Decoração estilo industrial: para casa, cozinha, sala e mais!

Decoração estilo industrial: para casa, cozinha, sala e mais!

Conheça as características do estilo industrial e saiba como usá-lo na decoração dos cômodos da sua casa!


Você já ouviu falar em estilo industrial?

Sala de jantar com paredes cinzas e móveis com variadas texturas e cores neutras.

O estilo industrial tem como inspiração, principalmente, as velhas fábricas e armazéns entre os séculos 19 e 20. Esse estilo vintage, isto é, clássico, busca por uma decoração totalmente original. Por isso, reaproveitar e reciclar faz parte da ideia central. Assim, os itens com a pegada industrial apostam em uma estética que fica entre o minimalismo e a simplicidade.

Esse estilo funciona como algo personalizado, já que cada um escolhe como quer deixar o seu ambiente. Não há regras que devem ser seguidas, mas opções variáveis que firmam a sua marca única na decoração. Por fim, a proposta é pegar algo antigo que não envelhece e dar uma sobrevida, reutilizando na decoração sem tirar o caráter original da peça.

Informações básicas do estilo industrial

Várias lâmpadas âmbar de modelos diferentes com fios pretos

Conheça mais a seguir desse estilo único, composto por detalhes arquitetônicos despojados, utilizando móveis recuperados, tijolos, metais, madeira e materiais reciclados. Ao fazer uso de diversas texturas, esse estilo abre uma dimensão atemporal, ou seja, nunca envelhece ou sai de moda. Os móveis reutilizados têm excelente custo benefício e deixam a sua decoração personalizada e exclusiva.

Origem do estilo industrial

A origem desse estilo está na Revolução Industrial, que ofereceu tecnologia e mecanizou muitos processos para a vida moderna. No século 20, o grande "boom" inicial passou e fábricas distantes dos centros urbanos começaram a fechar. Ao mesmo tempo em que a população crescia nas cidades, muitos buscavam refúgio no interior.

Assim, a opção de moradia eram as fábricas falidas, moinhos e armazéns. Os locais nem sempre eram reformados porque muitos não tinham condições financeiras. Já outros eram atraídos pela sua estrutura espaçosa, janelas enormes e tetos altos, deixando para trás o aperto da cidade.

Características do estilo industrial

A composição neutra e materiais que misturam diferentes texturas proporcionam uma maior flexibilidade. Por isso, é fácil combinar um ambiente mais simples e uma boa iluminação. Apesar de parecer minimalista, o industrial consegue se distanciar do minimalismo quando contrapõe o moderno e o desgastado pelo tempo.

Portanto, a maior característica desse estilo está na ousadia de realizar a justaposição do novo e do velho. Além disso, a abordagem é consciente e amiga do meio ambiente, já que incentiva o uso de materiais reciclados ou restaurados. Dessa forma, o uso de materiais sem qualquer acabamento dispensa retoques.

Inspiração de estilo industrial

Veja algumas dicas a seguir para decorar o ambiente de forma correta, desde móveis, luz e ambientação. Por fim, saiba como cada ambiente da sua casa se reformula a partir de elementos que criam uma justaposição necessária entre o novo e o desgastado.

Casa de estilo industrial

Quarto suspenso sobre sala, com estruturas pretas, tons escuros e parede branca de tijolos

A casa desse estilo não precisa de grandes acabamentos. Tijolos aparentes são sempre bem-vindos. O espaço não precisa ser grande como o de uma fábrica, mas deve ser pensado a partir dos móveis para que todos os espaços sejam integrados. A noção de sala, cozinha e quarto separados, aqui significa perda de espaço.

Além disso, os cabos que por vezes ficam aparentes não precisam ficar escondidos. O que cria um charme, com ar de fábrica, é o uso tubos metálicos para deixa-los unidos. Nesse caso, eles são vistos como parte da decoração.

Outra dica para deixar o ambiente aconchegante, é preferir a iluminação natural. Caso precise de mais iluminação, as lâmpadas com fios aparentes e luminárias pendentes deixam o ambiente ainda mais bonito.

Cozinha de estilo industrial

Cozinha com parede de tijolos, armários branco e preto e bancadas de madeira

A cozinha deve ser prática e em um primeiro olhar, ela assume a característica mais rústica e até mesmo, um pouco bruta. Mas é importante não esquecer que o rústico também é um estilo de decoração e não deve ser confundido com o industrial. Há elementos de um presente no outro e vice-versa, isto se dá pela presença da madeira e acabamentos mais vigorosos.

Com essa mescla, esse ambiente se torna elegante e despojado, deixando o momento de cozinhar, mais fácil e prático. Poucos itens constroem essa cozinha, bancadas e móveis em geral de madeira e detalhes em tom metálico são elementos que não podem faltar.

Sala de estilo industrial

Sala com paredes de tijolos, grande janelas, sofá preto, plantas e luminárias

A sala deve ser aconchegante e bem iluminada. Para isso, os móveis de madeira reformados e reutilizados são uma presença constante, assim como objetos metálicos. Esses detalhes, são necessários para dar justamente o ar de aconchego. Sempre opte por móveis que são multifuncionais, para dar uma festa, se reunir com amigos ou um simples jantar.

Outro ponto, é que o posicionamento dos móveis é essencial para a multifuncionalidade do ambiente. Se houver espaço, espalhe luminárias pelo ambiente no modelo aramado e escolha poltronas com pés de aço para dar um toque mais delicado.

Quarto de estilo industrial

Quarto com paredes brancas de tijolos, cama cinza e fios expostos na parede

Opte por uma cama de metal aramado, com luminárias ao lado e mesas de cabeceira de madeira ou com pés de aço. Já nas paredes, escolha a cor cinza que lembre o cimento em contraposição com outras em branco ou ainda, por paredes de tijolos. Não abra mão de itens de decoração como quadros em tons escuros ou terrosos.

No quarto, as plantas são vistas como uma opção de objeto de decoração. As tubulações metálicas fazem sucesso para serem vistas e também não deixar os fios espalhados: conte com isso como outro elemento decorativo.

Escritório de estilo industrial

Escritório com parede de tijolos, mesas de madeira rústica e cadeiras modernas

Nesse ambiente, a dica é mesclar móveis antigos e modernos. Invista em uma mesa de madeira, uma cadeira confortável, estantes e quadros que lembrem o tema industrial. Aposte também em objetos que você mesmo criou ou artesanais: uma vez que esse estilo tem como marca a sustentabilidade, nada mais sustentável do que reaproveitar o que você já tem para fazer algo novo e deixar o ambiente de trabalho mais leve.

Prateleiras com livros, quadros ou plantas também dão um toque mais alegre ao ambiente. Outra peça fundamental é a iluminação, então aposte em luminárias em cores mais escuras ou metalizadas.

Por que escolher a decoração de estilo industrial?

A praticidade desse estilo conquista qualquer um que precise de um ambiente mais amplo e aconchegante. Além disso, há criação de ambientes integrados e despojados, sendo uma decoração sem erros para quem quer elegância e praticidade no cotidiano. Descubra a seguir por que escolhê-lo quando se quer funcionalidade como ponto essencial.

Pelo visual flexível e fácil de combinar

Quarto amplo com poucos móveis além de uma cama cinza e grandes janelas.

A flexibilidade em mudar um móvel de lugar ou reaproveitar mostra que a criatividade deve ser valorizada nesse processo. A criação do novo a partir de algo considerado velho é ideal para quem busca ambientes mais sustentáveis e mais arejados de novas ideais que combinam entre si.

Nesse estilo, o espaço para criar é infinito e não se limita ao que é um clássico, mas busca no moderno referências para ser visualmente adaptável. Por isso, a facilidade de combinação atrai adeptos todos os dias, já que o objetivo é sempre deixar o ambiente simples e arrojado.

A decoração é simples e minimalista

Sala com poucos móveis e decorações, em tons mais claros com apenas duas poltronas escuras.

A decoração simples compartilha muito do conceito do estilo minimalista: reduzir excesso de objetos, utilizar o essencial, consumir menos e reaproveitar mais. Entretanto, esse estilo busca soluções criativas, modernas e não perde o clássico de vista.

O ambiente simples, na verdade, é elegante e muitas vezes ousado, por apostar em tons mais escuros e integrá-los de diferentes formas. Assim, a naturalidade em unir o urbano com peças distintas e robustas valoriza tanto o novo quanto velho, deixando de lado a superficialidade do consumo em excesso de itens desnecessários.

É uma decoração sustentável

Sala com estante ao fundo cheia de elementos reutilizados.

A sustentabilidade é uma discussão em alta na sociedade devido aos vários efeitos danosos pelo consumo desenfreado. Optar por objetos usados é uma forma de reaproveitar o que ainda pode ser usado, reduzir os índices de consumo desnecessário e proteger o meio ambiente. Dessa forma, além de deixar os ambientes lindos com elementos antigos, não polui o meio ambiente, um grande diferencial do estilo.

É uma decoração rústica

Sala de jantar com grande mesa e bancos rústicos de madeira

Móveis desgastados, robustos e volumosos, mas ao mesmo tempo práticos e bonitos, dão charme e conforto. Ainda que o estilo industrial tenha sua estética, o estilo rústico se inspira em ambientes rurais, com elementos e formas da natureza.

Unido ao industrial, o rústico dá o toque de aconchego de uma casa de interior, mesmo que em uma cidade grande. O segredo dessa união está nas texturas mais brutas e nos móveis desgastados que remetem à calmaria e ao conforto do campo.

O estilo industrial trabalha com estética e funcionalidade

Cozinha com armários brancos e bancadas de madeira

A estética desse estilo está totalmente fundamentada na identidade visual que se quer transmitir, ou seja, simplicidade, sustentabilidade e aconchego, expressando também a personalidade do dono. O espaço do ambiente conta muito para esse estilo, assim, seja grande ou pequeno, busque por referências que deixem o seu espaço maior a partir da disposição dos objetos no ambiente.

A estética desse estilo dá inúmeras possibilidades para que os ambientes sejam facilmente interligados. Portanto, a funcionalidade está diretamente ligada à disposição dos objetos no ambiente. Dessa forma, os objetos e móveis da decoração não brigam entre si por mais espaço. Pelo contrário, eles dão a sensação de se ter mais espaço.

Como adotar o estilo industrial para sua casa

Para adotar o estilo industrial, comece procurando por locais que vendam móveis usados, compre objetos de segunda mão, reutilize o que você já tem e crie objetos você mesmo. Além disso, opte por peças mais robustas, como mesas e cadeiras, que darão elegância à sua casa e integrarão os ambientes onde estiverem. Confira mais dicas a seguir!

Faça uma boa escolha dos materiais dos móveis

Sala com rack de madeira e grande poltrona de madeira e couro.

Escolha móveis de material resistente e que tenham a probabilidade de durar por bastante tempo. Não hesite em procurar móveis já usados e sempre procure por aqueles que sejam clássicos, robustos, de madeira ou com suporte metálico, mas fuja de objetos superficiais. Opte sempre por objetos naturais e elegantes.

Siga uma paleta de cores mais escura, não escolha nada que se choque com as cores do ambiente. Não se esqueça da iluminação, porque ambientes desse estilo precisam de uma boa luz. Por isso, quanto mais luminárias espalhadas, melhor.

Escolha cores neutras

Sala com poucos móveis em tons de cinza e marrom

Além da cor cinza que lembra uma parede de concreto e dos tijolos, aposte também em cores neutras e nos tons terrosos. A ideia é que as cores contrastem com os móveis e objetos utilizados no ambiente. Lembre-se que uma boa iluminação destacará os seus móveis em contraste com as cores escolhidas. Então, planeje a cor dos seus móveis, objetos e paredes sempre.

Ainda assim, não tenha medo de mesclar algumas cores, desde que siga tons mais frios, terrosos ou mais escuros para dar a naturalidade necessária desse estilo.

Tenha o mínimo de acessórios na decoração possível

Mesa de escritório cinza com pouca decoração.

Objetos em excesso não combinam com esse ambiente. Os móveis mais robustos tem como objetivo dar a sensação de que já há muito no ambiente, mesmo que não. Então, colocar muitos objetos de decoração não faz sentido para esse estilo, uma vez que um dos objetivos é para que se crie um ambiente visivelmente mais espaçoso.

Lembre-se, a ideia central é simplicidade para que o ambiente seja elegante e funcional. A integração dos ambientes, inclusive, depende muito da funcionalidade de um para o outro, e objetos demais quebram essa conexão, tendo como consequência a perda dessa simplicidade.

Veja as dicas e opte pela decoração no estilo industrial

Sala espaçosa com paredes cinza, luminárias pretas e grande sofá preto

Assim, se optar por esse estilo, comece pintando uma parede com uma cor mais escura ou utilize papel de parede que imite tijolos, uma parede de concreto ou painéis de madeira. Use muitas luminárias: elas deixam o ambiente mais aconchegante e bem iluminado. Luminárias com correntes longas e fios em tubos expostos são parte da decoração. Além disso, comprar peças vintage nunca é demais quando se aposta neste estilo.

Fique de olho nos móveis reaproveitados e na decoração reciclada. Lembre-se, o clássico nunca sai de moda, mas se reinventa sempre. Misture e combine metais com vidro, couro com madeira, concreto com tijolo para um toque mais dinâmico e elegante. Opte por balcões de laje de concreto ou mesas de madeira mais rústicas para mesclar texturas brutas.

Por fim, a dica é procurar por fornecedores locais de madeira recuperada e um fabricante de móveis para criar peças únicas. Com tudo isso em mente, você com certeza será capaz de fazer uma bela decoração industrial em sua casa.

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Últimos posts


Os 10 melhores iluminadores de 2022: Ruby Rose, Oceáne e muito mais!

Os 10 melhores iluminadores de 2022: Ruby Rose, Oceáne e muito mais!

Procura algo que realce seus traços e garante aquele brilho lindo na pele? Confira neste artigo os melhores iluminadores e como encontrar o perfeito para você!


As 10 melhores espreguiçadeiras de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

As 10 melhores espreguiçadeiras de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

Você está em busca de relaxamento ao ar livre? A resposta está nas espreguiçadeiras. Conheça neste artigo os principais modelos do mercado e dicas de compra!


As 10 melhores poltronas para leitura de 2022: reclinável, redonda e muito mais!

As 10 melhores poltronas para leitura de 2022: reclinável, redonda e muito mais!

Buscando a poltrona para leitura perfeita? Confira neste artigo as dez melhores poltronas para leitura, como escolher a mais confortável, preços e onde comprar!


Os 10 melhores shampoos sem sal de 2022: Truss, Granado e muito mais!

Os 10 melhores shampoos sem sal de 2022: Truss, Granado e muito mais!

Procura por um cabelo dos sonhos com muito brilho, força e maciez? Então veja neste artigo os melhores shampoos sem sal do mercado e dicas para comprar o ideal!


Os 10 melhores fixadores de cabelo em 2022: CHARMING, Karina e muito mais!

Os 10 melhores fixadores de cabelo em 2022: CHARMING, Karina e muito mais!

Em busca do melhor fixador para o cabelo? Confira neste artigo as principais opções do mercado e dicas infalíveis para escolher o melhor produto.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Limpeza Produtos de cozinha Ar e ventilação Cabelo Higiene e saúde