Haworthia cooperi: cuidados com a suculenta, características e mais!

Haworthia cooperi: cuidados com a suculenta, características e mais!

Você sabia que a Haworthia cooperi é conhecida como a suculenta dos diamantes? Veja dicas de cultivo, outras curiosidades e características da planta.


Conheça a beleza da suculenta Haworthia cooperi:

Suculenta Haworthia cooperi em um vaso.

A Haworthia cooperi é uma planta bastante conhecida por sua beleza exótica. É geralmente cultivada dentro de casa em pequenos vasos. Neste artigo, falaremos tudo sobre como cultivar e cuidar de uma haworthia, qual a temperatura ideal, o melhor solo, tipos de adubos para a alimentação e muito mais.

Ainda, falaremos das curiosidades e características da planta, como ela sobrevive nas secas desérticas e por que algumas pessoas a conhecem como a planta dos diamantes. Confira este e outros assuntos em nosso artigo completo!

Informações básicas da Haworthia cooperi:

Três vasos de suculentas Haworthia cooperi .


Nome CientíficoHaworthia cooperi
Outros NomesApicra cooperi, Catevala cooperi, Kumaria cooperi, Tulista cooperi, Apworthia cooperiHaworthia vittata
OrigemÁfrica, África do Sul
Porte10 - 15 centímetros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera, Verão
ClimaContinental, Equatorial, Mediterrâneo, Semi-árido 


A Haworthia cooperi é uma planta da categoria de cactos e suculentas, tem uma folha de grande espessura e é originária da África do sul. As plantas dessa categoria de cactos e suculentas costumam se adaptar muito bem à lugares áridos, onde há sol escaldante, pois, sua morfologia lhes permite armazenar água em suas folhas, fazendo com que sobrevivam a grandes períodos de seca.

A suculenta Haworthia tem pequeno porte, podendo chegar até 15 centímetros de altura. Sua floração acontece entre as estações primavera e verão, onde o clima é quente e propício a ela.

Como plantar a Haworthia cooperi

Um vaso de barro e utensílios de jardinagem.

A Haworthia cooperi é uma planta de aparência única e bastante resistente, mas que ainda assim, precisa de cuidados como qualquer outra planta. Confira agora, algumas dicas de cultivo, como: frequência de rega, tipo de solo ideal, melhores substratos e mais, tudo para você deixar sua suculenta linda e saudável.

Iluminação para Haworthia cooperi

A Haworthia cooperi é adepta ao calor, climas quentes e até secos, se desenvolve muito bem quando exposta a luz do sol matinal, ou sol da tarde, quando os raios já estão mais brandos. Para uma melhor absorção dos nutrientes solares pela fotossíntese, deixe sua Haworthia próximo a janelas, para pegar diretamente a luz da manhã, até as 10 horas, e a da tarde, depois as 16 horas.

Quando o sol estiver intenso, tape a janela com uma cortina leve ou coloque próximo a ela qualquer coisa que faça sobra, pois assim ela não sofrerá danos de queimaduras em suas folhas.

Temperatura para Haworthia cooperi

Como a Haworthia cooperi é adepta ao calor, as temperaturas mais altas são ideias para manter a saúde da planta. Temperaturas entre 20ºC e 22ºC são as preferidas da espécie, o que a torna perfeita para se ter dentro de casa.

Ela também é resistente a climas frios, podendo suportar bem temperaturas de até 4ºC graus, mas abaixo disso, os riscos de danos causados por congelamento são grandes, por isso, sempre que estiver muito frio, o que é comum nas estações outono/inverno, leve sua Haworthia para um lugar mais aquecido.

Umidade para Haworthia cooperi

A umidade não é algo essencial para a Haworthia cooperi, pois ela é acostumada a viver em ambientes quentes e secos. Por isso, se o tempo estiver com baixa umidade não se preocupe, pois ela não vai sofrer nenhum dano físico e não será preciso repor, essa umidade do ar de forma externa.

Por conta de não se adaptar bem a ambientes úmidos, tente sempre deixá-la em um local bem ventilado e que receba luminosidade, isso vai ajudar na drenagem do solo, evitando a podridão das raízes da planta.

Solo ideal para Haworthia cooperi

O solo é uma parte importante no cultivo da Haworthia cooperi, pois essas plantas não suportam água em excesso, sendo prejudicial para suas raízes. Por isso, o solo deve ser completamente arenoso e de drenagem rápida. Quando for envasar sua planta, compre substrato para cacto e terra para envasamento, porque essa terra é mais macia e ideal para plantas em vasos

O substrato de cacto já tem uma consistência arenosa, mas se você quiser deixar a mistura ainda mais seca, é só adicionar um pouco de perlita ou pedra-pomes à mistura, também pode ser adicionado pedaços de carvão ativado, cascalho fino de aquário ou casca de árvore picada.

Substratos para Haworthia cooper

Outro fator não muito essencial para a manutenção da saúde da Haworthia cooperi é a alimentação. Essa espécie não necessita de muitos nutrientes para viver, o sol já traz grande parte de sua vitalidade. Por conta disso, a frequência de fertilização deve ser de 3 em 3 meses. Nunca a alimente no inverno e prefira sempre adubos orgânicos de lenta absorção.

Os fertilizantes químicos devem ser evitados, pois a alimentação em excesso pode acabar matando sua Haworthia. Ao fertilizar, certifique-se de que o adubo não esteja muito úmido, se precisar, tire da embalagem e deixe ao sol por algumas horas.

Vasos para Haworthia cooperi

A Haworthia cooperi é uma planta ideal para se ter envasada dentro de casa, mas ao pensar em envasamento sempre nos surge a dúvida: qual vaso é o melhor para se cultivar essa espécie de planta? Bem, essa pequena suculenta pede vasos também pequenos, mas que sejam um pouco maior do que ela.

Ao escolher o vaso, prefira os de terracota, pois eles permitem que a planta respire e ainda ajudam na drenagem do solo. O tamanho do vaso também é importante, compre sempre 2,5 cm maior do que a planta, tanto de largura, quanto de comprimento.

Quando as folhas da planta ultrapassarem as beiradas do vaso, troque por um maior, com o mesmo princípio, 2,5 cm de distância, e ao replantá-la, forre o vaso com alguns pedaços de cascalho para não machucar as raízes da planta durante o processo.

Como cuidar da suculenta Haworthia cooperi

Indivíduo posicionando os vasos de plantas.

Os cuidados com qualquer planta são essenciais para mantê-las saudáveis e lindas, por isso, falaremos a seguir sobre alguns cuidados que devem ser tomados ao se cultivar uma Haworthia cooperi suculenta africana. Vamos nessa?

A rega da Haworthia cooperi

A rega da Haworthia cooperi deve acontecer com água abundante e de forma uniforme uma vez por semana, apenas durante a primavera/verão, e se ela estiver plantada fora de casa. Se sua Haworthia for cultivada dentro de casa, a frequência deve diminuir para a cada 10 dias, se for necessário.

Se chegar no dia da rega, mas você perceber a terra ainda um pouco úmida, não regue, e durante o inverno, 1 vez por mês já é o suficiente, pois a terra seca mais devagar. Uma dica para saber se já está na hora regar sua Haworthia, é pegar um espeto de madeira e introduzir com cuidado na terra, se ele sair completamente seco, ela já está pronta para receber água novamente.

Floração da Haworthia cooperi

As flores da Haworthia cooperi são estranhamente diferentes da espécie, elas crescem em pendões finos e eretos que podem chegar até 30 centímetros de comprimento, ou seja, o dobro do tamanho da planta. As flores começam a brotar durante a primavera e vão até ao final do verão.

Elas se encontram nas pontas desses finos pendões na cor branca com estrias cor de vinho, o seu formato é tubular e as pontas se abrem em 5 delicadas pétalas. Você com certeza vai perceber elas chegando, pois por serem altas, se destacam bem na pequena suculenta.

Manutenção da Haworthia cooperi

As plantas da espécie Haworthia cooperi no geral não dão muito trabalho, além de resistentes, não necessitam de muita rega nem alimento. Mas há algumas coisas que podem vir a acontecer com sua suculenta, como o amarelamento das folhas, por exemplo, que ocorre quando a planta recebe sol intenso por um longo período.

Em seu habitat de origem, ela costuma crescer em sobras, não diretamente no sol, por isso, deixá-la em alguma sobra ou até mesmo usar uma cortina para vedar o sol, pode evitar as folhas amarelas. Ao contrário, quando as folhas começam a desbotar, significa falta de luz, o sol brando da manhã e tarde, são ideais para evitar os dois problemas.

A propagação da Haworthia cooperi por folha no solo

Para fazer a propagação da Haworthia cooperi por folha no solo, você terá que seguir os seguintes passos: corte sobre o nó, algumas folhas da extremidade do solo, e em seguida, deixe as folhas cortadas descansarem por um dia e meio até cicatrizarem. Depois, as plante em solo propício, já mencionado nos tópicos anteriores, deixando um espaço de 5 centímetros entre cada folha.

Não pressione a muda sobre a terra, deixe-a entrar naturalmente, o importante, é que a umidade do solo seja mantida. Para umedecer, utilize uma lata pulverizadora ou uma lata nebulizadora uma vez a cada dois dias pela manhã, não coloque sua muda sob o sol e não a regue. As novas folhas devem começar a aparecer em 8 semanas.

Propagação da Haworthia cooperi por folha na água

A propagação da Haworthia cooperi por folha na água é bem semelhante à folha no solo. Comece cortando algumas folhas e deixando descansar. As mudas se desenvolverão sob a tampa de um pode de geleira. Pegue a tampa já limpa e coloque um pedaço de algodão, em seguida, encharque o algodão com água e introduza as folhas cicatrizadas nele.

Mantenha o algodão sempre úmido, e evite mexer nas folhas até que tenham criado raízes. Quando as raízes já estiverem grandes e fortes o suficiente, plante a muda em um vaso com terra para envasamento, não esqueça dos cascalhos no fundo do vaso.

Propagação da Haworthia cooperi por separação

A propagação da Haworthia por separação é a forma natural dela se multiplicar. Quando a planta vai amadurecendo, ela começa a criar filhotes em sua base, pequenas folhinhas enraizadas.

Na hora de replantar para um vaso maior, separe alguns desses filhotes da base, cortando nas juntas com a ajuda de uma faca limpa. Não os deixe cair no chão, e certifique-se de os tirar com as raízes, isso vai facilitar o processo, fazendo sua muda se fixar mais rapidamente.

Problemas com a suculenta Haworthia cooperi

Haworthia cooperi próxima de outras espécies de suculentas.

Alguns dos problemas que podem vir a atingir uma Haworthia cooperi são: raiz podre, pragas, folhas marrons e fungos. Nos próximos tópicos, mostraremos com detalhes cada um deles e o que fazer para resolvê-los. Confira!

Raiz podre

O primeiro problema que pode atingir sua Haworthia cooperi é o apodrecimento das raízes. Isso acontece por excesso de água na terra, pois mesmo com os substratos certos, se você a regar demais, ela não drenará com eficiência.

Se sua Haworthia já estiver com as raízes comprometidas, faça a propagação para um novo recipiente, e para evitar um novo problema, regue com menos frequência e a deixe mais exposta a luz.

Pragas

O segundo problema que pode atingir a Haworthia cooperi são as pragas. Esse tipo de problema é muito preocupante, pois se não for detectado precocemente, pode causar a morte da planta. A praga mais comum encontrada nas Haworthia são as cochonilhas-farinhentas, elas comem a planta aos poucos e ficam escondidas entre os nós das folhas.

Se encontrar poucas pragas, retire-as imediatamente e trate as folhas borrifando sabão inseticida, passe óleo de Nim a cada 15 dias para evitar que voltem. Agora, se você encontrar uma infestação, o melhor a fazer é propagar sua planta, retirando uma folha ainda saldável e replantando.

Folhas marrons

O terceiro problema que pode atingir a Haworthia cooperi são as folhas marrons. As folhas marrons surgem por excesso de luz solar, principalmente em horários de intensidade. Mova sua planta para um local com sombra e as folhas voltaram a coloração normal, de modo parcial. Se quiser ter sua planta com folhas verdinhas e lindas novamente, precisará fazer uma propagação, pois os danos de queimadura solar são permanentes.

Fungos

O último problema que pode atingir a Haworthia cooperi, são os fungos. Eles aparecem pelo mesmo motivo do problema inicial, excesso de água. Surgem na parte superior de 2,5 centímetros do solo e podem ser tratados com produtos específicos, procure regar com menos frequência e deixar a planta mais ao sol com pouca umidade.

Características e curiosidades da Haworthia cooperi

Suculenta haworthia cooperi em um vaso de barro.

A Haworthia cooperi é uma planta de aparência deslumbrante, ela possui uma certa transparência em suas folhas, fazendo com que os nutrientes do sol sejam absorvidos por ela mais rapidamente. A seguir, você vai conferir algumas outras características além de várias curiosidades!

Os diamantes da Haworthia cooperi

Os diamantes da Haworthia cooperi nada mais são do que suas folhas de ponta transparente. Essa característica da planta é muito apreciada por sua beleza, e fica mais nítida em contato com a luz.

Suas folhas começam verdes da raiz e vão se desfazendo em pequenos filetes, e no topo da folha, se sustenta uma "joia" cristalina, que parece uma gota d'água protegida por uma leve e fina película. Em seu habitat natural, ela se encontra toda coberta pela terra, só deixando para fora seus diamantes, pois precisa somente deles para o processo de fotossíntese.

A morfologia da Haworthia cooperi

A morfologia da Haworthia cooperi é muito interessante, como já mencionamos anteriormente, o processo de fotossíntese é feito através de seus diamantes. Ela possui pequena estatura e tronco curto, seu caule quase não é visível, pois as folhas são todas grudada das nele como um buquê. Suas folhas são predominantemente verdes, mas pode haver variações.

Dependendo da época do ano, as folhas podem ficar avermelhadas ou marrons. A forma de crescimento da Haworthia não funciona para a vertical, e sim para a horizontal, pois suas folhas não ficam maiores nem seu tronco mais alto, o que ocorre é o nascimento de novas folhas, que fazem o buquê ficar cada vez mais cheio e expandir para os lados.

Uso da Haworthia cooperi como decoração

A Haworthia cooperi é bastante utilizada na decoração. Ela orna bem com qualquer tipo de ambiente, seja em casa, no escritório ou naquela lojinha estilo rústico. Além de ser linda e chamar bastante a atenção, ela é fácil de cuidar, um pouco de água e luz basta para ela durar por muitos anos.

Uma dica de decoração, é usá-la naquele ambiente sem vida em sua casa, ela se contrasta bem nas cores fortes, pinte sua parede de uma cor viva e alegre e em seguida coloque uma prateleira. Com a prateleira fixada, posicione sua Haworthia e aprecie sua beleza.

Cultive uma Haworthia cooperi na sua casa!

Haworthia cooperi próxima de outras espécies de plantas.

Aproveite nossas dicas de cultivo e decoração para usufruir de todo o potencial que a sua Haworthia cooperi pode oferecer. Linda, fácil de cuidar e duradoura, perfeita para quem faz longas viagens e não pode estar sempre regando e alimentando a planta.

Se já possui uma Haworthia, mas tinha dúvidas quanto aos cuidados, espero que esse artigo tenha sido útil para você. E se, por acaso, surgirem novas dúvidas, é só voltar em nosso portal e reler nossas dicas quantas vezes quiser, até a próxima.

Autor deste artigo

Escrever é se comunicar pelas palavras, é dar informação a quem precisa, por isso amo o que faço. Gosto de fazer um pouco de tudo e estou sempre atrás de novos hobbies, todas as atividades feitas ao ar livre e em contato com a natureza ajudam a revigorar nossa alma e a trazer um bem estar. Por isso embarque nessa jornada cheia de dicas práticas comigo, para você levar uma vida tranquila e sem apuros.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos