Como cuidar de Areca bambu: plantar em vaso, solo e muito mais!

Como cuidar de Areca bambu: plantar em vaso, solo e muito mais!

Você conhece a areca bambu? Leia a seguir sobre essa versátil palmeira ornamental, os possíveis problemas com pragas e como cultivá-la!


Você conhece a palmeira areca bambu?

Areca bambu em ambiente interno

A areca bambu é uma palmeira ornamental ideal para trazer um toque de elegância a qualquer ambiente, sobretudo quando se deseja adicionar um clima tropical ao espaço. Essa planta de folhas e caules grandes e ousados chama a atenção e hoje é uma das palmeiras ornamentais mais populares para interiores luminosos, sendo facilmente encontrada em escritórios, mas também ao ar livre.

É difícil de imaginar que a palmeira areca bambu já foi uma espécie em extinção, uma vez que, não é difícil de encontrar nas ruas dezenas dessas palmeiras altas e arqueadas que se assemelham muito ao bambu. Essa é, portanto, uma planta altamente disponível e fácil de cultivar. A palmeira areca bambu também é um ótimo umidificador de ar e uma grande aliada para ajudar a remover as toxinas do ar.

Se interessou? Confira a seguir mais sobre essa belíssima planta tropical e saiba como cultivá-la.

Informações básicas da areca bambu

Areca bambu grande


Nome CientíficoDypsis lutescens
Outros NomesAreca, Areca Bambu e Palmeira Areca
OrigemMadagascar
Porte2 à 9 m
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoVerão
ClimaEquarorial, Subtropical e Tropical


Nativa de Madagascar, a palmeira areca bambu (Dypsis lutescens) se naturalizou em diversas regiões tropicais e subtropicais do mundo. Pertencente à família Arecaceae, essa palmeira possui a folhagem emplumada e arqueada e apresenta troncos lisos de coloração dourada, que lembram touceiras de bambu.

Suas notáveis características produzem um aspecto comprido e exuberante, vindo a alcançar até 9 metros de altura a depender do ambiente de cultivo. A planta cresce relativamente rápido nas condições adequadas e é fácil de propagá-la através do plantio e divisão.

Como cuidar da palmeira areca bambu

Mulher com pequena muda na mão

Embora a areca bambu precise de cuidados apropriados, suas necessidades não são complicadas e essa exuberante planta irá recompensá-lo com anos de beleza. Continue lendo para saber o ambiente ideal para preservar essa versátil palmeira de interior.

Rega da areca bambu

Em termos de cuidados cotidianos, a rega é uma das tarefas mais importantes quanto a manutenção da areca bambu. Planeje regá-la sempre que o solo começar a secar, sobretudo quando a planta estiver posicionada ao ar livre e em clima quente.

É durante a primavera e verão que a areca bambu está em seu maior período de crescimento, dessa forma, precisa de maior quantidade de água. Recomenda-se regar com frequência, mas visando manter o solo apenas moderadamente úmido. Atente-se para não encharcar o solo, pois nessas condições, as raízes ficam mais suscetíveis a doenças.

Durante o outono e inverno, você pode manter o solo um pouco mais seco. Apesar disso, em qualquer estação do ano, é importante borrifar regularmente as folhas com água, para recriar seu ambiente natural, o qual as condições são bastante úmidas. Você pode realizar essa tarefa mesmo no inverno, pois nesse período o ar tende a reduzir os níveis de umidade.

Umidade para a areca bambu

A areca bambu prospera em ambientes com umidade elevada, sendo esse um fator essencial para manter a boa aparência da planta. Dessa forma, a planta se adapta bem à umidade interna normal. Contudo, se atente quando o ar estiver muito seco, nesses casos, é comum que as pontas das folhas fiquem marrons.

Recomenda-se borrifar as folhas algumas vezes por semana. E, para manter a umidade ideal, você também pode posicionar a planta sobre uma bandeja com seixos de pedra preenchida com água.

Como evitar o acúmulo de sal?

A areca bambu é sensível ao excesso de sal e por este motivo não é recomendável a rega da planta com a água quimicamente tratada de torneira. Mas, aconselha-se o uso da água destilada e caso você ainda precise utilizar a água de torneira, procure coletá-la e reservá-la em um recipiente como um balde e deixe-a repousar durante a noite. Isso fará com que dissipe o cloro e o flúor presente na água.

Além disso, você pode procurar remover os depósitos de sal e fertilizante que se acumulam no recipiente em que sua areca bambu foi plantada. Para fazer isso, o ideal é replantá-la a cada dois anos ou mais, renovando a mistura de envasamento. Você pode usar o mesmo vaso caso as raízes da planta ainda estejam ajustadas confortavelmente para o tamanho do recipiente.

Como fazer a lixiviação?

Como citado anteriormente, a areca bambu é sensível ao excesso de sal, sobretudo os de fertilizantes. Dessa forma, é recomendável removê-los através da lixiviação.

Para isso, posicione sua planta num local que a água possa ser escoada. Despeje água morna sobre o solo e certifique-se de molhar bem a raiz da planta. Certifique-se de deixar a água escoar completamente. Para essa tarefa, a água coletada da chuva ou água destilada são ideias.

Quanto a quantidade, utilize o dobro do volume do recipiente. Procure repetir esse processo a cada quatro ou seis meses.

A adubação da palmeira areca bambu

Você pode fertilizar a sua planta com um fertilizante fraco solúvel em água ou adubo orgânico. Atente-se para umedecer previamente a mistura de solo antes da aplicação.

Procure realizar a adubação duas vezes durante a temporada de cultivo na primavera e verão e evite esse processo no outono e inverno. Apesar dessa etapa não ser severamente necessária, pode ajudar a planta a crescer mais rápido caso seja a pretensão.

Propagação da areca bambu por semente

A areca bambu também pode ser plantada a partir das sementes. Você dificilmente encontrará sementes dessa planta pelo jardim, dessa forma, procure colher as sementes diretamente dos frutos que aparecem, sobretudo depois que as flores amarelas dessa palmeira desabrocham.

Para tanto, você pode germiná-las na sua casa. Para isso, cubra as sementes com uma mistura de solo fina e leve indicada para a germinação. As sementes mais velhas que apresentam uma coloração alaranjada são normalmente mais fáceis de vigorar em relação às sementes mais novas e verdes.

Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Quando surgirem as primeiras folhas das mudas, plante-as ao ar livre ou em um vaso com 30 centímetros de profundidade.

Propagação da areca bambu por divisão

Como a areca bambu é fácil de dividir, essa é a melhor maneira de propagar a planta assim como o resultado dará uma palmeira exuberante mais rápido com relação quando plantada a partir da semente.

Recomenda-se realizar a divisão da raiz durante a primavera, pois é a época do ano em que a planta está mais forte. Para isso, escolha uma planta madura que apresente vários caules. Procure regá-la ao menos um dia antes de dividi-la para soltar as raízes do solo. Sacuda a terra e enxague o solo até que você possa ver quais raízes pertencem à quais caules.

Escolha até quatro ou cinco talos para retirá-los e os coloque separadamente em um vaso com uma mistura de solo para envasamento e areia grossa. Procure posicionar o recipiente sob a luz indireta e regue regularmente.

Como plantar a palmeira areca bambu

Jardineira plantando uma areca bambu

O cultivo da areca bambu não é complicado e pode ser uma boa escolha para os iniciantes. Essa planta pode ser cultivada ao ar livre e costuma ser usada como uma tela de privacidade, assim como é também preferida como uma planta ornamental doméstica. Saiba a seguir como propagar e melhor preservar sua areca bambu.

Plantar no solo ou vaso?

Assim como muitas plantas tropicais, a areca bambu não tolera o frio e deve ser plantada ao ar livre em regiões onde o clima no inverno é ameno. Assim sendo, quando cultivada em ambientes externos, é importante se certificar de que o local de plantio apresenta uma boa drenagem.

Condições em que o solo possui tendência a reter água e apresentar solo encharcado, podem facilmente apodrecer a raiz da planta. Da mesma forma quando plantada em vasos, procure adicionar pedras e seixos de argila para garantir a drenagem adequada.

Temperatura para a areca bambu

As palmeiras areca bambu crescem melhor quando as temperaturas do ambiente ficam em torno de 16ºC a 24ºC. Sendo a areca bambu uma planta tropical, quedas repentinas de temperatura ou correntes de ar frio podem fazer mal à planta e causar manchas marrons nas folhas.

Dessa forma, quando a sua areca bambu estiver em vaso e posicionada fora de casa, certifique-se de trazê-las para dentro quando a temperatura estiver caindo para abaixo de 10ºC.

Melhor iluminação para a palmeira bambu

A areca bambu se dá melhor quando voltadas à luz indireta brilhante, apesar disso, também tolera um pouco de sombra. Para tanto, é importante evitar a luz solar direta, pois a exposição pode queimar as folhas.

Quando plantada ao ar livre, prefira locais em que sua planta receba luz do sol parcial e sombra parcial. Em relação ao cultivo da areca bambu dentro de casa e ambientes internos, verifique se a planta recebe luz suficiente e posicione-a próximo à uma janela voltada para a luz indireta.

Solo ideal para a areca bambu

O solo ideal para o cultivo da areca bambu deve conter muitos nutrientes, ligeiramente ácido e que drene muito bem. O solo próprio de envasamento pode ser uma escolha.

Você pode adicionar material que promova a drenagem, como turfa, cascalho, seixos e até mesmo areia. Isso ajudará a manter o meio de cultivo adequado para a areca bambu. Em geral, essa planta prospera em uma variedade de tipos de solo bem drenados.

Problemas comuns da areca bambu

Folhas de areca bambu com pragas


A palmeira de areca bambu não costuma ter problemas sérios com pragas e doenças. No entanto, existem alguns indícios na aparência da planta que podem te ajudar a manter sua areca bambu saudável e com o ambiente ideal. Leia a seguir como identificar e tratar os principais problemas relacionados à essa exuberante palmeira ornamental.

Ponta das folhas marrons

Geralmente esse problema não está associado à irrigação e é causado por correntes de ar frio ou porque o ar está muito seco. Para isso, procure mover a areca bambu para um local mais isolado das correntes de ar, ou mesmo para um ambiente mais úmido.

Considere borrifar água nas folhas para aumentar a umidade. Você pode cortar as pontas marrons, mas certifique-se de não cortar o crescimento verde, pois isso fará com que o problema persista.

Folhas amareladas

O aparecimento de folhas amareladas na areca bambu é normal à medida que envelhecem e esse processo faz parte do seu ciclo natural. Nesse caso, você pode deixá-las secar e cair, ou mesmo cortá-las quando já estiverem secas.

No entanto, se nenhum broto novo aparecer, pode significar a falta de rega ou mesmo que a planta está exposta ao sol excessivo. Certifique-se de regar regularmente e, eventualmente, aplique fertilizante líquido.

Folhas viradas

As folhas torcidas da areca bambu se devem à falta de luz ou mesmo ao excesso de água. A baixa luminosidade limita o processo de fotossíntese. Dessa forma, encontre um local mais exposto à luz indireta.

Esse ambiente combinado com o excesso de água contribui para o desenvolvimento de fungos que decompõem os tecidos radiculares. Para tanto, reduza a irrigação e siga as recomendações de rega para a areca bambu.

Ácaros de aranha vermelha

Os ácaros de aranha vermelha são uma das principais pragas de insetos da areca bambu. Você pode identificá-los observando uma teia fina sobre as folhas e caules da planta, assim como a superfície manchada nas folhas.

Se a infestação já ocorreu, você pode solucionar borrifando uma mistura de água com detergente nas folhas e caules ou mesmo com a ajuda de uma esponja. Caso você perceba que a infestação está grave, leve a planta para fora e lave-a com um jato d’água duas vezes ao dia até que o problema esteja sob controle.

Cochonilha

Assim como os ácaros de aranha, a cochonilha é uma praga bastante comum na areca bambu. Esse problema aparece em forma de bolhas brancas e fofas na parte de baixo das folhas. Para resolver, você pode limpar as manchas com um pano úmido ou com um cotonete embebido na mistura de água e detergente.

Procure resolver o mais rápido possível e continue verificando as folhas regularmente, pois as cochonilhas podem ser persistentes. Também considere mover a planta para um local mais úmido, ou então umedecê-la diretamente.

Deixe seu lar mais verde com a palmeira areca bambu!

Contraste entre areca bambu e sol

Agora que você sabe como é fácil cuidar e manter uma palmeira areca bambu, por que não ir à uma floricultura local e comprar uma para você? Verifique se você possui o lugar certo em seu ambiente como uma boa iluminação para uma palmeira areca.

Como as palmeiras ornamentais são normalmente cultivadas em ambientes internos, é importante se assegurar de que elas não causam danos aos animais domésticos, como cães e gatos. Felizmente, a areca bambu não é tóxica, o que a torna uma das melhores opções e segura para decorar a sua casa.

O cultivo dessa planta de folhagem exuberante em forma de leque com certeza iluminará qualquer espaço e dará um toque tropical que ele precisa.

Autor deste artigo

Entusiasta do solo e do saber geográfico.

Últimos posts


Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Está em busca de um bom alarme para sua moto? Aprenda a como escolher o melhor alarme e também confira quais são os 10 melhores alarmes para moto de 2022!


As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

Quer adquirir uma cafeteira expresso para fazer um café delicioso e não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 10 melhores cafeteiras e como escolher a sua!


As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor bicicleta aro 16? Veja dicas de como escolher o modelo ideal para seu filho e uma seleção com 10 melhores bicicletas do mercado!


Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Saiba como escolher o melhor mouse HyperX por meio das dicas e do ranking com os 6 melhores modelos do mercado. No fim, faça um investimento que compensa!


Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Procurando o melhor cobertor de 2022? Confira neste artigo dicas imperdíveis sobre como escolher o ideal e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Treinos Alimentação