Como lavar banheiro: aprenda a limpar box rápido, bem lavado e mais!

Como lavar banheiro: aprenda a limpar box rápido, bem lavado e mais!

Você quer saber como lavar um banheiro para que fique limpo e agradável? Veja dicas úteis para a limpeza profunda dessa área.


Saiba como lavar o banheiro de forma simples e prática!

Indivíduo limpando a pia do banheiro com luvas. pano e esponja.

Um dos desafios do mundo moderno é saber como lavar bem e rápido um banheiro. Esse local geralmente é utilizado todos os dias tanto por moradores de uma casa quanto por visitas. Além de ser uma área propícia a acumular sujeiras, manchas, mofo e bactérias. Esses aspectos, obviamente, dificultam a organização desse lugar.

Contudo, com algumas dicas você consegue deixar torneiras, espelhos e vidros brilhando. O vaso sanitário, paredes e box também podem ser totalmente higienizados. Além disso, com mais alguns cuidados, você mantém a arrumação por maior tempo. Por isso, neste texto você acompanhará várias recomendações de limpeza para tornar um banheiro em um ambiente sadio e encantador. Confira!

Passo a passo de como lavar o banheiro

Se uma pessoa não der atenção suficiente à higiene de um banheiro, esse cômodo pode se tornar uma colônia de germes. Se acrescentar a umidade e a falta de ventilação, as consequências serão bastantes desagradáveis. Por isso, é bom lavar esse espaço com frequência e dedicação, conforme será descrito a seguir:

Materiais necessários para lavar o banheiro

Materiais de limpeza como baldes, rodo, escova sanitária, luvas, esponja, etc.

Água, sabão e um pouco de força já fazem um bom trabalho, mas para que a limpeza fique perfeita, os materiais abaixo devem ser considerados:

- Esponja: pode ser aquela utilizada geralmente para lavar louça com fibra verde na frente e espuma amarela nas costas. Ela servirá para retirar manchas.

- Escova de banheiro: não tem substituto quando se trata de fazer o vaso sanitário brilhar. As cerdas de plástico dela são muito úteis, pois não danificam nem riscam a área a limpar e também ajudam a não encostar nas mãos a área suja.

- Panos: basicamente é necessário panos para secar o vaso sanitário, os utensílios do banheiro, bem como esfregar o chão.

- Produtos de limpeza: água sanitária, desinfetante, alvejante são opções prontas que não possuem agentes corrosivos, fragrâncias agradáveis e são fáceis de usar, mas na ausência deles você pode optar por receitas caseiras com vinagre branco, água, bicarbonato de sódio e limão como será especificado neste texto.

- Luvas de látex ou borracha: são antibacteriano e antifúngico o torna ideal para uso na área de saúde.

- Balde: caso você não tenha um, a alternativa é tampar o ralo e encher a pia com água.

- Escova de dentes velha ou similar: serve para remover sujidades em pequenos locais como vão entre os azulejos.

Uma vez que você tiver reunido todas essas ferramentas perceberá como elas tornam a tarefa de lavar um banheiro menos difícil e mais rápida.

Retire todas as coisas do banheiro

Indivíduos segurando um cesto de roupas sujas.

No banheiro geralmente há muitas coisas, como o lixo, cesto para roupas sujas, gabinete, saboneteiras, copos com escovas de dente, potes de cremes e outros cosméticos, etc. O mais aconselhável é colocar tudo para fora para limpar desde o teto até o chão com conforto.

Também é importante já levar o material básico para lavar o banheiro. Ter os produtos prontos e todos em um só lugar ajuda muito, principalmente quando você tem outras tarefas para fazer. Então, não perder tempo reunindo todas essas coisas é um bom começo.

Como limpar as paredes do banheiro

Indivíduo limpando a parede com o pano, produto em spray e luvas.

O bom senso indica que as superfícies mais altas devem ser limpas primeiro. Então,
para higienizar as paredes do banheiro borrife um produto para limpar azulejo ou uma mistura de água e vinagre em quantidades iguais. Se houver sujeira ou mofo, deixe o produto agir por alguns minutos antes de escovar.

Da mesma forma, você pode preparar combinar vinagre e bicarbonato de sódio ou usar água sanitária para branquear as juntas dos azulejos e o revestimento da parede. No final, enxague bem tudo. Como é difícil lavar um banheiro profundamente com frequência, é importante caprichar nessa etapa.

Como limpar o box do banheiro

Indivíduo limpando o box do banheiro com pano e luvas.

O segredo para manter as portas do chuveiro impecáveis é lavar essa área com uma mistura de vinagre, bicarbonato de sódio e limão. Basta mergulhar a esponja nesse desinfetante natural e esfregar contra o vidro. É importante descansar essa fórmula por um minuto no box do banheiro.

Assim, é possível remover todas as manchas e borrões de resíduos secos de xampu, gel de banho, sabonete ou vapor. Em seguida, passe outra esponja com água para retirar tudo. Use um jornal ou papel toalha para polir as portas do box.

Como limpar o chuveiro ou banheira do banheiro

Indivíduo limpando a banheira com materiais de limpeza.

Esta é uma parte do banheiro por vezes esquecida, mas que também acumula sujeira. Primeiro, para lavar o chuveiro ou a banheira, é necessário desligar a energia elétrica. Depois aplique nos furinhos a combinação de vinagre, suco de limão e água quente na mesma quantia. Passe também a escova de dente para que nenhuma sujeira interrompa o fluxo da água.

O mesmo tratamento deve ser dado a áreas próximas como a do registro e mangueira do chuveirinho. Para finalizar não se esqueça de enxaguar e secar as partes que não possuem contato direto com água.

Como limpar o chão do banheiro

Indivíduo esfregando o chão do banheiro.

Caso você não tenha um bom desinfetante para lavar o banheiro, como substituto use uma receita caseira feita com 4 litros de água morna com 1/4 de xícara de vinagre e 1 colher de sopa de detergente. Mexa até ficar espumoso. Em seguida, molhe um pano nessa solução e torça para tirar excesso de água e passe no piso.

Se houver sujeira difícil de ser removida. Despeje vinagre branco no chão do banheiro e espalhe o bicarbonato de sódio. Deixe descansar por 30 minutos. Após esse tempo, comece a escovar até eliminar totalmente qualquer mancha que houver. Quando terminar despeje bastante água para que o local fique completamente polido.

Como limpar os ralos do banheiro

Indivíduo limpando o ralo do banheiro.

Não tem como lavar o banheiro e esquecer o ralo, não é mesmo? Então, para fazer isso, primeiro, retire os fios de cabelo que estiverem nele. Use água quente para dissolver restos de sabonetes. Ferva um copo de água e coloque pelo ralo. Em seguida, derrame mais meio copo com cerca de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Você verá uma espuma, mas é normal. Deixe agir e jogue um pouco mais de água quente. Se você notar que a água demora a escorrer é sinal que está um pouco entupido. Nesse caso, esvazie uma panela de água fervente no ralo e veja se isso se resolve.

Não dando certo, tente introduzir uma mangueira no cano para limpar a sujeira. Outra opção é entornar uma garrafa de Coca-Cola de 2 litros no local e deixar agir durante a noite. Na manhã seguinte, deixe a água quente correr por alguns minutos para limpar bem.

Como limpar os armários e gabinetes do banheiro

Banheiro com gabinete de madeira.

A maioria dos armários e gabinetes para banheiro é de madeira. Evidentemente, não se deve lavar esses móveis, mas caso haja alguma sujeira use um pouco de detergente, água e escova para retirar, logo em seguida, seque. Um pano úmido com um produto lustra móvel é suficiente para uma boa limpeza da madeira.

Você pode também optar por uma receita caseira para recuperar a luminosidade perdida, como usar claras de ovo após a higienização normal. Outra forma consiste em misturar meia xícara de suco de limão com outra meia xícara de azeite. Se o gabinete ou o armário for laqueado para dar um brilho extra, use um pano com glicerina líquida.

Como limpar o vaso sanitário do banheiro

Indivíduo limpando o vaso sanitário com a escova, produto em spray e luvas.

Se você lavar o banheiro com frequência, usar apenas água, desinfetante e um pouco de alvejante já é suficiente para polir o vaso sanitário . A água sanitária também higieniza o local, desde que você aplique pequenas quantidades, deixe agir por alguns minutos e depois enxague.

Uma técnica caseira que também é eficiente consiste em cobrir o vaso com um pouco de bicarbonato de sódio e esperar uma hora. Em seguida, borrifar vinagre branco por cima e esfregar com a escova e enxaguar várias vezes.

Se o fundo estiver muito sujo com manchas amarelas, espalhe por cima vinagre diluído em água com ácido cítrico em pó. Faça isso com cuidado, como o ácido cítrico é bastante poluente, é aconselhável cobrir os olhos e a boca, além de usar luvas. Por fim, utilize a escova para tirar toda a sujeira.

Como limpar a pia do banheiro

Indivíduo limpando a pia do banheiro com materiais de limpeza.

Vidro, granito, mármore e porcelana são os materiais mais utilizados em lavatórios de banheiro. Para cada componente há especificações sobre como higienizar que você pode visualizar abaixo:

- Vidro: use um borrifador com vinagre branco diluído com água ou um limpador de vidro, e depois seque.

- Granito e mármore: esses materiais são porosos, por isso deve-se evitar derramar óleos ou perfumes sobre a superfície deles. Se isso acontecer, limpe imediatamente com água e sabão neutro.

- Porcelana: é o principal material usado em pias, para que ela permaneça perfeita por muitos anos, evite usar sabões abrasivos durante a limpeza. O bicarbonato e o vinagre são ideais para prevenir manchas e dar brilho.

O lavatório é uma das etapas finais de como você deve lavar o banheiro, porque você pode aproveitar esse momento para limpar parte do material utilizado na limpeza.

Como limpar vidros e espelhos do banheiro

Indivíduo limpando o espelho do banheiro com materiais de limpeza.

Use um limpador de vidros tanto na janela como espelhos. Outra opção simples, é sacudir vinagre branco e água morna em um recipiente pulverizador. Você tem que encher cerca de dois ou três dedos do recipiente com o vinagre e o resto completa com a água.

Se houver manchas você pode lavar com água e sabão, secar e, por fim, borrifar de uma forma generosa o limpador de vidros industrial ou caseiro. Panos de microfibra, jornais velhos ou papel toalha ajudam a secar as janelas e espelhos de modo mais fácil. Assim, seu banheiro fica deslumbrante.

Dicas e cuidados com a limpeza do banheiro

Após terminar de fazer um bom trabalho ao lavar seu banheiro, é importante estabelecer um prazo para uma nova higienização. Da mesma forma, também é interessante saber como manter por um longo tempo esse espaço limpo e organizado. Então, continue lendo, pois é exatamente isso que você descobrirá nos próximos tópicos.

Sempre limpar o banheiro uma vez por semana

Indivíduo de avental laranja limpando o banheiro.

A frequência para lavar o banheiro pode variar devido a quantidade de vezes e a forma que o espaço é utilizado. No entanto, em geral, conforme um estudo da NBC esse tempo pode ser distribuído do seguinte modo:

- Mudança de toalhas: diariamente
- Vaso sanitário e pia: pelo menos uma vez por semana
- Chuveiro: uma vez a cada duas semanas, embora as cortinas devam ser desinfetadas semanalmente.

Os demais elementos do banheiro como paredes, armários, espelhos etc. têm menor tendência a acumular bactérias se o ambiente estiver bem ventilado. Portanto, no mínimo, uma vez por mês você pode higienizar.

Faça uso de aromatizadores

Conjunto de produtos aromatizantes de lavanda.

A melhor maneira de garantir que seu banheiro sempre cheire bem, mesmo quando você não estiver em casa, é instalar um aromatizador de ar automático. Uma forma menos tecnológica, mas igualmente eficaz, é usar um difusor de aromas. Por outro lado, pulverizar algumas gotículas de um odorizador de ambiente, da mesma maneira, contribui para o bom cheiro do lugar.

Uma receita caseira para perfumar seu banheiro, após lavar, é diluir 2 colheres de sopa de amaciante concentrado com bicarbonato de sódio em um copo com água e borrifar no ar. Os tecidos que ficam no banheiro como toalhas e tapetes são um dos principais locais onde a umidade tende a se acumular, por isso são uma fonte de maus odores.

Sempre troque esses objetos com poucos dias de uso e pendure as toalhas num varal externo, após cada utilização. Ao lavar não esqueça de impregnar esses tecidos de amaciantes para que fiquem sempre cheirosos.

Não esqueça de limpar o exaustor do banheiro

Indivíduo limpando o exaustor com materiais de limpeza.

O exaustor do banheiro também pode se sujar e com o tempo, apresentar dificuldade de operação. Limpar é a maneira mais fácil de garantir que ele continue funcionando ano após ano. Antes de começar desligue o aparelho na tomada para evitar possíveis choques.

Remova a tampa e tire a poeira do exaustor com um aspirador. Fazer isso também serve para desprender detritos das pás do ventilador antes de você começar a limpar com um pano úmido. No entanto, tenha cuidado para não tocar na fiação. Depois, passe outro pano enxuto e deixe o exaustor secar bem.

Lembre de limpar as luminárias

Indivíduo limpando a luminária com luva, pano e spray.

Tanto para uso do espaço como para lavar o banheiro uma boa iluminação é essencial. A baixa claridade causada pelo acúmulo de poeira sobre a luminária quando combinada com piso molhado cria um ambiente propício a acidentes. Portanto, não deixe de limpar a lâmpada também.

A primeira coisa a fazer é desligar a luz e desconectar a energia. Uma vez fora do suporte, elimine o pó passando um pano macio e úmido. Antes de voltar a colocar a luminária no suporte, espere até que esteja completamente seca para evitar curtos-circuitos.

Deixe o seu banheiro sempre arrumado

Banheiro organizado e higienizado.

Manter a ordem no banheiro parece, quase sempre, uma tarefa impossível. Se depois de acabar de lavar 24 horas após para tudo está de cabeça para baixo novamente, experimente as dicas abaixo:

- Jogue fora frascos de colônia vazios, cremes vencidos, sombras antiquadas, aquela pedra-pomes velha etc.

- Limpe pelo menos as manchas mais marcantes que aparecem no dia-a-dia.

- Como já foi dito, você não precisa lavar o banheiro todos os dias, no entanto, reserve alguns minutos para conferir se há objetos em desordem e sujeira.

Normalmente, o brilho e limpeza depois de uma lavagem profunda permanecem por longas semanas. Portanto, se você conseguir manter a arrumação seu parecerá maravilhoso por muito tempo.

Ao fazer a limpeza, seque rapidamente os locais

Indivíduo secando o box após borrifar o produto de limpeza.

Seque tudo após lavar o banheiro, principalmente o chão. Caso você deixe tudo enxugar por conta própria, o trabalho que você fez ficará perdido devido às marcas da água que se formarão na superfície.

Se você for usar apenas um pano para secar tudo, deixe o vaso sanitário para o fim. Além de permitir uma melhor desinfecção, é uma forma de garantir que esse tecido não será usado posteriormente em nenhuma outra superfície.

Não esqueça de manter o banheiro constantemente ventilado

Indivíduo abrindo a janela para ventilar.

Ao lavar o banheiro, uma boa ventilação elimina os vapores que os produtos químicos podem liberar. Após a limpeza, ela ajuda a secar tudo mais rapidamente. Por fim, manter diariamente janelas abertas diminui o risco de aparecer mofo.

A ventilação desse espaço é sempre importante seja através da janela ou com um exaustor. Além disso, dependendo de como a umidade afeta o local, odores desagradáveis permanecem por mais tempo se não houver circulação de ar eficiente.

Aproveite as dicas e tenha um banheiro sempre limpo!

Jogo de banheiro na cor branca e azul organizado e higienizado.

Alguns azulejos manchados, vaso sanitário sujo ou um box cheio de resíduos de sabão não é uma imagem muito agradável nem de pensar, ainda mais quando se você estiver com visitas em casa.

Por outro lado, banheiro limpo é garantia de higiene, saúde e segurança. Além disso, não leva muito tempo para lavar, apenas alguns minutos são suficientes. Então, aproveite as dicas desse texto sobre como lavar um banheiro e deixe o seu deslumbrante!

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos