Como plantar morango: em casa, vaso, garrafa pet, com semente e mais!

Como plantar morango: em casa, vaso, garrafa pet, com semente e mais!

Você sabia que o morango é uma das frutas mais fáceis de serem cultivadas? Veja como plantá-lo, cuidados e suas curiosidades.


Você sabe como plantar morango?

Uma criança segurando duas cestas cheias de morango em uma plantação de morango

O morango é uma das frutas mais fáceis de ser cultivadas e apresenta diversas possibilidades sustentáveis e econômicas. Além disso, possui um sabor surpreendente e é amplamente utilizado na culinária, sem mencionar a sua alta qualidade nutricional.

Saiba mais sobre o cultivo de morangos aqui e como pode ser feito de diversas formas simples.

Informações básicas do morango

Vários morangos próximos uns aos outros


Nome CientíficoFragaria vesca
Outros NomesMorango, Fragária, Frutilha,  Morango-silvestre, Morangueiro, Morangueiro-bravo 
OrigemAmérica Central, América do Norte, América do Sul, Europa
Porte0,10 cm a 0,30 cm 
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoO ano todo
ClimaSubtropical e Temperado



O morango é uma das plantas que floresce o ano todo, e é por isso que conseguimos colher os seus frutos com bastante frequência. Presente em quase no mundo todo, as suas mudas são fáceis de cuidar e requere pouca manutenção.

Por ter um porte pequeno, o morango é o queridinho dos jardineiros que gostam de plantar frutas, pois não exige muito espaço no ambiente em que é plantado, permitindo que seja cultivado em apartamentos, varandas, pequenas casas e quintais.

Onde se pode plantar morango

Você sabia que é possível plantar morango em garrafas pet? Confira a seguir, os 4 tipos de recipientes que são ideais para plantar uma muda de morango e dicas de cuidados com a sua plantinha.

Vaso

Um vaso com morangos

Os morangos podem ser cultivados em vasos de boca larga e devem ser profundos, em um recipiente com, no mínimo, 15 centímetros de profundidade. Um vaso de 2 a 3 litros é o suficiente para o cultivo da muda, sempre sendo necessário podar e controlar o crescimento. Caso o vaso seja longo, garanta um espaçamento de 30 cm entre todas as mudas.

A planta precisa de uma boa quantidade de terra para o desenvolvimento das raízes. Regue o suficiente para manter a terra do vaso úmida. As mudas são as mais indicadas para o plantio no vaso. Pedras e argila podem ser colocadas no fundo para garantir uma drenagem adequada. O material do vaso pode ser de plástico, cerâmica, fibra de vidro, madeira de boa qualidade e até mesmo cimento.

Para o transplante da muda do plástico para o vaso, basta cavar um buraco profundo do substrato do vaso para que as raízes sejam bem acomodadas e cubra novamente com o restante da terra.

Garrafa pet

O cultivo de morango pode ser feito também em garrafas pet, tanto na forma horizontal quanto na forma vertical. São muito práticas, especialmente para locais pequenos, e é considerado um método muito sustentável e de fácil transporte. É necessário sempre podar a planta para garantir um crescimento saudável e adequado ao espaço.

Para o cultivo na forma vertical, faça um corte na parte oposta da tampa da garrafa para inserir as mudas com o substrato. Faça furos pequenos na garrafa pet para a drenagem e aeração das raízes. Para o modo horizontal, faça um corte quadrado na área central da garrafa e pequenos furos ao redor da garrafa para a drenagem e crescimento.

Em ambos os métodos, basta regar uma vez por dia ou até que a terra esteja suficientemente úmida. É considerado um método eficiente, pois possui um sistema de drenagem bom e espaço e profundidade suficientes para o desenvolvimento. A garrafa deve ter 20 cm para que a raiz se desenvolva bem.

Tubo de PVC

Vários tubos de PVC

Os tubos de PVC também apresentam uma forma prática e versátil para o cultivo de morango. Nesse caso, é possível utilizar sementes da fruta ou pequenas mudas prontas para plantar. É possível criar uma grande horta de morangos suspensa, ideal para quem busca otimizar o espaço. Esse método também não requer muito contato com a terra, não gerando tanta sujeita no espaço.

Na forma horizontal, o tubo de PVC deve ter 120 mm com uma abertura grande na parte de cima e pequenos furos de 4 cm na parte inferior para que a água escorra. Em cada furo (que pode ser feito com o uso de uma serra copo) vai uma muda de morango. Plante o morango no substrato, garantindo espaçamento entre as mudas. Molhe as plantas sem encharcar.

Para a posição vertical em um tubo de 1 metro, faça 10 furos espaçados de 3 cm. O cano pode ser sustentado com um vaso cheio de terra. Coloque o substrato em cada furo e depois plante as mudas de morango.

Caixa de isopor

Uma caixa de isopor no gramado

O plantio de morango utilizando caixas de isopor pode trazer bons resultados de produtividade e proteção a planta, já que o material possui uma resistência térmica alta. É também considerado um método extremamente sustentável e de fácil transporte. As caixas de isopor também podem ser adaptadas para servir como recipientes auto irrigáveis, podendo utilizar menos água durante as regas.

Utilize uma caixa de isopor e faça furos para a drenagem na parte inferior e alguns na parte lateral. Prepare a terra e plante as mudas com espaçamento adequado. É possível utilizar também copos de isopor para mudas únicas, desde que sejam profundos. Basta realizar um furo na parte inferior e inserir o substrato com a muda.


Como plantar morango

Alguém segurando a planta de morango

Há muitas formas de plantar morango, seja por sementes, mudas ou plantando a própria fruta. Confira a seguir, o passo a passo de como fazer a plantação com cada uma dessas formas.

Como plantar morango por semente

Para plantar a semente de morango corretamente, é necessário escolher sementes já prontas para o cultivo. Elas são facilmente encontradas em lojas de produtos orgânicos ou de jardinagem. Após selecionar as sementes, aplique as sementes na terra com as mãos e as molhe com um borrifador de água para manter a terra úmida até que a germinação ocorra.

Há também a possibilidade de germinar as sementes utilizando papel toalha, borrifador com água e uma vasilha com tampa. Coloque as sementes sobre o papel e umedeça com o borrifador sem deixar encharcado. Coloque o papel dentro da vasilha e tampe. Para evitar o mofo, há a opção de borrifar utilizando o chá de camomila.

O tempo de espera até que as sementes germinem é de um mês. Quando as sementes começarem a germinar, apresentando pequenas raízes brancas, coloque em um pote de sua preferência com substrato para prosseguir o desenvolvimento do morango. Elas devem ser colocadas de forma superficial na terra, respeitando a profundidade de 0,5 cm.

Com a fruta

Para o cultivo do morango com a própria fruta, recomenda-se a utilização dos morangos orgânicos, pois outros tipos, como os híbridos, podem não germinar. O primeiro passo para extrair as sementes do morango é selecionar um copo descartável com um pequeno furo no fundo para criar a muda. Encha o copo com o substrato próprio para a germinação.

Em seguida, coloque alguns morangos em uma peneira e esprema, lavando em água corrente até sair toda a polpa e restar somente as sementes. Coloque as sementes diretamente no substrato com um pouco de terra por cima delas e regue até que o excesso de água saia pela abertura no fundo do copo. Espere até que ocorra a germinação.

É possível também colher as sementes de forma manual ou até mesmo utilizar a própria fruta para a germinação. Para isso, corte a camada externa do morango que tenha a maior concentração de sementes e coloque no substrato preparado.

Comprando muda de morango

As mudas prontas de morango podem ser encontradas em lojas de jardinagem e apresentam variedades quanto a qualidade genética. Em relação a essas variedades, as mudas mais plantadas de morango se dividem em vários grupos e tipos que se adequam com resistência às condições climáticas de cada região.

O tipo mais doce é a Camarosa. Para o cultivo em períodos quentes, a Diamante e a Aromas são as mais reconhecidas. Outros principais tipos encontrados no Brasil são: Albion, San Andreas, Bourbon, Linosa, Rainha Elizabeth II, Monterey, Tentação e Capri.

Como cuidar do morango

Avó e neta cultivando morangos

Morango é uma fruta que não precisa de muitos cuidados durante o seu cultivo. No entanto, algumas dicas são essenciais para obter uma muda saudável e com frutos gostosos. Confira:

Iluminação para o morango

É necessário escolher o tipo de morango para a sua região, já que a mudança de latitude altera a duração do período de luz durante o ano. Alguns tipos de morango são mais sensíveis ao sol, outros são adaptados ao clima quente. Nas regiões mais ensolaradas, o cultivo de morango deve ser sombreado durante o período mais quente do dia.

Evite períodos em que o sol esteja extremamente forte. No entanto, o plantio de morango deve sempre estar em um ambiente de boa luminosidade e requer de 6 a 10 horas por dia de luz solar direta, alternando entre o sol da manhã e o sol do fim da tarde.

Temperatura ideal para o morango

As plantas de morango são naturalmente resistentes ao frio e se adequam bem a uma faixa amena de temperatura que varia de 10°C a 26°C. Durante a frutificação, a temperatura ideal não deve ultrapassar dos 22°C. No Brasil, o período recomendado para a maioria das regiões é entre maio e junho, quando o clima não está tão quente.

Durante o período de temperaturas mais baixas, o morango durante a fase vegetativa tem o seu desenvolvimento favorecido, pois a planta precisa de horas de frio para emitir o botão floral. No entanto, é no período mais quente que a frutificação irá ocorrer.

Melhor solo para o morango

O morango é tolerante a diferentes tipos de solo, como o arenoso, embora prefira solo argiloso com boa drenagem. Também se adaptam bem com solos ricos em esterco ou substratos orgânicos, que devem ser trabalhados alguns meses antes do plantio. Canteiros elevados são uma opção particularmente boa para plantas de morango.

O pH do solo deve estar entre 5,5 e 7. Se o solo da terra for naturalmente alcalino, é melhor cultivar morangos em outros tipos de recipientes grandes cheios de terra específicos para vasos e enriquecidos com composto orgânico. O local de plantio deve ser bem drenado.

Adubação para o morango

A reposição de nutrientes em período produtivo e de crescimento do morango é fundamental. A adubação ajuda a garantir a saúde e crescimento saudável do morangueiro, existindo diferentes substratos para diferentes fases de desenvolvimento da planta.

Diversos tipos de adubo e compostos orgânicos e minerais podem ser encontrados em mercados de insumos. A dosagem e concentração vai depender de cada tipo de adubo, necessitando ler as recomendações especificadas na bula do produto escolhido.

Pragas e doenças do morango

Há diversas pragas e doenças que podem comprometer o cultivo do morango e que podem se proliferar devido a alta umidade e temperaturas elevadas. Para evitar que essas doenças atrapalhem no desenvolvimento e na absorção de nutrientes do morango, é necessário usar uma cobertura de solo arenosa.

Para isso, espalhe uma camada de areia na parte superior da terra. Agulhas de pinheiro também impedem a ação de pragas e insetos. Outra opção natural para afastar besouros seria preparar uma solução de alho com óleo de neem e borrifar nas plantas.

Poda do morango

Inicialmente, é preciso podar as folhas marrons ou doentes, pois elas irão impedir o desenvolvimento de raízes saudáveis. Na hora de aparar, preserve as folhas que ainda estão verdes, pois será a parte da planta em que o morango irá brotar.

Quando as folhas do morangueiro estiverem mais desenvolvidas, remova as folhagens mais velhas para novas folhas se desenvolverem e para que as plantas do morangueiro não gastem tanta energia durante o estágio de crescimento. Remova também as pequenas flores e plantas que surgirem.

Dicas para colher ótimos morangos

As mãos de alguém segurando uma tesoura e vários morangos no caule

Veja a seguir, as melhores épocas para plantio e colheita do morango, quais são os fertilizantes recomendados para o seu cultivo e outras dicas de plantações.

Época de plantio do morango

A época de plantio em larga escala varia de acordo com a região a ser plantada. No Brasil, a época ideal para o plantio de morango varia do final de fevereiro a fins de abril. Em regiões frias, como o Sul, a colheita dos frutos é de melhor qualidade devido ao plantio escalonado (até junho), que são obtidos das primeiras floradas.

Já o plantio em uma menor escala e protegido (com bons cuidados) podem garantir ao produtor a colheita do morango durante o ano todo, não havendo uma época bem definida.

Uso de fertilizante

Há diversos tipos de fertilizantes, incluindo tipos sem produtos químicos, que podem ser utilizados para o desenvolvimento dos morangos. Dentre uma das opções de fertilizantes naturais, que são compostos por elementos minerais e orgânicos, o iodo pode ser bastante útil contra doenças e mofo.

Devem ser utilizados de forma benéfica e sem exageros, necessitando seguir as importantes regras e técnicas de cultivo durante o ciclo do morangueiro. Quando aplicado no período ideal, os fertilizantes são um bom estimulador de crescimento.

Os fertilizantes são melhor absorvidos pela planta durante o período de calor. A primeira aplicação do fertilizante do morango precisa ser feita depois do término do cultivo, iniciando uma nova temporada até a próxima colheita.

Espaçamento entre as plantas

O espaçamento entre as plantas para o cultivo deve ser adequado, isto é, de aproximadamente 0,30 cm por 0,34 m. Por serem plantas extensas, os morangos devem ter covas de plantio profundas e largas para acomodar bem as raízes, e a copa da planta deve ficar de forma superficial.

O morango deve ter espaço suficiente sem que o botão da planta de crescimento central esteja na superfície, caso contrário poderá apodrecer. As flores, folhas e frutos devem ser expostos à luz e ao ar, nunca podendo ficar completamente enterrados.

Época de colheita do morango

O início da colheita depende da época que o plantio foi realizado, ocorrendo de 2 a 3 meses após o plantio. Também depende do clima da região. A colheita pode iniciar-se em abril ou maio e estender-se até dezembro, com o pico em agosto.

O ponto de colheita ocorre quando o fruto apresenta coloração rósea e vermelha. Após o amadurecimento, a colheita pode ser feita diariamente ou a cada 2 dias. Para retirar o fruto, basta destacá-lo da planta pelo cabinho do fruto com as próprias mãos.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de seus morangos

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como plantar morango, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Aprenda como plantar morango e tenha sua horta orgânica!

Uma caixa com vários morangos  no chão

Os morangos são uma excelente opção de cultivo tanto para áreas amplas de quintal de casa quanto para apartamentos de espaço reduzido. O plantio pode ser sustentável, prático e bastante econômico. Com os cuidados certos, é possível cultivar a deliciosa fruta e receber todos os benefícios que ela oferece.

Seu ambiente ficará ainda mais saudável e bonito.

Autor deste artigo

Escritora e revisora formada em Letras pela Universidade de São Paulo.

Últimos posts


Os 12 Melhores Aspiradores de Pó de 2024: WAP, Electrolux, Karcher e Muito Mais!

Os 12 Melhores Aspiradores de Pó de 2024: WAP, Electrolux, Karcher e Muito Mais!

Em busca do aspirador de pó ideal para o seu lar? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores aspiradores de pó de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 18 Melhores Celulares de 128GB de 2024: Apple, Samsung, Xiaomi e mais!

Os 18 Melhores Celulares de 128GB de 2024: Apple, Samsung, Xiaomi e mais!

Precisando de um celular de 128GB para armazenar mais arquivos, fotos e vídeos? Então veja em nosso artigo os 18 melhores modelos, como escolher e onde comprar!


Os 15 Melhores Celulares com Câmera Boa de 2024: da Apple, Samsung, Motorola e mais!

Os 15 Melhores Celulares com Câmera Boa de 2024: da Apple, Samsung, Motorola e mais!

Em dúvida sobre qual é o melhor celular para tirar foto? Veja os 15 melhores celulares com câmera boa de 2024 e saiba como escolher o modelo ideal para você!


Os 10 Melhores Celulares de até 2000 reais de 2024: Samsung, Xiaomi e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares de até 2000 reais de 2024: Samsung, Xiaomi e muito mais!

Procurando um celular de qualidade por até 2000 reais? Leia este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre como escolher e veja um ranking com os 10 melhores!


Os 15 Melhores Fones de Ouvido Bluetooth de 2024: Apple, Sony, Philips e muito mais!

Os 15 Melhores Fones de Ouvido Bluetooth de 2024: Apple, Sony, Philips e muito mais!

Está procurando o melhor fone de ouvido Bluetooth? Veja o nosso ranking com os 15 melhores fones de ouvido Bluetooth de 2024 e escolha o melhor para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas