Já pensou em como morar em Portugal? Veja o custo, como é e onde ir!

Já pensou em como morar em Portugal? Veja o custo, como é e onde ir!

Confira neste artigo, as vantagens e desvantagens de morar em Portugal, seus pontos turísticos e como tirar o visto!


Como é viver em Portugal?

Bonde amarelo e branco numa rua estreita de Lisboa, Portugal

No geral, você não terá grandes dificuldades se optar por morar em Portugal, pois o país é um dos melhores para se viver. Por exemplo, em relação à alimentação, os preços são incrivelmente acessíveis, apresentando produtos de boa qualidade.

Por outro lado, se pensamos em saúde, ela é pública, mas você será obrigado a pagar pelas consultas. A educação é excelente, tendo o seu ranking no PISA aumentado significativamente a cada ano. Por esses e outros motivos, é um dos grandes destinos cogitados pelos brasileiros para viver.

Você certamente já se imaginou vivendo em um outro país, e com certeza, várias dúvidas surgiram. Por isso, nesse artigo, reunimos algumas informações sobre Portugal e as principais informações para viver lá, como: custo de vida; como ir; quanto custa e muito mais!

Dicas para morar em Portugal

Como morar em Portugal: passaportes brasileiro e português na mão de uma pessoa

Uma importante e valiosa instrução é: planeje-se! Fazer uma boa reserva de dinheiro, assim como organizar-se para pesquisar bastante antes e entender os processos de burocracia das documentações, formas de vida, leis do país e etc são passos essenciais.

Além disso, fique atento às notícias e tente contatar pessoas que você sabe que moram ou mudaram-se para Portugal. É sempre bom ouvir as experiências de pessoas que já passaram pelo mesmo caminho primeiro e seguir seus conselhos. Afinal, você não quer ser pego de surpresa por algum inconveniente desagradável quando estiver realizando o tão esperado sonho: mudar-se para Portugal.

Conheça os tipos de visto para viver em Portugal

Esse é um dos primeiros pontos de dúvidas e incertezas para quem pretende dar esse passo, até porque os vistos são a porta de entrada para o país.

Os principais vistos são: de estudante, quando você pretende entrar no país para estudar; de trabalho, quando a empresa faz questão de te transferir para uma sede lá; de empreendedor e Golden Visa, para quem irá com o objetivo de fomentar a economia do país.

Há, ainda, vistos de dupla cidadania portuguesa, se você possui descendência; de rendas próprias, para os aposentados, e a autorização de residência permanente, para quem terá uma moradia fixa por, pelo menos, 5 anos consecutivos.

Tire o PB4 para poder morar em Portugal

Firmado entre Brasil e Portugal, o PB4 é o "seguro de saúde gratuito", que garante atendimento público nos hospitais portugueses para brasileiros que tirarem esse "benefício". Recomenda-se tirar esse seguro porque, para um estrangeiro, as taxas das consultas são altíssimas, mas com ele o valor para brasileiros será o mesmo pago por um cidadão português.

Para tirar o PB4 é muito simples: você precisará reunir documento de identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); passaporte, e comprovante de residência. Leve as documentações para o Ministério da Saúde e em poucos dias estará pronto

Faça o NIF em Portugal

Assim como aqui no Brasil nós temos o CPF (que é um cadastro de pessoa física), em Portugal se tem o NIF (Número de Identificação Fiscal). É importante que o faça para que identifiquem você como um estrangeiro legalizado morando no país.

O NIF registra suas compras e movimentos fiscais e dali retira os impostos. Um detalhe importante é que, para tirar o NIF, você precisa ter endereço fixo no país. Caso contrário, você terá de encontrar um responsável pelas suas atividades fiscais.

Faça agendamento ao SEF em Portugal

Para quem deseja morar em Portugal, é indispensável a visita ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), para o controle de imigração. É importante fazer o agendamento e, a partir disso, tirar os vistos e manter a situação imigrante regularizada para os que pretendem morar no país acima do período de turismo (90 dias).

No SEF, eles oferecem diversos tipos de serviços, entre eles concessão de vistos, autorização de residência do país e o controle de imigrantes ilegais. O agendamento é feito por telefone ou pelo site, sendo indicado em seguida, para um posto de atendimento presencial.

Tenha cadastro no sistema de saúde de Portugal

O sistema de saúde em Portugal não é gratuito, mas, em alguns casos, os que tiverem cadastro podem ser isentos de pagamentos. Isso é muito importante, pois, no geral, os valores das consultas são bem elevados, podendo chegar em até 18£ dependendo da especialidade.

A partir do momento em que você faz o cadastro, as suas consultas podem ser agendadas com antecedência e os preços podem ter maior flexibilidade. Portanto, é importante seguir essa dica.

Conheça a região que você está morando

Pesquisar bem o local que você escolherá para ser a sua futura casa é de extrema importância para garantir uma decisão sem arrependimentos. Coloque em pauta as suas necessidades e busque saber através de pesquisas, ou até contatos que moram no país, como é a localidade.

Um exemplo: se você prefere morar perto do centro, pesquise a região e pondere relevar isso. Se você prefere um ambiente mais tranquilo, busque por um local mais afastado, mas cuidado: é importante ser um lugar com mercados e comércios por perto.

Prossiga em validar sua CNH em Portugal

Quem tem sua carteira de motorista garantida aqui no Brasil deve estar se perguntando como faz para garantir seu direito de dirigir, mesmo em um país diferente. Isso é possível e é uma das documentações importantes a que você deve se atentar.

Você consegue, facilmente, transferir a sua CNH para Portugal, através do site de serviço do IMT. Fazendo os passos indicados, você terá que reunir algumas documentações e pagar uma taxa de 30£ para efetuar a troca. Em poucos dias você terá garantida a sua CNH e ficará livre para dirigir sem problemas pelo país.

Procurar emprego em Portugal

Procurar emprego em Portugal não é uma tarefa fácil, especialmente tendo em vista que o turismo está com as estruturas abaladas devido à pandemia de Covid-19. Além disso uma recente crise atingiu o país com força. Para trabalhar lá, é necessário no mínimo ter fluência em espanhol e inglês, para atuar em bares ou restaurantes.

As profissões mais bem pagas no país são as que envolvem finanças, tecnologia e marketing. É importante ressaltar que você só conseguirá trabalhar e ser contratado se seu visto for o de trabalho.

O custo de vida para morar em Portugal

O custo de vida para morar em Portugal é de aproximadamente 2 mil euros mensais. Levando em consideração que o salário mínimo é 668£, entendemos que ele não é suficiente para garantir o conforto necessário. Por outro lado, se formos comparar o custo de vida em Portugal aos outros países da Europa, ele aparece como um dos menores, com preços medianos.

As melhores cidades para se morar em Portugal

Portugal é conhecido por suas cidades belíssimas e seus pontos turísticos. Esses se destacam por sua carga histórica que, querendo ou não, fazem parte da história do Brasil pelos nossos colonizadores.

Não só a beleza, mas também o custo de vida, as vantagens e as desvantagens e os pontos turísticos em cada uma dessas cidades são importantes fatores para que venhamos a conhecer mais os prós desses lugares.

Lisboa

Estátua de José I na Praça do Comércio, Lisboa, Portugal

Uma das cidades mais conhecidas e mais caras para se viver em Portugal, a capital portuguesa não tem pena ao aumentar os preços da moradia. Dependendo do tamanho da residência, pode custar até cerca de 1.570 euros. Por ser uma cidade turística, possui muitos restaurantes que também se aproveitam desse detalhe para aumentar o valor.

Por outro lado, não há lugar melhor para se procurar emprego, pois é o centro de tudo, a cidade metrópole, e, principalmente, o centro das grandes empresas e negócios. Portanto, se você deseja morar em Lisboa, já esteja ciente de que precisará de uma renda de cerca de 1.800 a 2.000 euros por casal.

Setúbal

Paisagem às margens do rio em Setúbal, Portugal

Cidade belíssima, possui praias e cenários naturais muito atraentes. Muitas pessoas optam por morar em Setúbal por ser uma cidade tranquila e relativamente perto da capital (48km), oferecendo como vantagem a possibilidade de morar na cidade e trabalhar em Lisboa.

As praias são pontos turísticos lindíssimos do local, evidenciando as paisagens naturais e a beleza do contato entre homem e natureza. O custo de vida também é mais em conta em relação a Lisboa, o que faz com que a cidade seja uma das preferidas dos brasileiros.

Faro

Rua com casas antigas e palmeiras em Faro, Portugal

Eleita em 2019 como uma das melhores cidades para se morar, Faro é um lugar em que se pode passear e trabalhar com tranquilidade, por ser extremamente segura. É o destino de quem quer curtir a família, pois é pequena e tranquila, para quem não quer muita agitação.

Faro também se destaca pelo seu clima muito agradável, em que o sol aparece mais vezes do que em relação ao restante do país, e essa recorrência de calor é ideal para quem curte passeios ao ar livre.

Coimbra

Universidade de Coimbra, Portugal

Coimbra é muito conhecida pelas cidades universitárias e pela preferência dos estudantes em ir para lá. A Universidade de Coimbra é uma das melhores do mundo e atrai milhares de estudantes todos os anos.

Mas, se você deseja ir morar em Coimbra com a sua família, a cidade também possui muitas opções agradáveis. Coimbra dispõe de um custo de vida baixo em comparação às demais cidades, com aluguéis em torno dos 460£.

A cidade, além de possuir valor histórico, se localiza no centro de Portugal, com diversos pontos turísticos importantes culturalmente. Em suma, é uma cidade muito estimada pelos portugueses e desejada pelos brasileiros.

Sintra

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

A cidade de Sintra possui uma ótima localização, por disponibilizar fácil acesso para o restante do país. Por outro lado, o custo de vida é mediano e consegue se aproximar do valor vivido em Lisboa. As infraestruturas do local, como segurança e saúde, são de boa qualidade, e o clima é agradável, dentro de 9 a 26ºC.

Uma das desvantagens em se morar em Sintra são as oportunidades de trabalho, que são escassas e limitadas. Mas, no geral, Sintra é uma cidade de grande valor cultural e uma das grandes escolhidas pelos brasileiros.

Braga

Praça da República em Braga, Portugal

Braga é uma das cidades mais escolhidas pelos brasileiros que vão a Portugal, exatamente por ser uma cidade de extrema importância para os estudantes, por conta da universidade.

A proximidade com Porto também é ponto crucial para fazer com que muitos optem por viver lá. O custo de vida é bem menor e oferece qualidade de vida para aposentados, famílias com crianças pequenas e casais trabalhadores.

Leiria

Castelo em Leiria, Portugal

Leiria é uma cidade equilibrada, pois a porcentagem de agitação é a mesma de tranquilidade. A localização também é de se ressaltar, pois fica entre as grandes cidades de Porto e Lisboa.

É uma ótima opção para quem deseja arranjar um emprego, pois possui ótimas oportunidades. A cidade também conta com diversos pontos turísticos, entre eles o Centro histórico, o Rio Lis e o Santuário da Nossa Senhora da Encarnação.

Vantagens de morar em Portugal

Como é morar em Portugal: vista a aérea de Lisboa, ruas simétricas ao redor da Praça Marquês de Pombal

Como é notável, viver em Portugal possui muitos benefícios, como: saúde de qualidade, segurança altíssima (o país é eleito um dos mais seguros do mundo), educação excelente (com o ranking no país subindo desde 2019), além de, claro, o conforto de viver em um país Europeu.

Além disso, em comparação ao Brasil, Portugal reconhece mais seus trabalhadores, oferecendo salários mais altos e impostos mais bem aplicados em infraestrutura. A língua também se configura em uma grande vantagem, já que as alterações de idioma são pequenas, e no geral conseguimos nos entender muito bem, facilitando até mesmo a busca de emprego e adaptação da vivência social.

A infraestrutura do país é ótima

Falando em infraestrutura, esse é nosso próximo tópico. A segurança além de excelente, possui uma justiça rápida, com leis mais severas e, por conta disso, resultados notáveis: Portugal é o 3º país mais seguro do mundo.

É importante destacar também o transporte público do país. Portugal possui uma esquematização perfeita e com apenas o uso do trem você consegue passear pelo país inteiro sem se preocupar com trânsito ou algo do tipo.

Portugal promove convívio multicultural

Portugal possui grande preocupação em relação ao combate da xenofobia e preza as relações culturais dos países. Por conta disso, eles são receptivos e, de forma geral, tratam muito bem os estrangeiros que procuram habitar no país.

Eles possuem vários benefícios e alianças para brasileiros exatamente por esse convívio multicultural. Por conta disso, o brasileiro se sente abraçado e consequentemente ama a vivência nesse país.

Tranquilidade nas cidades grandes

Como já dissemos anteriormente, a segurança do país é invejável. Por conta disso, Portugal possui o grande benefício de ser um país agradável para famílias que buscam um lugar tranquilo para descansar e morar. Essa tranquilidade é crucial para quem quer fugir das cidades grandes e das agitações da área metropolitana, embora, Lisboa seja a cidade mais agitado do país.

Além disso, por apresentar esse lado de extremo conforto e agradabilidade, o país é excelente para os idosos aposentados, que buscam um lugar como esse para se viver.

Desvantagens de morar em Portugal

Quanto custa morar em Portugal: moedas e cédulas de euro

As desvantagens existem, apesar de serem poucas. A principal delas é que inevitavelmente você irá sentir falta e saudade do seu país, da cultura a que já estava acostumado, e quem sabe até do clima, que é um tanto diferente.

Além disso, a economia de Portugal sofreu bastante por conta da última crise e, por isso, apresenta uma certa dificuldade em encontrar empregos. O país está aos poucos tentando se reerguer, engatinhando para restabelecer a economia do país.

Por fim, infelizmente, o país não é lá muito rápido em relação a resolver as documentações e burocracias de quem quer ir morar lá. Os prazos são extensos e por conta disso necessitam de uma dose extra da sua paciência.

Portugal tem o menor salário da Europa

Em 2013, Portugal passou por uma severa crise que abalou as estruturas econômicas do país. Por conta disso, o país tem o menor salário em comparação aos países vizinhos no continente Europeu. A taxa de desemprego entrou em elevação, e, obviamente, quando surgem vagas, são preferíveis para a contratação os nativos e não os estrangeiros.

Com isso, diminuiu consideravelmente o número de brasileiros que se mudaram para Portugal nessa época. É importante que você se mude para o país já tendo a certeza de um trabalho. Nunca vá "com a cara e a coragem" porque você pode se deparar com surpresas desagradáveis.

Clima bem diferente do Brasil

A diferença climática entre Brasil e Portugal é significativa. Conhecido pela sua intensidade no frio e no calor, em Portugal o clima é exagerado nas duas proporções. Quando está em época de inverno, o frio chega a temperaturas abaixo de 0ºC. Evidentemente isso depende da localidade, mas o calor também é exacerbado com temperaturas entre 20º e 40ºC.

Essa amplitude térmica pode ocasionar grande desconforto até entre as pessoas nativas e principalmente aos estrangeiros que não estão acostumados.

Burocracia cansativa para imigrantes

Infelizmente, a burocracia em relação a documentações e exigências para imigrantes é gigantesca. Eles exigem muito e a demora para a disponibilidade desses documentos é muito grande.

É importante que você foque em ter paciência, pois Portugal não facilita e nem agiliza o processo para que você tira os documentos necessários para entrar no país com objetivo de moradia.

Use as dicas para ter uma ida para Portugal mais simples!

Construções antigas à beira do Rio Douro, Porto, Portugal

Portugal apresenta uma série de confortos e possibilidades, além de uma culinária incrível e deliciosa. Depois de aprender alguns aspectos da vida no país para imigrantes, das facilidades e dificuldades da imigração e das melhores cidades para morar em Portugal, você deve estar pronto para começar a se preparar para mudança, se for esse o seu interesse.

Siga as dicas aqui dispostas, invista seu tempo em pesquisa e converse com quem já está morando no país e sua ida para Portugal será simplificada e mais confortável, evitando assim, inconvenientes e surpresas desagradáveis.

E não deixe de nos acompanhar para mais dicas e informações!

Autor deste artigo

Miriele Veloso é redatora, escritora e revisora de 20 anos de idade. Formada em Letras pela Universidade Cidade de São Paulo, é amante da escrita. Gosta de escrever sobre diversos assuntos e possui paixão pela sua profissão.

Últimos posts


Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Está em busca de um bom alarme para sua moto? Aprenda a como escolher o melhor alarme e também confira quais são os 10 melhores alarmes para moto de 2022!


As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

Quer adquirir uma cafeteira expresso para fazer um café delicioso e não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 10 melhores cafeteiras e como escolher a sua!


As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor bicicleta aro 16? Veja dicas de como escolher o modelo ideal para seu filho e uma seleção com 10 melhores bicicletas do mercado!


Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Saiba como escolher o melhor mouse HyperX por meio das dicas e do ranking com os 6 melhores modelos do mercado. No fim, faça um investimento que compensa!


Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Procurando o melhor cobertor de 2022? Confira neste artigo dicas imperdíveis sobre como escolher o ideal e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Treinos Alimentação