Arbustos para paisagismo: melhores, mais utilizados e muito mais!

Arbustos para paisagismo: melhores, mais utilizados e muito mais!

Neste artigo, apresentamos os principais tipos de arbustos utilizados no paisagismo. Confira suas características ornamentais e algumas dicas de cuidados.


Você sabia que dá para usar arbustos para o paisagismo?

Arbusto florido

Muitos arbustos são fáceis de cultivar e oferecem florações lindas durante as variadas épocas do ano. Não são muito populares quando se trata de cultivo, mas o que muita gente não sabe é que essas plantas podem deixar seu jardim muito mais elegante e único.

Eles são considerados vegetais do grupo das angiospermas, dicotiledôneas e lenhosas. Eles possuem ramificações mais rasteiras, próximas ao solo ou (em alguns casos) até na superfície. Geralmente não ultrapassam os 3 metros de altura e estão presentes em todas as regiões do planeta.

Como existem inúmeras espécies de arbustos o clima e o solo não serão um problema. Sendo assim, você poderá escolher, dentre inúmeras opções, a que mais se adeque às condições do ambiente e do terreno em que eles serão cultivados.

Aqui vamos te mostrar formas, cores e tamanhos para todas as necessidades e preferências. Não irão faltar opções para você ornamentar seu jardim ou sua casa. Continue lendo para saber mais.

Melhores arbustos para paisagismo:

Esses vegetais contam com variados estilos e particularidades, portanto não é uma tarefa difícil encontrar aquele que deixe a paisagem do seu jardim mais harmoniosa. A seguir, você descobrirá quais espécies dessas plantas são mais adequadas e atrativas para constituir os mais diversos e lindos cenários em qualquer lugar do mundo.

Spiraea do Japão

Spiraea do Japão

Esse arbusto é ótimo para solos rochosos e de pouca umidade, não ultrapassa 1 metro e meio de altura e mesmo necessitando de luz solar constante, resiste bem às fases de invernos mais intensos. As suas flores são de uma delicada coloração rosa e branco ou em alguns casos na cor framboesa.

A espécie é uma das queridinhas dos paisagistas por ser versátil e de fácil cultivo, além de ter ótima capacidade de renovação após as podas. Ainda vale ressaltar o fato de que podem durar até 40 anos se bem cultivadas.

Lilás Comum

lilás comum

Podendo ser plantado em solo de calcário ou argiloso, é considerado um arbusto de grande porte e chega a alcançar de 3 a 7 metros de altura. Necessita de sol pleno ou sombra parcial. Embora tenha tamanho maior, é necessário apenas uma poda por ano.

Paisagistas também costumam incluí-lo em projetos pela sua versatilidade. Suas flores variam entre diferentes tons de púrpura e este é com certeza um arbusto da primavera, pois é nessa época do ano que oferece um show de beleza e aroma.

Roseira

Roseira

Apesar dos seus espinhos, as muitas variações de roseiras encantam pela sua beleza e aroma. Por existirem inúmeras variedades delas, o plantio pode ser feito mesmo em diferentes regiões com climas variados, desde que em solos férteis e com boa drenagem.

Como os arbustos oferecem uma beleza clássica e sofisticada e seu tamanho não ultrapassa os 2 metros, são comumente usados pelos paisagistas na ornamentação.

Possui cores variadas que vão desde o branco até tons mais escuros, como o vermelho. A primavera é a época perfeita para floração, mas algumas espécies, se bem cultivadas, podem florescer boa parte do ano.

Escudo persa

Escudo persa

Com folhas texturizadas e em tons de roxo e verde, essa planta geralmente não costuma ter porte maior que 1 metro. É necessário para o plantio um solo abundante em matéria orgânica que não empoce água, mas que mesmo assim permaneça úmido.

Ao que se indica seu cultivo é mais aproveitado em áreas tropicais, sendo mais difícil ter sucesso no cultivo em regiões de clima frio.

Esse arbusto é um dos mais utilizados pelos paisagistas quando se trata de baixo custo de manutenção e versatilidade, pois acaba servindo de complemento para oferecer contraste e destaque a outras plantas.

Arbustos mais utilizados no paisagismo:

Assim como muitas coisas no mundo, existem alguns tipos de arbustos que são mais desejados pelos paisagistas por oferecer mais glamour aos e versatilidade aos cenários. Logo abaixo você irá conhecer quais os mais utilizados nas ornamentações, aqueles que qualquer paisagista irá pensar como preferidos para suas escolhas.

Hortênsia

Hortênsia

Com floração indo da primavera ao outono esses arbustos costumam ser muito escolhidos para ornamentação devido a sua floração linda e única. São tons de azul muito especiais que não são comuns em outras flores. Não é considerada uma planta de grande porte, pois não ultrapassa os 3 metros de altura.

Mais comumente cultivada em regiões de climas temperados e subtropicais, a hortênsia precisa de solo rico e úmido para se desenvolver plenamente. A curiosidade é que seu azul único costuma aparecer apenas em solos mais ácidos, que é a situação do solo Brasileiro.

Fúcsia

Fúcsia

Esse é outro arbusto muito utilizado no paisagismo pelo seu grande valor ornamental. Seu tamanho não ultrapassa mais que 3 metros e deve ser cultivado na sombra, mas em ambiente iluminado.

A floração acontece durante o outono e ainda permanece algum tempo durante o inverno, quando desabrocham belas flores com cores exuberantes, sendo mais comuns em tom de rosa e roxo, que por sua vez deu origem ao nome.

Não é considerada de difícil cultivo, preferindo solo úmido e com boa capacidade de drenagem. Com certeza é uma super escolha que agregará beleza em qualquer jardim.

Hebe

Hebe

É considerada uma espécie de planta mais exigente, pois ela não se dá bem com os climas extremos, por exemplo. Embora resista bem a diferentes tipos de solos, eles precisam ser mais soltos e possuir boa capacidade de drenagem. Deve ficar em lugares luminosos, mas sem exposição direta à luz do sol.

A floração acontece em todo verão e também no outono, tem flores em lindos tons de azul, roxo e branco. Como não costumam crescer muito podem ficar lindos até mesmo em vasos, o que faz dos arbustos uma ótima escolha para ornamentações também no paisagismo de ambientes internos.

Viburno

Viburno

Geralmente usado no paisagismo para cercas vivas, esse arbusto agrega beleza e sofisticação aos jardins. Existem muitas espécies com diferentes estilos de flores bem sutis, mais comuns em tons de rosa ou branco. No caso das cercas, é necessário podas mais específicas para ficarem na forma desejada.

São muito resistentes aos ambientes urbanos e alguns tipos toleram as regiões mais áridas. Não são muito exigentes em relação ao solo, desde que sejam moderadamente férteis, e preferem o sol pleno. Essa planta é muito resistente e não costuma sofrer com ataques de pragas.

Arbustos de sombra para o paisagismo:

É necessário conhecer em quais condições suas plantas devem ser cultivadas, e se tratando de arbustos não poderia ser diferente, alguns detalhes são imprescindíveis para obter êxito no cultivo.

Neste tópico iremos apresentar alguns dos mais indicados para cultivo na sombra, podendo inclusive fazer parte da ornamentação dos ambientes internos.

Louro-da-montanha

Louro-da-montanha

Essa planta tem um porte consideravelmente grande e pode chegar até 9 metros de altura. Possui lindas flores que brotam de forma abundante em tons variados de rosa claro e branco. Sua floração ocorre durante a primavera e o verão.

Utilizados com frequência no paisagismo, os arbustos preferem solo mais ácido onde a presença de nutrientes é mais abundante. Devido ao crescimento mais lento não precisa de podas constantes, inclusive sua primeira floração pode demorar até 2 anos para acontecer.

Rosa Japonêsa

rosa japonesa

Com sua cor amarela e vívida, as flores desse arbusto oferecem muita beleza a qualquer jardim, e assim como o louro da montanha nascem de forma abundante. Sua altura não costuma ultrapassar 1 metro e meio, mas pode se estender pelo terreno. É indicado que sejam cultivadas em solo fértil e profundo.

Seu período de floração acontece geralmente na primavera, podendo se estender até o outono e prefere o clima temperado. No paisagismo é usada mais comumente no plantio isolado e apresentam crescimento rápido, proporcionando uma estética muito elegante e única ao lugar.

Daphne L.

Daphne L.

No paisagismo seu uso é muito comum em jardins de pedra, o que indica que se adapta bem aos solos mais pobres e rochosos que tenham boa capacidade de drenagem. O arbusto tem flores muito perfumadas na cor branco/creme e sua floração acontece na época da primavera e também do verão.

Como tem porte pequeno, pode ser aproveitada em cenários mais compactos e oferece um tipo de beleza mais discreta ao ambiente. Se adapta melhor ao clima temperado e ameno.

Aucuba Japonica

Aucuba Japonica

Diferente da maioria dos arbustos que vimos ao longo deste artigo, as flores não são o foco deste, mas sim sua folhagem, o que o faz se encaixar na categoria evergreen.

Em algumas das variedades apresenta manchas brancas ou amareladas nas folhas de bordas serrilhadas e chega a 3 metros de altura.

Se adapta bem a climas diversos e prefere solo rico em matéria orgânica, bem drenado, mas com umidade. No verão surgem flores insignificantes, mas junto a elas há algumas frutinhas vermelhas que acrescentam um charme todo especial.

Arbustos de baixa manutenção para o paisagismo:

Há muitas opções de arbustos que enriquecem o ambiente e que não necessitam daquele cuidado mais específico, como as podas constantes. Se você não tem muito tempo para gastar em jardinagem, mas mesmo assim preza por um jardim bem cuidado continue lendo este artigo.

Hortênsia da folha de carvalho

Hortênsia da folha de carvalho

Muito usado no paisagismo por seu baixo custo de manutenção. Esse arbusto é bastante compacto e pode ser cultivado em áreas menores já que seu tamanho não chega a ultrapassar mais que 90 cm.

Inicialmente suas flores nascem brancas, mas podem desenvolver para um tom rosa e roxo com o passar do tempo. Seu período de floração ocorre no verão.

Preferem o clima mais ameno, gostam de jardins sombreados, mas toleram um pouco de sol. Deve ser cultivado em solo bem drenado, mas com capacidade de reter umidade e rico em matéria orgânica.

Rhododendron

Rhododendron

Essa planta possui inúmeras espécies diferentes. Seu porte é maior que o arbusto anterior, além de ser muito ramificado necessitando de área maior para ser cultivado.

Suas flores são de um carmesim mais profundo e surgem no outono e inverno. Prefere clima mais frio e sol pleno. Se adapta melhor em solo fértil rico em matéria orgânica e bem drenado. No paisagismo geralmente são usados de forma isolada em gramados.

Evônimo

Evônimo

Outro arbusto que faz parte da categoria evergreen, tendo como principal foco, a folhagem. No paisagismo, eles vêm cada vez mais sendo utilizados em ambientes internos, mas nos jardins geralmente compõem cercas vivas.

Se adapta bem a climas diversos, mas não gosta muito do frio. Pode ser cultivado em sol pleno ou meia sombra e seu tamanho não ultrapassa 3 metros. Prefere solo mais fértil e úmido com boa capacidade de drenagem.

Hibiscus syriacus

Hibiscus syriacus

Muito usado no paisagismo por seu aroma mais que especial e lindas flores, esse arbusto traz delicadeza na ornamentação de qualquer jardim. Suas flores têm cores no tom de rosa, branco e lilás. Atraem borboletas e beija flores durante a floração, que ocorre durante o verão.

Se adapta bem ao solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Geralmente é usado para compor maciços ou cercas vivas em jardins, mas também pode ser plantado em vasos ornamentais e não ultrapassa os 3 metros de altura.

Azálea

Azálea

Trazendo um grande leque na coloração de suas flores, esse arbusto costuma ser usado no paisagismo por sua beleza e versatilidade. Consegue agregar muita riqueza ao ambiente, seja dentro de casa ou nos jardins.

A floração acontece no outono e no inverno e se adapta tanto aos climas quentes quanto aos frios. Precisa receber luz solar direta ao longo do dia, prefere solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.

Escolha seus arbustos preferidos e use-os para o paisagismo do seu jardim!

Arbusto florido como paisagismo da casa

Com todas as opções que foram citadas ao longo deste artigo, fica muito mais fácil escolher quais arbustos se adaptam melhor ao seu ambiente, seja no jardim ou dentro de casa. Florações adequadas para todos os períodos do ano, tamanhos diversificados para atender qualquer exigência de área e os solos mais apropriados para o plantio dos seus arbustos.

Você conheceu cores, formas e aromas para todos os gostos, agora pode ter ideias e inspirações para desenvolver um projeto. Sendo assim, chegou a hora de decidir qual escolher dentre todas essas variedades e compor cenários maravilhosos com elas.

Para obter sucesso no plantio não deixe de seguir todas essas dicas. Assim terá sucesso nas suas ornamentações. Para aprender mais sobre plantas e paisagismo não deixe de conferir outros artigos do site. Até a Próxima!

Autor deste artigo

Usando pesquisa e escrita como instrumentos para a evolução.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos