Calibragem de pneu de bicicleta: para aro 29, infantil e mais!

Calibragem de pneu de bicicleta: para aro 29, infantil e mais!

Conheça neste artigo os tipos e a maneira correta de calibrar os pneus de sua bicicleta, além de outras técnicas e informações sobre a calibragem!


Calibragem de pneu de bicicleta: saiba a importância da calibragem certa

Homem calibrando pneu da bicicleta

Nos dias atuais, está havendo o aumento do número de ciclistas no Brasil e no mundo, logo é de se esperar que, com esse maior número de novos atletas, aumente também as dúvidas em relação aos seus equipamentos, principalmente em como fazer a manutenção correta das suas bicicletas, sendo elas de alta qualidade ou modelos básicos.

Um dos principais pontos discutidos na manutenção é sobre a calibragem correta dos pneus, um tema extremamente importante que será abordado nesse artigo. Identificar e realizar a calibragem correta da sua bicicleta é um passo fundamental para alcançar maior controle sobre a sua bike, além de melhorar o conforto durante a pedalada, evita danos em seu equipamento, como os famosos furos nos pneus.

Como calibrar o pneu da bicicleta

Homem ajustando o pneu da bicicleta

Inicialmente, partiremos de informações básicas sobre as pressões mínimas e máximas indicadas pelos fabricantes, para em seguida trazermos um conhecimento mais avançado, com intuito de auxiliar quem deseja alcançar resultados excelentes em suas pedaladas.

Como encher o pneu corretamente

O ponto de partida é a identificação da pressão permitida que vem indicada na lateral do pneu. Essa indicação de pressão abrange a quantidade mínima e máxima da pressão a ser utilizada. Agora vem a dúvida: e qual pressão escolher entre esse intervalo? Essa pergunta vai depender de alguns fatores, tais como o peso do ciclista, as condições do terreno em que a bicicleta vai ser utilizada e o tamanho do pneu.

Após a escolha da pressão ideal, vem a forma de calibrar o pneu. As bicicletas possuem dois tipos de válvulas, a presta e a schrader, popularmente conhecida com a de bico fino e a de bico grosso. O calibrador precisa ser compatível com o tipo de válvula. Existem dois tipos de calibradores, as bombas manuais e os compressores.

Aprenda a calibrar com bombas manuais

As bombas manuais, geralmente chamadas de bombas de pé, tem como vantagem serem compactas e portáteis. Elas geralmente são compatíveis com os bicos finos e grossos, mas caso não seja, será necessário comprar um adaptador. Elas são ideais para a calibração dos pneus e possuem vários modelos no mercado. Uma dica é: quanto maior o barril da bomba, mais precisa e mais rápida ela será para encher o pneu.

Para calibrar, você deve encaixar o bico da válvula no encaixe da bomba, lembrando que esses devem ser compatíveis. Se a válvula for de bico fino, abra a passagem do ar. Após encaixar o bico da bomba na válvula, feche a trava para evitar que o ar vaze. Encha até a pressão escolhida.

Algumas bombas tem o indicador de pressão, ou também existem manômetros que fazem essa medicação. Por fim, destrave o bico do calibrador, feche a válvula e coloque a tampa.

Use a bomba e um compressor de ar

Os compressores de ar, como as bombas de posto de gasolina, devem ser utilizados com ressalva, uma vez que eles foram criados para utilização de pressões menores e com maior volume de ar. Existem os compressores portáteis que são ligados na eletricidade. Caso opte pela utilização deles, pela praticidade de não bombear o ar, é só obter o adaptador para os bicos finos.

Para iniciar, nos compressores digitais, selecionar a pressão desejada e conecte o bico do calibrador a válvula do pneu e feche a trava. Alguns compressores iniciam o enchimento do pneu após o encaixe do bico com a válvula, mas caso não seja assim, tem o botão de “Pneu Vazio” do calibrador.

No calibrador automático é emitido um sinal para indicar que o processo acabou. No calibrador manual, o processo é feito pelo usuário. Por fim, desconecte e coloque a tampa do bico.

Verifique o tamanho do pneu

O tamanho e o tipo de pneu da bicicleta são essenciais para definir o limite de pressão que pode ser utilizado na calibragem. As informações referentes a largura e o diâmetro do pneu são encontrados em alto relevo na lateral do mesmo. As medidas de tamanho de pneus variam de 26 a 29 polegadas.

Para entender a medição dos pneus, nas mountain bikes por exemplo, a medida dos pneus têm sido substituída para uma nova forma decimal, como no exemplo das 26X2.10, que significa que o diâmetro total é 26 e a largura do pneu é 2,10. Uma dica é sempre conferir os diâmetros internos, uma vez que este pode variar mesmo em bicicletas classificadas com o mesmo diâmetro.

Saiba qual o tipo da sua bicicleta

Como abordado anteriormente, o tipo de bicicleta influencia na calibragem dos pneus. As bikes urbanas e de estrada utilizam maiores pressões, uma vez que o terreno não apresenta obstáculos e o objetivo é obter uma maior rolagem e minimizar a chance de ocorrer furos. As road bikes (speeds), para obter um maior desempenho, a regra é usar a maior pressão que o pneu suporta.

Nas mountain bikes, a escolha da pressão é mais difícil, porque os terrenos em que a bike vai ser utilizada pode variar bastante. O comum é usar entre 35 a 65 PSI, podendo ser escolhido uma pressão de 40 PSI e depois ser alterada conforme o terreno que vai ocorrer a pedalada.

Pneus mais cheios furam menos, tem menor resistência às rolagens, porém fazem a bicicleta ficar mais sensíveis aos terrenos com imperfeições. Pneus mais vazio furam mais, têm maior resistência à rolagem, oferecem mais tração e segurança em terrenos acidentados, como os com maior quantidade de raízes.

Não ultrapasse o limite de pressão

Esse é um importante conselho a se seguir: não ultrapassar o limite máximo de pressão encontrado na lateral do pneu. Uma pressão elevada nos pneus acarreta em maior desgaste destes e também aumenta o risco de ocorrência de algum acidente. Com isso, fica a dica de que, se a pressão ideal para você for acima do limite máximo do pneu, recomenda-se trocar o pneu.

Dicas para calibragem de pneu de bicicleta

Mecânico reparando pneu da bicicleta

Agora que falamos sobre vários aspectos importantes, vamos trazer dicas que podem ajudar em um melhor cuidado do seu equipamento e também obter um maior desempenho e segurança durante as suas pedaladas.

Calibre regularmente

Devido aos impactos e escape de ar pela válvula ou pelo próprio processo de passagem do ar pela borracha em volumes mínimos, o pneu perde ar e consequentemente pressão. Por isso, é extremamente importante calibrar os pneus regularmente.

Como descobrir a pressão correta

A pressão correta dos pneus depende de vários fatores, como foi falado ao longo desse artigo. Assim, os pontos principais são: o peso do ciclista (maior peso = maior pressão), o tipo de terreno (em terrenos lisos, a maior pressão é melhor), tipo de pneu (pneus finos exigem maior pressão) e condições climáticas (chuva exige uma menor pressão).

Use uma calibragem menor para pedalar na chuva

A chuva altera a condição ideal de pressão dos pneus da bicicleta, sendo necessário valores menores de pressão. Isso ocorre porque, quando o terreno está molhado, a aderência entre o pneu e o chão é menor. Sendo assim, um pneu com menor pressão terá maior aderência e uma maior segurança contra quedas.

Outra dica nesse caso, especialmente para quem busca maior performance nessas condições, é o uso de pneus próprios para chuva. Os pneus finos e com desenho dos cravos mais altos e espaçados evitam que a lama fique grudada no pneu.

Teste pedalar com calibragem diferentes

A definição da pressão ideal pode partir da escolha de um valor inicial, considerando as questões de peso do atleta, condições do tempo e do tipo de terreno da pedalada. Em seguida, você deverá realizar testes para identificação da calibragem que mais se adapta ao seu estilo e a necessidade do momento.

Esse teste deve ser realizado alterando de 5 em 5 PSI a pressão do pneu em dias diferentes no pedal. Com base na sua percepção em cada pedalada, você terá parâmetros de comparação entre cada valor. Por fim, escolha a pressão em que você sinta estabilidade e segurança, e que atenda ao seu objetivo na pedalada, sendo esse de performance ou conforto.

Tipos de calibragem de pneu para cada bicicleta tamanho adulto

Bicicletas enfileiradas

Com intuito de auxiliar na escolha inicial da pressão correta, preparamos umas tabelas com os valores de acordo com o peso do ciclista e a largura do pneu. Confira aqui:

Calibragens recomendadas para bicicletas urbanas de acordo com aro

O peso do ciclista deve ser levado em consideração para este tipo de calibragem. Atente-se às orientações do manual do fabricante da sua bike e veja a melhor pressão de calibragem para você. O tamanho do aro e a largura do pneu também interferem na calibragem ideal.


Aro 29"/700c - Largura do pneu60 kg (psi)85 kg (psi)110 kg (psi)
60 e 55 mm/2.35"294358
50 mm/1.95"365872
47 mm / 1.85"435872
40 mm/1.5"506587
37 mm587287
32 mm658094
28 mm8094108


Calibragens recomendadas para Mountain Bike de acordo com aro

Recomendamos a tabela abaixo para a calibragem de pneus de mountain bikes. É importante que as calibragens sejam feitas de acordo com o aro da bicicleta e também, seguindo o manual do fabricante do modelo da bike. Não deixe de levar em consideração a pressão que ficará mais confortável para você pedalar também.


Peso do Ciclista

Pneu 26 polegadas

2.0 - 2.2

(Dianteiro/traseiro)

Pneu 27,5 polegadas 

2.0 - 2.2

(Dianteiro/traseiro)

Pneu 29 polegadas 

2.0 - 2.2

(Dianteiro/traseiro)

45 kg28 - 30 psi23 - 25 psi24 - 26 psi
50 kg29 - 31 psi24 - 26 psi25 - 27 psi
55 kg30 - 32 psi25 - 27 psi26 - 28 psi
60 kg31 - 33 psi26 - 28 psi27 - 29 psi
65 kg32 - 34 psi27 - 29 psi28 - 30 psi
70 kg33 - 35 psi28 - 30 psi29 - 31 psi
75 kg34 - 36 psi29 - 31 psi30 - 32 psi
80 kg 35 - 37 psi30 - 32 psi31 - 33 psi
85 kg36 - 38 psi31 - 33 psi32 - 34 psi
90 kg37 - 39 psi32 - 34 psi33 - 35 psi
95 kg38 - 40 psi33 - 35 psi34 - 36 psi
100 kg39 - 41 psi34 - 36 psi35 - 37 psi
105 kg40 - 42 psi35 - 37 psi36 - 38 psi
110 kg41 - 43 psi36 - 38 psi37 - 39 psi

*Para pneus 2.2 - 2.4 diminuir 2 psi; para pneus 1.8-2.0 aumentar 2 psi.

Veja também nosso artigo sobre as 10 melhores bikes para trilha de 2021 para aprender mais sobre esse tipo de bicicleta.

Tipos de calibragem de pneu para bicicleta infantil

Criança arrumando sua bicicleta

A regra para calibragem do pneu infantil também é semelhante à dos pneus de bikes comuns. Inicialmente, deve-se olhar os limites mínimos e máximos indicados na lateral do pneu da bicicleta. Em seguida, conforme o tipo de terreno em que a bicicleta vai ser utilizada, se adapta, aumentando a pressão em pisos lisos e diminuindo em pisos acidentados. Veja abaixo:

Calibragens recomendadas de acordo com aro infantil

A calibragem de aros infantis é bem simples em comparação aos outros aros que existem. Isto, porque as bicicletas infantis raramente precisam de uma calibragem muito específica e não tem como errar em sua pressão também. As crianças são mais leves e o seu peso não interfere muito na calibragem, portanto, apenas siga esta tabela a seguir:


Tamanho do aroMínimo psiMáximo psi
Aro 202035
Aro 162025


E se ainda não adquiriu uma bicicleta para o seu pequeno, não deixe de conferir nosso artigo As 10 melhores bicicletas para crianças de 5 anos de 2021 para aprender mais sobre como escolher o modelo ideal para crianças pequenas.

Use a calibragem correta de pneu de bicicleta e pedale com segurança!

Homem pedalando em sua bicicleta

Espero que com todas as informações apreendidas nesse artigo, você tenha percebido a importância da calibração correta para manutenção da sua bicicleta. Todas essas dicas e informações são extremamente importantes para escolha da pressão ideal, e a utilização desse parâmetro permite que você pedale com muito mais conforto, controle e segurança.

Então, calibre corretamente os pneus de sua bike e se prepare para pedalar muito!

Autor deste artigo

Apenas uma pessoa que tem prazer em aprender coisas novas e escrever. Amo as atividades ao ar livre, curtir o momento e apreciar as belas coisas que a natureza nos proporciona. Praticante de esportes e amante das artes!

Últimos posts


As 9 Melhores Barras Fixas de Parede em 2022: BLACKWOLF, WCT Fitness e mais!

As 9 Melhores Barras Fixas de Parede em 2022: BLACKWOLF, WCT Fitness e mais!

Para te ajudar a escolher a melhor barra fixa de parede, criamos este artigo falando um pouco mais sobre os 9 melhores modelos do mercado e como escolher a sua!


As 10 Melhores Guitarras para Iniciantes: Cort, Strinberg e mais!

As 10 Melhores Guitarras para Iniciantes: Cort, Strinberg e mais!

Em dúvida sobre qual guitarra para iniciantes comprar? Confira dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado!


Os 10 melhores câmbios Shimano de 2022: traseiro, dianteiro e muito mais!

Os 10 melhores câmbios Shimano de 2022: traseiro, dianteiro e muito mais!

Neste artigo, conheça os 10 melhores câmbio Shimano no mercado atual, veja também como escolher o produto ideal para que você possa pedalar com segurança.


As 10 melhores jaquetas para moto de 2022: Texx, Milwaukee Leather e mais!

As 10 melhores jaquetas para moto de 2022: Texx, Milwaukee Leather e mais!

Se você é apaixonado por moto e quer comprar uma jaqueta de boa qualidade, veja nosso artigo com as 10 melhores jaquetas e dicas de como escolher a melhor!


As 10 Melhores Sapatilhas de Spinning de 2022: Shimano, Nike e muito mais!

As 10 Melhores Sapatilhas de Spinning de 2022: Shimano, Nike e muito mais!

Se você faz spinning ou deseja iniciar, você precisa ler este artigo! Confira o ranking das 10 melhores sapatilhas de spinning e aprenda como escolher a melhor.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Doces e sobremesas