Já ouviu falar na Flor de Outubro?
A Flor de Outubro é uma espécie de cacto, muito famosa pelo nascimento de flores coloridas em suas extremidades. Essas flores podem ser rosa ou vermelha, e elas costumam brotar na primavera - aqui no Brasil e no hemisfério sul, entre os meses de setembro, outubro e novembro.
A Flor de Outubro pode crescer nos galhos e troncos de outras árvores, mas também são comuns em solos rochosos. Elas são plantas epífitas, ou seja, elas crescem em locais muito úmidos. Seu porte varia entre 50 cm e pode chegar a até 1,80 m.
Diferentemente de outros cactos, seu caule é rechonchudo e não possui espinhos - semelhante ao das suculentas. Abaixo, saiba mais sobre essa planta tão interessante.
Características da Flor de Outubro
Nome Científico | Hatiora Rosea |
Outros Nomes | Flor de Outubro |
Origem | Brasil |
Porte | 50cm~1,80m |
Ciclo de Vida | Perene |
Floração | Primavera |
Clima | Subtropical e Temperado |
A Flor de Outubro, que leva o nome científico de Hatiora rosea, pertence à família Cactaceae. Ela se encaixa na categoria dos cactos e suculentas e das flores perenes, tendo origem na América do Sul - mais precisamente, no Brasil. Seu tamanho varia entre 50 cm a 1,80 m e a temperatura ideal para cultivá-la é entre 24 a 27ºC, geralmente nos meses de primavera e outono.
O tipo de solo ideal para a Flor de Outubro é úmido e rochoso, mas ela costuma crescer em troncos de outras árvores. Ela não deve tomar sol diretamente, e sua luminosidade ideal é a parcial. A Flor de Outubro se propaga através de estacas, cortes em folhas, ramos ou por sementes.
Conheça mais sobre a Flor de Outubro
A Flor de Outubro se adapta muito bem ao clima brasileiro, ela é muito encontrada no sudeste do país, e na fronteira do Paraná com o Paraguai. Saiba mais curiosidades sobre a planta.
■Um cacto diferente do comum
A Flor de Outubro é da mesma família dos cactos, por isso ela também é considerada um. Porém, ela é diferenciada por seus caules serem arredondados e não possuírem espinhos, como a maioria dos cactos.
Além disso, lindas flores coloridas crescem nas suas extremidades, diferente de alguns cactos que possuem apenas um ou mais caules sem flores.
Ela leva essa nomenclatura por normalmente florescer em outubro, um dos meses da primavera. Porém, algumas variedades chegam a florescer até duas vezes por ano, geralmente entre os meses que apresentam temperaturas mais amenas.
■Significado da Flor de Outubro
A Flor de outubro ficou conhecida como um dos símbolos do Outubro Rosa, o mês da campanha de combate ao câncer de mama. A data é celebrada anualmente e tem como objetivo compartilhar informações e conscientizar sobre a doença durante todo o mês.
Devido à maioria de suas flores serem cor de rosa, e por florescer normalmente em outubro, ela se tornou símbolo dessa campanha tão importante.
■Flor de Outubro e Flor de Maio são a mesma planta?
Apesar de serem muito semelhantes, a Flor de outubro e a Flor de maio são plantas diferentes. Elas costumam ser confundidas por também possuírem lindas flores nas extremidades, e por serem de uma família de cactus comum no Brasil.
Porém, como o próprio nome diz, a Flor de maio costuma florescer entre os meses de outono - que aqui, no hemisfério sul, é em abril, maio e junho. Já a Flor de outubro floresce na primavera, entre os meses de setembro, outubro e novembro.
A espécie delas também é diferente, a Flor de maio é da espécie Schlumbergera truncata, enquanto a Flor de outubro é da Hatiora rosea.
■Escolha sua cor favorita: rosa ou vermelho
As cores mais comuns da flor de outubro são rosa e vermelho, e encantam a todos que são apaixonados pela beleza da jardinagem. Algumas variedades podem apresentar flores em cores mais alaranjadas ou amareladas, mas costumam ser menos comuns.
Por apresentar essas flores extremamente coloridas, e por ser muito fácil de cuidar, a Flor de outubro é uma ótima opção para decorar o jardim ou os ambientes internos da sua casa. Seja escolhendo plantá-la em troncos, ou em vasos, ela irá trazer vida e alegria a qualquer ambiente. Certamente, uma dessas opções irá te encantar.
Como cuidar de Flor de Outubro
Os cuidados com a Flor de outubro são bem simples. Ela precisa de solo, rega, adubação, luminosidade e poda adequada. Veja como cuidar da sua.
■Conheça o ciclo de vida da Flor de Outubro
A Flor de outubro é uma planta perene, ou seja, ela possui um longo ciclo de vida e costuma estar bonita e saudável ao longo do ano todo. O desenvolvimento desse tipo de planta acaba sendo mais específico, e sua sazonalidade difere das demais.
Suas folhas, por exemplo, costumam não cair, e suas flores tendem a apresentar cores mais vivas e alegres. Uma das vantagens desse ciclo de vida é a facilidade na manutenção da planta, que tende a ser mais resistente e a se adaptar a diversas condições.
Além de trazer beleza ao jardim, a Flor de Outubro é uma ótima aposta para quem está começando a se aventurar na jardinagem. Prática e fácil de ser cuidada, a Flor de outubro pode viver durante anos embelezando sua casa.
■Plantio da Flor de Outubro
Ao plantar a sua Flor de outubro, tenha certeza de que ela estará recebendo boa quantidade de luz solar. Quando ela está em fase de crescimento, o ideal é que a incidência de sol seja total e, a princípio, que a planta esteja no interior.
A Flor de outubro necessita de calor para sobreviver, por isso a importância do clima adequado para o plantio - entre 24 a 27ºC. Ela pode consegue se adaptar a climas mais frios, porém apenas no ambiente interior.
É ideal também que seja plantada em solo adequado e, no caso da Flor de outubro, que seja rochoso e úmido. Ela também pode ser plantada em vasos, e costuma se adaptar melhor quando anexada ao tronco de uma árvore ou mesmo diretamente em rochas.
■Irrigação e ventilação da Flor de Outubro
Por ser uma planta epífita, a Flor de outubro necessita de muita umidade para sobreviver. Seu substrato deve estar sempre úmido, mas não encharcado. Atente-se à quantidade necessária apenas para manter o solo úmido quando for fazer a irrigação, para não correr o risco de afogar a planta.
A respeito da ventilação, a Flor de outubro se adapta muito bem ao exterior quando plantada em locais de clima mais quente. Apenas mantenha a planta onde tenha incidência indireta do sol e pouco vento, pois quando ela está em período de floração, qualquer movimento brusco pode danificar seu crescimento.
■Iluminação ideal para Flor de Outubro
A luz indireta, ou parcial, é a mais indicada para a Flor de outubro. Ela gosta de bastantes períodos de sombra, e necessita de pelo menos 14 horas sem luz solar. Durante a noite, se possível, mantenha a Flor de outubro em um local que não receba luz artificial. Caso não seja possível movê-la, cubra a planta com um saco de papel durante esse tempo.
Durante sua fase de crescimento, logo após ter sido plantada, a Flor de outubro necessita de maior incidência de luz. Por isso, deixe-a receber a luz do sol diretamente em horários que sejam menos quentes - antes das 10h, e depois das 16h, por exemplo. Depois, retorne-a para onde a luz seja parcial.
■Substratos, adubos e cuidados com a terra
O cuidado com o solo é fundamental para que a Flor de outubro se desenvolva sempre bela e saudável. Além de se atentar à umidade ideal, a fertilização a cada duas semanas é recomendada para manter a nutrição adequada da planta.
Misturas próprias, com adição de areia e terra rochosa são indicadas para a Flor de outubro. Fertilizantes químicos ou orgânicos, indicados para o seu período de floração, também podem ser adicionados ao solo, como você pode ver em Os Melhores Adubos para Flores.
O ideal é que os substratos, adubos e fertilizantes sejam aplicados até o início do outono, ou enquanto a planta ainda está em floração.
■Rega e cuidados com a folhagem
Por ser considerada uma suculenta, a Flor de outubro é capaz de armazenar bastante água em seus caules. Isso faz com que a planta necessite que seu solo esteja sempre bem úmido, porém nunca encharcado, para não haver excesso de água. Caso ela esteja plantada em vaso, evite usar o prato abaixo, para que assim o excesso de água possa escorrer livremente.
A folhagem da Flor de outubro costuma ser o próprio caule, em formato mais arredondado e macio - típico das suculentas. Algumas são mais achatadas, e crescem em várias direções. Para saber se a quantidade de água está adequada, atente-se à maciez e textura da folhagem.
■Floração da Flor de Outubro
A Flor de outubro, como o próprio nome indica, costuma florir durante os meses da primavera. Algumas variações podem florescer mais de uma vez por ano, geralmente durante o outono, por encontrar a temperatura ideal nesses meses. Suas flores costumam ser cor de rosa ou vermelhas, com formato estrelar, e tendem a brotar nos terminais dos caules.
É importante cuidar da posição da Flor de outubro quando os primeiros botões de flor começarem a brotar. O ideal é não movimentá-la muito, pois qualquer estresse pode causar a queda das flores. Após a floração, regue-a moderadamente, pois a planta precisa de um período de descanso.
■Poda da Flor de Outubro
A Flor de outubro não necessita de poda constante. Por ser uma planta perene, ou seja, que possui o ciclo de vida longo, suas flores e folhas permanecem sempre bonitas caso sejam cuidadas adequadamente. As plantas mais velhas podem crescer em formato de cascata, e suas flores vão acompanhando em seu ritmo.
Caso queira podá-la para fins estéticos, corte-a na base de seus artículos após o período de floração, e deixe a planta cicatrizando em local sombreado.
Como criar mudas da sua Flor de Outubro
Criar mudas da Flor de outubro é muito simples. Veja como propagar e replantá-la em diversos locais na sua casa.
■Arranque com cuidado a folha da Flor de Outubro
A maioria das suculentas e cactos podem se propagar através de suas folhas ou corte nos caules. A Flor de outubro, da mesma forma, consegue gerar novas mudas por meio de um pedaço da planta mãe.
Primeiramente, encontre onde fica o artículo da folha, que é a extremidade onde ela fica ligada às outras folhas. Depois, arranque com cuidado uma folha saudável, que esteja firme e rechonchuda. Cuide para que ela não rasgue, pois assim não será capaz de criar raízes e crescer novamente.
Em apenas algumas semanas, pequenas novas folhas começarão a brotar na extremidade da folha principal.
■Faça uma mini estufa ou plante na terra
Faça uma mini estufa para a nova muda da sua Flor de outubro, assim, será mais fácil controlar a incidência de luz ideal e manter o calor necessário para a planta se desenvolver.
A princípio, todo o nutriente que a nova planta irá precisar já está presente na folha mãe que foi retirada da planta adulta, por isso, a escolha de uma folha bem saudável é fundamental. Mas, caso prefira, plante a folha mãe diretamente na terra, para que ela possa desenvolver raízes mais rapidamente e começar a absorver seus próprios nutrientes.
■Se optar plantar diretamente na terra, cuidado com a rega
Como a folha mãe escolhida inicialmente já vem com uma boa quantidade de água, caso opte por plantar a nova Flor de outubro diretamente na terra, tenha cuidado com a rega. As plantas em fase de crescimento precisam de uma quantidade de água ideal para que possam se desenvolver de maneira saudável.
Por isso, mantenha a rega de acordo com a necessidade da planta, que é ter seu solo sempre úmido, mas não encharcado.
■Utilize musgo seco
O musgo é um ótimo substrato para cactos e suculentas no geral, pois ele consegue manter a quantidade de água sempre estável, e proporcionar a umidade que a planta necessita constantemente. Para plantar a nova muda da Flor de outubro, prefira o musgo seco.
Cubra cuidadosamente as pontas da folha sob o musgo e misture com água. Deixe as mudas recém plantadas na sombra, e quando ela mostrar um crescimento significativo e estiver bem enraizada, mova-a para onde tenha mais incidência de luz do sol.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar da flor de outubro
Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da flor de outubro, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Plante Flores de Outubro e tenha um ambiente alegre!
Agora que você sabe mais sobre a Flor de outubro, certamente já pode plantar a sua e ter um ambiente sempre alegre. Com os cuidados necessários, essa espécie de suculenta irá garantir beleza e harmonia para a sua casa, seja no exterior, em seu jardim, ou em vasos dentro de casa.
A Flor de outubro é conhecida por ser uma planta de manutenção extremamente simples, e pela beleza das suas flores durante a primavera. Escolha a sua cor preferida que, com certeza, você irá se encantar.
Oi, eu sou a Carol! Sou Jornalista de formação, apaixonada por arte, livros, filmes, séries, fotografia e tudo que há de lindo por aí. Adoro estar ao ar livre, admirando a natureza e os animais. Amo escrever e contar histórias que me inspiram, para também poder inspirar as pessoas.