Pontos turísticos de Fortaleza: como o mercado central, praias e mais!

Pontos turísticos de Fortaleza: como o mercado central, praias e mais!

Você já ouviu falar em Fortaleza? Confira no nosso artigo dicas de quais lugares visitar e quais as melhores praias!


Conheça a Fortaleza:

Orla de Fortaleza

Você sabe quais são os destinos mais procurados do Brasil por turistas nativos e estrangeiros? Se você chutou, entre outros, Fortaleza, você está coreto! A capital do Ceará é uma das favoritas para se passar as férias, pois é repleta de pontos turísticos e belezas naturais.

Fortaleza foi fundada como vila no dia 13 de abril de 1726, no entanto, só foi considerada como uma cidade apenas 1823 pelo Imperador Dom Pedro I. Com uma população que gira em torno de 2,6 milhões de habitantes, ela é considerada a 5ª maior capital do país em densidade populacional perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Conheça mais sobre seus atrativos!

Os pontos turísticos de Fortaleza

Fortaleza é conhecida por seus diversos pontos turísticos que atraem pessoas ao redor do país e do mundo, mas não somente por suas praias, que são os destinos mais procurados. A capital também possui muitas outras atrações e pontos históricos, como mostraremos a seguir.

Mercado Central de Fortaleza

Mercado Central de Fortaleza

O Mercado Central de Fortaleza é quase uma construção histórica. O local é perfeito para fazer compras para si mesmo e, também, comprar lembranças da cidade para amigos e família. O espaço é enorme e possui diversos comerciantes com especialidades que variam entre artesanatos, roupas, bolsas, chapéus, calçados e até comidas típicas que só encontramos nas feirinhas à beira-mar.

Os vendedores costumam fazer bastante oferta, então, apesar de sempre estar cheio, é uma boa você fazer uma visita para conseguir comprar suas coisas por um valor mais baixo em comparação a outras lojas. O mercado está localizado no centro da cidade e foi inaugurado em 1809, porém apenas alimentos eram comercializados na época.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Centro Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar, conhecido apenas por Dragão do Mar, foi inaugurado no dia 28 de abril de 1999 e até hoje é visitado por amantes de arte por conta dos museus que possuem exposições com os mais variados temas, como o o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense. Se você estiver a fim de fazer um turismo cultural, não deixe de visitá-los!

Além disso, o espaço conta até mesmo com um dos planetários mais modernos do país: o Planetário Rubens de Azevedo - as visões digitais dos planetas em alta qualidade são fantásticas! De noite, o local chama a atenção pelos bares com músicas de diversos estilos e foodtrucks, perfeito para ir comer e beber com amigos.

Theatro José de Alencar

Se estamos falando de pontos turísticos de Fortaleza com riqueza cultural, não podemos esquecer do Theatro José de Alencar. O edifício foi inaugurado no dia 17 de junho de 1910 e até os dias de hoje é considerado uma referência artística e arquitetônica no país, mesclando o estilo neoclássico e art nouveau.

Além das inúmeras programações cênicas e outras atividades artísticas, o teatro ainda conta com um grande auditório de 120 lugares, espaço cênico a céu aberto e foyers. Reformado uma vez em 1990, o lugar é fantástico e pode ser apreciado mesmo que você não participe de nenhuma das programações, pois apenas a beleza dele já chama a atenção de turistas e moradores para tirar fotos espetaculares.

Catedral Metropolitana de Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza

A Catedral Metropolitana de Fortaleza foi inaugurada em 1978 e sua obra levou quarenta anos para ser finalizada, seu estilo gótico romano ou gótico moderado chama atenção não somente de pessoas religiosas, mas também de admiradores de arte arquitetônica. Suas duas torres alcançam incríveis 75 metros de altura e o local possui capacidade para cerca de 5 mil pessoas.

No feriado estadual do dia 19 de março, é comemorado a maior festa religiosa da Catedral Metropolitana de Fortaleza: o dia de São José. A data é marcada de eventos como passeatas, apresentações e músicas. Não se esqueça de fazer uma visita à Catedral quando for ao centro da capital.

Fortaleza Nossa Senhora da Assunção

A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção atualmente abriga a sede da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro e está localizada à esquerda da foz do riacho Pajeú, berço do surgimento da cidade de Fortaleza que foi construída logo à direita do mesmo riacho.

A princípio, a construção foi batizada de Fort Schoonenborch pelos holandeses, mas logo após ser retomado pelos portugueses eles o nomearam pelo nome que se mantém até os dias de hoje.

Estátuas de Iracema

Estátua da praia de Iracema

Você sabia que o famoso escritor José de Alencar é natural de Fortaleza? Seu principal romance se chama "Iracema" e conta a história de um português recém-chegado ao Brasil que se apaixona por uma indígena, Iracema, e vai morar com ela em sua comunidade.

Uma das estátuas foi inaugurada em 1965 em homenagem à trama e está localizada na praia de Mucuripe, enquanto a outra foi inaugurada apenas em 1996 na praia de Iracema.

Museu do Ceará

O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica inaugurada oficialmente no estado do Ceará, em 1932. No entanto, só foi aberto ao público em 1933, sob o título de Museu Histórico do Ceará, com exposições com temas permanentes relacionados à história do estado.

Seu acervo conta com mais de 7 mil peças, composto majoritariamente de doações particulares, compras e doações de outras instituições, como por exemplo, medalhas, móveis, quadros, moedas, bandeiras, peças arqueológicas, artefatos indígenas e até mesmo armas. Além disso, o Museu possui programações únicas durante o ano todo! Não deixe de visitar este famoso ponto turístico quando for à Fortaleza.

Bar do Pirata

Se você é uma pessoa noturna e gosta de se divertir em bares e festas, o Bar do Pirata é o local ideal para você! O local foi inaugurado em 1986 e já serviu de palco para peças de teatro, exposições, desfiles e outros eventos. O bar é super badalado nos finais de semana, mas é na segunda-feira que ele mais chama atenção, tendo como slogan "a segunda-feira mais louca do mundo". Lá, até mesmo os funcionários estão vestidos de piratas para combinar com toda a decoração temática.

Beach Park

Se estamos falando de pontos turísticos de Fortaleza, não podemos deixar o Beach Park de fora, já que atualmente ele é o parque aquático mais famoso do Brasil. Você com certeza já deve ter ouvido falar dele ou de alguma de suas mais famosas atrações, como por exemplo o "tobogã Insano" que possui 41 metros de altura e atrai corajosos do mundo inteiro.

Inaugurado em 1985 como apenas um restaurante à beira mar, hoje seu complexo possui resorts, lounges e até mesmo restaurantes. Você não pode deixar de conhecer o maior parque aquático da América Latina e passar um dia recheado de altas aventuras aquáticas!

Estoril

O Estoril atualmente é a sede da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza e fica localizado na Praia de Iracema, no entanto, a construção nem sempre teve este nome. Inaugurado entre 1920 e 1925, o local era chamado de Vila Morena em homenagem à esposa do dono da residência, que se chamava Francisca Frota Porto mas era conhecida apenas como Morena.

A estrutura do Estoril consiste em um palacete de taipa, erguido com materiais vindos de diversos países europeus. O local foi ocupado por soldados americanos durante a II Segunda Guerra Mundial, mas terminada a Guerra, a Vila Morena passou a ser administrada pelos portugueses, que transformaram-na em um bar e restaurante.

Só no fim da década de 40 que o lugar foi receber o nome de Estoril, o que permanece até hoje. Caso você esteja passando pelo local e seja um fã de arte arquitetônica e locais históricos, não deixe de dar uma olhada.

Praça do Ferreira

Praça do Ferreira

A Praça do Ferreira está localizada no centro da capital e seu nome é uma homenagem ao presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, que na época se chamava Boticário Ferreira e, em 1871, reformou toda a área e urbanizou o lugar. A praça é conhecida entre os moradores e turistas pelo seu grande relógio localizado bem no centro dela, que foi construído em 1933. Caso você ande pelos arredores, você com certeza acabará passando pela praça.

Mercado dos Pinhões

O Mercado dos Pinhões foi inaugurado no dia 12 de julho de 1938, porém sua estrutura de ferro fazia parte de uma outra construção, o Mercado de Ferro, que foi inaugurado no dia 18 de abril de 1897. Após a mudança, o local começou a ser conhecido por comercializar itens de artesanato, alimentos e realizar oficinas.

Além de fazer compras e experimentar comidas típicas cearenses, a programação do Mercado dos Pinhões é bastante animada e diversificada. Toda semana, acontecem apresentações musicais e de dança de artistas regionais como samba, chorinho, forró, entre outros tipos de ritmos.

A sua estrutura na coloração verde, de ferro adornado, pode ser vista de longe e se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Se você quer conhecer um pedacinho cultural de Fortaleza, não deixe esse local ficar de fora da lista.

As melhores praias da região de Fortaleza

Finalmente chegamos na parte que muitos esperam: as belíssimas praias de Fortaleza! A capital do Ceará é extremamente famosa pelas suas praias e nós separamos uma lista para você com as mais visitadas entre os moradores e os turistas.

Praia de Iracema

praia de Iracema

A Praia de Iracema, antigamente chamada de Praia do Peixe por conta da tradição jangadeira do local, tem esse nome em homenagem à personagem que citamos anteriormente. A elite fortalezense de 1920 morava nesse bairro na época, e os casarões podem ser vistos até os dias de hoje deixando um charme a todos aqueles que os admiram. Um fato interessante é que todas as ruas do local têm seus nomes em homenagem a etnias indígenas que contribuíram na construção da região.

Praia do Cumbuco

praia do Cumbuco

A Praia de Cumbuco fica à 30km da capital e o local atrai muitos turistas e até mesmo moradores da cidade. Em tupi, a palavra cumbuco significa "onda longa e baixa", o que faz jus ao mar calmo e ideal para aqueles que não são muito fãs de praias com grandes ondas.

O local é extremamente famoso por conta de seus passeios turísticos nas dunas e nas lagoas próximas, você não pode deixar de conferir.

Praia de Morro Branco

praia do Morro Branco

A Praia de Morro Branco fica a 88km de distância da Capital e definitivamente deve estar em seu roteiro de viagem. O local é tão incrível que ficou em 8º lugar no Traveller's Choice 2018, responsável pelo site TripAdvisor que elegeu as 25 praias mais bonitas do Brasil.

A praia possui um local chamado Labirinto, nome dado pela formação de erosão das falésias, estas que são basicamente paredões íngremes encontrados no litoral, e é uma das grandes atrações para os turistas.

Praia do Futuro

praia do Futuro

A Praia do Futuro é a mais famosa da capital do Ceará e chama a atenção de surfistas por conta de sua maré agitada em alguns trechos, já que ela ocupa 8km da orla de Fortaleza. Nela, as águas são tão verdes que chegam a refletir nos olhos, você definitivamente não pode deixar de ver! Há muitas barracas no local caso você deseje apenas admirar a paisagem enquanto come pratos deliciosos feitos na hora.

Praia da Lagoinha

Falésias da praia da Lagoinha

Localizada a 115 km de Fortaleza, a Praia da Lagoinha é o paraíso perfeito com dunas, coqueiros, falésias e maré com ondas moderadas, perfeita para um banho de mar. No local, você pode contratar o serviço de passeio de buggy, um mini veículo utilizado para transitar entre as dunas e perfeito para famílias com crianças ou até mesmo para casais. É possível fazer um bate-volta até o local, mas caso você queira passar a noite há muitas opções de hotéis e pousadas.

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada está localizada a 163 km da capital do Ceará e fica no litoral leste do estado, sendo símbolo uma lua e uma estrela. De dia, o local é agraciado pela maré agradável e pelas diversas barracas de restaurantes, mas de noite a famosa rua Broadway, também chamada de Rua Dragão do Mar, é a atração por conta de seus bares. O local é um concorrente direto de Jericoacoara - mas esse vai ficar para outro post.

Aproveite os pontos turísticos na sua próxima ida a Fortaleza

Orla da praia de Iracema

Fortaleza é com certeza uma das maiores belezas do nosso país e um destino muito aclamado por turistas brasileiros e estrangeiros. Todos que tiverem a oportunidade deveriam visitar pelo menos uma vez na vida, e com nossas dicas você já terá um ponto de partida!

Hoje, aprendemos um pouco sobre a história da capital do Ceará, os pontos turísticos mais visitados e também demos uma pitadinha das praias mais requisitadas entre moradores locais e turistas, esperamos que você tenha se apaixonado assim como nós.

Fique de olho em nosso site pois continuaremos dando dicas de muitos outros destinos, um deles pode ser parte da sua próxima viagem!

Autor deste artigo

Estudante de psicologia apaixonada por viagens e descobrir novos lugares para visitar.

Últimos posts


O Samsung Galaxy M54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Samsung Galaxy M54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Samsung Galaxy M54? Neste artigo, confira todas suas especificações técnicas, vantagens, desvantagens para saber se é o ideal!


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos