As 10 Melhores Marcas de Violão de 2024: Yamaha, Fender, Ibanez e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Violão de 2024: Yamaha, Fender, Ibanez e Mais!

Procurando por um violão? Conheça as 10 melhores fabricantes, seus modelos em destaque e saiba como escolher aquele que melhor se encaixa em seu perfil musical!


Qual é a melhor marca de violão de 2024?

Violões são instrumentos indicados para diferentes perfis de músicos, dos iniciantes que buscam mais praticidade para começar os estudos aos mais experientes que procuram uma sonoridade acústica. Um de seus principais diferenciais é a capacidade de executar inúmeros estilos musicais. E para escolher o melhor modelo, nada melhor do que conhecer as melhores marcas de violão disponíveis atualmente.

Captação que leva a qualidade do estúdio para shows, cortes que facilitam a ergonomia, sensor que detecta necessidade de manutenção e painel de controle de equalização estão entre os diferenciais de grandes marcas como Fender, Ibanez, Taylor e Tagima. Como além delas existem diversas outras marcas e aspectos a se levar em conta, a busca pela marca ideal pode ficar complexa.

Assim, produzido por entusiastas em música a fim de trazer um conteúdo simplificado para te ajudar na sua escolha, este artigo reúne informações oficiais disponibilizadas pelas próprias marcas líderes em instrumentos para te ajudar a escolher a fabricante ideal para você, além de um ranking com as 10 melhores marcas de violão do mercado atual. Confira!

As Melhores Marcas de Violão de 2024

Foto 1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Nome Fender Takamine Yamaha Crafter Tagima Giannini Strinberg Taylor Guitars Epiphone Ibanez
Preço
Fundação Estados Unidos, 1946 Japão, 1959 Japão, 1887 Coréia do Sul, 1972 Brasil, 1986 Brasil, 1900 Brasil, 1993 Estados Unidos, 1974 Estados Unidos, 1873 Japão, 1929
Nota RA Sem índice Sem índice 8,5/10 Sem índice 8,2/10 8,9/10 Sem índice Sem índice Sem índice Sem índice
Avaliação RA Sem índice Sem índice 7,75/10 Sem índice 7,42/10 8,53/10 Sem índice Sem índice Sem índice Sem índice
Amazon 4,3/5 5/5 4,6/5 Sem avaliações 5/5 5/5 4,7/5 4,3/5 4,2/5 Sem avaliações
Custo-Benef. Razoável Bom Muito bom Baixo Muito Bom Bom Razoável Razoável Baixo Razoável
Tipos Acústico e eletroacústico Acústico e eletroacústico Acústico e eletroacústico Elétricos Acústico e eletroacústico Acústico e eletroacústico Acústico e eletroacústico Acústico e eletroacústico Acústico e eletroacústico Acústico e eletroacústico
Público-alvo Músicos iniciantes e experientes Músicos iniciantes e experientes Músicos iniciantes e experientes Músicos iniciantes e experientes Músicos iniciantes e experientes Músicos iniciantes e experientes Músicos iniciantes e experientes Músicos experientes Músicos experientes Músicos iniciantes e experientes
Linhas Concert, Dreadnought, Malibu, Redondo, Newporter, Telecaster Pro-Séries, Thermal Top, Thinline Models, G Series, Limited L, A, FG/FGX, F/FX, APX, CPX, TransAcoustic, APXT2, GC/GCX, CG/C Aniversary, Mind, STG, Silver, Standard, Classic, Able & Noble Alpha, America, Cafe, Canada, Colection, Mahogany, Memphis, TW Estudo, Clássico, Stage, Performance Pro, Start, Tranquilo Black Plus, Black Series, Euro Series, Forest Series American Dream, GT, Academy, 700, 800, 900, Koa, Presentation Masterbilt, Super Jumbo, Square Shoulder, Bluegrass, Small Body Advanced Acoustic, Artwood, AEG, Talman, Classical, EWP, Ukulele
Link

Como analisamos as melhores marcas de violão de 2024?

Para auxiliar em sua análise e na definição da marca de violão da qual vai comprar, confira a seguir os principais critérios que devem ser avaliados, como avaliações do consumidor, tempo de existência da empresa e o equilíbrio entre qualidade e preço.

  • Fundação: O tempo de existência e origem da marca demonstra sua experiência e até consolidação no mercado, caso haja longevidade e boas avaliações.
  • Nota RA: A nota no Reclame Aqui é importante por considerar questões como avaliações dos consumidores e o índice de resposta e soluções a problemas, podendo ir de 0 a 10. Quando maior a nota, maior a satisfação dos consumidores em relação a resolução de problemas.
  • Avaliação RA: A avaliação no Reclame Aqui, que é a nota do consumidor, é fundamental por corresponder exatamente ao parecer dado por quem comprou da empresa. Também vai de 0 a 10 e quando maior a nota, maior o grau de satisfação dos clientes.
  • Amazon: A Amazon concentra um imenso banco de dados de avaliações, portanto, as notas dadas aos produtos em seu portal são outro fator que merece atenção, indo de 0 a 5 estrelas.
  • Custo-Benefício: Para uma compra bem-sucedida no fator financeiro, é importante analisar quais são as marcas que entregam as melhores configurações pelo menor preço em comparação as outras marcas. O custo-benefício pode ir de Bom, Muito Bom, Razoável a baixo.
  • Tipos: Uma das primeiras definições é entender se a marca produz modelos para o tipo de uso que você fará do violão, seja para apresentações acústicas ou em estúdio, por exemplo.
  • Público-alvo: Saber se a marca atende seu perfil como músico é fundamental para que o violão atenda ao seu estágio de conhecimento atual.
  • Linhas: Marcas com um catálogo diversificado costumam ter mais tecnologias que são distribuídas entre um modelo e outro, por isso, é importante levar esse fator em conta.

As 10 melhores marcas de violão de 2024

Em meio à quantidade de detalhes a se avaliar antes da compra, é normal que ocorram dúvidas. A seguir, confira um guia com as 10 melhores marcas de violão existentes no mercado atual e suas características, além de informações sobre seus três principais produtos.

10

Madeiras inusitadas e acabamentos únicos


A Ibanez inicialmente ficou conhecida pela qualidade apresentada por seus instrumentos elétricos, principalmente as guitarras, mas a qualidade da acústica de seus modelos a fez entrar também no mercado dos violões. É indicada, principalmente, para o músico que valoriza a 
fabricação em madeiras inusitadas, para valorização de timbres, e com acabamentos únicos.

Dentro dessa proposta, a marca soma 15 linhas diferentes, dentre as quais se destaca a Artwood, ideal para os músicas que valorizam uma sonoridade moderna e equilibrada e um design clássico. Para músicos populares, uma ótima escolha é a série Advanced Acoustic, ideal para quem busca um som mais brilhante e alto, além de ergonomia confortável. Já para iniciantes, a série Classical oferece modelos acessíveis e fáceis de tocar, com a maciez das cordas de nylon.

No Brasil, a marca é representada pela Waldman, que se destaca pela quantidade de assistências técnicas autorizadas distribuídas no território nacional. São 158 no total. No site da empresa é possível ter acesso às informações de contato de cada uma. Já no site oficial da marca é possível encontrar links para baixar os manuais dos produtos, além de um guia descritivo com cada parte dos instrumentos.

Os melhores violões Ibanez

Fundação Japão, 1929
Nota RA Sem índice
Avaliação RA Sem índice
Amazon Sem avaliações
Custo-Benef. Razoável
Tipos Acústico e eletroacústico
Público-alvo Músicos iniciantes e experientes
Linhas Advanced Acoustic, Artwood, AEG, Talman, Classical, EWP, Ukulele
9

Modelos de ponta e designs clássicos

A Epiphone foi comprada por uma das maiores marcas do mundo musical, a Gibson, desse modo, é ideal para quem quer uma marca que esteja antenada sobre o mundo da música para entregar modelos eficientes para diversos tipos de perfis. Se você é um músico que valoriza o design e configuração de modelos clássicos de guitarra, como Les Paul e Casino, é a marca ideal para você, por manter essa qualidade na produção de violões.

A Epiphone divide suas 11 linhas entre originais, modernos e estilo de corpo. Para quem busca os melhores em qualidade, uma das escolhas certas é a Masterbilt, que combina o design clássico com a versatilidade palco e estúdio. Para quem quer um equilíbrio entre bom preço e qualidade, uma ótima opção é a série Super Jumbo, que carrega o estilo da Gibson e é ideal para folk, rock e country. Já iniciantes podem investir na linha Smal Body, que traz modelos clássicos compactos, fácies e confortáveis de tocar. 

No Brasil, a Epiphone é representada pela Royal Music, que tem como autorizada para assistência técnica a Tectrônica. A empresa tem representantes em 69 localidades no Brasil e, em seu site, disponibiliza  dados para facilitar a possibilidade de contato por meio do whatsapp, telefone ou presencialmente. Também disponibiliza um guia com orientações para envio do instrumento para orçamento.

Melhores violões Epiphone

  • Violão Epiphone AJ-220 SCE Natural: O melhor em qualidade da marca. Entre os destaques, o corpo em mogno e seu volume e timbre cheios, com grave rico e alto e agudos com brilho e destaque, o que o torna adequado tanto para bandas quanto cantores solo.

  • Violão Epiphone PRO-1 Ultra Wine Red: O melhor equilíbrio entre qualidade e preço da fabricante, ideal para apresentações ao vivo. Se diferencia pelo lendário sistema de captação NanoFlex e o som imponente proporcionado pelo seu tampo sólido em spruce.

  • Violão Epiphone Aj210CE Outfit Vintage SB: O melhor custo-benefício, indicado para quem busca um instrumento que traga um volume e timbres cheios, devido ao estilo dreadnought com tampo spruce e pré-amplificador, para apresentação solo ou com banda.

Fundação Estados Unidos, 1873
Nota RA Sem índice
Avaliação RA Sem índice
Amazon 4,2/5
Custo-Benef. Baixo
Tipos Acústico e eletroacústico
Público-alvo Músicos experientes
Linhas Masterbilt, Super Jumbo, Square Shoulder, Bluegrass, Small Body
8

Inovações e sonoridade moderna


A Taylor Guitars é considerada uma das melhores fabricantes de violões do mundo, mesmo com um menor tempo de existência que ouras empresas consagradas do mercado. É uma ótima opção para quem busca esse grau de qualidade e o conhecimento de uma marca que fabrica instrumentos para todo perfil de público, dos mais acessíveis a edições limitadas com configuração avançada.

Tem no mercado 17 séries e um dos carros-chefes é a linha Baby Taylor, que entrega alta performance com um tamanho compacto. Outro diferencial são seus captadores Expression System, que proporcionam  um timbre mais natural e estão em modelos para músicos profissionais das séries American Dream e GT. Já se você procura os melhores em qualidade, a ideal é a série KOA, com a beleza da textura da madeira Hawaiian Koa no tampo, elegantes desenhos no braço e formato Grand Auditorium que garante sonoridade encorpada.

No Brasil, a marca possui três assistências técnicas, duas em São Paulo (SP) e uma em Santo André (SP). Todas têm números de telefone e endereços disponibilizados no site oficial da marca, mas apenas uma têm site oficial em funcionamento atualmente. Uma inovação da marca foi o desenvolvimento de um sensor - adquirido separadamente – que alerta por meio de um aplicativo problemas com umidade, vida útil da bateria, temperatura e impactos

Melhor violões Taylor Guitars

  • Taylor GS Mini e-KoaPara quem busca o melhor em qualidade. Além da beleza do desenho natural das estrias da madeira koa, que traz mais brilho ao timbre, tem uma escala com comprimento menor, o que facilita a formação de acordes. Violão versátil, para todos estilos.

  • Taylor Eletroacústico Bte-koaPara quem busca um modelo intermediário da marca. Sua madeira koa havaiana produz uma compressão natural, que resulta em um som mais equilibrado. Outro destaque é seu visor de LED para ajustes, controles de tom e alerta de bateria fraca.

  • Taylor Baby BT1 AcústicoPara iniciantes, profissionais e para quem quer viajar com seu instrumento, devido ao seu tamanho reduzido. Apesar dessa característica, traz graves marcantes e a escala mais curta proporcionar uma tocabilidade mais macia.
Fundação Estados Unidos, 1974
Nota RA Sem índice
Avaliação RA Sem índice
Amazon 4,3/5
Custo-Benef. Razoável
Tipos Acústico e eletroacústico
Público-alvo Músicos experientes
Linhas American Dream, GT, Academy, 700, 800, 900, Koa, Presentation
7

Brasil no DNA e diversidade de estilos


A Strinberg é uma marca de propriedade da Sonotec, empresa brasileira que detém direito de distribuição de outras importantes fabricantes do mundo. É uma ótima opção por quem busca produtos de alta qualidade com bom custo-benefício e utilização de matéria prima refinada, como mogno, spruce e blackwood. Também oferece tecnologias que garantem praticidade, como afinador integrado.

A Strinberg divide seus modelos em cinco linhas. Para iniciantes, a ideal é a Forest Series, que reúne modelos clássicos com pré-amplificador, controles de frequência e afinador. Para músicos que buscam qualidade por um preço mais acessível, uma ótima opção é a Euro Series, que possuem corte para acesso às notas mais agudas e painel com sete controles. Já a série ideal para quem busca os melhores modelos é a Black Plus Galaxy, que permitem efeitos como delay, chorus e reverb plugado e desplugado.

Para assistência ao comprador, a Sonotec, que fica localizada na cidade de Regente Feijó, na região oeste do Estado de São Paulo oferece contato por telefone, de segunda a sexta-feira, ou contato por meio de preenchimento de formulário no site. O portal também disponibiliza download de um guia para conservação do produto. Por meio do site oficial da Strinberg, o contato oferecido é apenas por meio de formulário.

Melhores violões Strinberg

  • Acústico Strinberg Sdb30 Dobro Natural ResonatorPra quem busca um produto de alta qualidade e amantes do blues e country das décadas de 20 e 30. Destaca agudos e é adequada para slides, carregando a beleza do design clássico dos instrumentos desse segmento.

  • Semi Jumbo Aço Sj300c Plus com bag deluxeMelhor equilíbrio entre qualidade e preço. Se destaca pelo destaque das texturas da madeira koa envernizada. Oferece um som encorpado a partir de seu pré-amplificador SE-X, além de de controles graves e agudos e afinador.

  • SD200C Mgs Folk Eletroacústico Mogno FoscoMelhor custo-benefício, mesclando a beleza do mogno envernizado com design folk e corte cutway, aliando beleza e conforto. Possui controles de equalização e tarraxas cromadas para manter a afinação.

Fundação Brasil, 1993
Nota RA Sem índice
Avaliação RA Sem índice
Amazon 4,7/5
Custo-Benef. Razoável
Tipos Acústico e eletroacústico
Público-alvo Músicos iniciantes e experientes
Linhas Black Plus, Black Series, Euro Series, Forest Series
6

Experiência e bons modelos para iniciantes


Sendo nacional, a Giannini, conquistou rapidamente o mercado nacional e deu início a exportações com a explosão da Bossa Nova e Jovem Guarda. Pelo tempo de existência, é ideal para o músico que exige experiência na fabricação de violões aliado a um catálogo de modelos mais populares e de preços acessíveis, para iniciantes.

Em suas 11 linhas, a fabricante tem duas ideias para iniciantes, a Estudo Nacional e Estudo, com seu tradicional modelo trovador com cordas de nylon, que proporcionam conforto e sonoridade leve. Para músicos mais experientes, oferece os violões elétricos da série Stage, com corpo sólido e ideais para o palco, ou os eletroacústicos da série Performance, que trazem o brilho do timbre das cordas de aço e equalizador de três bandas. Já para quem busca os melhores em qualidade, os ideais são da Perfomance Pro, que se diferencia pelo tampo maciço, efeitos independentes e microfone interno.

Para assistência, traz em seu site oficial uma lista de autorizadas em 22 estados, com números de telefone, whatsapp, e-mail e endereços dessas empresas. Dúvidas sobre produtos e reclamações podem ser enviados pelo portal oficial da fabricante por meio de formulário, desse modo, você poderá ter um contato mais rápido.

Melhores violões Giannini

  • Eletrico Aco Cutaway Gf1D Ceq ZwA melhor escolha em relação à qualidade, traz a beleza da textura do corpo zebra envernizado em um design folk que favorece o tamanho da caixa acústica, reforçando os graves. Se destaca pelo equalizador de três bandas.

  • Elétrico Nylon Gnf-1D Ceq Bk PtPara quem busca um equilíbrio entre qualidade e custo-benefício, com madeiras de basswood e rosewood, consideradas de primeira linha. Com cordas de nylon, é indicado para quem busca conforto durante os treinos e apresentações.

  • Ukulele Concerto Guk-23 Ws SapelePara quem busca custo-benefício e está interessado em seu aprofundar nos estudos do ukulele e quer um produto para apresentações acústicas e desplugadas. Design com realce da madeira rosewood, com acabamento de verniz fosco.

Fundação Brasil, 1900
Nota RA 8,9/10
Avaliação RA 8,53/10
Amazon 5/5
Custo-Benef. Bom
Tipos Acústico e eletroacústico
Público-alvo Músicos iniciantes e experientes
Linhas Estudo, Clássico, Stage, Performance Pro, Start, Tranquilo
5

Referência brasileira e captação de precisão


A Tagima é uma empresa brasileira de instrumentos musicais é responsável por abrir o mercado nacional para marcas locais, competindo em igualdade com marcas internacionais de referência. É uma empresa ideal para o músico que busca instrumentos de alta qualidade por um preço razoável, já que não estarão incluídos no preço final taxas e impostos de importação.

Entre as 12 linhas da marca, iniciantes podem avaliar modelos da Alpha ou Cafe, que carregam o conforto do design clássico com encordamento de nylon e bom custo-benefício. Músicos mais experientes que buscam qualidade por preço acessível devem analisar instrumentos das séries American e Canada, que trazem o brilho e força do timbre das cordas de aço e corte para acesso às notas mais agudas. Já quem busca os melhores em qualidade deve avaliar as linhas Collection e Mahogany, que trazem designs modernos, controles de equalização, afinador e madeiras de referência, como spruce e maple.

Para assistência ao cliente, a marca conta com 38 autorizadas distribuídas pelo Brasil. Em seu site, é possível encontrar informações de endereços, telefone, e-mail e horário de funcionamento de cada uma dessas empresas. Também em seu portal, a fabricante oferece uma série de tutoriais com orientações sobre conservação e limpeza, afinação e troca de cordas, regulagens e controles, além de disponibilizar o download do manual do usuário.

Melhores violões Tagima

Fundação Brasil, 1986
Nota RA 8,2/10
Avaliação RA 7,42/10
Amazon 5/5
Custo-Benef. Muito Bom
Tipos Acústico e eletroacústico
Público-alvo Músicos iniciantes e experientes
Linhas Alpha, America, Cafe, Canada, Colection, Mahogany, Memphis, TW
4

Ótima ergonomia e modelos diversificados

Inicialmente com o nome Sungeum, a Crafter é uma empresa indicada para quem valoriza o acompanhamento humano em cada etapa da fabricação. A fabricante realiza esse procedimento com profissionais com mais de 30 anos de casa, sendo ideal para quem quer uma marca de confiança. Também tem como diferenciais a apresentação tanto de modelos para uma sonoridade mais suave e para iniciantes, com cordas de nylon, como produtos com cordas de aço, para sons mais pesados, direcionados aos mais experientes.

Entre suas 14 linhas, a marca tem na Classic e Mind opções para iniciantes e quem busca os melhores custos-benefícios, com modelos clássicos com corda de nylon. Já as indicações para quem busca configurações avançadas por preços acessíveis são as séries Standard e SRP, que trazem a beleza da textura do mogno no corpo com dimensão compacta e confortável e timbre encorpado. Já a indicação para quem quer os melhores em qualidade é a linha Anniversary e seus modelos Grand Auditorium, que trazem a ergonomia perfeita para movimentação dos dedos e fabricação em mogno e rosewood. 

Para assistência ao seu cliente, a marca tem em seu site oficial tutoriais para ensinar a afinar o violão, trocar cordas, cuidados com a bateria, entre outros. No Brasil, a fabricante é representada pela Izzo Instrumentos Musicais, que tem representantes em dez estados brasileiros. Em seu site, a empresa disponibiliza endereços, e-mails e telefones de cada um deles, instruções para troca e devoluções e um fórum com perguntas e respostas. 

Melhores violões Crafter

  • Folk Cutway Sólido Cedro e mognoPara quem busca um produto que combine os melhores recursos de qualidade da marca. Além de possuir um formato em cutaway, para proporcionar alcance de notas mais agudas, tem uma caixa acústica que realça os graves e solidez sonora.

  • Grand Auditorium Cutway Solid SpruceMognoPara quem busca um modelo intermediário que carregue características avançadas, como a fabricação em mogno. Outro destaque é seu modelo entalhado e detalhes como as tarraxas no padrão vintage e filetes na cor creme.

  • Orchestra Cutway Tampo Spruce MognoPara quem busca um modelo de entrada da marca, com a manutenção de elementos mais finos, como madeiras spruce e mogno e acabamento em verniz, além do corte para alcance de todas as notas da escala.
Fundação Coréia do Sul, 1972
Nota RA Sem índice
Avaliação RA Sem índice
Amazon Sem avaliações
Custo-Benef. Baixo
Tipos Elétricos
Público-alvo Músicos iniciantes e experientes
Linhas Aniversary, Mind, STG, Silver, Standard, Classic, Able & Noble
3

Destinada para músicos tradicionais e com captação diferenciada

A Yamaha é uma das mais populares se for considerado o volume de buscas por seus produtos pela internet, o que também foi alavancado por ter modelos utilizados por lendas como Carlos Santana, John Lennon e Bob Dylan no passado. A fabricante é uma excelente escolha, principalmente, para quem busca custo-benefício e opções para públicos diversos, de iniciantes a profissionais.

As 14 linhas da marca são divididas entre os acústicos e os clássicos e com cordas de nylon. Entre os destaques, estão a série L, considerada topo de linha pela fabricante e destinada a músicos tradicionais, e a FG/FGX, indicada para quem busca conforto na tocabilidade e fidelidade sonora na pré-amplificação, enquanto a APX investe no design moderno com timbres naturais, para músicos intermediários e profissionais. Já para iniciantes, a fabricante possui o linha de Estudos, clássico e compacto, com ótima ergonomia.

Para assistência técnica ao seu cliente, a marca mantém um site em português com uma série de conteúdos e informações, de possibilidade de busca de autorizadas por meio da inserção de seu CEP a downloads de manuais, fórum com perguntas e respostas e guias para manutenção do instrumento. 

Melhores violões Yamaha

  • Violão elétrico A1M Cutaway acústico-mogno Dreadnought VN: O melhor da marca em qualidade, ideal para quem busca um som acústico mais alto, devido ao seu tampo aberto Sitka sólido. Também tem como destaque o captador SRT piezo, que oferece alta performance.

  • Violão Clássico Acústico Nylon Natural CG122MSPara o músico que quer aliar qualidade e bom preço. Tem como diferencial seu timbre encorpado com alto volume e alta capacidade de respostas tonais. A altura das cordas proporciona maior conforto.

  • Violão Acústico Folk Aço F310Modelo de entrada com boa configuração para aprender e fazer pequenas apresentações. Estilo folk com cordas de aço, se destaca pela grande caixa de ressonância, que proporciona um som alto e abrangente, ideal para batidas. A escala mais curta facilita formação de acordes.

Fundação Japão, 1887
Nota RA 8,5/10
Avaliação RA 7,75/10
Amazon 4,6/5
Custo-Benef. Muito bom
Tipos Acústico e eletroacústico
Público-alvo Músicos iniciantes e experientes
Linhas L, A, FG/FGX, F/FX, APX, CPX, TransAcoustic, APXT2, GC/GCX, CG/C
2

Beleza chamativa e pioneirismo nos pré-amplificadores

A Takamine é uma fabricante de violões e guitarras do Japão que foi pioneira na fabricação do pré-amplificador valvulado integrado. É indicada para quem busca o brilho e imponência das cordas de aço, por ser referência no segmento musical que utiliza esse tipo de timbre, além dos acabamentos refinados que destacam a textura das madeiras que utiliza, como a Spruce e a Koa.

Entre suas cinco linhas, oferece a Thermal Top, indicada para músicos intermediários e profissionais, que se destaca por um processo de superaquecimento da madeira spruce para gerar uma sonoridade vintage; a Pro-Series, para quem busca instrumentos intermediários, se diferencia pela produção artesanal com madeiras nobres; a Thinline, que oferece modelos de ponta para profissionais, com acabamento refinado; e a G Series, que tem o melhor custo-benefício, com destaque para seu design de captação e o pré-amplificador.

Para assistência ao comprador, a marca conta com uma autorizada no Brasil, a Sonotec, que fica localizada na cidade de Regente Feijó, na região oeste do Estado de São Paulo. De forma remota, a empresa oferece contato por telefone, de segunda a sexta-feira. A Takamine também mantém em seu portal oficial um tutorial com orientações para cuidados e manutenção dos instrumentos.

Melhores violões Takamine

  • Elétrico clássico GC5CE-NAT: Para quem busca um modelo de referência em qualidade. Com corte estilo veneziano, possui painel de ajuste eletrônico, com equalizador de três bandas, ganho de desempenho, além da fabricação com madeiras finas como jacarandá e mogno.

  • GN15CE N & TP4T: Para quem busca um modelo intermediário. É fabricado com spruce e mahogany, madeiras de alta qualidade, e traz com um dos principais diferenciais seus graves e recurso cutway, que permite acesso às últimas casas do instrumento.

  • Eletroacústico Natural GC1CE: O melhor custo-benefício entre modelos da Takamine. Entre os destaques, a tecnologia cutway, que permite alcançar as notas mais altas, e fabricação em spruce e mahogany, mesmas mesmas madeiras de modelos mais caros.

Fundação Japão, 1959
Nota RA Sem índice
Avaliação RA Sem índice
Amazon 5/5
Custo-Benef. Bom
Tipos Acústico e eletroacústico
Público-alvo Músicos iniciantes e experientes
Linhas Pro-Séries, Thermal Top, Thinline Models, G Series, Limited
1

Desenhos exclusivos e versões acústicas de clássicos


A Fender é considerada por muitos especialistas a maior fabricante de guitarras do mundo, ganhando destaque principalmente entre lendas do rock a partir da década de 1970. Seus modelos mantêm a qualidade das guitarras e são ideais para quem também quer desenhos exclusivos e edições limitadas que adaptam modelos consagrados para o formato acústico, como a Telecaster e Stratocaster.

Em suas 14 séries, se destacam a Malibu, com preços mais baixos e destinada a iniciantes, e a Acoustasonic Telecaster, com design exclusivo e direcionada para músicos profissionais. A linha Dreadnought também traz preços mais acessíveis por uma configuração clássica e que se destaca pelo tampo spruce maciço e outras partes em mogno. Já a linha intermediária Redondo entrega os designs coloridos dos anos 60 e configurações eletroacústicas para garantir harmônicos ricos e timbre encorpado

Para assistência ao cliente, uma das primeiras vantagens da marca é ter um site exclusivo para o público brasileiro, em português. Neste portal, apresenta um guia com orientações sobre trocas e devoluções e link para sua autorizada para assistência técnica, a empresa Tectrônica. A empresa tem representantes em 69 localidades no Brasil e, em seu site, disponibiliza  dados para facilitar a possibilidade de contato por meio do whatsapp, telefone ou presencialmente. Também disponibiliza um guia com orientações para envio do instrumento para orçamento.

Melhores violões Fender

  • Guitarra acústica encorpada, FA-345CE: A melhor em qualidade da marca, com o som encorpado comum aos modelos auditório e estrutura laminada. Ideal para quem quer levar a qualidade do estúdio para os palcos, graças à consagrada captação Fishman da Fender.

  • Guitarra acústica FA-235E Concert Bodied: Melhor opção para quem busca qualidade e um preço mais baixo que os modelos de ponta da marca. Ideal para quem busca um som mais límpido e suave, pela construção para concerto em mogno.

  • CC-60S Concert: O melhor custo-benefício da marca. Ideal para quem prefere o conforto e praticidade de um instrumento mais compacto. Fabricado em spruce e mogno, é indicado para apresentaçõs acústicas para públicos menores. 
Fundação Estados Unidos, 1946
Nota RA Sem índice
Avaliação RA Sem índice
Amazon 4,3/5
Custo-Benef. Razoável
Tipos Acústico e eletroacústico
Público-alvo Músicos iniciantes e experientes
Linhas Concert, Dreadnought, Malibu, Redondo, Newporter, Telecaster

Como escolher a melhor marca de violão?

Em meio a tantas informações sobre as melhores marcas pode parecer difícil definir qual é a que melhor pode te atender. Abaixo, confira alguns dos principais pontos a se atentar antes da escolha.

Confira quando foi fundado a marca de violão

Experiência é um ponto fundamental quando o assunto é instrumento musical. Tempo de existência faz com que as fabricantes aprimorem seus produtos, desenvolvam novas tecnologias e designs e passem a atender melhor seu público-alvo.

Portanto, é importante se atentar ao tempo de existência da marca, já que as melhores existentes no mercado não possuem menos do que algumas décadas de experiência em mercado nacional ou global e se mantêm bem sucedidas, principalmente, por levarem satisfação a quem compra seus produtos.

Veja a avaliação média dos violões da marca

Um dos melhores termômetros sobre a qualidade de uma marca é saber diretamente do público que comprou um produto dela e já experimentou. Por isso, é importante ler avaliações que clientes fizeram tanto no site oficial dela quanto nos portais de vendas.

Outra orientação é se atentar, principalmente, às análises feitas após um certo tempo, que trazem uma visão mais consolidada sobre aquele modelo e a fabricante, e que também já podem apresentar uma noção sobre a durabilidade do produto.

Olhe sobre a reputação da marca de violão no Reclame Aqui

Problemas de maior dimensão costumam ser levados por internautas para portais especializados em reclamações, como o Reclame Aqui. Por isso, é fundamental verificar a nota geral da marca no portal e as notas que foram dadas pelos clientes, assim como os comentários.

Muitas das avaliações podem revelar como é o atendimento da fabricante quando o produto apresenta algum problema e se é ofertada a assistência necessária. Se precaver em relação a isso pode evitar transtornos após a compra.

Verifique se a marca produz violões nacionais ou importados

Checar se a fabricação da marca é nacional ou importada é essencial para algumas questões como avaliar se o pagamento de possíveis taxas e impostos embutidos no preço final, em caso de importação, valem a pena ou não em relação a produtos nacionais.

Essa verificação também é importante porque, caso o instrumento seja importado, deve-se checar se ele terá assistência técnica autorizada próxima a você. Algumas marcas, embora tenham representantes em território nacional, possuem poucos pontos físicos no país.

Como escolher o melhor violão?

Uma vez definida a marca da qual você vai comprar, como escolher o modelo que melhor se encaixa em seu perfil? A seguir, confira cada um dos pontos a avaliar no instrumento.

Confira qual é o tipo de violão que mais te agrada

Uma das principais definições que devem ser feitas é o tipo de violão que você busca, que deve ser realizada com o tipo de uso que você quer fazer dele, a praticidade e seu orçamento.

  • Elétrico: São os violões que são plugados diretamente em amplificadores ou caixas de som para a produção do som. Indicados principalmente para apresentações maiores, que precisam de um volume alto.
  • Acústicos: São os instrumentos que não são conectados em caixas de som, mas produzem seu som pela vibração das cordas em sua própria caixa acústica. Podem ter auxílio de um microfone para potencializar o volume. Adequados para tocar com amigos e em apresentações menores.
  • Eletroacústicos: Podem ser tocados tanto como violões acústicos como conectados em caixas de som para amplificação de seu som. Ótima opção para músicos versáteis, para tocar em casa ou shows.
  • Clássico: Ideal para quem procura por um modelo acústico ou eletroacústico. Geralmente possui a configuração mais popular, com seis cordas de nylon, escala larga e o caixa acústica inicia a partir da 12ª casa.

Procure saber qual é o público-alvo do violão ao escolher

As fabricantes de violão costumam dividir suas séries de instrumentos em três tipos, cujas características influenciam diretamente nos materiais e peças utilizados e preço final. Os modelos para iniciantes ou de entrada são aqueles que carregam uma configuração mais básica, para quem está aprendendo e, por isso, são os mais baratos.

Já os modelos intermediários são aqueles que trazem uma configuração melhor por um preço maior, porém, mais baixo que produtos de ponta. Já os violões profissionais são os que apresentam o que a marca tem de melhor, são mais caros e destinados a músicos experientes.

Confira qual é o tipo de corda ideal para você

Escolher a corda certa para o tipo de música que você vai tocar e seu perfil musical também é importante antes de definir qual melhor modelo de violão comprar. Conforto, timbre e potência do som estão associados a cada tipo.

  • Cordas de nylon: Apresentam um som mais leve e macio e são cordas mais confortáveis de tocar, por isso, são principalmente indicadas para os músicos iniciantes e quem vai tocar em locais pequenos.
  • Cordas de aço: São cordas que costumam trazer mais brilho ao timbre do violão e trazem uma sonoridade mais encorpada. São, geralmente, indicadas para músicos profissionais e mais experientes.

Faça uma avaliação prévia do custo-benefício dos violões da marca

Há marcas que oferecem alguns de seus principais componentes ou matérias-primas, também, em modelos intermediários ou de entrada. Por isso, é importante avaliar qual é o custo-benefício de cada violão.

Se o destaque de uma fabricante é o tipo de madeira e seu captador, por exemplo, vale a pena conferir se esse tipo de configuração está presente em modelos com valor mais acessível e não apenas nos profissionais.

Escolha a melhor marca de violão e usufrua de um bom instrumento

Neste artigo, você conferiu como há no mercado marcas com décadas de existência e uma série de configurações disponíveis para atender a diferentes públicos, desde iniciantes no ramo, como também profissionais.

Como visto, é importante se cercar de informações a respeito da experiência da empresa, sua reputação entre clientes, o tipo de assistência dado aos compradores e o perfil de público que busca atender. Além disso, também mostramos quais as características que você mais deve ficar de olho ao escolher o melhor modelo, como o tipo ideal para cada público.

Agora você já sabe que a escolha de uma marca é um caminho importante para garantir que sua compra seja bem sucedida, atenda sua busca por um produto de qualidade e que realce suas qualidades musicais!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Artigos musicais

Artigos relacionados


Os 10 Melhores Teclados Musicais de 2024: Yamaha, Roland, Casio e mais!

Os 10 Melhores Teclados Musicais de 2024: Yamaha, Roland, Casio e mais!

Pensando em comprar um piano eletrônico para começar a praticar? Veja o nosso artigo para saber como escolher e conhecer os 10 melhores teclados musicais!


Os 12 Melhores Violões de 2024: Yamaha, Strinberg e muito mais!

Os 12 Melhores Violões de 2024: Yamaha, Strinberg e muito mais!

Saiba como escolher o melhor violão para tocar as melhores músicas. Descubra aqui todas as dicas necessárias e quais são as 12 melhores de 2024!


As 10 Melhores Baterias Eletrônicas de 2024: Alesis, Yamaha, Galori e muito mais!

As 10 Melhores Baterias Eletrônicas de 2024: Alesis, Yamaha, Galori e muito mais!

Procurando uma bateria eletrônica de alta qualidade sonora? Aqui você encontra um ranking das 10 melhores opções e aprende dicas para saber como escolher a sua.


Os 10 Melhores Pianos Digitais de 2024: Yamaha, Casio e muito mais!

Os 10 Melhores Pianos Digitais de 2024: Yamaha, Casio e muito mais!

Pensando em comprar um piano digital e não sabe por onde começar? Então dê uma olhada nas dicas que separamos e nos 10 melhores modelos do mercado!


As 10 Melhores Marcas de Violino de 2024: Eagle, Michael, Rolim e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Violino de 2024: Eagle, Michael, Rolim e Mais!

Procurando um violino? Conheça neste artigo as 10 melhores marcas, os seus produtos e saiba como escolher o melhor modelo ideal conforme o seu perfil musical!


Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos