4 dicas de como criar uma rotina para seu pet!

4 dicas de como criar uma rotina para seu pet!

Você tem um pet e está procurando por uma maneira de criar uma rotina saudável? Confira então dicas para a criação de uma boa rotina para seu animalzinho!


4 dicas de como criar uma rotina para seu pet

Ter uma rotina é importante para se ter um controle das atividades que devem ser feitas no cotidiano, sejam aquelas que requerem mais urgências ou as mais brandas. É com uma rotina que pode ser estabelecido uma ordem de como encaixar uma sequência de dias para realização de exercícios físicos, trabalhos ou até mesmo, tempo para o lazer, contudo, esse cronograma diário também pode ser adaptado para os animais de estimação.

Como uma forma de manter o bem-estar do pet dentro do ambiente, que pode até mesmo conter uma grama natural na varanda do apartamento para ajudar ainda mais nos exercícios do animal, uma rotina faz com que tudo o que seja necessário, seja cumprido. Esses estímulos que são gerados podem tanto ocorrer para cachorros como também para gatos.

Bastando apenas que os seus donos saibam o que fazer e como, de modo que ambas as espécies possam ser beneficiadas nas atividades que fizerem. Seja para os que residem em apartamentos ou em casas, a rotina de um animal transforma todo o ambiente e faz com que até mesmo, uma maior interação entre humanos e pets possa ser estabelecida.

A importância da rotina

Ter uma rotina pode contribuir para que, no momento em que for instalada a tela de mosquiteiro para janela de alumínio em um cômodo, o animal que reside no local possa ter um menor estranhamento no início devido aos preparos que recebe.

A importância de ter uma rotina para o pet é que, alguns pontos se tornam benéficos para o animal que a praticar, de modo que até mesmo possa contribuir para um prolongamento de vida de um modo mais saudável, sendo eles:

  • Alimentação regrada;
  • Prática de atividades físicas;
  • Atividades que estimulam a mentalidade;
  • Relaxamento;
  • Enriquecimento de comportamentos da espécie.

A alimentação é um dos pontos mais importantes dentro de uma rotina animal, especialmente porque uma quantidade ideal é colocada dentro das porções indicadas, preferencialmente após o dono buscar uma clínica veterinária perto de mim. Isso porque com a ajuda de um especialista, vitaminas e outros nutrientes para os animais podem ser compostos na rotina, sempre com o acompanhamento de água fresca para manter o pet hidratado.

Outro ponto importante da rotina é que, com ela, pode ser estabelecido um padrão para as atividades físicas que devem ser realizadas, especialmente para que o animal tenha uma vida saudável e equilibrada junto com a alimentação. Brincadeiras que fazem o animal se movimentar e responder a comandos de movimentos são importantes para exercitar seu corpo, sendo alguns podendo até mesmo serem feitos em dias chuvosos.

Assim como atividades que estimulam também a mentalidade do animal, sendo ideais estarem encaixadas na rotina ao menos uma vez por dia. Podendo ser desde comandos como brincadeiras que ajudem no desenvolvimento da mentalidade do animal. Do mesmo modo que momentos relaxantes também devem ser implantados dentro da rotina, já que o descanso tanto mental quanto físico, contribuem para que o animal se acalme e possa ficar menos agitado.

Quanto mais a rotina ajudar a enriquecer os comportamentos das espécies, melhor será para o animal se desenvolver bem em quaisquer épocas, seja enquanto for um filhote ou então, em uma idade mais avançada. O que torna a importância da rotina ainda maior, visto que a prática de exercícios físicos e mentais continuam estimulando o corpo.

Mesmo não estando mais nas mesmas condições de quando era mais novo. Com uma boa rotina, é possível que até mesmo, os laços entre pet e ser humano sejam ainda mais estreitos, mesmo que ambos vivam em uma sala planejada pequena simples.

As diferenças entre rotina de cão e gato

A rotina para quem possui cão e gato são divergentes, não somente pelo animal em si, mas também pelos seus hábitos em convivência com os seres humanos que fazem com que seus comportamentos refletem nas ações necessárias que serão tomadas. Um dos principais pontos que se torna a base da rotina, é a dependência que os animais têm dos seres humanos.

Embora os cachorros possam mostrar um apego maior que os gatos em algumas questões, ambos os animais não devem ser ignorados. Por isso, do mesmo modo que uma tela de proteção para muro pode servir para a proteção de um gato, também serve para um cachorro. A rotina de sono de ambos os animais também são diferentes.

Isso porque os cachorros podem acabar adaptando a sua rotina de dormir para a mesma de seus donos, muitas vezes, dormindo e acordando no mesmo horário. Enquanto os felinos, por sua vez, podem ter um horário de dormir diurno e serem mais ativos nos períodos noturnos, o que acaba sendo uma configuração da qual os donos devem se adaptar para atender as necessidades do animal.

A Limpeza e necessidades fisiológicas é outro ponto que faz com que os gatos e cachorros se diferenciam, especialmente porque os felinos utilizam a caixa de areia e realizam o processo de auto limpeza ao fazerem essa ação através das lambidas pelo corpo. Já os cachorros, muitas vezes o local de realizar as necessidades são ensinados por seus donos e precisam de um banho para que possam ficar limpos.

Para as rotinas de estímulo com brincadeiras e exercícios aos pets, ambas as espécies têm modos diferentes de comportamento neste quesito. Os gatos, por terem um estímulo de caça, as brincadeiras e exercícios que ativem este modo no animal podem ser benéficas ao seu corpo e mentalidade, sendo feitas por intermédio de objetos recomendados.

Os cachorros, por outro lado, acabam buscando brincadeiras que proporcionam uma animação, já que a falta dela pode até mesmo levar o pet a depressão e ansiedade. Por isso, passeios ou atividades que gastem uma maior energia, são recomendadas a serem feitas diariamente.

Para que, até mesmo as oportunidades de travessuras enquanto estiverem sozinhos sejam reduzidas. Residentes de ambientes que são pequenos devem ter uma rotina ainda maior de estímulo ao animal para compensar o local, de modo que a energia que o pet tem, possa ser gasta de algum modo.

Dicas para criar uma rotina

Algumas dicas para se criar uma boa rotina aos animais podem contribuir para que o bem-estar do pet venha sempre em primeiro lugar.

1. Alimentos com horário

A alimentação de um pet deve possuir um horário exato para ser dado a ele, de modo que seja oferecida duas vezes ao dia, e não devendo ficar em um local de alcance para o animal.
Essa regra acaba fazendo com que o animal entenda que há uma rotina no ambiente em que vive, por isso, rações devem ser dadas duas vezes ao dia e disponíveis por apenas uma hora.

Caso o animal não coma, a próxima deve ser servida no outro horário. Petiscos não devem ser dados todas as horas, especialmente porque acaba fazendo uma quebra no horário das refeições principais, além de que em grandes quantidades, podem derivar doenças.

2. Horário para brincadeiras

Brincar com o pet todos os dias torna-se um benefício ao seu corpo e sua saúde mental, além de servir como um adestramento, sendo recomendado para animais desde pequeno até grande porte.

É recomendável que as brincadeiras não sejam feitas após as refeições, principalmente, se for um cachorro entre médio e grande porte, devendo haver um tempo antes de que uma agitação comece.

Se o animal tem o costume de passar grande parte do dia sozinho, é essencial que as brincadeiras que forem elaboradas sejam desafiadoras, de modo que ele possa se sentir mais próximo de seu dono.

3. Passeios de manhã ou fim de tarde

Tratando-se de cachorros, os passeios destes animais são indicados ocorrerem em fins de tarde ou antes das 10 horas da manhã, períodos onde a luz solar já não possui uma grande intensidade que pode prejudicar o animal. Desde câncer de pele até mesmo, queimadura na parte inferior das patas, devido ao contato com o solo quente.

Por isso, a recomendação para que os cachorros se exercitem adequadamente, é de duas vezes por dia, podendo até mesmo tirá-lo de guias após implantarem um rastreamento de animais domésticos na coleira.

4. Descanso em local tranquilo

Os descansos dos animais de estimação devem ocorrer em locais tranquilos, seja para um sono profundo ou pequenos cochilos ao longo do dia.

Esse conforto ajuda que o animal tenha as recuperações de energia necessárias para o seu corpo após atividades e alimentação, além do descanso mental que ajuda ainda mais nos estímulos do cérebro para colaborar com o crescimento.

Considerações finais

A rotina de um animal pode ser feita do mesmo modo que uma higienização de poltronas, com passos a passos diários para que no final, o resultado seja benéfico e a longo prazo, refletindo deste modo, em uma melhor qualidade de vida ao pet.

Ter uma rotina para os animais de estimação proporcionam que a comida e as atividades físicas sejam regras que serão seguidas, de modo que haja um equilíbrio mental para o animal não desenvolver doenças como ansiedade ou depressão, além de outras corporais.

Embora cachorros e gatos tenham hábitos diferentes em comportamento, alimentação, e até horários de dormir, com uma boa rotina, é possível que a saúde do animal esteja fortalecida dentro dos seus instintos naturais. Tendo influências como o ambiente onde residem.

Assim como os passeios ou alimentações, a vida de um animal de estimação pode ser boa desde os primeiros momentos da idade de filhote ou mais velha da qual a rotina for estabelecida. Seja um indivíduo morando em cima de uma rede de farmácia ou em um grande local, criar uma rotina proporciona um laço ainda maior com o animal, que beneficiará ambos os lados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor deste artigo

Sou Diretora de conteúdo do Portal Vida Livre e graduanda em Letras na Universidade de São Paulo. Trabalho na área de marketing digital como analista de SEO e Tráfego desde 2021, e está sendo uma grande oportunidade participar deste projeto.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo