Churrasqueira de vidro: vantagens e desvantagens, tipos e muito mais!

Churrasqueira de vidro: vantagens e desvantagens, tipos e muito mais!

Conhece a churrasqueira de vidro? Veja neste artigo sobre este estilo moderno de churrasqueira, seus pontos positivos e negativos.


O que é uma churrasqueira de vidro?

Assando carne na churrasqueira

De forma simplista, a churrasqueira tem o vidro temperado. Isto é, se trata de uma versão do vidro que passou por um processo de tratamento térmico ao longo da sua confecção, já que será preciso suportar altas temperaturas. O tratamento térmico faz com que as propriedades do vidro sejam alteradas, deixando-o assim mais resistente, principalmente quando em contato com altas temperaturas.

Sendo assim, a churrasqueira de vidro é construída de forma tradicional, como a churrasqueira de bloco ou concreto que se vê no mercado. No entanto, a diferença está no detalhe de suas laterais que são compostas por uma estrutura de vidro temperado, ao qual permite uma visão de 360 graus do processo de assar a carne do churrasco e também, dá mais segurança a quem está assando a carne.

Vantagens da churrasqueira de vidro

Churrasqueiro feliz

Veja a seguir, quais são as vantagens de adquirir a churrasqueira de vidro e quais funcionalidades e atribuições fazem dela uma excelente escolha.

Tem mais transparência

Esteticamente falando, essa churrasqueira é interessante porque a transparência garante uma visão 360 graus de tudo que está sendo feito nela. A estrutura de vidro, além de proporcionar essa visão, deixa o ambiente mais elegante e combina com qualquer outro material que esteja no ambiente, seja alvenaria, metal ou concreto.

Por isso, ao escolher essa churrasqueira, o moderno automaticamente entra no pacote já que a estrutura é refinada e colabora para um ambiente harmônico. Outro ponto é que, se houver a necessidade de mover a sua churrasqueira para outro local, é quase impossível que ela destoe já que combina com tudo.

Mais seguro

A segurança desta churrasqueira evita que acidentes ocorram e o vidro se quebre. Justamente, pelo vidro ser temperado e as suas propriedades serem alteradas, garantem que o vidro seja mais resistente. Além disso, se quebrar, quebrará de uma forma que não cause nenhum dano aos materiais que estiverem próximos à ela.

Vale mencionar que uma das principais características do vidro temperado é que, quando ele quebra, sua estrutura se divide em pequenos pedaços de vidro. Dessa forma, caso corra algum acidente, o vidro não cairá com formato pontudo, evitando quaisquer outros imprevistos, como machucar ou cortar alguém.

Melhor funcionalidade

Após o término do churrasco, como esse tipo de churrasqueira conta com a presença de vidro em suas laterais, sua limpeza pode ser realizada facilmente quando feita rapidamente. Assim, a churrasqueira de vidro é funcional e eficaz, pois suas laterais além de proteger o fogo do vento, evita que a fumaça se espalhe por todo o ambiente.

Outro ponto positivo é que a estrutura da churrasqueira de vidro permite que a mesma seja instalada em ambientes internos sem risco de não combinar com os outros ambientes ou deixá-lo com fumaça por todos os lados. As laterais acabam por centralizar toda a fumaça, deixando o ambiente mais limpo.

Mais versátil

O design mais comum deste modelo é um duto metálico e as laterais de vidro. Esse visual versátil se dá pelo fato de que o vidro é temperado, ou seja, além de ser super resistente, deixa o ambiente mais moderno e, ao mesmo tempo, nada tradicional. Combinar com outros elementos do seu ambiente também é possível.

A churrasqueira de vidro é super versátil já que pode ser feita sob medida para o seu ambiente, instalada em qualquer lugar e pode combinar com os outros elementos que estejam ao redor. Além disso, o ambiente ficará sofisticado e muito mais bonito para um grande ou pequena reunião de pessoas.

Desvantagens da churrasqueira de vidro

Mulher demonstrando desvantagens

Veja a seguir os pontos contra se ter uma churrasqueira de vidro e para o que você deve se preparar uma vez que adquire uma para a sua casa.

Limpeza mais complicada

A limpeza pode ser um ponto desanimador dessa churrasqueira, não que não seja necessário com as outras. No entanto, aqui o vidro acaba recebendo resíduos do carvão e gordura em sua superfície de forma mais fácil. Logo, é perceptível que está sujo, isso pode ser incomodo e requer uma rápida limpeza, assim que se terminar de assar nela.

Para limpá-la é preciso de utensílios e produtos específicos, use papel de jornal ou panos para a limpeza do local. Isso evitará trincados e arranhões no vidro. Atenção aos produtos de limpeza: utilize desengordurantes, limpa vidro e água para facilitar a limpeza. Não utilize produtos que contenham álcool.

Preço elevado

Por causa do vidro temperado, essa churrasqueira acaba custando um pouco mais aos que decidem comprá-la. É importante reforçar que existem modelos mais simples e com capacidades menores com valores também mais baixos, assim como estruturas diferenciadas serão encontradas com orçamentos maiores que o informado. Portanto, atente-se as suas necessidades para escolher o melhor modelo.

No mercado, se encontra opções completas para atender a mais de 20 pessoas, com coifa, laterais em vidro, placas refratárias, grelha, porta-espeto, protetor de gordura e gaveta com preços que variam entre R$1.000,00 e R$3.000,00. Além disso, se o produto for sob medida, esses valores podem variar para mais dependendo do projeto e materiais utilizados.

Único tipo de vidro

Enquanto o modelo tradicional é todo produzido em alvenaria, a churrasqueira de vidro une diferentes materiais. A base e a coifa da churrasqueira de vidro também podem ser fabricadas com tijolos ou metal, enquanto as paredes laterais são produzidas em vidro transparente, causando uma melhor aparência ao aparelho.

No entanto, atenção ao vidro que deve ser produzido a partir de um tipo: apenas o temperado. Já que esse material apresenta resistência a altas temperaturas e garante maior segurança caso ocorra a quebra do vidro.

Tipos de churrasqueiras de vidro

Saiba a seguir quais são os tipos de churrasqueiras de vidro que você pode optar para ter na sua casa e escolha a melhor para o seu ambiente.

Churrasqueira de vidro embutida

Se o espaço da sua casa é reduzido, recomenda-se unir churrasqueira, bancadas de apoio e a mesa harmonizados. Portanto, instale uma churrasqueira de vidro com estrutura embutida na bancada gourmet ou em algum outro espaço, como uma parede que seja possível colocar a estrutura com segurança.

Esse tipo de estrutura embutida, além de trazer mais praticidade no preparo de alimentos, aumenta ainda mais a área de circulação de pessoas no ambiente e evita que a churrasqueira tome mais espaço do que o necessário.

Churrasqueira de vidro pré-moldada

A churrasqueira de vidro pré-moldada, como o próprio nome já diz, se refere a um módulo pronto de churrasqueira que pode receber, posteriormente, um outro tipo de acabamento seja ele em granito, azulejo, porcelanato e assim por diante. Se o seu ambiente dispor de espaços mais amplos e que se possa escolher o local onde a churrasqueira ficará, esse é o modelo perfeito para a sua casa.

Sendo assim, opte pelo modelo de churrasqueira de vidro pré-moldada para que se tenha a liberdade de poder mudá-la de local, caso algum dia queira renovar o seu espaço ou criar um novo.

Churrasqueira com coifa de inox e laterais em vidro

O inox é um material que além de ter alta resistência térmica e super durabilidade, não sofre com os processos de oxidação, dando aspecto "enferrujado". É por isso que é muito comum observar a presença do inox em diversos móveis e utensílios domésticos, principalmente, no ambiente de cozinha e agora, é muito bem-vindo na área da churrasqueira também.

Já as laterais em vidro, devem ser sempre temperadas para evitar aquecimento e por serem resistentes. Além dessa parte, a beleza das laterais permite que o ambiente ganhe certa elegância e deixem o ambiente muito mais moderno.

Churrasqueiras modernas de vidro

O churrasco para o brasileiro é uma paixão nacional e presente em comemorações e feriados. Por isso, a área da churrasqueira é de grande relevância em qualquer residência brasileira. Logo, como a demanda por churrasqueira com estrutura de vidro aumentou, diversos fabricantes começaram a fabricar modelos de churrasqueiras modernas de vidro.

Com atenção especial, ao design arredondado que proporciona uma interação maior entre amigos e familiares presentes no local, uma vez que todos ficam próximos do equipamento conversando e vendo o churrasco sendo feito.

Churrasqueira elétrica com tampa de vidro

Churrasqueira elétrica

Espaços ainda mais reduzidos fizeram com que modelos de churrasqueira elétrica ainda mais compactos fossem criados no mercado. Há exemplo do modelo de churrasqueira elétrica com tampa de vidro. Assim, portátil e compacta, a churrasqueira elétrica com tampa de vidro traz facilidade no preparo de alimentos do seu dia a dia.

No entanto, antes de adquirir uma saiba que assim como outros modelos, a churrasqueira elétrica possui vantagens e desvantagens. A vantagem é ser compacta, mas a desvantagem é o consumo de energia e a necessidade do uso de duto ou coifa em sua estrutura para escape da fumaça.

Tenha uma churrasqueira de vidro em sua casa!

Realizar um bom churrasco em casa é sempre um excelente motivo para reunir a família e amigos para uma simples ou grande comemoração. Então, para quem procura por uma churrasqueira moderna, versátil, funcional e elegante a melhor opção para o ambiente é a churrasqueira de vidro que além de segura, é super resistente.

Lembre-se de procurar pelo modelo que melhor te atende, combine com o seu espaço, entenda as necessidades e quais podem ser as desvantagens e vantagens ao instalar uma churrasqueira como essa. Por fim, deixe o local da sua churrasqueira bem estruturado para que todos aproveitem o melhor do ambiente.

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos