Dicas de como organizar seu escritório de forma harmônica

Dicas de como organizar seu escritório de forma harmônica

Procurando formas de organizar seu escritório? Confira aqui dicas de decoração, como aproveitar todo o espaço e como harmonizar esteticamente a casa e empresa!


Dicas de como organizar seu escritório de forma harmônica

As novas dinâmicas trabalhistas têm trazido alguns questionamentos para a vida cotidiana das pessoas. Um dos principais é como dar uma cara agradável para o escritório de forma harmônica. Antes dessas possibilidades, a preocupação de um colaborador era apenas de montar a sua mala e pegar o transporte para o seu trabalho, não analisava o conjunto do ambiente onde estavam inseridos.

Lá, é claro, era possível decorar sua sala ou seu PA da forma que ele achasse melhor, mas parava por aí. Há uma série de empresas que apostam em um ambiente agradável para que os funcionários se sintam bem para trabalhar e tenham prazer de estar naquele ambiente. Contudo, com as dinâmicas de home office essa incumbência ficou a cargo daqueles funcionários que só faziam a sua malinha.

Por exemplo, no caso de casas compartilhadas, uma pessoa que trabalha nessas condições pode contratar o serviço de planejamento de quarto de solteiro sob medida para abarcar cama, guarda-roupa e escritório. As possibilidades são infinitas, uma vez que as condições são muito particulares de cada sujeito.

No entanto, um fato pode ser apontado sem medo de errar: para ter um bom desempenho no home office, é preciso ter um cantinho para trabalhar, além de necessitar de silêncio para se concentrar o que muitas vezes não é algo que o trabalhador possa escolher. Entra nesse critério, portanto, uma série de fatores que devem definir esse tipo de decisão. São elas:

  • Saúde;
  • Conforto;
  • Produtividade;
  • Concentração.

Há uma série de outras questões que precisarão ser levantadas no curso dessas dicas, mas essas são algumas das mais essenciais dentro do método para desenvolver um ambiente organizado e produtivo. O primeiro ponto diz respeito a hábitos saudáveis, uma vez que todo ambiente doméstico convida o trabalhador a produzir nele, a saúde está relacionada a maneira que você se sente dentro do escritório.

Porém, engana-se quem faz isso e acha que não haverá interferências do ponto de vista da saúde. Nem sempre a cadeira da cozinha, por exemplo, é a melhor alternativa para manter uma postura de coluna adequada. É possível que aquela pessoa tenha a melhor sala de jantar planejada moderna para abarcar seus familiares e amigos.

Mas é importante lembrar de que esses assentos nem sempre tem a ergonomia adequada para passar o dia inteiro nela. Sendo assim, ater-se a postura e aos assentos utilizados incidem no segundo ponto essencial: o conforto. Apesar disso, esse não é o único ponto essencial para a manutenção do conforto e da saúde.

Diferente do que muitos pensam, assim como o pilates para idosos com osteoporose é importante, pessoas jovens também precisam se movimentar. Isso pode significar, a longo prazo, uma saúde do ponto de vista de estrutura óssea muito válida para o dia a dia. Entretanto, nem só de saúde física e psicológica que o escritório de home office precisa ser feito, tem outros aspectos além desses para que um ambiente seja categorizado como organizado e harmonioso.

Na verdade, é preciso que se garanta a entrega dos serviços solicitados e, por isso mesmo, torna-se necessário entender as dinâmicas do dia a dia que vão garantir a produtividade. Por exemplo, no caso do trabalho está demandando muita atenção, pode ser que o funcionário não consiga abdicar disso para fazer tarefas domésticas.

Considerar a contratação de uma empresa de faxineiras pode, em grande medida, sustentar um foco maior. É importante, também, para que elementos de produtividade sejam possibilitados, como um ambiente silencioso e sem intervenções externas. Sendo assim, quanto mais o escritório tiver um caráter de posto de trabalho confortável, melhor será a concentração daquela pessoa.

Escritório harmonioso para empresas

Antes das dicas a respeito de como devem ser constituídos os critérios para a consolidação de um escritório de home office, é importante entender como as empresas podem atuar nesse mesmo sentido. Afinal de contas, se há essa demanda em casa, é certo que ela também surgirá dentro do trabalho in loco.

Esse é um dos pontos centrais no mercado hoje. Tanto que as grandes empresas de tecnologia têm adotado esses elementos para tornar os seus ambientes mais amigáveis. Contudo, esse não pode ser apenas um aspecto desse tipo de mercado. Empresas pequenas como as que aplicam reteste auto escola podem se beneficiar muito dessas práticas. Porém, nesse sentido, o que vale mais para esse tipo de dinâmica é a consolidação de um ambiente agradável.

Isso, por sua vez, vai muito além da decoração. Na verdade, é importante dizer que: o que faz o ambiente são as pessoas. Portanto, garantir que todos ali estejam orientados para manter a localidade saudável é um ponto primordial. Essa perspectiva tem que valer para o CEO e, também, para o porteiro noturno 12x36 que está de plantão no dia. Por essa razão, é importante fixar algumas dicas essenciais para que essas práticas não naufraguem.

Promover interações

É certo que cada pessoa tem a sua dinâmica de relacionamento interpessoal e nada deve ser forçado. Dito isso, é importante entender o valor das interações. A partir delas, os funcionários começarão a se sentir seguros e, sobretudo, integrados àquela equipe. Isso, por sua vez, pode refletir diretamente na produtividade e em outros aspectos da vida cotidiana da empresa.

Cultura de feedbacks

Esse é um dos aspectos que podem custar mais caros quando não implementados de forma satisfatória. Isso vale para o trabalho presencial e remoto. Afinal de contas, só a partir dele que o ambiente organizacional passará a ser mais qualificado.

Harmonia estética para casa e empresa

Fundamentados alguns aspectos que vão garantir uma saúde institucional para a empresa, é possível seguir com as dicas estéticas para uma melhor produção e melhor visibilidade do ambiente. Apesar de não pertencerem ao mesmo departamento, uma coisa depende da outra para existir de forma salutar.

Não há organização de ambiente que dê jeito em um clima pesado e o oposto também é real. Por isso, algumas dicas precisam ser dadas para a manutenção de uma boa estética de escritório.

Aproveitar os espaços

É certo que tanto nas casas quanto nos escritórios empresariais, o espaço nem sempre é um ponto forte. Portanto, saber aproveitá-los faz toda a diferença para quem está buscando garantir um ambiente agradável. Além disso, evitar uma cara carrancuda de escritório pode até, em maior medida, garantir conforto para o cliente e para os colaboradores que vão adentrar aquela empresa diariamente.

No caso de uma clínica de auxiliar de enfermagem para cuidar de idoso, pode ser que exista uma série de elementos que tornam o atendimento desconfortável. Adotar técnicas de decoração e organização pode dar ao ambiente um ar mais gracioso e menos agressivo. Isso vale também para o ambiente doméstico. Garantir, nesse sentido, que o escritório tenha a cara de seu usuário pode deixar tudo mais confortável.

Foco nos detalhes

Deixar o ambiente mais familiar passa, inevitavelmente, pela personalização de pequenos aspectos para o gosto do usuário. Seja um pôster em referência a algum filme ou, até mesmo, um item de decoração de mesa com algum ponto de convergência de valores, isso pode ajudar na hora do conforto.

Esse tipo de personalização tem um caráter tão promissor que pode levar o funcionário da empresa, que ao procurar pela churrascaria mais próxima de mim, prefira pedir delivery ao ir no restaurante. Logicamente, esse é um exemplo ilustrativo, mas o fato concreto é que um ambiente agradável pode dar o gás necessário para um funcionário produzir mais.

Cores e iluminação

Um dos aspectos que tem ganhado cada vez mais adeptos é a adoção de cores e iluminação de forma estratégica para o ambiente. Existem áreas terapêuticas que apostam nesse tipo de abordagem para resolver alguns problemas de ordem emocional.

Esse é o vasto campo do estudo das cores e a sua aplicação em perspectivas como a cromoterapia. Contudo, é importante ressaltar um fato inegável quanto a essas práticas: as cores podem ter interferência direta no humor.

Por isso, garantir um ambiente sóbrio e com decorações alegres pode trazer para aquele trabalhador uma sensação de bem-estar. Além disso, garantir que o ambiente esteja sempre iluminado pode ter essa mesma interferência em seu humor.

Considerações finais

Seja nas empresas ou em casa, garantir que a produtividade não seja atrapalhada por incômodos do dia a dia pode ser essencial. Com as dinâmicas de home office ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo do trabalho, é importante levar alguns desses conceitos de ambientação para as casas. Criar um escritório caseiro que siga alguns padrões estéticos e de conforto pode dar ao seu usuário uma saúde mental e física importante.

Contudo, esses aspectos precisam ser precedidos por uma série de medidas que a empresa deve tomar para a harmonia do ambiente corporativo. Garantir, portanto, um clima amistoso onde os funcionários não se sintam mal pode ser um agente definidor das demais dinâmicas, além de auxiliar nos processos internos e relações dentro de uma empresa.

Superada essa questão, é possível focar em formas de transformar o ambiente em algo mais harmonioso e organizado para que os colaboradores tenham prazer em estar naquele local e possam trabalhar com mais leveza.

Autor deste artigo

Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.

Últimos posts


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se vale a pena comprar o Samsung Galaxy S23 Ultra? Neste artigo, conheça a ficha técnica do aparelho, vantagens, desvantagens para ver se é o ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos