Jardim Botânico de Curitiba: horário de visitação, curiosidades e muito mais!

Jardim Botânico de Curitiba: horário de visitação, curiosidades e muito mais!

Você conhece o Jardim Botânico de Curitiba? Saiba sobre tudo o que você vai encontrar ao visitar uma das Sete Maravilhas do Brasil.


Você conhece o Jardim Botânico de Curitiba?

Estufa do Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Curitiba é um dos maiores cartões postais da cidade, sendo o ponto turístico mais bem visitado. Sua construção de ferro com 3.800 peças de vidro em um ambiente tão aberto é impressionante para os turistas, se tornando o primeiro objetivo dos visitantes na cidade.

Os jardins geométricos e bem cuidados possuem plantas que são atualizadas a cada estação, além de chafarizes para compor ainda mais esse cenário tão bonito. O parque tem 245 mil m² com diversas paisagens floridas, cantos para piqueniques e uma linda paisagem para fotos.

Muitas pessoas usam os equipamentos de alongamento e exercícios ao lado do bosque, além disso, mais de 40% de toda a área do Jardim Botânico equivale ao Bosque de Preservação Permanente, onde podemos encontrar as nascentes que formam os lagos, também sendo o local por onde corre o rio Cajuru que pertence à bacia do Rio Belém.

Continue lendo para saber mais sobre esse maravilhoso e popular ponto turístico do Brasil.

Informações e curiosidades sobre o Jardim Botânico de Curitiba

Vista para a estufa no Jardim Botânico

O Jardim Botânico é diferente é um local muito especial por causa de suas características de Unidade de Conservação, foi criado para incentivar a apreciação dos visitantes, colaborar na conservação da natureza, na educação ambiental e formar espaços muito representativos na flora regional. Além disso, apresenta uma ótima opção de lazer para os moradores e os turistas.

Confira mais informações sobre o Jardim Botânico e as regras impostas para visitar esse lugar tão incrível.

Horários e preços do Jardim Botânico

O Jardim Botânico funciona de segunda até domingo, geralmente abre às 6h e fecha às 20h, e a sua entrada é totalmente gratuita. No caso do Jardim das Sensação, o horário é um pouco diferente, funcionando de terça até sexta-feira, abrindo às 9h e fechando às 17h.

Como chegar ao Jardim Botânico?

Um dos modos de chegar ao Jardim Botânico é com o Ônibus de Turismo de Curitiba, uma linha especial que funciona quase todos os dias e passa pelos mais importantes pontos turísticos de toda a cidade, um trajeto de cerca de 45km.

O cartão-transporte custa R$ 50,00, sendo possível usá-lo por até 24h. Pode ser adquirido com o cobrador em todo ponto de embarque, além disso, o cartão para crianças de até 5 anos é de graça. O ponto de partida é na Praça Tiradentes, em frente à Catedral.

O ônibus de turismo visita 26 atrações, podendo descer em qualquer ponto que você quiser e voltar a embarcar quantas vezes desejar, não existem limites para embarques e desembarques, é você que monta o seu próprio roteiro de turista.

Se caso preferir usar um ônibus urbano, as linhas que passam pelo Jardim Botânico são: Expressos Centenário até Campo Comprido e Centenário até Rui Barbosa, descendo ao lado do Jardim, e também a linha Cabral/Portão ou a linha Alcides Munhoz, descendo bem em frente ao ponto turístico.

Outro modo de chegar é alugando um carro, sendo essa uma ótima opção em um grupo de amigos. No entanto, o estacionamento do Jardim Botânico é muito pequeno, então a melhor solução é deixar na rua ou em um estacionamento privado.


Se você está pensando em vir de outro estado, não deixe de consultar as caronas ou a passagem de ônibus para Curitiba com a BlaBlaCar.


Quando ir ao Jardim Botânico?

A melhor época para ir ao Jardim Botânico é em setembro, com o início da primavera o lugar fica muito mais florido e bonito. Durante a manhã é quando está mais vazio, porém uma boa dica na hora de visitar é aproveitar o pôr do sol no final da tarde, já que acontece atrás da cúpula de vidro e torna o espetáculo ainda mais incrível.

História do Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Curitiba foi construído na intenção de reapresentar os padrões paisagísticos da França, fazendo a sua estreia em 5 de outubro de 1991.

Seu nome oficial é Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, homenageando uma das principais iniciadoras do urbanismo no Paraná, responsável por todo o processo de reurbanização em Curitiba, falecida em 27 de agosto de 1989.

Além disso, no meio do Jardim Francês há uma réplica da escultura chamada Amor Materno, criada pelo artista polonês João Zaco e inaugurada em 9 de maio de 1993. É uma linda homenagem da comunidade polonesa para todas as mães paranaenses.

Regras de visitação do Jardim Botânico

Há algumas regras de visitação ao frequentar o Jardim Botânico, que são essas: é proibida a entrada com moto, skate, patins, bicicleta ou patinete nas pistas, passarelas e gramados. Atividades e jogos com bola também são proibidos.

Não é possível entrar na presença de animais de qualquer porte ou natureza, além de ser proibido dar comida aos animais nativos. Por enfim, não é permitido entrar ou permanecer sem camisa ou com roupas de banho.

Motivos para conhecer o Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico é ocupado por lagos, trilhas, a popular estufa de vidro, o Jardim das sensações, o Jardim francês e um bosque muito bem preservado, tudo isso em sua área de 17,8 hectares. Além disso, há mais de 300 espécies de borboletas e ninhos de quero-quero, cutias e curicacas. Veja a seguir os pontos principais para conhecer nesse espaço natural de Curitiba.

Estufa principal do Jardim Botânico

O principal ponto do Jardim Botânico é a estufa de vidro, feita com uma estrutura metálica no estilo art nouveau. Tem em torno de 458 metros de altura e abriga inúmeras espécies botânicas típicas de florestas tropicais e da mata atlântica, como caetê, caraguatá e árvore de palmito, por exemplo.

Essa construção é um cartão-postal muito popular na cidade, sendo inspirada em um palácio de cristal na Inglaterra no século XIX, projetada pelo arquiteto Abrão Assad. Há boatos de que é possível observar a magnitude da estufa até dentro dos aviões nos dias mais claros e com muita visibilidade.

A sua entrada é gratuita, mas é comum ter que encarar enormes filas quando for visitar o lugar depois das 10h em feriados prolongados e fins de semana.


Horário de Funcionamento Segunda-feira a domingo, das 6h até as 20h
EndereçoRua Engo Ostoja Roguski, 690 - Jardim Botânico, Curitiba - PR, 80210-390
ValorGratuito
Site

Jardim Botânico de Curitiba


Projeto de Abrão Assad

Abrão Assad foi um dos principais urbanistas e arquitetos de Curitiba, além de planejar o Museu Botânico, ele construiu vários espaços ligados a cultura e a pesquisa, incorporando em 1992 dentro do Jardim Botânico lugares como auditório, biblioteca especializada, centros de pesquisas e sala de exposições permanentes e temporárias.

Uma das exposições duráveis mais populares se chama “A Revolta”, onde exibe o trabalho de Frans Krajcberg, um artista polonês que foi radicado no Brasil. O seu trabalho tem o propósito de expressar o sentimento desse artista em ligação à destruição nas florestas brasileiras provocada pelo homem.

A galeria foi estreada em outubro de 2003, sendo expostas 110 obras enormes criadas com restos de árvores queimadas e derrubadas ilegalmente. A visitação é livre para qualquer pessoa.

Museu botânico

O Museu Botânico em Curitiba é um dos maiores herbários por todo o país, estando bem ao lado do Jardim Botânico. Possui mais de 400 mil amostras de plantas, além de madeiras e frutos, e mantém preservado informações em torno de 98% de todas as espécies botânicas existentes no estado do Paraná.

Além do mais, o Museu Botânico abriga exposições passageiras e apresentações de vários artistas curitibanos e paranaenses. A entrada é gratuita, porém é preciso agendar a sua visita antecipadamente.


Horário de FuncionamentoSegunda-feira a domingo
EndereçoRua Engo Ostoja Roguski, 690 - Jardim Botânico, Curitiba - PR, 80210-390
ValorGratuito, mas é necessário agendar horário
Site

Museu Botânico


Galeria das Quatro Estações

A Galeria das Quatro Estações foi criada para fortalecer a experiência de contemplar a natureza, com 1625 m² de área toda coberta por placas módulos fotovoltaicos que geram energia elétrica, além de um teto em policarbonato fechado e transparente.

O resto do espaço apresenta um local semicoberto, com vasos, bancos e jardins canteiros na qual retratam as quatro estações do ano, possuindo texturas e cores diferentes para cada estação, sendo possível identificar através de quatro esculturas clássicas feitas em mármore branco.

A Galeria também serve como comercialização de plantas, flores, mudas e souvenires. Além disso, também há uma Sala de Exposições, área disponibilizada para divulgar diversos trabalhos artesanais, artísticos e científicos relacionados ao meio ambiente.


Horário de FuncionamentoSegunda-feira a domingo
EndereçoRua Engo Ostoja Roguski, 690 - Jardim Botânico, Curitiba - PR, 80210-390
ValorGratuito

Site

Galeria das Quatro Estações


Jardim das sensações

O Jardim das sensações é a atração mais recente do Jardim Botânico de Curitiba, estreando pela primeira vez em 2008. É uma oportunidade bem diferenciada de expor os seus sentidos para mais de 70 tipos de plantas.

O propósito é que o visitante atravesse um trajeto de 200 metros com os seus olhos vendados, sendo exposto por várias plantas a partir do olfato e do tato. É uma experiência única onde você caminhará descalço por entre a natureza, ouvindo os sons e sentindo o delicado perfume das flores.

A entrada é gratuita, porém o seu funcionamento tem horário limitado, das 9h até às 17h. Além disso, a visitação acaba dependendo muito de um clima favorável, principalmente sem chuva.


Horário de FuncionamentoTerça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h
EndereçoRua Engo Ostoja Roguski, 690 - Jardim Botânico, Curitiba - PR, 80210-390
ValorGratuito
Site

Jardim das Sensações


É uma das Sete maravilhas do Brasil

Em 2007, o Jardim Botânico de Curitiba foi a construção mais bem votada em uma eleição feita através do site Mapa-Mundi para escolher as Sete Maravilhas do Brasil. Os inúmeros votos que esse monumento recebeu foram muito bem merecidos, já que além de ser um lugar maravilhoso, também é um dos principais locais turísticos de Curitiba.

Jardim Francês

O Jardim Francês é a primeira atração depois que você sai da estufa, sendo um dos lugares mais fotogênicos de todo o parque. O planejamento paisagístico é perfeito, cheio de arbustos floridos que causam um contraste nas abundantes árvores do jardim, criando quase que um enorme labirinto.

Ao observar de cima, é possível ver que esses arbustos foram elaborados para formar a bandeira da cidade de Curitiba. Além disso, há também chafarizes, fontes e o grande monumento Amor Materno.

Conheça também itens para viagens

Neste artigo te apresentamos o Jardim Botânico de Curitiba, e suas diversas atrações. E já que estamos falando de turismo e viagem, que tal dar uma conferida em alguns de nossos artigos de produtos voltados para viagem? Se tiver um tempo sobrando, não deixe de dar uma olhada. Veja abaixo!

As 10 melhores malas de bordo em 2022: Samsonite, American Tourister e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1089

Está na dúvida de como escolher uma mala de bordo? Veja algumas dicas neste artigo e saiba como optar pelo melhor modelo, além de preços e onde comprar!

As 10 melhores mochilas para viagem de 2022: para viagens curtas, longas, a negócio e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/685

Na dúvida do que considerar na hora de comprar uma mochila para viajar? Neste artigo, veja mais sobre elas, como escolher e uma seleção com as melhores opções!

Os 10 Melhores Secadores de Cabelo Para Viagem em 2022: MONDIAL, PHILIPS e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2483

Em busca das melhores opções de secadores de cabelos para levar nas suas viagens? Confira aqui os 10 melhores modelos de 2022 e como escolher o seu!

Visite o Jardim Botânico de Curitiba, um dos cartões postais da cidade!

Estufa do Jardim Botânico

Mais do que fazer uma visita e conhecer sua história, o Jardim Botânico de Curitiba é um ótimo local para caminhar e comtemplar, seu atraente gramado permite que você pare para relaxar, ler um livro ou até mesmo fazer um piquenique.

Além de todas as atividades que é possível fazer no Jardim Botânico de Curitiba, você ainda estará em contato integral com a natureza, conhecendo diversas espécies de plantas, das exóticas até as mais exuberantes. Sem contar no show de cores, tanto das flores como das borboletas que são muito presentes no espaço.

Não deixe de aproveitar e conheça os seus jardins, bosques, lagos e trilhas, desfrutando de uma sombra fresca, um ar puro e muita beleza!.

Autor deste artigo

Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos