Planta cróton: é de sol ou de sombra? Veja tipos, uso na decoração e mais!

Planta cróton: é de sol ou de sombra? Veja tipos, uso na decoração e mais!

Você conhece a planta Cróton? Descubra neste artigo as variedades, características e como cuidar desta linda planta com folhagens incríveis!


Planta Cróton: de sol ou de sombra?

Folhas verdes de cróton

Os Crótons são plantas tipicamente tropicais, oriunda da Indonésia, Malásia, Austrália e ilhas do Pacífico, lugares quentes e úmidos, que se adaptaram muito bem ao nosso país. São muito flexíveis, pois funcionam bem em locais fechados e iluminados, como também em áreas abertas em sol pleno, mas para cultivá-las em locais externos, a planta precisará passar pelo processo de "rustificação” colocando ela gradualmente ao sol.

Também conhecida como folha-imperial, é uma planta que se destaca por possuir uma ampla variedade de cores marcantes e vivas. Um arbusto que pode chegar a alcançar até 3 metros de altura, porém, quando envasados as folhas ficam menores, “desacelerando”o seu crescimento, tornando-se mais compactas para o cultivo doméstico.

O Cróton é uma espécie muito versátil para compor jardins e decorações, de modo que, uma mesma planta possui tonalidades distintas que possibilitam trabalhar a escala cromática no paisagismo ou decoração de interiores, utilizando formatos e cores diferentes na composição de arranjos para decoração em seu lar.

Tipos de planta Cróton e como usar na decoração

Os Crótons são plantas que chamam a atenção pela diversidade de cores presentes em suas folhas. São muito utilizadas no paisagismo, devido a beleza de suas folhagens multicoloridas, como também para decoração de interiores, possibilitando elaborar combinações com diversos tipos de Crótons. Conheça a seguir algumas variedades desta planta.

Cróton petra

Cróton petra

É uma das espécies mais utilizadas em vasos para decoração de ambientes internos. O Cróton Petra, possui folhas ovaladas grandes e largas, com tons que variam entre verde, amarelo e laranja, formando um degradê bem colorido e muito atrativo. Quando cultivadas de maneira correta, elas podem florir com flores brancas e amarelas e costumam desabrochar na primavera.

São plantas que preferem locais sombreados bem iluminados sem incidência solar direto, pois os raios solares podem agredir a planta, causando queimaduras.

Cróton brasileirinho

Esta variedade é originária de ilhas asiáticas, como Malásia e Índia. Suas folhas são coriáceas, colorida e brilhante, possui diversas formas e tamanhos, podendo ser curta, longas, finas, grossas e torcidas, o que possibilita fazer combinações com várias delas. As folhas são multicoloridas que varia entre amarelo, laranja, vermelho e verde.

Algumas podem ser variegadas com pontinhos, faixas, estrias e manchas, o que torna a planta muito charmosa. No entanto, a seiva do Cróton brasileirinho é muito tóxica, o que pode causar feridas e coceiras ao contato com a pele, portanto é necessário cuidado ao cultivá-la no interior da sua casa ou no jardim.

Cróton amarelo

Cróton amarelo

O Cróton amarelo possui origem asiática, em algumas ilhas do Pacífico e da Malásia. Suas folhas são coriáceas e brilhantes, com formatos e tamanhos variados, podendo ser afiladas, lobadas, ovaladas ou retorcidas.

Seu ciclo de vida é perene e suas flores desabrocham na primavera, no qual a inflorescência agrupa-se em ramos de aproximadamente 30 centímetros, com flores masculinas de cor branca, possuindo cinco pequenas pétalas de 20 a 30 estames e as femininas de cor amarela, sem pétalas.

Cróton americano

O Cróton americano possui cores muito marcantes e atraentes. Para manter a coloração em suas folhas, elas devem ser cultivadas a meia sombra. Indicado para o cultivo interno, em locais bem iluminados, de preferência em áreas próximas a uma sacada ou janela, que possibilita receber iluminação natural, assim elas ficarão lindas e vistosas.

Se você busca plantas com tonalidades avermelhadas, o Cróton americano é o mais indicado, pois essa espécie garante a fidelidade de cores nas plantas.

Cróton Picasso

Nativo da Malásia e ilhas do Pacífico ocidental. Possui folhas estreitas e pontiagudas, multicoloridas que se misturam entre amarelo, bronze, verde e vermelho, formando um degradê de cores, que no interior dos lares, torna uma verdadeira obra de arte. O nome "Picasso" foi batizado em homenagem ao pintor Pablo Picasso, pois suas folhagens são fininhas, semelhante a um pincel, no qual era o principal instrumento de trabalho do pintor.

Cróton gingha

A principal característica desta planta é o formato de suas folhas, são finas e retorcidas, com coloração de verde, vermelho e alaranjado, que em contraste com outras plantas ficam muito bonitas no jardim. Além disso, elas são plantas que apreciam o sol e precisam de bastante iluminação para crescer e manter suas cores bem vibrantes.

São arbustos semi-lenhosos altamente tóxicos, suas sementes também possuem toxicidade, que se ingeridas podem levar à morte, portanto ao cultivá-la, mantenha distância de crianças e animais domésticos que podem ingerir ou tocar acidentalmente na seiva da planta.

Cuidados com o Cróton

Jardineira cuidando das plantas

Apesar de serem plantas muito resistentes a climas secos e quentes, é necessário obter alguns cuidados essenciais para manter a saúde da planta. A seguir iremos apresentar o tipo de solo ideal, temperatura, irrigação, iluminação e como cultivá-la adequadamente. Leia a seguir!

Iluminação ideal para Cróton

São plantas que apreciam o calor e a uma boa luminosidade. Para manter as folhas sempre bonitas e vistosas é preciso colocá-las em locais bem iluminados. As mudas adquiridas em gardens, pet shop ou locais de distribuição das plantas, normalmente são cultivadas em estufas com uma iluminação difusa.

Se você deseja plantar em locais externos, a planta terá que passar pelo processo de “rustificação”, caso contrário ela irá “regredir”, queimando as folhas e ficando feias, para depois começar a habituar-se ao local em sol pleno. Portanto, para que isso não ocorra, coloque ela gradualmente ao sol.

Os melhores lugares da casa para deixar o Cróton

Como mencionado anteriormente, o Cróton precisa de bastante iluminação, caso contrário eles não irão obter uma coloração tão intensa em suas folhas. Portanto, escolha o local mais iluminado da casa. Se você mora em um apartamento, por exemplo, coloque em sua varanda ou próximo a uma janela para que receba bastante luz.

O local onde a sua planta irá ficar é de extrema importância para o desenvolvimento, pois elas crescem em direção à luz, portanto, lembre-se de tempos em tempos mudar a posição da sua planta para que ela cresça uniformemente em todas as direções.

Temperatura ideal para Cróton

Os Crótons gostam de ambientes quentes e úmidos, portanto, o clima da região onde a planta será cultivada, irá influenciar no seu crescimento, pois elas não toleram o frio e geadas. A temperatura ideal para o seu cultivo é entre 18°C a 28°C, se a região onde você mora é abaixo dessa temperatura, procure um local onde ela possa receber bastante luminosidade protegida de correntes de ar frio.

E por fim, evite trocá-la de lugar, pois os Crótons não gostam de mudanças, elas podem começar a perder folhas ao ser transportadas para outro ambiente. Portanto, após ter encontrado o espaço ideal para ela, evite movê-la.

Rega do Cróton

A rega deverá ser realizada sempre que identificar que a superfície do solo estiver seca, procure regar com água em temperatura ambiente para evitar um choque nas raízes. Uma dica muito importante para identificar o momento certo de fazer a irrigação é verificar com o dedo: sinta a umidade, se a superfície do solo estiver seco, é o momento certo para realizar a irrigação.

É uma planta que gosta de muita água, mas atenção para não encharcar as suas raízes, portanto certifique-se de fazer uma boa drenagem no vaso antes de realizar o plantio. Durante os meses de outono e inverno, reduza as regas e deixe o solo secar aproximadamente 2,5 cm de profundidade.

Solo ideal para Cróton

São plantas que gostam de um solo fértil enriquecido com matéria orgânica. Você poderá utilizar esterco de animal bem curtido ou bokashi, se preferir poderá colocar também turfa, no qual irá ajudar a melhorar as propriedades físicas do solo.

Para auxiliar na drenagem, adicione um pouco de areia ao substrato, deixando o solo mais solto, pois os Crótons são plantas que necessitam de bastante água, mas sem o acúmulo de água em suas raízes, isso poderá provocar o apodrecimento e levar a planta à morte, portanto certifique-se de fazer uma boa drenagem, preparando o vaso com furos e uma camada de argila expandida, possibilitando o escoamento da água.

Adubos e substratos para Cróton

As plantas, assim como nós, precisam de vitaminas e nutrientes para se manterem fortes e saudáveis, diminuindo a probabilidade de ficarem fracas e doentes. A reposição de nutrientes deverá ser duas vezes ao ano, sempre nas estações da primavera e verão. Podendo utilizar o bokashi ou composto orgânico, farinha de osso e casca de ovo, misturando aminoácido, que irá ajudar na absorção dos nutrientes.

Se desejar poderá utilizar fertilização química NPK 10-10-10 em plantas envasadas, dissolvido em água, umedecendo o substrato ao redor da planta. Na estação do inverno, a planta entra em estágio de repouso, portanto não é recomendado adubá-la neste intervalo, para evitar uma “overdose”.

Manutenção e poda do Cróton

Sobre a manutenção da planta, é bem simples: retire folhas secas ou murchas e os galhos que estão secos. Se desejar, poderá aparar alguns galhos que estão entrelaçados do centro do arbusto, que irá incentivar a gerar novas folhas. Você também poderá realizar a poda para controlar o seu tamanho, de preferência logo após o inverno, que é o período em que a muda começa a crescer, possibilitando dar o formato desejado à planta.

No entanto, muito cuidado ao manusear a planta, pois a seiva branca é altamente tóxica, causando irritações e reações alérgicas ao contato direto com a pele. Por fim, lembre-se sempre de esterilizar a tesoura ou outro instrumento cortante com álcool isopropílico, para evitar transmissão de doenças procedentes de outras plantas.

Vasos para plantar Cróton

Quando for escolher o tamanho do vaso, prefira um que seja 5 cm maior que o atual, para que a planta consiga desenvolver suas raízes, certifique-se de preparar a drenagem no vaso antes de trocar a planta de recipiente. Ao realizar a troca de vaso, pode ocorrer que ela perca algumas folhas, portanto, prefira transferir sempre na primavera, pois irá minimizar o choque na planta evitando a perda de folhas.

Pragas e doenças do Cróton

Apesar de serem resistentes a pragas e doenças, estão suscetíveis a serem atacadas por alguns insetos, como os ácaros e as cochonilhas. Um dos sinais que aparecem de infestação de ácaros são manchas amarelas ou marrons, folhas opacas e teias esbranquiçadas.

Para eliminá-los, utilize um pano umedecido com água e detergente e limpe delicadamente a parte de cima e por debaixo da folha. Deixe agir por uns minutos e enxágue com água corrente para eliminar todo o resíduo. Se for necessário repita o procedimento depois de alguns dias até que todos os ácaros desapareçam.

Propagação do Cróton

A propagação dos Crótons poderá ser feita por estaquia ou alporquia. No método de estaquia você poderá cortar o caule, abaixo da articulação da folha, que seja maduro e saudável, de aproximadamente 15 a 30 centímetros de comprimento.

Em seguida, remova todas as folhas na parte inferior e corte na metade as folhas superiores, isso irá ajudar a economizar energia da planta para o seu enraizamento. Coloque as estacas em um recipiente com água em temperatura ambiente e mantenha em um local fresco e sombreado. Após cerca de 5 a 6 semanas surgirão raízes, no qual a muda poderá ser plantada em um vaso com solo fértil e úmido.

Sobre o Cróton

Cróton brasileirinho em foco

Os Crótons possuem uma beleza única, com folhas de tonalidades e formatos distintos, muito utilizadas em jardins ou em vasos para decoração de ambientes internos. Conheça a seguir as principais características da planta.

Características do Croton

São plantas tipicamente tropicais, perenes, muito resistentes e versáteis, suportam ficar expostas ao sol pleno como também locais fechados e sombreados. Sua principal característica é a coloração em suas folhagens, pois cada folha passa por diversas tonalidades ao longo do seu desenvolvimento, formando um degradê de cores muito bonito.

As plantas que recebem mais sol ficam com tonalidades amarelas a alaranjadas, já as que ficam em sombra, as folhas são verde e vinho escuro. O que a torna uma planta de folhagens ornamentais muito atraente para o paisagismo e decoração de ambientes internos.

A folha do Cróton murchou, o que fazer?

Na estação do verão, em que a temperatura é muito quente, as folhas do Cróton podem murchar, principalmente se a planta ficar exposta ao sol pleno. Isso é uma reação natural da planta para evitar perda de água. Portanto, se ela estiver no vaso, desloque para um local fresco e sombreado e proporcione uma boa rega, e após algumas horas a planta irá se recuperar.

Sendo assim, nos meses do verão, procure deixá-la em local sombreado com uma iluminação mais amena.

Em casos mais graves, pode ocorrer da planta perder as suas folhas, neste caso, aguarde para ver se o caule irá secar, se isso acontecer, infelizmente não há o que fazer e você irá perder a planta. Mas caso o caule permanecer vivo, surgirão novos brotos e você poderá cultivá-la normalmente.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da planta cróton

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar e informações gerais sobre a planta cróton, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cróton é uma planta ornamental perfeita para sua casa!

Cróton em vaso branco

O Cróton é uma planta muito flexível, se dá muito bem em ambientes internos como também externos, são resistentes à seca e de fácil cultivo. Um arbusto perene, de clima tropical e que gosta de lugares quentes e úmidos. Caracterizada por suas folhagens lindas e exuberantes, que à medida que envelhecem, passam por mudança de cores, formando um degradê de cores muito bonito e atraente.

Com certeza é uma planta que irá iluminar qualquer cantinho em que for colocada, colorindo e trazendo mais vida para dentro da sua casa! Gostou das nossas dicas? Então aproveite e crie composições incríveis com diversos tipos de Crótons!

Autor deste artigo

Amo a natureza, gosto de ler livros e sou apaixonada pelo mundo das artes.

Últimos posts


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto