecendo próximas às margens, abrigando-se perto de galhos e de vegetações.

Pesque na alta temporada

A alta temporada é uma ótima época para se pescar as traíras. No verão, durante os meses de dezembro a março, a atividade das traíras alcança o seu ápice. Elas se alimentam muito, ao mesmo tempo que estão protegendo seus filhotes logo após o período reprodutivo. Se interessam por tudo aquilo que passa perto que possam morder, portanto, até mesmo iscas artificiais que boiam podem ser usadas para capturá-las.

Ao trabalhar com suas iscas, há alguns comportamentos de que você pode se aproveitar para pescá-las. São eles a irritabilidade: mesmo que as traíras não estejam se alimentando, elas atacarão corpos estranhos; e o caráter territorialista: como nessa época, elas estarão protegendo seus filhotes, qualquer presença estranha na água vai ser considerada uma ameaça, e as traíras irão atacar, facilitando a captura.

Tome cuidado ao tirar o anzol do peixe

A traíra é carinhosamente apelidada de dentuça entre os pescadores e isso não é à toa. A dentição desses peixes é composta por afiados caninos que podem perfurar seus dedos muito tranquilamente, caso você não tenha cuidado ao retirar o anzol da boca delas.

Assim, todo cuidado é bem vindo, podendo até ser utilizado um alicate de contenção para segurar o peixe e outro alicate menor para soltar o anzol.

Use vestimentas adequadas

Equipamentos de pesca não acabam em utensílios como a vara de pesca ou iscas: é sempre bom estar bem vestido para diminuir todo possível impacto que a exposição à luz do sol pode causar.

Para proteção da cabeça e visão, é recomendado sempre estar de chapéu ou boné e óculos de sol, sendo que o boné deve ser bem confortável e específico para pescadores, como os vendidos em lojas especializadas. Máscaras e camisetas com proteção UV garantem ainda mais proteção e previnem que você tenha insolação. Para assegurar total proteção, também deve-se aplicar protetor solar.

Faça uso do equipamento certo para traíra

Até o momento você conheceu as diversas opções de iscas naturais que são bastante disseminadas na prática de pesca com traíras, mas as opções não acabam por aí. Abaixo, há recomendações de diversas iscas artificiais e outros equipamentos que são indicados para que você pesque esse peixe com facilidade.

  • Zara: este tipo de isca artificial é um dos mais comuns para as traíras. São fáceis de arremessar e manejar, auxiliando na cobertura de diversas áreas. Priorizando as cores chamativas, as traíras se sentem extremamente atraídas por essas iscas.
  • Frogs: sendo bastante usadas na região Sul do Brasil, as "frogs" se valem da preferência das traíras por rãs e sapos. Além disso, essas iscas são úteis para acesso em locais com bastante vegetação, que atrapalharia o manejo de outros tipos de iscas, dando a elas um alto grau de eficiência para a pescaria.
  • Hélices e poppers: por fazerem bastante alarde dentro da água, essas iscas apostam na irritabilidade do peixe, e no seu complexo de territorialismo. Caso queira se aproveitar dessas característica da traíra, essas opções vêm como um par perfeito para a pescaria.
  • Soft Baits: essas iscas são um trunfo para todos os pescadores de traíra em qualquer época do ano. Elas vêm em todas as formas: minhocas, shads, flukes, grubs e várias outras. Essas iscas simulam movimentos lentos e realistas de presas que interessam a traíra. Somado a isso, elas são extremamente versáteis e podem ser combinadas com diversos outros equipamento, de modo que se encaixam em qualquer tipo de pescaria.

Informações sobre a traíra

Peixe traíra no fundo do rio

Conhecer o peixe que é o seu alvo, é um dos pontos fundamentais para pescá-lo. A seguir você conhecerá os principais aspectos de vida e do comportamento da traíra, e assim, terá o conhecimento necessário para pescá-la mais facilmente.

Alimentação da traíra

A traíra é um animal exclusivamente carnívoro e sua dieta vai desde peixes de menor porte que o dela, até rãs e insetos. Sendo um predador solitário e voraz, na hora da caça, ela costuma permanecer parada e escondida entre a vegetação submersa, aguardando até que uma presa despercebida esteja ao seu alcance para atacá-la de forma agressiva e rápida.

Caso a presa consiga escapar, a traíra possui adaptações para persegui-la, fazendo uso de seus potentes músculos especializados em natação curta e veloz. Sua mandíbula enfileirada de dentes pontiagudos garantem que sua presa não tenha chances de escape, uma vez que é mordida.

Reprodução da traíra

A traíra é um animal ovíparo, ou seja, sua prole nasce de ovos. Após ser fecundada, a fêmea faz diversas desovas ao longo da temporada de reprodução. Esses ovos são fertilizados e depois, depositados em um buraco no leito do rio ou lago. Em seguida, o macho guarda a ninhada até que as larvas eclodam e evadam para a vegetação aquática.

Algo curioso que pode ocorrer: há casos em que os ovos acabam sendo transportados involuntariamente por aves aquáticas, que os carregam em suas penas e vão para outros corpos de água. É assim que surgem espécimes desse peixe em açudes isolados.

Habitats da traíra

Traíras podem ser encontradas na América Central e América do Sul. No Brasil, elas são encontradas em quase todas as bacias de água doce ou salobra, incluindo as Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins, São Francisco, Prata, Paraná e Atlântico Sul. Veja mais sobre o mapa da traíra no Brasil.


Esses peixes podem habitar águas paradas, lagos, lagoas, brejos, matas inundadas, córregos e igarapés. Geralmente, são encontradas por entre plantas aquáticas porque utilizam-nas como esconderijo para caçar. Durante o inverno, quando as águas estão mais frias, as traíras costumam se enterrar no solo, onde ficam mais quentes.

Conheça produtos voltados para pescaria

Neste artigo apresentamos diversas informações sobre iscas para pescar traíra. Agora que estamos dentro do assunto de pescaria, que tal conhecer alguns de nossos artigos sobre produtos voltados para o tema? Confira abaixo!

As 10 Melhores Iscas Artificiais de 2022: Zoom Bait, River2Sea e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2578

Leia este artigo e veja nossa lista com as 10 melhores iscas artificiais de 2022. Saiba tudo o que precisa para escolher o melhor equipamento para a sua pesca!

Os 10 melhores molinetes para pesca de praia de 2022: da Daiwa, Okuma e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1810

Deseja encontrar um bom molinete para sua pesca em águas salgadas? Veja este artigo sobre os melhores molinetes do ano e como fazer a escolha certa!

As 10 linhas de pesca de monofilamento mais resistentes de 2022: da Shimano, Vexter e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1285

Está com dúvidas sobre qual linha de pesca de monofilamento comprar? Confira a seguir dicas e informações sobre esse item, além da lista com as 10 melhores!

Pegue uma traíra na próxima vez que for pescar com estas dicas!

Peixe traíra pescado preso pela boca

O nome Traíra também é um apelido dado por pescadores por causa do comportamento de caça desse peixe, que se esconde na sombra e quando menos se espera, ataca ferozmente, bem como um traidor. Mas apesar desse nome, esse é um peixe de papel expressivo na cultura de pesca brasileira e diversos pescadores se apaixonaram pelo esporte de fisgar traíras, sendo elas, figuras corriqueiras na rotina deles.

Agora que vocês aprendeu tudo sobre esse peixe, faça um bom uso das informações e dicas, e se prepare para a sua próxima pesca!

Autor deste artigo

Desenvolvedor de Jogos, Mestre de RPG e músico. Sempre fui apaixonado por toda forma de expressão artística, hoje trabalho para dar vida a universos fantásticos através de minhas palavras.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas