Cozinha provençal: conheça o estilo, móveis, como usar e mais!

Cozinha provençal: conheça o estilo, móveis, como usar e mais!

Apresentamos neste artigo, como decorar a cozinha no estilo provençal. Confira também dicas e inspirações de móveis e acessórios.


Já ouviu falar em cozinha provençal?

cozinha provençal de madeira

Cozinha provençal virou uma tendência e tem surpreendido muito no romantismo, na delicadeza e no rústico, tendo surgido na região de Provence, que fica no Sul da França.

O conceito da cozinha provençal foi inspirado nos móveis da realeza, visto que os camponeses não tinham condições financeiras e iniciaram a própria produção de móveis e, no decorrer do tempo, esse estilo ganhou força entre os nobres fazendo com que a elegância, a beleza e a sofisticação se sobressaíssem.

As cozinhas provençais detêm como a principal característica o equilíbrio entre os tons pastel, as estampas florais e os itens antigos, sendo alguns detalhes entalhados em madeira. Conheça mais a seguir desse estilo de cozinha tão charmoso e elegante, além de agradar a todos pela simplicidade e delicadeza.

Conheça o estilo de decoração provençal

itens de decoração provençal

O estilo provençal é facilmente reconhecido em um ambiente, aparecendo tanto em lugares mais sofisticados quanto nos mais simples. Essa tendência une o rústico ao moderno e as cores são muito neutras, como tons pasteis ou off-White. Conheça mais a seguir sobre esse estilo de decoração tão aconchegante e romântico.

Origem do estilo provençal

O palácio de Versalhes, na França, transformou-se em um ponto referencial para a arquitetura mais requintada dos séculos 16 e 17 no mundo. Rosaille é o estilo favorito da família real francesa, comumente conhecido como estilo Luís XV.

Estava em seu apogeu na decoração dos palácios durante os reinados de Maria Antonieta e Luís XV. Era caracterizado por ricos detalhes e douramento aplicado.

No final dos anos 1700, os agricultores que viviam na região da Provença, tentaram replicar a riqueza da mobília de luxo francesa. Devido à falta de dinheiro, não puderam manter o luxo decorativo, surgindo o estilo provençal.

Acolhimento é a palavra chave do estilo provençal

O estilo provençal é totalmente voltado para ambientes mais românticos, clássicos, sendo formados por móveis luxuosos, influenciados pelo estilo rústico da França.

Uma cozinha provençal além de charmosa, é nostálgica e tem uma beleza inigualável, é cheia de personalidade, de delicadeza, nos levando de volta ao passado, com artigos atuais que possuem aparência antiga. Investir nesse estilo é ter a garantia de um ambiente aconchegante para acolher, mas também para ser acolhido.

O minimalismo pode ser um aliado na decoração provençal

O estilo minimalista é perfeito para quem gosta de organização e ambientes mais leves e cleans, visto que a ideia principal do minimalismo é de que menos é mais.

Em ambientes minimalistas, é provável que encontre poucos móveis e artigos decorativos, paredes claras, além da iluminação ser natural, pois cria um clima intimista e confortável.

Uma cozinha provençal minimalista é capaz de deixar o espaço aconchegante e acolhedora, além de elegante e moderna. O estilo minimalista teve sua inspiração na cultura japonesa, pois prezam pela simplicidade, impedindo exageros, tendo o conceito geral de viver diariamente com o que é essencial.

Dicas de decoração para cozinha provençal pequena

A cozinha estilo provençal tem ganhado cada vez mais adeptos apaixonados por essa tendência de decoração, tudo porque traz consigo um ar de leveza e simplicidade, sem perder a elegância e o charme. Se você não é capaz de resistir a essa tendência, confira aqui as principais dicas dessa cozinha.

Utilize móveis planejados na sua cozinha provençal

Os móveis de uma cozinha provençal normalmente são em tons brancos ou tons pasteis. Os armários de cozinha possuem portas fechadas ou até mesmo vidro, a fim de deixar a louça toda à mostra.

Para deixar a cozinha moderna e charmosa, basta investir em móveis planejados no estilo provençal, pois se ajustam plenamente ao espaço.

Os móveis planejados aprimoram totalmente o ambiente, dado que o espaço é decorado com padrões adequados para o cômodo, onde são adaptados para todos os espaços, assegurando um melhor rendimento para a área.

Utilize fogão de embutir ou um cooktop

fogão de embutir

Para uma cozinha estilo provençal, o ideal é utilizar fogões embutidos ou até mesmo os cooktops. Os cooktops são popularmente chamados de fogões de mesa, pois é posto em bancada convencional tipo ilha e ocupa pouquíssimo espaço, porém, é preciso investir também em um forno a parte, sendo elétrico ou a gás.

Já os fogões embutidos são perfeitos para quem não quer abrir mão do modelo tradicional, sendo que já vem com as bocas e o forno em uma única peça. Ambos os modelos deixam o ambiente mais moderno, elegante e romântico.

Armários corridos para cozinha provençal

cozinha provençal branca com armários

Armários com portas de correr tem o papel de juntar a beleza com a funcionalidade, ampliando e economizando o espaço, além de facilitar muito e ainda deixar a cozinha organizada.

São uma ótima alternativa para apartamentos pequenos, pois apoiam-se nos trilhos para deslizarem, ocupando assim pouquíssimo espaço, podendo até separar ambientes de modo moderno e elegante.

Armários corridos para cozinha provençal são perfeitos para cozinhas pequenas, visto que não fica no meio do caminho de quem for passar pela cozinha, sendo mais confortável por não impedir a movimentação dos braços.

Estilos de armários para cozinha provençal

Para quem é adepto de uma cozinha estilo provençal, vai gostar de saber mais sobre os estilos dos armários de cozinha dessa tendência. Os armários estilo provençal possuem um design clássico. Veja mais a seguir sobre como compor a decoração da sua cozinha.

Louças à mostra nos armários

cozinha provençal com tons cinzas

Os armários abertos deixando louças a mostra dão praticidade para o dia a dia, deixando tudo próximo dos olhos e das mãos, além de deixar com um aspecto charmoso ao ambiente provençal moderno.

No entanto, em uma cozinha provençal que contém armários abertos expondo toda a louça, é preciso ter mais atenção e cuidado em relação à limpeza e organização, pois é muita exposição ao pó e a gordura. Todavia, para expor as louças precisa de planejamento, senão a ideia de um ambiente prático e equilibrado pode acabar dando lugar a um espaço tumultuado e desorganizado.

Puxadores delicados

Os puxadores de móveis estilo provençal são muito delicados. Os padrões mais tradicionais são redondos, de porcelana, madeira ou até mesmo resina; podendo também serem de metal.

Embora os armários sejam a estrela de uma cozinha provençal, são os puxadores únicos e exclusivos que dão o resultado final.

Portanto, para fazer a escolha certa, é preciso estar atento quanto ao modelo e material dos puxadores, sem esquecer que, o acabamento deve estar harmonioso com o estilo de decoração do ambiente.

Adornos em porcelana

Os detalhes contam muito na hora de compor a decoração de uma cozinha provençal, ainda mais se você pretende deixar a cozinha com um ar de casa de campo. Para deixá-la mais caracterizada, é recomendável usar porcelana para formar o visual.

A porcelana provençal possui arabescos clássicos e lisos, como alças para xícaras e bules e ainda nas bordas de talheres e pratos. A escolha mais clássica é o branco ou estampado com flores.

Para deixar um ar mais romântico na cozinha, basta colocar vasos ou fruteiras de porcelana na bancada ou na mesa, além de saleiros e pimenteiros.

Flores para alegrar a cozinha provençal

armários provençais com flores

Para requintar ainda mais a cozinha provençal, não pode faltar as flores, principalmente a Lavanda e outras flores delicadas, pois são grandes símbolos da região da Provença, na França. Além da fragrância no ambiente, as plantas também deixam um toque de rústico aos móveis neutros.

No entanto, as flores não precisam necessariamente estar presentes somente em vasos. Pode-se usar flores nas estampas de tecidos da cozinha, como por exemplo toalhas de mesa, panos de prato e papel de parede.

Como decorar sua cozinha no estilo provençal

Sendo a cozinha o cômodo que mais atrai olhares, é ideal para criar um ambiente provençal, ainda mais porque os armários são os protagonistas desse espaço. Além do mais, adereços rústicos e plantas combinam com o ambiente. Para saber mais sobre como decorar sua cozinha, acompanhe o post a seguir.

Móveis rústicos e de aparência envelhecida

cadeira de madeira envelhecida

Os móveis antigos complementam a decoração, pois são fundamentais para compor o visual. A aparência envelhecida e de aspecto rústico dos móveis ajudam a conservar a origem da decoração.

Contudo, móveis com aparência envelhecida em tons claros de madeira, off -White, cinza e azul pastel também compõem a decoração da cozinha no estilo provençal.

Para deixar os móveis com um aspecto rústico e velho, pode-se utilizar as técnicas de pátina, craquelê e decoupage tanto nos móveis antigos quanto nos móveis novos.

Tons mais usados na decoração de cozinha provençal

acessórios de tons neutros

Os tons mais utilizados em uma cozinha provençal são as cores mais claras, neutras e pasteis, nas colorações azul, amarelo e rosa, porém a cor branca é o destaque, pois costuma ser a base da decoração.

Contudo, há quem opte por uma decoração provençal mais moderna, nesse caso usa-se tons de cinza e/ou preto, rompendo assim a ideia do romantismo e da delicadeza desse estilo.

Os tons escolhidos para a decoração serão utilizados em todos os espaços do ambiente, desde as paredes, teto e piso, até mesmo nos armários e outros adereços de decoração.

Pia de mármore ou granito

pias de mármores para cozinha provençal

Para deixar sua cozinha provençal ainda mais encantadora e charmosa, invista em uma pia de cozinha de mármore ou granito, preferencialmente em tons claros e bem suaves.

Todavia, deve-se atentar ao fato de que, por mais que pias de mármore deixem o ambiente mais bonito, bancadas de cozinha desse material não é muito indicado, visto que é um espaço onde se tem tanto contato com umidade quanto com produtos químicos e outros elementos.

O ideal seria uma pia de material granito, pois não há nenhuma restrição em ser usado para bancadas ou pias, no entanto, é preciso optar por pias de granito nos tons mais claros, pois são bem mais suscetíveis as manchas de calor ou produtos químicos.

Objetos retrôs e clássicos

talheres de metal envelhecido

Cozinhas no estilo provençal também estão interligadas no que diz respeito ao vintage e retrô. Por esse motivo, é comum vermos ornamentos antigos presentes na decoração de uma cozinha provençal.

Objetos como relógios, eletrodomésticos e louças são apenas alguns exemplos retrô que é possível encaixar na decoração da sua cozinha. Já em decorações vintage, a premissa básica é a decoração antiga, sem adaptar ou mudar nada para os dias de hoje.

Combinando a decoração provençal com os eletrodomésticos

cozinha provençal com eletrodomésticos

Os eletrodomésticos são peças fundamentais que toda cozinha possui. No entanto, alguns recebem mais destaque, seja pelo design ou pela elegância. Utensílios como fogões, geladeiras e coifas estão sempre se transformando, ao ponto de deixar sua cozinha ainda mais sofisticada.

Já os eletro portáteis como batedeiras, liquidificadores e cafeteiras já não precisam mais se esconder dentro dos armários, pois ficam expostos, tornando-os parte da decoração da cozinha provençal.

Para que a decoração da cozinha fique harmoniosa, opte por utensílios clássicos de inox modernos, sempre equilibrando com o resto do ambiente, resultando em uma decoração personalizada e requintada.

Aproveite a luz natural na cozinha provençal

cozinha provençal com luz natural

É imprescindível que toda cozinha, seja ela no estilo provençal ou qualquer outro, necessite de uma boa iluminação. Para uma boa luminosidade, é recomendável investir tanto no aumento das janelas quanto a escolher tons claros, pois fará com que crie um ambiente agradável e acolhedor.

A iluminação natural é o ponto alto de uma cozinha no estilo provençal, deixando-a mais aconchegante e charmosa, que sem sombra de dúvida, possibilitará momentos especiais para toda família.

Lustres e luminárias para a cozinha provençal

Para uma cozinha estilo provençal fica até difícil escolher entre tantos modelos, tamanhos e estilos de lustres ou luminárias. A iluminação do ambiente precisa ser prioridade não apenas no quesito beleza, mas também na segurança e no conforto dos residentes da casa.

As luminárias exercem uma função importante na decoração, pois além de melhorar a visibilidade, também ajudam a valorizar e enriquecer o visual. Já os lustres deixam a cozinha com um ar mais sofisticado e glamouroso, principalmente se for posto lustre de cristal no teto.

Combine o estilo provençal tradicional com o moderno

A decoração da cozinha deve refletir a personalidade do morador, pois há quem não quer abrir mão da modernidade, mas ainda quer ter o aconchego, nesse caso, o ambiente requer um estilo provençal mais tradicional.

Ao contrário do estilo moderno, que utiliza muito tons brancos, espelhos, inox e vidros, acaba deixando um ar de ambiente frio. O estilo tradicional oferece a sensação de volta ao passado, com elementos e detalhes decorativos antigos.

Elementos para utilizar na decoração provençal

Para dar aquela repaginada na sua cozinha e transformá-la no estilo provençal, basta utilizar esses componentes para decorar e deixá-la com a sua cara. Esses elementos reforçam o romantismo, a rusticidade e a elegância. Confira a seguir quais são esses elementos e faça sua cozinha brilhar no estilo provençal.

Use e abuse do branco

Outro ponto chave da decoração provençal de uma cozinha é a utilização de cores em tom pastel e claras. No entanto, a cor branca é a mais empregada nas decorações. Além do branco, também é comum vermos tonalidades mais claras de amarelo, verde, lilás, rosa, azul e o vermelho.

Para uma decoração provençal voltada mais para o rústico e romântico, opte por cores em tom pastel, porém caso queira, os armários podem ser de outras tonalidades.

Arabescos e ornamentos para a cozinha provençal

Para complementar a decoração de uma cozinha provençal é preciso alguns ornamentos e detalhes em arabescos para deixar tudo mais charmoso e requintado. O estilo provençal é marcado pelo tanto pelo romantismo quanto pelos pequenos detalhes que fazem toda a diferença na decoração.

Adereços como canecas, bules, pratos decorativos, bandejas de prata com desenhos em arabesco ajudam a compor a decoração do ambiente, sem perder a identidade do romantismo e da elegância, não deixando esquecer a decoração típica da região francesa.

Tons pastéis na decoração da cozinha provençal


Colorações em tom pastel ajudam a deixar a cozinha com decoração no estilo provençal muito mais delicada e feminina. A decoração provençal possui a leveza como a principal característica e, desse modo, não é empregado cores fortes ou escuras demais.

Os tons pasteis são conhecidos pela suavidade e delicadeza, estando sempre presentes em decorações de cozinhas no estilo provençal. Esses tons trazem consigo duas direções que juntas, formam o par perfeito: o romantismo e a elegância.

Estampas florais para cozinha provençal

No que diz respeito a estampas florais, estão presentes nos tons pasteis ou mais claros e neutros, normalmente provenientes do azul, do verde e do rosa. Além das flores na aparência de pintura, decorações no estilo provençal pode envolver também listras, porém já é mais voltado para o estilo moderno.

Para um estilo provençal com um pouco do rústico, utilizam paisagens campestres, mas de modo delicado. Essas estampas estão presentes não apenas nos móveis, como também nas louças, papeis de parede, cortinas e até tapetes.

Tenha um ambiente aconchegante com uma cozinha provençal!

Cozinha provençal com luz solar

As decorações de estilo provençal são favorecidas pelas pessoas por causa de seu requinte, detalhes ricos, além da sofisticação e do refinamento. A decoração estilo provençal com aparência nostálgica, delicada e romântica possui tudo e mais um pouco para conquistar você também.

Como tendência europeia, a decoração provençal pode por vezes estar fora da nossa realidade, mas quando se combinam elementos provençais e elementos reais, teremos um ambiente único, original e com personalidade.

Use a inspiração e as habilidades fornecidas nesse artigo para começar a planejar a decoração da sua cozinha e criar um deixe sua cozinha no estilo provençal.

Autor deste artigo

Formada em Jornalismo, com um blog e um livro em andamento. Sou apaixonada pela escrita e por histórias. Nas horas vagas, amo ouvir músicas ou ver o pôr-do-sol para recompor as energias.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos