Benefícios do exercício físico: para a saúde, bem-estar e mais!

Benefícios do exercício físico: para a saúde, bem-estar e mais!

Sabia que praticar qualquer esporte deixa você feliz? Conheça aqui, 16 benefícios comprovados para a saúde e bem estar que os exercícios físicos podem trazer


Por que fazer exercícios físicos?

Mulher praticando atividade física

Às vezes, até dá preguiça de nos movimentar. No entanto, além de conquistar um corpo bonito, os benefícios de um exercício físico motivam cada vez mais pessoas a encontrar uma atividade esportiva que gostem para melhorar a saúde. Desde tarefas domésticas e dança até um treino ao ar livre ou em academia. Tudo é válido!

Diversas pesquisas já encontraram motivos para explicar porque pessoas que são fisicamente ativas têm pele e cabelos bonitos, são mais resistentes a sofrer fraturas nos ossos e doenças crônicas, dormem melhor, não possuem problemas de memória, vivem mais e felizes, entre outras qualidades.

Este texto apresentará 17 dessas vantagens comprovadas da prática de esportes. Então, continue lendo e confira!

Benefícios dos exercícios físicos para a saúde

Pessoas praticando yoga

Uma atividade esportiva, seja de curta ou longa duração, contribui para estabelecer o bem-estar, melhora a memória, promove a vida sexual e também é um tratamento natural para doenças. Esses e outros benefícios do exercício físico você confere com mais detalhes na sequência:

Te deixa mais feliz

As pessoas se sentem mais animadas realizando exercício físico do que ganhando dinheiro! Foi o que revelou um estudo com 1,2 milhão de americanos feito pelas universidades de Oxford e Yale. Nessa pesquisa foram incluídos todos os tipos de atividades, desde cortar grama e limpar a casa até levantamento de peso, andar de bicicleta e correr.

Contudo, antes desse estudo já se sabia que praticar esportes frequentemente faz o corpo liberar hormônios como a endorfina e a dopamina. Essas substâncias são responsáveis por nos fazer sentir bem. É por isso que você experimenta uma sensação de calma misturada com alegria quando move seu corpo todos os dias.

Melhora seu sono

Provavelmente, você já deve ter adormecido facilmente após um dia que se movimentou muito, certo? A explicação para isso acontecer está no cansaço, na redução do estresse e relaxamento que o exercício físico causa no organismo.

Vários estudos mostraram que a sonolência diurna é menor em pessoas fisicamente ativas. Atividades aeróbicas de baixa e moderada intensidade ajudam a diminuir o tempo que você leva para adormecer, evitam que você acorde no meio da noite e amenizam a insônia.

Esportes que trabalham a força ou flexibilidade também colaboram para seu corpo acertar o relógio biológico e adormecer. Os benefícios são percebidos gradativamente, por isso é importante fazer com frequência. Além disso, para ter um descanso melhor, o exercício físico não deve ser feito 3 horas antes de dormir.

Ajuda na perda de peso

Se você combinar treinos frequentes com uma alimentação adequada, emagrecerá facilmente. Caso você continue comendo as mesmas coisas, terá que se exercitar por mais tempo e intensamente, todos os dias, mas também perderá peso. Em outras palavras, ser fisicamente ativo permite eliminar gordura indesejada.

Embora a dimensão dessa redução dependa do tipo de corpo de cada pessoa, as recomendações para que um adulto saudável queime calorias são de pelo menos 150 minutos por semana de exercícios físicos de intensidade moderada. Lembrando que para colher esses benefícios é necessário equilibrar com uma alimentação sadia.

É bom para seus músculos e ossos

A melhor forma de prevenir fraturas nos ossos é exercitando. Se você já está na terceira idade tem mais benefícios ainda, porque pesquisas médicas recentes mostram que atividades físicas com carga podem aumentar a densidade óssea em idosos e evitar a fragilidade causada pela osteoporose.

Do mesmo modo que os músculos se atrofiam, quando não são trabalhados, os ossos se deterioram quando param de se mover. Para fortalecer o esqueleto, você precisa desenvolver sua força muscular. Os exercícios físicos com pesos ou que oferecem resistência ao músculo são os mais vantajosos para precaver a descalcificação óssea.

Também é interessante levantar peso, porque os músculos estão envolvidos nas funções que mantêm a postura, a movimentação e conservação da temperatura do corpo, além de proteger membros vitais como braços e pernas. Portanto, se você não cuidar deles poderá comprometer o bom funcionamento dessas partes.

Aumenta os níveis de energia

Se sua agenda está cheia, mas você se sente esgotado e não consegue dar conta de tudo, uma solução para diminuir esse cansaço é a atividade física. Ela fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos e ajuda o sistema cardiovascular a funcionar com mais eficiência. Isso é ótimo para o coração e pulmões.

Consequentemente, você terá mais energia para fazer as tarefas diárias. Além disso, quanto mais massa muscular seu corpo possui, maior é o seu ânimo. Foi demonstrado que 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, são suficientes para produzir benefícios e mudanças nos músculos para a energia durar.

Diminui riscos de doenças crônicas

O que você acha de viver mais anos e bem? Pesquisadores do instituto Westmead Institute for Medical Research (Austrália) recentemente reafirmaram que fazer exercício físico aumenta a probabilidade de viver por mais 10 anos livres de doenças crônicas, enfermidades mentais e problemas de saúde fatais.

Eles chegaram a essa conclusão depois de analisar 1.500 pessoas com mais de 50 anos de idade durante dez anos. Dessa forma, os especialistas observaram que quem fazia o equivalente a 150 minutos de caminhada rápida ou 75 minutos de corrida, quatro vezes por semana, tinha metade do risco de sofrer um derrame, doença cardíaca, câncer ou diabetes, entre outros benefícios.

Melhora sua pele

Quando você se movimenta periodicamente seu organismo passa a retardar os sinais de fotoenvelhecimento como o aparecimento de rugas, flacidez e manchas, além de suavizar a textura e aparência da pele. O cabelo fica mais brilhoso e menos sujeito a queda.

No caso da celulite (famosa casca de laranja) os benefícios são maiores. A prevenção e até a eliminação total, em alguns casos, desse incômodo é conquistada através da malhação frequente.

Todas essas vantagens são consequências da melhoria que o exercício físico promove como diminuição de toxinas, radicais livres e insulina, além de uma boa circulação sanguínea e liberação de hormônios positivos para o organismo.

Melhora sua saúde mental e memória

Após os 45 anos, o risco de sofrer de uma doença degenerativa aumenta. Com o exercício físico, é possível melhorar a memória e a capacidade de aprender coisas novas, pois ele aumenta a produção de células do hipocampo que são responsáveis pela memória, aprendizagem e capacidade de tomar decisões.

Você também se torna mais produtivo. Uma pesquisa realizada em 2011 por Schwarz e Hasson demonstrou que quem é fisicamente ativo tem menos momentos de desatenção no trabalho, são mais produtivos e têm mais energia do que os sedentários.

Outros benefícios para o cérebro são a redução do risco de acidente vascular cerebral e desenvolvimento da função cognitiva que torna menor a possibilidade do esportista sofrer de demência e Alzheimer.

Pode reduzir a dor

Um fato curioso sobre os benefícios que um exercício físico pode oferecer é a capacidade de atenuar a dor. Movimentar o corpo faz o cérebro liberar substâncias que funcionam como analgésicos naturais que bloqueiam o sinal de dor provenientes das articulações.

Desde que os cuidados básicos sejam tomados durante a realização, pessoas que sofrem de artrite, fibromialgia, dores nas costas etc. são favorecidas, principalmente, por alongamentos.

Reduz a pressão arterial

Em 1989, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a recomendação de exercício físico entre as medidas não medicamentosas para o tratamento e prevenção da pressão arterial. No entanto, bem antes disso os estudos já indicavam os benefícios dos exercícios físicos para tratar a hipertensão.

Caminhar, dançar, correr, nadar e andar de bicicleta por 30 a 60 minutos por dia e pelo menos de três a cinco dias por semana são eficazes para deixar a pressão com valores normais. Assim, também é possível prevenir problemas de saúde sérios causados pela hipertensão como derrame e infartos.

Ajuda a controlar a glicemia

Há diferentes benefícios nos esportes, inclusive, para a prevenção e como parte do tratamento dos diabetes o exercício físico é perfeito. Ele é essencial para o controle glicêmico. Além disso, já se mostrou eficaz em evitar o desenvolvimento dessa enfermidade em pessoas com alto risco de sofrer dessa doença.

É importante destacar que diabéticos antes de se exercitar devem medir a glicose, além de tomar os cuidados normais do esporte. No geral, uma sessão de treino consiste em 10 a 20 minutos de alongamento e força muscular. Em seguida, é recomendado realizar caminhada, corrida ou ciclismo de 15 a 60 minutos de com baixa intensidade.

Diminui o estresse

Às vezes parece que é o contrário, mas se fizer um exercício físico que gosta você sentirá satisfação. Depois de um jogo acelerado de futebol, uma longa caminhada ou corrida, ou várias voltas na piscina; você perceberá que se esqueceu da irritação do dia-a-dia e se concentrou apenas nos movimentos do corpo.


À medida que você começa a se livrar regularmente do estresse, encontra outros benefícios como a melhora do seu otimismo e energia. Isso ajuda você a manter a calma e a concentração em tudo o que faz.

Promove a sensação de bem-estar

Quando você faz exercício físico se sente mais relaxado, otimista, autoconfiante e, naturalmente, mais feliz. Pessoas que são fisicamente ativas frequentemente experimentam uma sensação de bem-estar psicológico que as encoraja a repetir a ação e retornar ao movimento.

Nos treinos uma série de substâncias e hormônios percorre o corpo e envia mensagens ao cérebro. Graças a eles, você se sente mais feliz, calmo, longe da ansiedade e até da dor. Além desses benefícios, você fica mais saudável a cada dia.

Melhora a qualidade da respiração

Se você quiser fortalecer a musculatura respiratória e reduzir a sensação de sufocamento ao fazer esforços maiores, o exercício físico aeróbio é a primeira recomendação. Pode ser corrida, dança, natação, ciclismo e caminhadas ao ar livre ou step, spinning e realizados em academias. Os benefícios serão os mesmos.

Os esportes atuam na respiração abdominal e diafragmática, fortalecendo os pulmões. Se você subir e descer as escadas, correr, nadar etc. periodicamente seu corpo se oxigenará muito melhor e você não ficará ofegante com pequenos esforços.

Melhora a flexibilidade

A flexibilidade pode ser definida como a capacidade que uma articulação tem de se mover completamente. Então, quando você faz um exercício físico de alongamento como ioga ou pilates, por exemplo, o equilíbrio muscular e a postura do seu corpo melhoram.

O alongamento é perfeito para evitar os “estalos” e dores nas articulações. Ele aumenta o suprimento de sangue e nutrientes para as estruturas articulares da coordenação neuromuscular. Isso sem falar no relaxamento corporal que é mais um dos benefícios desse tipo de treinamento.

Promove a socialização

Quando você se exercita com outras pessoas, geralmente, se distancia dos problemas do trabalho. Socializar, além de ajudar sua mente a se distrair, também gera oportunidade para trocar experiências e criar novas amizades.

Também é bom praticar esporte com alguém que está em melhor condição, assim a outra pessoa incentiva você a fazer mais exercício físico. Dessa forma, você perceberá como avançará rapidamente nos treinos. Outro benefício é que conversar com outros esportistas permite que você conheça mais tipos de atividades.

Melhora o desempenho sexual

A prática de exercícios físicos traz muitos benefícios ao nosso organismo. Ela até favorece as relações sexuais, pois é vantajoso ter mais fôlego e força muscular nos momentos íntimos. Geralmente a região do abdômen dos glúteos e das pernas são as usadas na maioria dos movimentos.

Atividades aeróbicas como corridas e caminhadas combinadas com treinamento anaeróbicas como agachamentos e levantamento de terra sumô fornecem maior energia e disposição para as relações sexuais. Além disso, normalmente ter uma aparência saudável torna uma pessoa extremamente atraente.

Faça exercícios físicos e fique mais saudável!

Pessoas correndo na esteira

Independente do esporte que você pratica, se exercitar será bom para sua saúde. Evidentemente, a quantidade de vezes, a duração e a intensidade influenciam nos resultados, porém o importante é que você mantenha o ritmo.

Corpo saudável, melhores noites bem dormidas, mente sã, mais amigos e felicidade.

Agora que você já conhece esses benefícios do exercício físico, caso você já esteja treinando há algum tempo, use isso como inspiração para continuar. Se ainda não começou a praticar, não desanime! Você tem muito a ganhar se persistir.

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Procurando o melhor PC gamer completo? Neste artigo confira muitas informações desse produto para escolher o ideal e veja um ranking com os 10 melhores!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Decoração Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos