Jacarandá mimoso: como plantar a árvore, cuidados e muito mais!

Jacarandá mimoso: como plantar a árvore, cuidados e muito mais!

Veja aqui dicas de plantio do jacarandá mimoso, características da árvore e como cuidar de suas flores que lembram a mimosa.


Você conhece a árvore jacarandá mimoso?

Árvore florida de jacarandá mimoso

Jacaranda mimosifolia, mais conhecido como jacarandá mimoso ou jacarandá azul, é uma árvore de flores roxas e tubulares. Ela é perfeita para decorar, e ainda, deixa qualquer ambiente com uma fragrância deliciosa, que é expelida de suas flores.

Seus ramos são grandes e sua forma oval, além de possuir uma disseminação acelerada, podendo ser vista em vários lugares, principalmente aqui na América do Sul. Neste artigo, abordaremos com detalhes os assunto acima mencionados e muitos outros como dicas de cultivo.

Falaremos sobre a frequência de rega adequada para a espécies, tipo de solo ideal, temperatura, alimentação e mais algumas curiosidades interessantes. Confira tudo isso em nosso artigo completo.

Informações básicas do jacarandá mimoso

galhos com flores roxas do jacarandá mimosp


Nome CientíficoJacaranda mimosifolia
Outros NomesJacarandá mimoso, Carobaguaçu, Jacarandá azul
OrigemAmérica do Sul, Argentina
Porte12 - 15 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera, Verão
ClimaContinental, Mediterrâneo, Tropical, Subtropical


O jacarandá mimoso é uma exuberante árvore que floresce na primavera e permanece florida até o início do verão. Ela possui grande estatura, podendo chegar até 15 metros de altura. Originária da Argentina, essa espécie gosta de viver em lugares quentes, e se adapta muito bem ao clima continental, mediterrâneo, tropical e subtropical.

Já no inverno, suas folhas costumam cair dando lugar a novas folhas e flores na primavera. O ciclo de vida dessa árvore é perene, o que significa que ela pode durar longos anos. A seguir, saiba tudo sobre as características do jacarandá mimoso.

Características do jacarandá mimoso

As flores de jacarandá mimoso

Vamos falar agora sobre as características do jacarandá mimoso. Abordaremos assuntos como o crescimento do jacarandá, floração e sua forma. Você sabia que a árvore de jacarandá cresce até 1,5 metros por ano? Confira esse assunto e muito mais nos tópicos a seguir.

O crescimento do jacarandá mimoso

O crescimento do jacarandá mimoso é veloz e disseminado, essa espécie se propaga muito rapidamente sem problemas, por isso, na África do sul, ela está na lista em terceiro lugar como invasora e sua disseminação deve ser controlada para não se espalhar sem controle.

Como já havíamos comentado anteriormente, o jacarandá cresce em torno de 1,5 metros por ano, fazendo com que o crescimento de suas mudas tenha que ser vigiado, pois entortam com muita facilidade. Ele costuma crescer perto de margens de rios, pastagens e ravinas arborizadas, e precisa somente de um bom clima quente e tropical para isso.

A floração do jacarandá mimoso

A floração do jacarandá mimoso acontece entre os meses de setembro e dezembro, embora em lugares quentes a árvore possa florescer a qualquer momento. O clima tropical favorece muito no crescimento das flores, por causa disso, se plantado em pleno sol, floresce muito mais.

As flores costumam desabrochar pela manhã entre às 5h e 7h, e suas cores costumam ser azul-púrpura ou azul lavanda, mas também podem aparecer em tons de branco. A fragrância das flores é de um aroma leve e o formato é tubular, tendo aproximadamente entre 2,5 e 5 centímetros de comprimento.

Uma característica importante que você deve conhecer sobre o jacarandá, é que ele não produz flores em um solo com excesso de nitrogênio, portanto, tome cuidado ao fertilizá-lo.

Morfologia da árvore jacarandá mimoso

O formato do jacarandá mimoso difere muito de árvore para árvore, isso porque seus galhos crescem em formato zigue-zague a partir de um tronco central, fazendo com que cada árvore tenha um desenho diferenciado. Seus galhos se contorcem em um formato oval, e cada galho tem várias ramificações, onde brotam suas folhas e flores.

Sua copa é assimétrica e de textura fina, a densidade é aberta e o contorno irregular. O tronco central do jacarandá é grosso e reto, e sua superfície é coberta por uma casca fina marrom-acinzentada, que em muda é lisa, mas ao crescer torna-se escamosa, áspera e com sulcos rasos.

Como plantar o jacarandá mimoso

Equipamentos de jardinagem para plantar jacarandá mimoso

Falaremos a seguir sobre como plantar o jacarandá mimoso. Você vai descobrir quando deve plantar e o melhor lugar para isso, também vai descobrir solo, luz e temperatura ideais para a árvore e até como fazer o replantio. Vamos nessa?

Quando plantar o jacarandá mimoso

O jacarandá mimoso deve ser plantado no início do inverno, quando todas as suas folhas caem, para no início da primavera, ele começar a brotar novas já com raízes fortes. Ele precisa de solo arenoso, não muito úmido e boa iluminação, a temperatura correta também auxilia muito na saúde e crescimento da árvore, mostraremos todos os detalhes acerca desses assuntos nos tópicos seguintes.

Melhor lugar para plantar o jacarandá mimoso

O melhor lugar para se plantar o jacarandá mimoso é um local bem iluminado, onde o sol possa nutrir bem sua superfície. Essa árvore, quando plantada em pleno sol, tem muito mais chances de florir em abundância. Se você quiser deixar sua árvore em pequena estatura utilizando o processo de poda, não tem problema, as árvores pequenas podem viver em sombra leve sem que isso cause danos a elas.

Solo ideal para o jacarandá mimoso

O tipo de solo ideal para o jacarandá mimoso é o arenoso e ligeiramente ácido. A consistência arenosa ajuda o solo a permanecer drenado, evitando danos nas raízes por excesso de água. Para deixar o solo arenoso é só misturar à terra um pouco de argila, perlita ou pedra-pomes.

Já a parte do ácido é um pouco mais complicada, essa espécie gosta de solos com pH entre 6,0 e 6,8, mas como saber qual é o nível de pH do solo? Bem, para isso, você precisará adquirir um aparelho chamado "Testador eletrônico de pH do solo".

Para fazer a medição do pH usando o aparelho, é só colocar em um recipiente limpo uma parte de solo ou substrato e duas partes de água destilada, misturar e deixar descansar por 24 horas. Depois, coe a mistura em um pano limpo ou filtro de café e faça a medição na água coada.

Luz para o jacarandá mimoso

A luz correta para se cultivar um jacarandá mimoso é ao sol. Essa espécie é muito resistente aos raios solares e precisa deles para se manter saudável, pois são eles que trazem os nutrientes necessários e ainda auxiliam na fotossíntese. Mas mesmo sendo bem resistente à exposição solar, em altas temperaturas ela pode sofrer de escaldadura, que é um processo de queimadura da superfície da planta.

Já as árvores menores, como já havíamos comentado anteriormente, podem sobreviver tranquilamente em sombra mínima, desde que a alta temperatura e o sol prevaleçam no local.

Temperatura e umidade para o jacarandá mimoso

A temperatura ideal para o jacarandá mimoso é entre 20ºC e 34ºC. Ele se adapta muito bem ao calor, podendo resistir sem grandes problemas a temperaturas de 40ºC. Por ser uma espécie tropical, o frio extremo e contínuo pode causar danos graves a ele, no inverno, a árvore pode suportar até - 7ºC se adulta e bem estabelecida na terra.

As mudas não resistem tão bem ao frio, podendo aguentar no máximo -1ºC. Se o jacarandá ficar por um longo período em temperaturas negativas, ele pode acabar congelando, por isso é sempre bom ter um cobertor térmico por perto nos dias frios.

Como replantar o jacarandá mimoso

Para replantar o jacarandá mimoso é simples, pegue uma muda e escolha um solo de drenagem rápida, mas macio. Replante a muda e regue um pouco, é importante que o local escolhido seja banhado pelo sol na maior parte do dia, pois só assim, sua muda crescerá saudável e forte.

A melhor época para replantar é no inverno, depois que as folhas tenham caído. Nunca replante em solos de área costeira, pois suas folhas sofrem com o orvalho salino do mar.

Como cuidar do jacarandá mimoso

equipamentos de cuidados de jardinagem

A parte dos cuidados diários são muito importantes quando se trata de deixar seu jacarandá mimoso lindo e saudável. Mostraremos tudo sobre rega, alimentação, manutenção, propagação, problemas comuns que podem atingir o jacarandá, e também a poda. Venha conferir essas dicas incríveis e tirar todas as dúvidas sobre cultivo dessa linda espécie.

Rega para o jacarandá mimoso

O jacarandá mimoso não necessita de regas frequentes para se manter saudável, pois ele possui um bom armazenamento de água, sendo resistente a secas. Para saber quando é hora de regá-lo, introduza no solo um palito de madeira, próximo ao caule, se ele sair somente com a ponta molhada, já está na hora.

Em regra geral, regue quando o solo estiver seco em 3 centímetros de profundidade. Durante a primavera e verão, ele precisará de regas mais frequentes, pois o sol faz a terra secar mais rápido, procure sempre manter a terra úmida, mas não molhada.

A maneira mais eficaz de realizar a rega, sem contaminar a árvore com doenças, é despejando a água diretamente no solo, sem encostar em sua superfície, outra maneira é a irrigação por gotejamento.

Fertilizante para o jacarandá mimoso

A alimentação do jacarandá mimoso é feita no início da primavera até o início do verão. O tipo de fertilizante ideal para essa espécie é o completo com elementos principais NPK, sendo denominados como os macronutrientes primários, são eles o Nitrogênio (N), o Fósforo (P) e o Potássio (K).

A administração é feita somente uma vez por ano, se for de lenta absorção, ou 1/4 da mistura a cada 20 ou 30 dias se for de rápida. Para uma árvore adulta, a quantidade indicada é uma colher de sopa para cada metro quadrado abaixo do solo. Se iniciando o verão, já não é mais necessário alimentá-lo.

Manutenção do jacarandá mimoso

A manutenção do jacarandá mimoso é importante principalmente para ele ficar mais bonito. Sendo assim, deve-se manter a poda frequente assim como todas as outras coisas, como rega, alimentação, atenção às pragas e doenças que ele pode vir a ter, e procurar sempre manter o local de cultivo iluminado.

Outra coisa importante a ser comentada, é sempre verificar o pH do solo e se preciso neutralizá-lo corretamente como já falado anteriormente. Para isso, você vai utilizar compostos feitos de cal ou calcário em pó, disponíveis em qualquer loja de jardinagem.

Propagação do jacarandá mimoso por semente

A propagação do jacarandá mimoso por semente é simples, você apenas deve seguir alguns passos. O primeiro passo é colher um fruto da árvore e retirar dele a semente, depois, deixe a semente embebida em água por pelo menos 24 horas, por fim, é só fazer o plantio em terra propícia como já antes mencionado.

A germinação começa em torno de 10 a 12 dias após o plantio e pode continuar até 2 meses. Para replantar o jacarandá em um lugar maior, espere pelo menos 8 meses, pois ele estará mais resistente para passar por esse processo. Como a propagação por semente leva mais tempo para se ver resultado, esse método não é muito utilizado pelas pessoas, que acabam preferindo as mudas.

Propagação do jacarandá mimoso por haste

A propagação do jacarandá mimoso por haste ou enxerto é uma dica para quem quer fazer um clone exato de sua árvore, já que nesse processo todas as características genéticas da árvore são mantidas, diferente da propagação por semente. Então, se sua árvore é sempre bem florida e você quer manter isso, essa opção é ideal para você.

Para fazer o enxerto, você precisa cortar uma haste do seu jacarandá e implantar em outra árvore. Corte um pedaço superficial da casca da outra espécie e junte bem ao corte a haste do jacarandá, prenda com algum fio para dar suporte, a haste deve permanecer grudada até começar a crescer e se desenvolver.

Propagação do jacarandá mimoso por divisão

A propagação do jacarandá mimosos por divisão é a comum propagação por muda, geralmente se dá através da poda. Aproveite a poda da sua árvore para dividi-la em várias mudas que poderão ser replantadas para se tornarem novas árvores.

Pegue uma muda saudável e retire todas as ramificações que tiver, deixando apenas uma estaca mais grossa, em seguida, plante à estaca em terra propícia e regue um pouco para mantê-la hidratada, procure fazer o replantio em dias de bastante sol.

Problemas comuns do jacarandá mimoso

Os problemas que podem vir a atingir o jacarandá mimoso são as pragas e as doenças. As pragas que mais o afetam são os pulgões e as moscas-brancas, eles costumam ficar em novos galhos, folhas e flores. Uma forma eficaz de removê-los é por meio da poda, mas se seu jacarandá já tiver sido podado, você pode fazer uma mistura de óleo de Nim, sabão pesticida e água e borrifar nos galhos.

Já as doenças que mais o atingem são os fungos, eles aparecem quando há excesso de água no solo, prejudicando as raízes. Para evitá-los, reduza a frequência de rega e borrife uma loção fungicida.

Poda do jacarandá mimoso

Por último, falaremos sobre a poda do jacarandá mimoso. Essa árvore deve ser podada até formar um único tronco central para se ter uma fundação estável, sem galhos tortos e flexíveis demais. Entretanto, a poda excessiva da espécie pode promover rebentos verticais que irão distorcer o formato da árvore.

Esse processo deve ser realizado durante o inverno, assim que todas as folhas tenham caído, e deve se seguir a dica de podar apenas 25% da árvore, incluindo todos os ramos rachados e doentes.

Outra dica é não cultivá-lo próximo a piscinas, estacionamento ou pátio de recreação, pois ele solta muitas folhas e flores, deixando o chão repleto de material orgânico, e isso pode ser bem incomodo.

Dê mais cor ao seu jardim com o jacarandá mimoso!

Ramos floridos de jacarandá mimoso

Aproveite todas as nossas dicas para comprar uma muda dessa incrível árvore chamada jacarandá mimoso, tenho certeza de que você vai amar, pois suas flores além de lindas tem uma leve fragrância que se intensifica na primavera.

Ele é fácil de cuidar e muito resistente, além de possuir um crescimento acelerado, plante um em seu quintal e vai poder ver sua evolução dia após dia. Uma característica muito interessante sobre o jacarandá é que seu óleo é usado medicinalmente para tratar doenças como epilepsia e falta de apetite. Espero que nosso artigo tenha sido útil para você, até a próxima.

Autor deste artigo

Escrever é se comunicar pelas palavras, é dar informação a quem precisa, por isso amo o que faço. Gosto de fazer um pouco de tudo e estou sempre atrás de novos hobbies, todas as atividades feitas ao ar livre e em contato com a natureza ajudam a revigorar nossa alma e a trazer um bem estar. Por isso embarque nessa jornada cheia de dicas práticas comigo, para você levar uma vida tranquila e sem apuros.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos