Como postar fotos no Instagram

Como postar fotos no Instagram

Veja neste artigo, dicas infalíveis de como tirar fotos incríveis, dicas de edição e como postar fotos no Instagram.


Como postar fotos no Instagram

influenciadora digital segurando "gostei" do instagram

O Instagram foi projetado em primeiro lugar como um aplicativo móvel voltado para fotos, vídeos e conteúdos de impacto aos usuários.

Talvez você queira fazer upload de fotos ou vídeos feitos com uma câmera diferente do seu telefone, ou talvez você simplesmente não goste de digitar legendas longas no telefone e prefira usar um teclado real.

Claro, você pode fazer upload de fotos do seu computador para o seu telefone, salvá-las no seu telefone e enviá-las através do aplicativo oficial do Instagram, mas isso é muito complicado e tedioso.

Mas para alguns usuários do Instagram, existem outras opções que podem ser mais eficazes, seja para marketing de mídia social ou compartilhamento privado de fotos com amigos e familiares e até mesmo com o Perfil do WhatsApp.

Após anos tornando a postagem no Instagram de um computador desktop ou laptop mais difícil do que deveria, no final de 2021, uma nova opção foi habilitada no site de desktop Instagram, como postar fotos no Instagram de um computador navegador.

Lentes da câmera ou celular limpos

pessoa tirando foto da comida

Não adianta comprar o melhor smartphone do mercado com uma câmera muito potente se estiver sempre embaçado como impressões digitais ou graxa.

Os telefones celulares estão conosco quase o tempo todo, onde quer que vamos, por isso é natural acumular sujeira, mesmo nas lentes, também é algo a considerar que nossas mãos muitas vezes tocam a lente e acabam deixando vestígios que podem interferir nas fotos.

Para evitar que a sujeira atrapalhe as boas fotos, mantenha sua lente segura e sempre a limpe antes de tirar fotos, afinal, este é o seu equipamento fotográfico e deve ser cuidado.

Manusear iluminação

pessoa ajustando a luz para fotografia

A palavra fotografia significa “escrever com luz”, então não podemos ignorar a importância de algo essencial na hora de fazer imagens.

Existem algumas regras para ajudar a produzir fotos de alta qualidade, mas a criatividade com a iluminação também pode produzir efeitos reais e imagens muito atraentes.
Para criar um efeito mais dramático, use Conter Luz: Shadows, A recomendação geral é iluminar bem os objetos, porém, usar objetos escuros na luz é uma forma de criar contornos.

Além disso, sombras de objetos podem fornecer efeitos e texturas às suas fotos, janelas, grades e objetos padronizados podem criar "fotos" com suas sombras, permitindo fotos muito criativas e atraentes.

Uma ótima câmera

pessoa tirando foto com uma câmera profissional

Mesmo com boas ideias de como postar fotos no Instagram, as fotos podem sofrer se sua câmera não tiver qualidade suficiente para acompanhar sua criatividade. No entanto, não há necessidade de investir em equipamentos de fotografia profissional ou no melhor smartphone do mercado.

Seja qual for o seu objetivo no Instagram, você pode manter suas fotos com qualidade profissional com um smartphone razoável com uma boa câmera.

É importante ter um dispositivo que possa salvar imagens com o dobro do tamanho de sua resolução. Isso é necessário porque os editores de imagens podem redimensionar as fotos para o tamanho do Instagram sem perder a qualidade.

Além disso, câmeras com lentes de boa qualidade, mais megapixels, foco automático e zoom mecânico aumentarão suas chances de tirar boas fotos.

Iluminação natural

pessoas tirando foto do pôr do sol

A iluminação é um fator importante na fotografia. É impossível fotografar sem luz e, quanto mais natural for sua fonte de luz, melhores serão os resultados. Em outras palavras, a luz natural do dia a dia é sua maior aliada na hora de tirar ótimas fotos.

Também é importante saber aproveitar ao máximo esse recurso. Muitos fotógrafos procuram o horário nobre ao fotografar, o horário antes das 10h e depois das 16h quando o sol é menos intenso.

Optar por fotografar nesses horários evita ter muito resíduo ou mesmo muita luz na foto, o que pode comprometer a qualidade final.

No entanto, vale ressaltar que essa não é uma regra que deve ser sempre seguida. Dependendo de sua visão e intenção, outras vezes podem fornecer a iluminação certa para os resultados que você deseja alcançar.

Um truque para aprender a aproveitar melhor esses tempos e entendê-los bem é atirar em vários momentos diferentes.

Use a regra dos terços, entenda isso!

pessoa ajustando uma foto no instagram

A Regra dos Terços, também conhecida como Proporção Áurea e Proporção Áurea, é uma teoria usada para combinar imagens cujos elementos são distribuídos de forma visualmente agradável e atraente.

As regras são simples, basta dividir o quadro da imagem em 3 partes verticais e 3 horizontais, criando uma grade com 9 espaços iguais, como um jogo da velha.

Para que uma foto usando essa técnica seja atraente, os destaques devem estar na interseção das linhas.

Em fotos de paisagem e ambiente, é recomendável manter as partes mais interessantes da imagem em um terço da foto e usar dois terços para elementos menos proeminentes.

Comece a aplicar as regras às suas fotos do Instagram e veja o quanto a qualidade delas melhoras, inclusive essa é uma forma que as pessoas devem observar ao ganhar dinheiro curtindo e comentando no Instagram.

Evite o Zoom

pessoa gravando vídeo com o celular

O zoom é uma função que amplia o assunto ou a cena que está sendo fotografada. No entanto, ao contrário das câmeras profissionais com lentes e recursos que podem aproximar as imagens mantendo a qualidade, a maioria das câmeras de smartphones possui zooms digitais que afetam a qualidade da imagem.

Isso significa que a imagem capturada não é realmente ampliada, mas sim esticada. Isso torna suas fotos mais sensíveis ao movimento, tornando a imagem mais propensa a desfoque.

Portanto, tente evitar o uso de zoom. Se você deseja capturar objetos distantes, fotografe na capacidade máxima que seu smartphone pode fotografar e, em seguida, use o editor de imagens para recortar a foto, preservando sua qualidade.

Pratique

A melhor maneira de melhorar a qualidade de suas fotos é praticar o máximo possível. Então, prepare-se para colocar em prática as dicas do nosso artigo e capturar momentos interessantes, aprendendo sobre cenário, luz e enquadramento ao longo do caminho.

Use o aprendizado para pesquisar tecnologia e testá-la. Crie composições, ajuste as configurações da câmera e edite fotos até obter os resultados desejados, além de fotos divertidas e nítidas com boas cores e criatividade.

Como em qualquer aprendizado, não é fácil no começo, mas com tempo e prática, a qualidade do seu conteúdo vai melhorar naturalmente.

Seja autêntico

Talvez um dos principais erros é você tentar ser algo que realmente não é, uma coisa é você modelar algum grande influenciador que te inspira em seu segmento, outra coisa é você querer ser ele.

Facilmente a audiência vai reconhecer que não é você e automaticamente não vai gerar conexão. Levando isso a entrega de conteúdo distorcida e com grande dificuldade de resultados seja financeiro ou até mesmo de impacto.

Clareza

Você tem poucos segundos para trazer aquele impacto desejado, então com certeza precisa passar uma mensagem que salte os olhos do usuário e ao mesmo tempo que rapidamente a pessoa possa identificar o que realmente quer transmitir.

Cuidado com termos técnicos ou muito particulares ao seu mundo, isso vai dificultar bastante o entendimento do seu público, logo você ser claro com sua mensagem seja na imagem, vídeo ou no texto é fundamental.

Honestidade

Parece ser até estranho colocar esse tópico, mas as pessoas são desconfiadas naturalmente e com a internet isso aumentou mais ainda. Dessa forma quando uma audiência percebe algum tipo de comunicação que seja duvidosa ou até mesmo algo que gere desconfiança vai atrelar a sua imagem a algo não confiável.

Então cuidado com a informação que está passando seja honesto, traga informações com contexto, evidências, com fontes dependendo do assunto. Mas o grande ensinamento aqui jamais minta ou gere conteúdos que faça a audiência pensar que está praticando isso.

Posicionamento de imagem

Sim, o livro é julgado pela capa e no Instagram ou qualquer outra rede social, mais ainda. O que você quer passar para sua audiência? Lembre-se que tudo se comunica em uma foto, vídeo, ou seja, como você está vestido, o ambiente que você está inserido, como você fala.

A exposição gera julgamentos e pode apostar no Instagram isso significa abrir parte da sua vida para as pessoas e elas vão te julgar mesmo sem querer fazer isso. Logo você precisa usar essa questão de forma estratégica para trazer um posicionamento com sua audiência.

Veja que os últimos tópicos estamos falando sobre comunicação, então tome muito cuidado para não transmitir informações errada com sua comunicação. Agora, se você quer saber sobre mais dicas de como tirar foto também para outras redes sociais como o Whatsapp, não deixe de conferir o conteúdo sobre fotos para Whatsapp!

Conclusão: Como postar fotos no Instagram

ilustração do instagram com um grande coração no meio

A melhor maneira de melhorar a qualidade de suas fotos é praticar o máximo possível. Então, prepare-se para colocar em prática as dicas do nosso artigo e capturar momentos interessantes, aprendendo sobre cenário, luz e enquadramento ao longo do caminho.

Use o aprendizado para pesquisar tecnologia e testá-la. Crie composições, ajuste as configurações da câmera e edite fotos até obter os resultados desejados, além de fotos divertidas e nítidas com boas cores e criatividade.

Como em qualquer aprendizado, não é fácil no começo, mas com tempo e prática, a qualidade do seu conteúdo vai melhorar naturalmente e sempre faça esse tipo de atividade a 4 Mãos, pedindo feedback para evoluir.

Autor deste artigo

Sou Diretora de conteúdo do Portal Vida Livre e graduanda em Letras na Universidade de São Paulo. Trabalho na área de marketing digital como analista de SEO e Tráfego desde 2021, e está sendo uma grande oportunidade participar deste projeto.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos