Singônio: veja como cuidar desta planta tóxica e suas curiosidades!

Singônio: veja como cuidar desta planta tóxica e suas curiosidades!

Você sabia que o singônio pode causar alergias? Veja a forma correta de manusear esta planta e seus principais cuidados.


Você conhece o singônio?

singonio em jardim rasteiro

Singônio é uma planta bastante resistente. Ao aguentar solos secos sem muitos nutrientes e com pouca rega, é uma espécie bastante valorizada pelos amantes em jardinagem por exigir manutenções simples para manter as suas folhas em formas de corações sempre lindas e saudáveis.

Confira aqui as principais dicas de cultivo do singônio, muito procurado pela sua versatilidade e pelos bens que ele proporciona ao ambiente.

Informações básicas do singônio

muda de singonio


GêneroSyngonium
Outros Nomes:Planta-cabeça-de-flecha
Origem:Nicarágua, América Central
Porte:10 a 40 cm
Ciclo de vida:Perene
Floração:Primavera e Verão
Clima:Equatorial, Tropical, Oceânico e Subtropical


O Syngonium é um gênero que possui cerca de 33 espécies, é um tipo de planta semi-herbácea (ou seja, que possui muito tecido lenhoso), faz parte da família Araceae e é nativa de regiões de florestas tropicais.

O singônio é uma planta que cresce rápido e de forma vigorosa, e de longe é notada pelas suas grandes e esverdeadas folhas em formato de coração. Se você busca cultivar uma planta versátil que seja adaptável em qualquer ambiente e que combine com a decoração, o singônio pode ser boa ótima opção.

Seja no solo, em vasos, como trepadeiras, suspensas, em jarros de água e entre outros. Basta ter a criatividade unida ao cultivo feito da maneira certa e à atenção aos cuidados necessários que o singônio com certeza crescerá de maneira saudável.

Características e curiosidades sobre o singônio

singonio com folhas verdes

O singônio é uma planta que infelizmente não é valorizada no paisagismo. Se for observado, ele está sempre ao lado de plantas mais coloridas e exuberantes ou ao de árvores robustas, mas nunca como o personagem principal da decoração.

Mas isso acontece principalmente pelo fato das pessoas não terem o conhecimento da importância ecológica e social que essas plantas poder ter, e por isso, não dão a devia atenção aos seus cuidados. Confira então as principais características do singônio.

O singônio é uma planta tóxica?

O singônio parece ser uma folhagem inofensiva, mas o que muitos não sabem é que esta planta é tóxica. De acordo com estudos, o singônio produz uma seiva leitosa que contém cristais de oxalato de cálcio, podendo fazer mal à saúde. Quando essa seiva entra em contato com a pele, pode causar irritações e alergias.

Por isso, antes de manusear o singônio atente-se em colocar luvas, ou, lave bem as mãos depois. Fique em alerta com os mais vulneráveis que estiverem próximos a esta planta, como animais de estimação e crianças. Todo cuidado deve ser pouco.

Muda de aparência quando envelhece

Infelizmente, o fator do tempo afeta todos os seres do planeta. A nossa pele, por exemplo, que vai ficando enrugada e flácida com o passar do tempo é um fator que mostra que estamos envelhecendo. Mas, isso também acontece com as plantas, e um exemplo delas é o singônio, que muda a coloração das folhas à medida que envelhece.

Quando são jovens apresentam folhas simples, variegação branca e inervação estriada. Já na fase adulta, elas são complexas e completamente verdes. Atualmente, produtores comerciais têm inovado em produtos que ajudem na manutenção das folhas com variegação branca, ou seja, as jovens.

O singônio pode ser forração ou trepadeira

O ponto alto dessa planta é a sua versatilidade. Ela se adapta tanto na decoração de jardins, forrando o solo ao lado de plantas de maior porte ou ainda como trepadeiras, escalando muros com defeitos no acabamento e árvores.

Suas folhas grandes, esverdeadas e pontiagudas são muito procuradas para esconder imperfeições de paredes, dando um aspecto visual e decorativo muito bonito. E não poderia faltar as que são cultivadas em vasos, combinando com qualquer cantinho da casa e valorizando ainda mais a decoração.

Formato do singônio

De modo geral, o singônio e as demais variedades que mostraremos mais a seguir têm como característica principal as folhas verdes e em formato de coração ou de flechas — explicando o porquê do singônio ser conhecido como "Planta-cabeça-de-flecha".

Ademais, são conhecidos pelos cultivadores e especialistas por "saginato," que do latim significa "parecido com uma seta". Se tratando agora da planta como um todo, pode-se perceber que o singônio possui hastes finas e curtas e um caule um tanto quanto comprido, dependendo do seu tipo.

Significado do singônio

Há diversas crenças interessantes acerca do singônio. Sobre sua atuação em nossa saúde, dizem que ele ajuda na qualidade do sono, aliviando pesadelos domésticos. Deixá-lo próximo de pessoas doentes faz com que a enfermidade seja eliminada e também, são ótimos agentes purificadores do ar tanto no sentido energético quanto em sua qualidade.

Além disso, dizem que essa planta desperta nas pessoas a iniciativa de mudarem suas vidas e confiança para expressarem as suas habilidades. Ademais, essa planta ajuda as pessoas a superar seus medos, a terem segurança para se despedirem do seu passado e a se adaptarem a um novo ambiente.

E por fim, é recomendado aos estudantes ou àqueles que estão em contato com coisas novas o tempo todo, que mantenham o singônio perto de si, já que ele é capaz de ajudar o cérebro humano a absorver novas informações e conhecimentos.

Como cuidar do singônio

regando o singônio

Embora pareça ser uma planta coadjuvante, o singônio é como uma orquídea que temos no jardim, necessita receber cuidados específicos às suas demandas. Mesmo que o singônio seja uma planta em certo grau, tóxica, esse fator não deve ser levado em conta no momento de cuidá-lo.

São eles a umidade ideal do ar, a quantidade de luz recebida, a periodicidade da rega, a maneira certa de manuseio e cultivo, como são realizadas as mudas e entre outros pontos que serão apresentados logo abaixo. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o cultivo do singônio.

Temperatura para o singônio

Dado que o singônio é uma planta de origem tropical, ela se adapta muito bem ao clima aqui do Brasil. A temperatura ideal para o crescimento desta planta é aproximadamente de 25º à 30º, e isso se dá por ser originária de florestas tropicais.

No inverno é preciso estar atento se a temperatura do ambiente está abaixo de 16º, visto que neste período o tempo é seco. Além disso, a presença de correntes de ar de qualquer tipo não ideais para esse tipo de planta.

Luz para o singônio

Como o singônio se dá muito bem tanto ao lado como cultivadas em grandes árvores de florestas tropicais, o ideal para o singônio é receber luminosidade nos locais de luz difusa, ou seja, ou em meia sombra ou sombra.

Dessa maneira, serem cultivados no solo em situação de sombra, em troncos de árvores grandes ou em peitoris da janela do lado oeste ou leste (caso esteja plantada no vaso) leva o singônio receber a quantidade de luz solar necessária.

Umidade para o singônio

A umidade relativa do ar é fundamental para o desenvolvimento de qualquer planta. Mas no caso do singônio, eles necessitam de um ambiente com umidade ideal de 60%-80%. A partir disso, segue duas dicas para você mesmo checar se o seu singônio está em situação de boa umidade.

A primeira é: caso as folhas estiverem secas, limpe-as com uma bola de algodão úmida ou borrife água diariamente. Outra dica que você pode testar é colocar argila expandida e úmida no vaso que ele estiver plantado, isso ajudará a aumentará a umidade do ar.

Rega do singônio

Para a rega do singônio é necessário analisar a temperatura do ambiente, mas normalmente é indicado regá-lo 2 vezes por semana. Uma maneira de perceber se a planta está necessitando de água é colocando o dedo no substrato. Se ele estiver muito seco, é a hora da rega.

No entanto, é preciso ficar atento às mudanças que as estações do ano podem incumbir no singônio. Caso o singônio esteja plantado em vaso e vivendo dentro de casa, é preciso ficar atento à redução da rega no inverno e manutenção da rega usual no verão.

Substrato para o singônio

É ideal que o substrato esteja preparado com duas partes de composto orgânico: uma delas, de areia e a outra, de terra folhosa, relva e turfa. Você pode encontrá-lo pronto em qualquer loja que venda produtos de jardinagem perto de você.

Depois de ter tirado uma muda de outro singônio ou, caso o intuito seja replantá-lo em outro lugar, basta enterrar as raízes da planta com o substrato já preparado e misturado e volte a regá-lo da maneira você estava acostumado.

Fertilização do singônio

A fertilização é uma espécie de "alimentação" que a planta necessita para que sejam renovados os nutrientes e sais minerais do seu solo, sendo essencial para o seu desenvolvimento rumo a um ciclo saudável.

No caso do singônio é recomendável alimentá-lo na primavera, período que reinicia um novo ciclo. Para ele, é recomendado o adubo granulado de formula NPK (Nitrogênio-Fósforo-Potássio) de proporção 10-10-10.

A quantidade do produto é referente ao metro quadrado que a planta está cultivada, mas o processo é bem simples: espalhe sobre a terra e regue em seguida, ou misture bem o fertilizante com o solo e pronto, a planta já alimentada.

Como fazer mudas do singônio?

O processo de fazer mudas do singônio é muito simples. Basta cortar com uma tesoura de jardinagem um ramo de aproximadamente 4 centímetros da ponta ao ramo com um par de folhas e manter suas raízes em um recipiente com água.

Como o singônio é adepto a se desenvolver em água logo novas raízes surgirão, e então ela estará pronta para ser plantada. Para o seu desenvolvimento se dar de maneira correta, deve colocá-lo em um local bem iluminado e molhá-lo todos os dias.

Problemas comuns do singônio

Outro cuidado muito importante que devemos ter com todo tipo de planta é o de observar se ela está passando por problemas. E um aspecto positivo do singônio é que, caso a sua sobrevivência esteja em perigo, o problema é facilmente identificado, já que o fator de aviso é a mudança de sua aparência.

Se suas folhas estiverem amarelas o problema deve estar na sua rega, ou está recebendo água demais ou o seu vaso está com dificuldade de escoá-la. Já se as folhas apresentarem pontos amarelos ou brancos há provavelmente a presença de ácaros, e para combatê-los basta aplicar óleo de Neem ou um repelente natural.

Caso você presenciar uma invasão em um estágio avançado, trate o singônio com chá de pó de fumo ou inseticida. O crescimento de folhas espaçadas também é um problema, então, verifique se a poda está sendo feita da forma correta e se a planta necessita de adubação. Se as folhas estiverem menores do que deveriam é porque a iluminação recebida não está sendo a suficiente.

Espécies do gênero Syngonium

Como foi dito anteriormente, a família do singônio é muito diversa, possuindo mais de 30 espécies. Segue a abaixo as mais populares.

Syngonium auritum

Syngonium auritum

Essa espécie é caracterizada por possui alta taxa de crescimento, podendo distender uma média de 50-80 centímetros em um ano. Por isso, ela pode ser uma ótima escolha caso você deseja enfeitar alguma árvore ou palmeira do seu jardim ou até mesmo, colocá-la em um vaso suspenso.

Além disso, percebe-se que ela não é a mais delicada em comparada as outras, e sim, um tanto quanto robusta. Possui folhas em um verde muito escuro, bastante largas e permeáveis além dos seus visíveis caules bastante grossos.

Syngonium macrophyllum

A Syngonium macrophyllum tem origem do México ao Equador e possui folhagens bem grandes e assim como as demais, de formato pontiagudo. De um tom de verde médio muito específico, estas possuem as nervuras mais aparentes.

Graças às suas raízes aéreas, esta planta tem a possibilidade de dominar a camada média e superior dos troncos das árvores de florestas tropicais. A partir dessa característica especial, é possível cultivar essa planta em jarros de água ou, em um ambiente com bastante umidade no ar.

Syngonium angustatum

Syngonium angustatum

Esta espécie com origem sul-americana e diferentemente das outras, a Syngonium angustatum possui folhagens estreitas e é capaz de ter vários metros de comprimento. As folhagens possuem um tom de verde levemente mais claro e nervuras brancas muito aparentes, fazendo com que a planta se destaque no meio das demais.

Além disso, quando as flores dessa planta estão amadurecidas são de formato de espata e de cor rosada e com a espádice de coloração creme. Em relação aos cuidados, não se difere muito das demais, mas a Syngonium angustatum pede uma adubação rica em matéria orgânica.

Syngonium podophyllum

Syngonium podophyllum

A Syngonium podophyllum é a popular entre aqueles que gostam de cultivar em casa. Esta é originária das florestas da América Central e do Sul, possui o caule fino e o costume de crescer lateralmente.

O que a diferencia das demais é a sua aparência, ou melhor dizendo, a diversidade de cores que pode surgir em suas folhas, sejam elas verdes manchadas de branco, rosa ou púrpura. Esta espécie em especial gosta do solo bem úmido, mas não encharcado.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar do singônio

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar do singônio, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive o singônio e acompanhe sua mudança de cor!

singonio num vaso

Em resumo, o cultivo dessa planta é popular por dois motivos: o primeiro, pela sua versatilidade e capacidade em aprimorar o ambiente, seja como objeto de decoração em vasos ou como trepadeiras em muros. O segundo, pela sua ação funcional no local onde vive, seja agindo como um purificador do ar ou, como um equilibrador das energias que rondam o ambiente.

Não se esqueça que o singônio é uma planta de origem tropical, então, o fator da umidade do ar sempre irá ser importante. Mas, cuidado com a temperatura, deixe-o longe calor e frio extremos. E por fim, não se esqueça que o singônio necessita renovar a sua fonte de nutrientes e sais minerais a partir da fertilização, a cada fim de ciclo.

Vale lembrar ainda sobre o seu fator de toxidade, então, não esqueça de ter os cuidados necessários para manuseá-lo. E, seja qual for a sua ideia para cultivar o singônio não se esqueça das dicas presentes nesse artigo, visto que elas são fundamentais para que ele viva de maneira saudável.

Autor deste artigo

Estudante de Letras, redatora e revisora freelancer. Amante assídua dos livros, da escrita e de um bom café pra acompanhar.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos