Planta incenso: como cuidar, para que serve e muito mais!

Planta incenso: como cuidar, para que serve e muito mais!

Saiba tudo sobre o cultivo da planta a Planta incenso dentro e fora de casa, como ela se comporta em determinados ambientes e suas principais características.


O significado da Planta incenso

como cuidar de planta incenso

A Planta incenso ou vela pertence ao grande gênero Plectranthus de plantas nativas de áreas no hemisfério sul, contendo aproximadamente 350 espécies. Além disso, estão intimamente relacionadas à hortelã, pois fazem parte da mesma família, a Lamiaceae. O gênero é caracterizado por plantas anuais e perenes, muitas, das quais são utilizadas para fins alimentares, ornamentais e medicinais.

Muitas espécies de Plectranthus compartilham características comuns, incluindo folhagem aromática (que faz jus ao nome "incenso") e colorida e folhas que tendem a ser onduladas, dentadas ou recortadas nas bordas. O gênero Plectranthus é caracterizado por arbustos e plantas de cobertura do solo, tolerante a baixas temperaturas e não sendo indicada para regiões tropicais..

Informações básicas da Planta incenso

ramo de planta incenso


Nome científico

Plectranthus coleoides

Outros nomesPlanta incenso ou Planta vela
OrigemÁfrica, Madagascar e Índia
Porte2 metros de altura
Ciclo de vidaPerene, anual
FloraçãoInverno, primavera e outono
ClimaSubtropical


As plantas do gênero Plectranthus podem comumente ser encontradas crescendo ao ar livre como plantas ornamentais em recipientes ou jardins, bem como dentro de casa como plantas domésticas, dependendo da espécie. As espécies de Plectranthus são geralmente de baixa manutenção e crescimento rápido, o que as torna opções atraentes até mesmo para o jardineiro mais inexperiente.

Algumas das espécies mais conhecidas de Plectranthus incluem Plectranthus scutellarioides, comumente conhecido como coleus, e Plectranthus ‘Mona Lavender’, que se tornou uma planta de casa popular. Além disso, a planta se adapta bem em ambientes quentes ou frios, com luminosidade indireta, se tornando fácil de cultivar.

Como cuidar da Planta incenso

materiais de jardinagem para cuidade de planta incenso

Descubra a seguir tudo o que você precisa saber para cultivar a Planta incenso na sua casa, cuidados com a luminosidade, com o clima, solo, temperatura, o quanto de água deve ser utilizada, pragas, poda e entre outros pontos importantes para o desenvolvimento da planta.

Quantidade de luminosidade para Planta incenso

A quantidade exata de luz necessária para crescer a Plectranthus depende da espécie. No entanto, como regra geral, a maioria das espécies, especialmente a Planta incenso aprecia a luz indireta brilhante. Muito pouco pode tolerar o sol direto e pode sofrer queimaduras nas folhas se expostos ao sol direto por muito tempo.

Ao cultivar Planta incenso ao ar livre, escolha um local que receba sol apenas durante parte do dia ou um local que esteja completamente à sombra, como embaixo de uma árvore. Quando cultivado em ambientes internos, um local que receba luz direta durante a maior parte do dia é o ideal.

Solo para Planta incenso

Uma das partes mais importantes do cultivo da Planta incenso é garantir que elas sejam plantadas em um meio de envasamento bem drenado. Isso deve ser feito porque essa planta não tolera "pés molhados", o que significa que suas raízes não podem permanecer em solo úmido ou encharcado por longos períodos de tempo.

O solo de envasamento padrão misturado com perlita ou areia deve fornecer drenagem adequada, evitando assim que, a planta sofra um processo de apodrecimento e não se desenvolva. Caso não tenha nenhuma desses opções, também é possível utilizar argila no solo para que ocorra a drenagem de forma satisfatória.

Rega da Planta incenso

A Planta incenso requer rega regular para se desenvolver. Portanto, Regue assim que os primeiros centímetros do solo tiverem secado e tenha cuidado para não regar em excesso. Lembre-se, água demais pode fazer com que a planta não consiga prosperar. Assim, o solo deve permanecer úmido, mas não molhado. Entretanto, cuidado para que o solo não fique seco, isso também pode prejudicar a planta.

É importante notar que as necessidades de água podem variar de espécie para espécie. Por isso, procure saber qual é a espécie do gênero Plectranthus você está plantando. Os cuidados podem variar de uma planta para a outra. Em todo caso, a Planta incenso precisa de água suficiente para se desenvolver e não necessita de mais do que isso, uma vez que se adapta bem aos climas quente e frio.

Temperatura e umidade para Planta incenso

Embora Plectranthus não seja um gênero tolerante à geada, as plantas incenso se dão bem em temperaturas mais frias e até florescem durante os dias mais curtos do ano. Uma vez que o gênero Plectranthus é composto por espécies anuais e perenes, os requisitos exatos de temperatura variam de espécie para espécie.

No entanto, como regra geral, a Planta incenso não tolera bem os extremos de temperatura. Em climas extremamente quentes, pode ter dificuldades e exigir cuidados extras (irrigação e sombra) para sobreviver. Em climas frios ou invernos com neve, aa planta não sobrevive, mas pode voltar nos meses mais quentes.

Fertilização ideal para Planta incenso

A Planta incenso aprecia a fertilização mensal durante seu período de crescimento ativo, da primavera ao outono. Um fertilizante para plantas padrão 10-20-10 é o suficiente para a maioria das variedades e inclusive, para a espécie incenso. Use na primavera-verão a versão fertilizante líquido, siga as instruções do fabricante e sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.

O fertilizante 10-20-10 é facilmente encontrado online e nas lojas físicas de jardinagem e os valores podem variar entre 40-60,00 reais. Para esta planta não é necessário adubo, apenas se o seu solo estiver desnutrido.

Substrato para Planta incenso

Com relação à terra, a planta de incenso também faz baixa demanda. Solo de envasamento comercialmente disponível é suficiente. Isso pode ser complementado com composto, por exemplo, que requer menos fertilizante. De preferência, o composto deve ser um substrato à base de Lauberde, mas também pode ser usado o composto de jardim normal.

O substrato em si deve estar solto e não deve haver alagamento, caso contrário as raízes começam a apodrecer. Para que não chegue ao alagamento, o fundo da plantadeira deve ser coberto com alguns grânulos de argila.

Como propagar a Planta incenso

As espécies de Plectranthus são facilmente propagadas por divisão e cortes. A melhor época para se propagar é durante a primavera ou início do verão. Para propagar por divisão, simplesmente divida a planta em várias novas plantas, separando os caules e as raízes.

Para se propagar por estacas, pegue estacas dos caules (certifique-se de obter pedaços com folhas presas) e coloque na água até que as raízes comecem a crescer. Transplante as estacas enraizadas no solo para completar a propagação.

Podagem da Planta incenso

As espécies do gênero Plectranthus podem ser podadas regularmente para ajudá-las a manter uma forma atraente. As variedades arbustivas têm melhor aparência quando são cortadas e moldadas em arbustos mais densos. Portanto, compre artigos que te ajudem nisso, especialmente, a tesoura específica para jardinagem que pode ser facilmente encontrada online ou em lojas físicas.

As variedades de cobertura do solo crescem rapidamente e podem ser podadas regularmente para evitar que cresçam demais. Ou se as plantas forem usadas de forma suspensa, lembre de cortar de forma moderada os brotos apicais, isso resultará em notas ramificações.

Praga e doenças da Planta incenso

Com o cuidado ideal, a planta de incenso não é suscetível a pragas ou doenças. Ocasionalmente, no entanto, pode acontecer que, apesar do odor intenso, as pragas da planta se espalhem. Dentre as pragas mais comuns, estão as dos pulgões. Mesmo que raramente o incenso seja atacado por pulgões, ocasionalmente, a planta deve ser verificada, pois os piolhos também podem vir de plantas vizinhas.

Além disso, cuidado com os ácaros que são significativamente mais comum. Se trata de uma infestação, cujas teias geralmente são visíveis apenas quando pulverizadas com água. E por último, a mosca branca, uma vez que os danos causados ​​pela mosca branca são particularmente visíveis. Se necessário, as plantas perenes devem ser tratadas com pesticidas.

Características e curiosidades da Planta incenso

planta incenso

Saiba a seguir alguns características importantes da Planta Incenso, qual o motivo da planta se chamada assim e também, curiosidades interessantes sobre esse tipo de planta.

Por que a Planta incenso tem esse nome e para que serve?

A palavra incenso vem do latim "incedere" que em português significa queimar. Ou seja, quando o incenso queima, ele solta no ambiente um cheiro característico. Esses cheiros servem para aromatizar, auxiliar no processo de cura e tratamento de doenças, efeito terapêutico e em rituais esotéricos e religiosos.

Como a Planta incenso exala um cheiro característico e forte, ela invade todo o ambiente, mesmo que com a presença de outras plantas que também exalam odores. Se trata de uma planta invasiva e que domina a partir do odor que exala. Em muitas culturas, é um símbolo de desapego e purificação.

Morfologia da Planta inceso

A Planta incenso é uma herbácea de folhas pequenas denteadas na borda e variegadas de creme e verde-claro, em longos ramos flexíveis com característica para cultivo como pendente ou rasteira. Além disso, as bordas da planta tem como característica a cor branca. Suas flores pequenas também são brancas, em inflorescência tipo espiga, eretas e terminais

Com tendência a ser invasiva, cultive em jardineiras como pendentes, fica muito ornamental em sacadas, resiste bem ao sol e está sempre bonita. Também pode ser usada para cobertura vegetal em substituição a gramado, para áreas sem pisoteio.

Cultive a Planta incenso em sua casa ou jardim!

planta incenso

A Planta incenso pode ser cultivada em casa ou em um jardim, como suporta bem os dois ambientes, pode ser utilizada como planta ornamental em recipientes, bem como dentro de um ambiente fechado como planta doméstica. Mas lembre-se, se optar por deixá-la dentro de casa, esta é uma planta que tem como característica dominar o ambiente.

Como é uma planta de baixa manutenção e crescimento rápido, torna-se atraente até mesmo para o jardineiro mais inexperiente. Além disso, multiplica-se, facilmente, por divisão da ramagem enraizada ou por estaca. Portanto, é uma planta se adapta rapidamente ao ambiente de sua escolha, o que facilita o seu cultivo em casa sem maiores preocupações.

Por fim, esta planta aprecia o solo fértil, com boa drenagem, a partir do momento em que as plantas estiverem com alguns centímetros de altura, belisque os brotos apicais quando começarem a se alongar. Isso incentiva um bom hábito de ramificação e um crescimento mais espesso.

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos