O que faz o veículo consumir mais combustível no dia a dia? Saiba mais

O que faz o veículo consumir mais combustível no dia a dia? Saiba mais

Seu carro consome muito combustível? Veja neste artigo os principais motivos disso acontecer e como evitar esse problema!


O que faz o veículo consumir mais combustível?

Homem dirigindo carro

Encher o tanque de um carro hoje em dia não é nada barato e ainda mais se gasta gasolina, diesel ou etanol além do normal... No entanto, existem certas atitudes que permitem que você pare de desperdiçar combustível extra, mas sem perder o conforto que o seu automóvel proporciona.

Quando um veículo passa a consumir mais combustível, descobrir o motivo não só afeta o bolso como também aumenta a qualidade no modo de dirigir do motorista. Por isso, a seguir estão 15 dicas de economia que também explicam porque o tanque de um carro esvazia rapidamente. Confira!

Como fazer o veículo consumir menos combustível no dia a dia?

Para um veículo consumir mais combustível há dois motivos: alguma peça não funcionando corretamente ou algum fator no modo como o carro está sendo conduzido nas viagens está estimulando esse gasto.

Detalhes simples como frear com marcha engatada ou trocar as velas, por exemplo, permitem que seu automóvel rode mais com menos litros. Portanto, é importante que você não deixe de experimentar dicas a seguir:

Use combustível de qualidade

Abastecendo o carro com gasolina

Por mais tentador que seja, evite os "produtos milagrosos". Os ímãs, aditivos e outros produtos sobrenaturais não funcionam. Se fosse fácil evitar que um carro consumisse menos gasolina colocando apenas um ímã no motor, os fabricantes já instalariam na produção para aumentar as vendas.

Use o combustível com as propriedades recomendadas pelo fabricante. Além disso, ele não precisa ser superior. Se você usar gasolina de 98 octanas, por exemplo, em um carro que roda perfeitamente a 95 desperdiçará de dinheiro, pois isso não traz mais benefícios e nem melhor desempenho.

Sempre tenha pneus bem calibrados, alinhados e balanceados

Pneus

A pressão baixa, o desalinhamento e a falta de balanço das rodas levam um veículo a consumir mais combustível. Se eles estiverem de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo fabricante e nas condições climáticas adequadas, a direção será mais segura e mais eficiente.

Do contrário, o uso excedente do combustível fica entre 2 e 4 por cento. É importante fazer isso, principalmente em épocas frias. Em baixas temperaturas os pneus perdem pressão e murcham. Se, além disso, estiverem sem alinhamento e balanço a situação fica mais complicada.

Portanto, para manter o tanque cheio por mais tempo, é aconselhável verificar o estado das rodas antes de iniciar uma corrida, principalmente se for fazer uma viagem longa. Em postos de gasolina, existem dispositivos nos quais você pode verificar essa pressão.

Troque o óleo regularmente

Colocando óleo no carro

Usar o tipo de óleo recomendado pelo fabricante permite que o carro rode mais milhas por galão. Então, se você usar óleo de motor 10W30 em um motor projetado para usar 5W30 o veículo irá consumir mais combustível, pois a espessura, a resistência à temperatura e viscosidade variam entre os produtos.

Além disso, procure um óleo de motor de boa qualidade para fazer a troca. No geral, a cada 12 meses ou se seu carro rodar mais de 10 mil quilômetros é que se recomenda manutenção.

Cheque os filtros de ar, velas de ignição e injetores de combustível

Filtro de ar do carro

Normalmente, quando uma oficina mecânica realiza uma manutenção preventiva, substitui várias peças para o veículo não consumir mais combustível. Nessa troca estão o filtro de ar, as velas, o filtro de óleo e filtro de gasolina. Apenas o mau estado ou a deterioração desses itens já é suficiente para comprometer o desempenho do carro.

O filtro de gasolina é a passagem do tanque para o motor e remove as impurezas que estão no combustível. O filtro de ar também funciona como purificador e as velas produzem ignição da combustão. Portanto, é importante a cada manutenção que todas as peças sejam trocadas por produtos originais, assim como a revisão de seus cabos.

Em relação aos injetores, eles servem para dosar a quantidade de combustível usada na câmara de combustão e ficam sujos com o uso. No entanto, essas peças precisam apenas ser limpas.

Reduza o uso do ar condicionado

Ar condicionado do carro

O ar condicionado não costuma consumir bastante combustível do veículo, desde que seja utilizado de forma eficiente. Quando se trata de resfriar um carro que ficou exposto ao sol e superaqueceu, é melhor abrir as janelas para permitir a circulação de ar e reduzir a temperatura.

Uma dica é baixar a janela na parte traseira oposta ao motorista e abrir e fechar a porta do condutor várias vezes. Assim, segundo especialistas, a temperatura do veículo pode cair até 10º C rapidamente. Depois, abra um pouco as janelas e quando a temperatura estabilizar ligue o ar condicionado.

Quando a temperatura ficar mais branda ative o ar condicionado. Além disso, caso precise ultrapassar a velocidade de 80 km/h, feche as janelas para que o ar não crie resistência e consequente, necessite de energia extra para se mover.

Verifique a temperatura do motor

Mecânica checando temperatura do carro

Não é incomum que as peças de um carro esquentem com o calor do verão, principalmente se for um modelo antigo. No entanto, se você observar que a temperatura do motor está subindo, siga estas dicas para diminuir a quentura até chegar a um mecânico:

- Realize uma transferência de calor: ligue o aquecedor e saia do carro. Desta forma, parte do calor do compartimento do motor é enviada para o passageiro e faz com que a temperatura do motor caia.

- Verifique a ventoinha do radiador: se a quentura não diminuir verifique se a ventoinha do radiador está funcionando corretamente. No dia a dia, se após desligar o veículo essa peça levar mais de 10 minutos para desativar também é sinal de problemas.

- Verifique o nível do líquido do arrefecimento: se o ventilador estiver parado, pare o carro, pois o motor não está recebendo água e a temperatura continuará subindo. Nunca abra a tampa quando o carro estiver muito quente. O reservatório é transparente e permite ver facilmente se a água está longe da marca do nível.

Quando o motor do veículo aquece demais é necessário encaminhá-lo a uma oficina mecânica para que o automóvel pare de consumir mais combustível.

Freios e embreagem ajudam a economizar

Mecânico checando freio do carro

Você já ouviu falar de “Freio motor”? Quem mais entende de carro recomenda esse método para frear com eficiência. Ele consiste em liberar o acelerador com a marcha engatada e dar pequenos toques no freio até atingir a velocidade certa para estacionar.

Se necessário, nesse caso, você pode diminuir gradativamente as marchas da caixa de câmbio com rotações abaixo de 2.000 rpm. Outro detalhe importante é você tem que soltar o pedal do acelerador com alguma marcha, pois se fizer em ponto morto não vai funcionar.

Tenha o escapamento em dia

Limpando escapamento do carro

Com o passar dos anos e o uso diário o escapamento se desgasta. As consequências de dirigir com o escapamento danificado são a inevitável perda de potência do motor, menor desempenho e consequentemente, o veículo passa a consumir mais combustível.

O tubo quebrado faz com que o oxigênio entre no motor e confunda o sistema responsável pela regulagem do combustível. A manutenção preventiva evita isso, é aconselhável fazer a revisão pelo menos a cada 50 mil km.

Não deixe o carro inativo

Carros inativos

Em princípio, ficar um ou dois meses sem se mover não oferece nenhum risco a um automóvel, exceto para a bateria que com certeza irá descarregar. No entanto, não é uma boa ideia deixar seu carro muito tempo parado. Fazer isso aumenta o risco de avarias. Os pneus se deformam ou os travões emperram, aparece vazamento, entre outros problemas e, é claro que o veículo irá consumir mais combustível.

Verifique se o giro do motor está em baixa rotação

Painel do carro

Dirigir em baixas rotações leva o motor a funcionar no limite. Embora alguns motoristas tentem economizar desse modo, isso não adianta, porque o veículo irá consumir mais combustível para se recuperar. O ideal para os motores alimentados por:

- Diesel é de 1.500 a 3.000 rpm
- Gasolina é de 2.000 a 3.500 rpm
- Etanol é de 2.000 a 2.500 rpm

Se o giro do motor estiver na rotação correta será menos necessário para acelerar e haverá menos chances de seu carro apresentar falhas causadas pelas vibrações internas bruscas.

Diminua o peso do veículo

Carro pesado com muitas compras

Retire do carro tudo o que você não precisa, o peso faz o veículo consumir mais combustível que o necessário. Remova rack de teto se não estiver usando, esvazie o porta-malas e procure percursos menores quando carregar compras no automóvel.

Os acessórios externos aumentam a resistência do veículo ao ar. Além disso, ao viajar com o porta-malas carregado, o gasto sobe de um a quatro litros a cada 100 quilômetros. Portanto, para economizar não é aconselhável transportar objetos no carro, principalmente muito pesados.

Usar as janelas fechadas pode ajudar

Mulher dirigindo carro com janelas fechadas

Embora a baixas velocidades o seu carro não gaste muito força para se mover. No entanto, conduzir com as janelas abertas a 100 km/h levará seu veículo a consumir mais combustível, porque o motor precisará de uma energia maior para vencer a aerodinâmica.

Não fique esperando o motor esquentar

Motor de carro

É grande o número de condutores que esperam o motor esquentar. No entanto, especialistas esclarecem que não é necessário fazer isso com os carros recentes. Em automóveis modernos essa prática reduz a vida útil do motor e remove o óleo dos cilindros e pistões.

Essa técnica indicada para carros antigos é um problema. Um veículo irá consumir mais combustível, porque a câmara de combustão receberá mais gasolina para queimar e parte dela pode entrar nas paredes do cilindro.

Não usar a marcha errada

Câmbio do carro

Andar com a marcha adequada ao conduzir sempre ajuda a economizar combustível. É uma redução que pode chegar até 15% do que quando se usa bem as funções do câmbio. Se você não sabe quando mudar de marcha, considere as seguintes indicações:

- Primeira marcha: use apenas para iniciar a corrida.
- Segunda marcha: após partida mude para a segunda assim que possível.
- Terceira marcha: a partir de 30 km/h.
- Quarta marcha: a partir de 40 km/h.
- Quinta marcha: a partir de 50 km/h.
- Sexta marcha: quando você exceder 80 km/h

Sempre que puder, tente parar o carro sem reduzir a marcha. Se você continuar a acelerar com uma marcha selecionada, o veículo irá consumir mais combustível. Se for parar por mais de 60 segundos, é melhor desligar o motor.

Dose o pé no acelerador

Pé no acelerador

Para um veículo não consumir mais combustível, é aconselhável tentar manter um ritmo uniforme ao dirigir, evitando acelerações e mudanças de velocidades desnecessárias. Quanto menos você colocar o pé no acelerador, menos gasta.

Um dos truques para manter o tanque cheio por mais tempo, é saber como começar a viagem. Se o seu motor for a gasolina, comece a dirigir imediatamente após a partida. Se for diesel ou etanol, espere alguns segundos antes de iniciar a viagem.

Saiba o que faz o veículo consumir mais combustível e economize!

Homem dirigindo na estrada

É sempre agradável ter alguns “trocados” sobrando no final do mês. Também é confortável saber que você não precisa gastar dinheiro para cobrir despesas extras para seu carro se mover. Portanto, não deixe de considerar as dicas dadas aqui e aplicar no seu dia-a-dia.

Esse texto resumiu as possíveis causas para um veículo consumir mais combustível e serve para você ter conhecimento sobre eventuais problemas que seu automóvel pode ter, além do gasto desnecessário seja com gasolina, diesel ou etanol. Então, aproveite e economize sem abrir mão da sua qualidade de vida!

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Procurando o melhor PC gamer completo? Neste artigo confira muitas informações desse produto para escolher o ideal e veja um ranking com os 10 melhores!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Decoração Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos