Gastronomia da Bolívia: conheça e saboreie as delícias regionais!

Gastronomia da Bolívia: conheça e saboreie as delícias regionais!

Já ouviu falar da Empanada de Arroz? Conheça os principais pratos típicos da Bolívia, doces e salgados.


Conheça a gastronomia da Bolívia e surpreenda-se com os sabores!

Cidade da Bolívia

Um dos principais pontos que atraem turistas para determinado local, sem dúvidas, se diz respeito à gastronomia. As diferentes opções alimentícias das pessoas em diversos pontos, é exatamente o que atrai curiosos para usufruírem dos diferentes costumes culturais. A Bolívia é pertencente à América Latina, portanto não é difícil encontrar semelhanças entre a comida brasileira da boliviana.

Mas, de qualquer forma, ainda conseguimos diferir muito desse país em vários quesitos gastronômicos. Por exemplo: os bolivianos preferem carnes brancas como frango e porco. Além disso, são muito resistentes no que se refere aos fast-food. Não gostam de comida rápida e possuem uma alimentação baseada em: quinoa, batata, arroz e massas.

Portanto, se você está curioso para conhecer alguns pratos famosos da Bolívia, continue lendo o nosso artigo!

Comidas típicas salgadas da Bolívia

O que predomina na culinária boliviana são os pratos salgados. Além de serem os prediletos dos bolivianos, ainda conseguem ser os mais saborosos inclusive na opinião dos turistas. Também é importante lembrar que os habitantes da Bolívia provêm de indígenas, portanto mantêm as características da alimentação com grãos, pimentas, mandioca etc. Ou seja, o mais natural possível.

Ficou curioso? Então continue acompanhando para entender melhor os pratos bolivianos!

Empanada de Arroz

Muito popular também no Chile e na Argentina, a empanada de arroz tem sua versão própria criada pela Bolívia. A receita acompanha os temperos próprio da gastronomia local, e basicamente se trata de uma massa feita com arroz.

Amassam o arroz e com ele produzem uma massa, que será frita, cozida ou até mesmo assada. O recheio pode ser a livre escolha, podendo ser as carnes vermelhas, mas é mais comum encontrar sendo feito com frango, legumes peixe ou frutas.

Em alguns lugares, também é chamada de “Pan de arroz” ou “Torta de arroz” se diferindo um pouco na hora do preparo, mas mantendo o sabor predominante do arroz.

Folha de Coca

É uma folha à base de cocaína e é muito utilizada por sua eficácia contra os efeitos de soroche (mal-estar causado pela altitude do país). Ela é vendida em farmácias e mercados e além desse benefício, ajuda na oxigenação do cérebro, aumentando a sensação de bem-estar.

Apesar de ser comprovado que a erva não causa efeito alucinógeno, o consumo dessa folha na Bolívia, ainda é considerado tabu nos países vizinhos e é rejeitado com facilidade pelos turistas que visitam o local, porque além de ser uma prática um tanto quanto estranha, incomoda às pessoas que não estão acostumadas com esse costume.

Locro Carretero

Apesar das carnes vermelhas não serem as preferidas da gastronomia da Bolívia, o locro carretero é um prato bovino muito típico no país. Ele é, basicamente, um guisado preparado com carne seca que acompanha alguns ingredientes essenciais para o seu tempero como: cebolinha, arroz e mandioca.

Ainda assim, existe outro prato idêntico, que apenas apresenta mudança em seu recheio. Ao invés de ser carne, é utilizado a galina, portanto é o locro de galinna, que é muito mais popular entre os bolivianos. O prato é preparado igual ao carretero, a única diferença é que a preferência dos bolivianos nas carnes brancas.

Sendo de carne bovina ou branca, o locro é saboroso e é sempre recheado de elogios por ser um dos pratos mais gostosos, que além de saciar a fome, conquistam turistas ao redor do mundo. Portanto, não perca tempo e experimente essa iguaria tão famosa da Bolívia!

Salchipapas

Salchipapas

Esse é um petisco rápido, saboroso e barato, que com certeza conquistará o coração e o estômago de quem visita a Bolívia. É um prato de origem peruana, mas é muito consumido pelos bolivianos atualmente. Consiste na mistura perfeita de salsichas e batatas, com a adição de bastante molhos saborosos como a maionese.

Esse é um dos pratos muito parecido com o qual comemos no Brasil, em que colocamos batata, linguiça e bacon, a diferença está na troca da linguiça, pela salsicha. Vale a pena experimentar!

Humintas

Este é um dos pratos recomendados para os amantes da pamonha brasileira, pois certamente também amarão as humintas na gastronomia boliviana. O preparo resume-se no mesmo da pamonha, com a diferença do milho utilizado.

Na Bolívia, é comum o consumo de maíz: um milho cultivado na região dos Andes, um pouco mais esbranquiçado. Tambem existem as variações das maízes roxo (cultivados no Peru); Maíz Morado; entre outras. É um prato típico para consumir no café da tarde ou no café da manha (desayuno) para eles.

Majao

Esse é um prato típico, porém mais consumido na região oriental do país. O majao é uma mistura entre alguns ingredientes essenciais como arroz e carne seca. Essa carne pode ser bovina ou até mesmo a de pato, sendo desfiada e envolvida no arroz. Ainda se acrescenta nessa famoso prato, o plátano, (que é uma espécie de banana salgada), juntamente com o tão famoso ovo frito aqui no Brasil.

Eles consomem em qualquer hora do dia, e o prato é muito saboroso. Seu sabor fica parecido com risoto ou paella que comemos aqui no Brasil, tornando-se uma refeição bem pesada a ser consumida.

Masaco

O masaco é um prato extremamente nutritivo e foi criado por povos indígenas da região do altiplano. Seu modo de preparo é muito simples e pode ser feito com plátano (banana) ou yuca (mandioca). Essa refeição é acompanhada por carne seca e é preparada sendo frita em banha de porco.

Além disso, por conta da massa pesada que será a principal porção feita ou pela banana ou pela mandioca, o prato é mais consumido durante o almoço e não possui muitos acompanhamentos já que consegue saciar bem a fome dos bolivianos e turistas que queiram experimentar pelo seu alto valor nutricional.

Truta

Esse é um dos pratos mais comum nas ilhas do país, as trutas bolivianas são famosas por serem repetidas com diversos conjuntos, sem perder o charme e apetitoso como: truta com arroz ou truta com salada, e são bastante cobiçadas pelo seu tempero famoso e típico do país. Além disso, por ser carne barata, é mais acessível e pode muito bem substituir pratos mais caros, sem perder a qualidade do sabor.

A truta é um peixe muito saboroso, popular por ser o peixe “primo” do salmão. Talvez, a única coisa que prejudique a sua degustação sejam os espinhos, já que a truta, normalmente, é recheada deles. Mas nada como uma boa análise antes de experimentar o prato não seja suficiente para resolver esse problema.

Silpancho

Muito popular na região de Cochabamba, o Silpancho é um prato completo que acompanha carne de boi empanada, batata, salada, ovos, arroz, pimenta, cebola, tomate e outros temperos a mais.

É considerada uma entrada, e lembra uma salada, com bastante diversidade de ingredientes. Vale lembrar que Cochabamba é considerada a capital gastronômica da Bolívia, então é interessante considerar a opção para quem for visitar o país.

Antecucho

Para os brasileiros, pode ser bem agradável, pois a lembrança se direciona ao churrasco que é tão popular aqui no Brasil. É servido no espeto, mas a carne pode ser um pouco desafiadora de encarar: coração de boi grelhado.

Para os que conseguem encarar, a carne é disposta de um acompanhamento com batatas, vinagrete e farofa. Como a pimenta, na gastronomia boliviana não pode faltar, de vez em quando, podem acompanhar um molho de amendoim e pimenta, caso os turistas prefiram.

Fricasé de Cerdo

Apesar do nome parecido, o fricasé da Bolívia é bem diferente dos que fazemos aqui no Brasil. O prato é feito com carne de porco e acompanha farinha de rosca, batatas, milho (conhecido como maíz na Bolívia), pimenta e temperos típicos locais.

Esse prato é muito comum na região do altiplano, na capital La Paz e por conta de ser bastante apimentado é conhecido como “cura de ressacas”. Portanto, se você quiser encarar, peça para que diminuam na pimenta, ou prepare seu estômago.

Pique Macho

Como você já deve ter observado, as comidas bolivianas são bastante apimentadas. O pique macho também não fica atrás e possui esse nome exatamente por ser bastante pesado e grande, com ingredientes suficientes para satisfazer a fome de qualquer um.

Ele é composto por carne de boi, cebola, ovos, maionese e muita pimenta. Por conta de não possuir arroz, é considerado entrada, sendo a opção muito comum dos que acabaram de se exercitar fazendo trilhas ou esportes intensos.

Doces típicos da Bolívia

Os doces são facilmente cobiçados pelos bolivianos, sendo muito comum as tortas, e o chocolate. Também não podemos deixar de realçar que a grande maioria é produzida com frutas, por causa do clima tropical que favorece o crescimento das árvores frutíferas na região.

Se você quer saber mais sobre cada doce típico da gastronomia da Bolívia, acompanhe a próxima parte.

Pudim de coco

O coco é muito utilizado na gastronomia boliviana, portanto um dos doces mais populares é o pudim de coco. Ele é feito com dois tipos de leite: o desnatado e o leite integral. Isso porque esses leites possuem consistência bem diferente do que os que conhecemos aqui no Brasil, permitindo sua utilização.

Os bolivianos dão preferência para utilizar o coco fresco ralado, mas em alguns casos, pode ocorrer de aparecer o seco. Eles são servidos em taças e acompanham morangos e chantilly.

Suspiros

Suspiros

Os suspiros são idênticos aos que são feitos aqui no Brasil. A única diferença são algumas massas e ingredientes, mas isso não altera muito o sabor final. Em quase todas as padarias da Bolívia podemos encontrar esse doce, que é muito vendido e cobiçado.

São muito simples de fazer, e dispensam caloria apesar de serem recheados de açúcar no seu modo de preparo. Os suspiros também podem ser chamados de merengues, tendo a sua finalização feita no forno. O sabor ímpar certamente vai te surpreender, por isso não hesite em experiementar essa iguaria da Bolívia.

Helado de Canela

Assim como aqui no Brasil que em tempos de verão não dispensamos um bom sorvete, os bolivianos também possuem a sua forma doce de se refrescar: o helado de canela.

Ele é basicamente um sorvete de sabor canela, preparado com açúcar e suco de limão. Também são servidos em taças ou copos, possuindo um sabor marcante de canela com uma pitada da acidez do limão. Para os dias quentes na Bolívia, aposte nessa sobremesa que além de te refrescar, irá te seduzir com um sabor incrível.

Casquitos de Guayaba

São cascas de goiaba com uma bola de sorvete dispensada no meio. Uma curiosidade interessante é que o prato é típico de Cuba, mas é muito encontrado na Bolívia, por conta de terem facilidade de encontrar goiabas no país, nessa época.

A receita é simples de preparar e muito saborosa, por conta da junção do sabor doce da goiaba com a refrescância da bola de sorvete.

Buñuelos

Facilmente encontrado nas padarias da Bolívia, os boñuelos são pães doces regados com xarope de mel. São macios e pastosos, sendo preparados fritos, o que dá um sabor único para a massa.

Além disso, o mel finaliza o sabor com chave de ouro, trazendo uma doçura ímpar para o prato. Portanto, se está pensando em viajar para Bolívia, não se esqueça de pedir os deliciosos boñuelos ao chegar em uma padaria local.

Arroz con leche

Um sabor parecido com o de arroz doce, conhecido no Brasil, porém existem variedades na hora do seu preparo por toda Bolívia. Há algumas famílias que preferem o leite líquido, com isso a receita fica mais escorregadia, já outros preferem utilizar o leite condensado, escolhendo uma forma de arroz com leche mais consistente.

De qualquer forma, o sabor é magnífico e certamente te conduzirá a experimentar uma das melhores sobremesas produzidas nesse país tão incrível da Bolívia.

Gelatina de Pata

Essa é uma das mais polêmicas e necessita de muita coragem da pessoa que se atrever a experimentá-la. Feita com pé de vaca, possui a tradução de “gelatina dos pés”, que acompanha canela, leite evaporado, baunilha e açúcar mascavo.

Pode ser que você esteja se perguntando qual o sabor, e apesar de parecer estranho e nada comum, os bolivianos afirmam ser uma delícia, além de uma sobremesa altamente nutritiva.

Espuma de Mango

A espuma de mango, basicamente se assemelha a um mousse, pela sua leveza no sabor e na consistência. É preciso tomar cuidado ao prepara-la pois não é recomendado que fique forte e nem com o sabor marcante, mas sim algo leve para depois de uma refeição pesada.

Ela possui o sabor de manga, sendo uma opção refrescante para os dias de calor, ideal para quem não gosta de sabores muito adocicados.

Dulce de Membrillo

A tradução de “membrillo” é marmelo, uma fruta parecida com a pera, muito comum nos países da América do Sul. O doce é grosso e aparentemente lembra a goiabada, pois conseguimos cortas em blocos grandes.

Além do sabor doce, essa sobremesa é ótima para quem quer desfrutá-la sozinha ou acompanhada de algum pão ou queijo. Portanto, não se esqueça de, na sua passagem pelo país, experimentar esse maravilhoso doce.

Experimente a gastronomia da Bolívia!

Igreja na Bolívia

Para quem pretende visitar à Bolívia mas tem receio do que pode encontrar na gastronomia desse lugar, pode ficar tranquilo. Como vocês puderam observar, a gastronomia desse país não é muito diferente da nossa, e possui suas particularidades interessantes. Certamente você não se arrependerá de encarar alguns pratos da localidade.

Os bolivianos são muito cuidadosos em relação à qualidade dos seus produtos, e exatamente por isso, não gostam muito de alimentos industrializados, prezando sempre o mais natural possível. Portanto, isso também não é algo para que você possa se preocupar.

Além de tudo isso, a Bolívia é um país praticamente irmão do Brasil, apesar das suas singularidades, coincide muita coisa com o nosso país. Por fim, não se acanhe e experimente a gastronomia da Bolívia, pois certamente se apaixonará!

Autor deste artigo

Miriele Veloso é redatora, escritora e revisora de 20 anos de idade. Formada em Letras pela Universidade Cidade de São Paulo, é amante da escrita. Gosta de escrever sobre diversos assuntos e possui paixão pela sua profissão.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto