A faxina completa começa com planejamento

A faxina completa começa com planejamento

Para fazer uma faxina eficiente é preciso investir em bons produtos e organização.


Planejamento garante sucesso da faxina

A faxina completa começa com planejamento. Caso contrário, você pode se perder em meio às tarefas ou, até mesmo, desistir no meio do caminho. Para chegar no resultado que você sempre quis, é preciso investir não apenas em bons produtos, mas, principalmente, em organização.

Você pode limpar os quartos na segunda-feira, a sala na terça, a cozinha na quarta e o banheiro na quinta. Depois de montar um calendário da faxina, você deve fazer uma lista dos produtos de limpeza que não podem faltar (que devem estar sempre presentes na sua lista de compras).

Como fazer faxina nos móveis

Para começar, pegue um espanador ou uma flanela e tire o pó dos móveis de todos os cômodos da casa. Limpe mesas, cadeiras, cabeceiras, cômodas, armários e tudo o que há de direito - passando pelos quartos, banheiros, sala, varanda (se houver) e, por fim, pela cozinha. Para caprichar ainda mais e dar um brilho na casa, passe um pano úmido com lustra móveis ou álcool nas superfícies de madeira. Ah, e não se esqueça: para que a casa continue organizada evite mudar os objetos de lugar enquanto limpa os móveis. Retire-os para tirar o pó e os coloque de volta.

Como fazer faxina na cozinha

É hora de partir para a louça: não se esqueça de lavar os pratos e copos acumulados! Aproveite para fazer uma limpa na pia, troque as esponjas e panos, se precisar. Passe um desengordurante e um pouco de bicarbonato por toda a extensão da pia. Deixe a água escorrer e enxague completamente. Você também já pode secar a louça que acabou de lavar e já guardar tudo no seu devido lugar. Além disso, verifique se o ralo precisa de um pouco de vinagre com bicarbonato, enquanto você organiza o resto da pia, deixe essa misturinha desinfetando e liberando o ralo da pia. Aproveite para passar um pano úmido com essa mistura pela janela, mesa e estantes, para deixar tudo limpo e organizado.

Como organizar uma faxina

Dentro da rotina de organização doméstica há uma série de tarefas que não são diárias, mas precisam ser feitas semanalmente, como a troca da roupa de cama e de banho. O ideal é estabelecer um dia fixo para isso, lembrando que será preciso coordenar essa etapa com a lavagem das roupas, pois, ao retirar os lençóis e toalhas, haverá um grande volume de itens para lavar e estender.

“O teto de casa, de uma forma geral, é de cimento, alvenaria, madeira e pvc. Os tetos pintados, geralmente, são laváveis. Basta pegar um pano e molhar na água, torcer, enrolar numa vassoura ou rodo e passar no teto. Desta forma, é possível tirar a poeira.

Como fazer faxina em equipe

Lembre-se de que você não precisa fazer a limpeza sozinho! Envolva todos em sua casa. Se você trabalhar em conjunto, pode garantir que sua casa seja um lugar higiênico e harmonioso para todos morarem. Lembre-se apenas de ler as instruções no rótulo de todos os produtos de limpeza e testá-los primeiro em uma pequena área.

Quando você está criando um cronograma de limpeza da casa, é importante lembrar que não existe uma solução "tamanho único". A sua agenda deve ser personalizada às suas necessidades e à sua disponibilidade. Portanto, a primeira coisa a fazer é descobrir exatamente quais tarefas precisam ser feitas e quando. Trabalhando por cômodo, anote o que você precisa limpar e arrumar regularmente, as coisas que você normalmente realiza como parte de suas tarefas habituais de limpeza da casa.

Em seguida, considere sua programação social semanal. Se você achar que passa as segundas-feiras fazendo as compras de supermercado e as quartas-feiras levando as crianças entre diferentes clubes depois da escola, então não tente se concentrar ainda mais nesses dias. Programe atividades de limpeza em dias menos ocupados, quando você não se distrairá e em dias em que não se sentirá sobrecarregado com muito a fazer.

Autor deste artigo

Sou Diretora de conteúdo do Portal Vida Livre e graduanda em Letras na Universidade de São Paulo. Trabalho na área de marketing digital como analista de SEO e Tráfego desde 2021, e está sendo uma grande oportunidade participar deste projeto.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos