Como ser feliz: estando sozinho, no casamento, dicas e muito mais!

Como ser feliz: estando sozinho, no casamento, dicas e muito mais!

Confira neste artigo como ser feliz sozinho e/ou no casamento! Veja dicas práticas para encontrar o que te faz bem e manter a felicidade.


Como ser feliz? Mas afinal, o que é a felicidade? Enxergue a vida de outra maneira

Pessoas sorrindo

Quando o tema é felicidade, temos diversos conceitos e significados, e essa emoção é vivenciada das mais variadas maneiras por cada indivíduo, não há uma regra, nem um único caminho para atingi-la. Somos seres com percepções de mundo diferentes é natural que as coisas tenham significados diferentes para cada um.

Mas antes de abordamos a questão que todos nós buscamos diariamente, que é, como ser feliz, vamos refletir no que o professor e filósofo Clóvis de barros diz a respeito “felicidade é a vontade de eternizar o presente”, diante dessa afirmação como se sente? Já viveu uma situação tão maravilhosa e quis parar o tempo para que a felicidade não fosse embora?

Já o professor e historiador Leandro Karnal, afirma de maneira um pouco diferente e se refere “A felicidade é um exercício, não uma meta”, então vamos falar no decorrer deste texto sobre como vivenciar mais essa emoção tão desejada por todo ser humano e entender que a felicidade não está distante da realidade, é também uma questão de se autoconhecer com mais profundidade.

Como ser feliz sozinho?

Homem sorrindo

A solitude é uma opção consciente e se faz necessária quando há caos interno, para silenciar o externo, se acolher, se amar, se cuidar e se querer bem em primeiro lugar! É necessário estar bem consigo mesmo para se relacionar bem com as outras pessoas.

Vamos conferir nos próximos tópicos dicas e sugestões para estar bem consigo mesmo e ser feliz!

Tenha autoconhecimento

A felicidade está diretamente ligada com seu nível de autoconhecimento, mas afinal o que é isso?

É a relação que se estabelece consigo próprio e isso está intimamente relacionado com a capacidade de introspecção, que é a reflexão sobre o que ocorre no seu íntimo, pois o autoconhecimento é a consciência sobre si mesmo. Trata-se de entender seus próprios comportamentos, suas emoções e qual a origem delas.

Quando você se torna consciente de seus comportamentos, surgem diversas vantagens, como o verdadeiro "ser livre", você aprende a ter o autocontrole e a possibilidade de modificar aquele comportamento que prejudica a relação consigo mesmo e com as demais pessoas.

Foque na sua carreira

Viva com propósito, pois como afirma o poeta William Cowper “falta de ocupação não é repouso; uma mente absolutamente vazia vive angustiada”, aqui é necessário entender que você não precisa ser um workaholic, ou seja, viciado em trabalho, mas é justamente ter um propósito pelo qual você irá acordar cedo, ter metas, objetivos.

É importante que tenha seu momento de distração e descanso, mas não faça deles a maior parte do seu tempo. Avalie a sua vida e identifique o que gostaria fazer e que faria mesmo se isso não te desse retorno financeiro, e com isso contribua na sociedade. Tenha um propósito pelo qual você lute todos os dias para realizar, estude sobre isso, estabeleça metas e objetivos.

Construa uma história da qual você se orgulhe.

Tenha hábitos e hobbies

Todos nós temos hábitos, nem sempre eles contribuem positivamente e transformar esse mau hábito não é necessariamente fácil nem rápido. "Nem sempre é simples, mas é possível”, afirma o escritor Duhigg em seu livro ‘O poder do hábito‘, um hábito é dificilmente quebrado, mas é possível alterar a rotina, ao identificar quais são os “maus hábitos” e substituí-los por bons hábitos.

E tão importante quanto ter hábitos, é ter também um hobby, que é aquela atividade à qual se dedica por puro prazer e ocupa o tempo livre, de forma a distrair nossos pensamentos das obrigações cotidianas. Ele pode ser um desafio pessoal, algo que escolha fazer com o exclusivo de intuito de promover o autodesenvolvimento e autodescoberta sendo assim tão relaxante ao mesmo tempo que é estimulante.

Você é sua melhor companhia

Aprenda a ficar sozinho e gostar disso, não existe nada mais libertador do que apreciar a sua própria companhia. Torne-se inteiro, não fique mendigando atenção e afeto, tenha amor-próprio e liberte as pessoas da necessidade de te amar.

Seja independente em todos os aspectos da sua vida, a felicidade é algo que precisa vir de dentro, não é possível senti-la só buscando nas pessoas, lugares e situações. Cultive-a no seu estado de espírito, pratique diariamente a gratidão, a compaixão e o amor genuíno, que é aquele começa por si mesmo. Assim, se sentindo preenchido, não haverá a sensação de que precisa de alguém para suprir uma necessidade de bem-estar.

Conheça outras pessoas com interesses em comum

Falamos sobre a importância de ter um hobby, aproveite esse momento para conhecer pessoas, trocar experiências e conhecimento sobre o tema e campo professional, faça networking com quem já tem o sucesso na área que você almeja, se inspire.

É importante lembrar que é necessário estabelecer um compromisso consigo mesma, e tirar esse momento para se relacionar com outras pessoas, até mesmo para exercer sua atividade preferida, seu hobby. Não permita que os outros compromissos, profissionais ou pessoais, atrapalhem isso, pois quando estamos fazendo uma atividade que gostamos, nossos níveis de endorfina aumentam e por isso nos sentimos muito mais felizes e dispostos.

Varie sua rotina:

Às vezes parece que existem poucas opções de diversão por conta do trânsito, da violência urbana, da falta de dinheiro, mas na verdade o que mais limita as opções de diversão é nós mesmos com nossos pensamentos estreitos, limitantes.

Busque alternativas para o dia a dia, mude o caminho até a empresa, almoce em outro restaurante, faça algo diferente no final de semana. É importante quebrar a rotina, isso vai gerar uma resposta de recompensa no cérebro e contribuir para aumentar sua satisfação, sensação de felicidade.

Como ser feliz no casamento?

Casal feliz

Não é uma tarefa simples e muito menos fácil ser feliz dentro do casamento, ele dá muito trabalho, pois são dois seres individuais e que as vezes são muito diferentes, trilhando uma vida a dois, ambos possuem qualidades e defeitos e tudo isso vai influenciar diretamente na vida um do outro.

Confira abaixo os desafios na vida a dois, dicas e sugestões para ter mais felicidade no casamento.

Se coloque no lugar do outro

É um grande desafio dentro do relacionamento entender o parceiro, é sobre ter empatia, se colocar no lugar do outro. É importante lembrar que a empatia não é uma característica pessoal e sim um comportamento que pode ser aprendido e praticado diariamente.

A empatia torna fácil o entendimento que nem sempre os próprios interesses e necessidades serão os mesmos do parceiro, por isso é necessário entrar em um acordo que deixe as duas partes satisfeitas.

Mas, não basta notar o que o parceiro sente, é preciso estar aberto para compreender verdadeiramente o que ele está passando e até mesmo compreender uma opinião tão diferente da sua, a empatia fortalece a conexão entre o casal

Divirtam-se e deem risada das pequenas coisas

Pare de se levar tão a sério, ria e faça uma piada, cultive o senso de humor e encontre um momento em que vocês possam estar à toa juntos, uma vez por semana ou quantas vezes achar necessário. Tire um tempo para falar das coisas que você gosta no seu parceiro e aproveite também para fazer elogios sobre algo que gostou e que ele tenha feito para você, é importante verbalizar mesmo o que é obvio.

Continuem a namorar e não deixem de demonstrar

É comum que o relacionamento caia na rotina com o passar dos anos, esse é o maior perigo, quando entram na zona de conforto e como falamos no tópico acima é importante se divertir, dar risadas juntos, demonstrar afeto.

Se permita, viver coisas novas com o parceiro, não deixe de elogiar, verbalizar o obvio, afinal tem sensação melhor do que amar e se sentir amado? Isso também envolve a relação sexual, e o sexo é um dos elos mais fortes no relacionamento do casal, então aproveite para apimentar a relação quando cair na rotina e deem aquela namoradinha caprichada em um lugar diferente, mesmo que seja apenas em um cômodo diferente da casa.

Não guarde mágoas e viva o presente

É importante aprender com o passado, pois aquelas experiências, mesmo as negativas, devem ser utilizadas para aprender.

Porém não viva no passado, isso significa maturidade para deixar o que pesa para trás e uma grande escolha positiva para sua vida, veja isso como um novo começo, uma nova oportunidade de fazer diferente.

Dê outra chance e não guarde rancor

Para algumas pessoas, não é uma tarefa fácil, desapegar de algo que lhe causou dor, sofrimento, mágoa, requer muita coragem, maturidade e desejo de ser feliz. A felicidade está sempre ao redor, nas coisas mais simples da vida, não perca seu presente que de fato é um presente, preso em uma coisa que te fez mal, em um passado que não te trouxe alegria e que não poderá ser mudado.

Aceite o que não pode mudar e deixe o passado, onde ele deve ficar, olhe sempre para frente e traga somente na bagagem da vida o que te agrega, os aprendizados, e o que te faz bem, coisas que contribuem para sua felicidade.

Mantenha suas metas individuais

Comprometa-se consigo mesma.

Quando você se une ao parceiro, naturalmente tende a deixar de olhar tanto para si mesma, porém mesmo em um casamento, vocês permanecem sendo seres individuais, com aspirações naturais e desejo de ser feliz independentemente um do outro, é importante manter suas metas individuais.

As metas são etapas necessárias para atingir um objetivo, por isso, elas devem conter datas, prazos e ações, então trace um planejamento com metas reais e possíveis que você irá cumprir em várias ações ao longo de um determinado período, em paralela as suas metas e objetivos de casal.

Seja justo um com o outro

Ser bom é relativamente mais fácil, do que ser justo, mas tudo na vida é sobre aprendizado, então, se você foi injusto com alguém no passado, reflita sobre a experiência para aprender a ser justo, ou até mesmo se já foram injustos com você.

Justo é aquele que, mesmo em uma situação em que pode tirar proveito de alguém, é honesto e faz o que é correto.

Não faça comparações

Não há benefícios em fazer comparações constantes, ao se comparar pode contribuir para se sentir vítima da situação e na relação entre adultos é necessário ter postura e agir como tal, ser protagonista da própria história.

Vocês são seres individuais e ambos possuem defeitos e qualidades, na comparação com seu parceiro, isso pode ter o efeito colateral de rejeitá-lo ainda que não seja a intenção, por ele ser a pessoa que não é o seu ideal e será impossível de atingir, portanto pratique a compreensão, mas não a comparação.

Ceda suas necessidades em uma discussão boba

Outro grande desafio ao se relacionar, é praticar a paciência e compreensão para com o parceiro, mas lembre-se que vocês são dois seres individuais, com experiências de vidas e crenças diferentes e que juntos estão trilhando uma jornada, então as vezes é necessário ceder para que chegue num consenso.

Um dos fatores que contribuem para o desgaste do relacionamento, são as discussões que em sua maioria são apenas crenças divergentes ou opiniões diferentes. É preciso aprender a respeitar nas diferenças, e o respeito é só isso mesmo, não precisa concordar.

Respeite-o mesmo em suas diferenças, por mais difícil que seja, para que isso a longo prazo se torne um hábito saudável entre vocês e a relação flua com mais leveza.

E por último, diálogo é a chave para tudo

Alinhar conceitos pessoais é uma das tarefas mais difíceis de um relacionamento, porém é essencial falar sobre as questões que são importantes para o outro.

É necessário no diálogo, ter uma escuta ativa ao ouvir, pois desse ponto será possível exercer a compreensão, o parceiro não tem que saber tudo sobre você ou você sobre ele. A conversa entre os dois adultos é para isso, estabelece a conexão e faz com que ambos encontrem um consenso nas divergências assim encontrando uma solução para os problemas, permitindo que expressem suas verdades e assim cresçam juntos e fortaleça o casamento.

Outras dicas de como ser feliz

Mulher sorrindo

Talvez um dos motivos que impede a felicidade plena, seja que idealizamos em algo ou alguém, quando na verdade a felicidade é uma prática, um exercício diário.

Ser feliz não é uma tarefa tão difícil, nem distante da realidade, existem inúmeros fatores que podem influenciar nossa vida e contribuir para a felicidade, vamos ver alguns abaixo.

Valorize mais o seu próprio jeito de ser

Para que consiga se valorizar, entenda que para isso é necessário ser autêntica, ou seja, fiel a si mesma. Para o psicólogo Carl Rogers, um ser autêntico é aquele sem máscara ou fachada e que apresenta de forma aberta os sentimentos e atitudes que emergem no momento relacional, sem falsidade, onde o sujeito se assume como é, com seus defeitos e virtudes.

A pessoa autêntica transmite uma liberdade de ser e quando reconhecemos o valor e o poder de quem somos, abandonamos os julgamentos, abrimos espaço para nossa essência viver de forma autêntica, livre e feliz.

Abrace seus defeitos

Como falamos no tópico acima, é preciso ser autêntica para que consiga expressar quem és, isso inclui nas suas virtudes e nos defeitos. Como disse o psicoterapeuta Bert Hellinguer, só o imperfeito pode evoluir, o perfeito já se estagnou, cristalizou-se, portanto só o imperfeito tem futuro.

Acolha seus defeitos, suas imperfeições e as use para se tornar alguém melhor, aceite que como ser humano é normal que tenhamos falhas, estamos aqui na terra para aperfeiçoar nosso ser.

Não tenha medo de mudar ou recomeçar

Ruth Augusto, já disse, não tenha medo de mudar, mudar de plano, de opinião, de conceito, de escolha, de sonho, de trabalho, de curso, de casa, de vida... Mudança não é sinal de fraqueza, mudança é sinal de inteligência!

Tenha coragem para fazer algo novo, fazer diferente, pois as novas experiências podem contribuir para sua evolução pessoal ou profissional.

Mantenha o equilíbrio na vida

É fato que a vida é feita de altos e baixos, em alguns momentos, estamos vivendo de fases que nos enchem de alegria, felicidade e satisfação, e em outras, acontecem adversidades não muito prazerosas. Tenha em mente que a vida é cíclica, ou seja, feita de ciclos, até nosso ciclo de vida se renova a cada ano, então seja paciente com seus momentos difíceis, eles passam.

Tenha sabedoria para lidar com seus momentos de desafios, como falamos no tópico de autoconhecimento, isso te dará bagagem para aprender a lidar com a vida de forma mais leve, resolver os problemas com muito mais confiança em si mesmo e manter o equilíbrio na tua jornada.

Não se prenda a algo superficial

Não se prenda a superficialidade das pessoas ou das coisas, pois sabe que há muito mais do que os olhos podem ver.

A superficialidade diz respeito a algo que é superficial ou básico, é uma análise ou observação feita sem reflexão profunda, ou seja, críticas ou elogios são só percepções de outras pessoas a seu respeito, saiba filtrar o que faz sentido. Só quem conhece seu ser em profundidade é você, não de tanta importância a superficialidade.

Aceite o desconforto do cotidiano, mas de maneira certa

Aceite que a vida as vezes pode ter desafios, se todas as coisas fossem fáceis, você não sentiria tanto prazer nas pequenas conquistas e vitorias no cotidiano.

As vezes em nome de uma suposta segurança, desperdiçamos oportunidades, é preciso se reinventar quando a realidade já não agrada tanto e fazer algo diferente, isso é o que nos dá novas perspectivas na vida.

Ao invés de dizer “eu tenho que ser melhor”, diga “eu vou fazer o meu melhor”

Não se cobre tanto para ser melhor, mas tente fazer seu melhor em algo a cada dia, ninguém muda da noite para o dia, isso é um processo realizado dia após dia, portanto não se limite acreditando em ideias negativas sobre si mesmo, se proponha a fazer algo diariamente para se tornar uma pessoa melhor.

Quando fizer algo que te desafie, dê o seu melhor, faça com o que tiver e nas condições que puder, até que na próxima consiga fazer melhor, ok?

Aprecie o seu “presente”

Nosso cotidiano tende a ser cheio, movimentado e com obrigações e com isso perdemos a oportunidade de apreciar o presente, o agora.

Dedique a si mesmo alguns minutos do seu dia para estar presente, de preferência de manhã quando a mente está mais silenciosa, uma boa dica é a prática de meditação. Muitas pessoas tendem a acreditar que meditar é o fato de não pensar em nada, isso é um equívoco e impossível, meditar é treinar a mente para estar presente e observar seus pensamentos, isso a longo prazo te trará inúmeros benefícios.

Tenha gratidão por pequenas coisas, elas fazem diferença

Assim como praticar o estado de espírito de estar presente, a gratidão é fundamental para a felicidade.

Quando a mente fica mais calma, isso pode ser através da meditação, por exemplo, vivenciamos cada vez mais o que está acontecendo no momento e começamos a ver que a vida é bela. Mesmo em meio a tantos desafios, a vida em si já é a razão pelo qual devemos ser gratos.

Se observar atentamente, nos detalhes vai sintonizar seu coração com o que existe de mais belo e aprender a ser grato pela existência, e quanto mais grato for, mais feliz será a sua vida.

Quando não estiver conseguindo ir para frente, ajude outras pessoas

Geralmente é durante os nossos esforços de ajudar os outros em suas confusões que vivenciamos alguma liberação de nossa própria confusão, dos nossos problemas.

O ser humano é naturalmente bondoso, quem não se sente bem contribuindo para a felicidade do outro? É da nossa natureza querer contribuir positivamente na vida dos outros, então pratique isso. Cedo ou tarde, tudo que emana para o universo ele irá te retribuir, faça o bem sem olhar a quem sempre que puder, sempre que possível.

Pratique a lei da atração

A lei da atração funciona independente de acreditar nela ou não, é como a lei da gravidade, existe quer a gente acredite nisso ou não.

Mas ao se tornar consciente de que teus pensamentos é uma fonte poderosa de atração, você pode escolher o que quer atrair para tua vida, o subconsciente tem um papel fundamental sobre a atração, portanto quanto mais consciente for sobre si mesmo, mais poderá atrair o que deseja. E assim como tudo na vida para alcançar algo, exige esforço, conhecimento, porém nunca subestime o poder da lei da atração em sua vida. Foque no seu desejo.

Regule o seu sono

O sono é um dos fatores essenciais na qualidade da vida, é durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo.

É importante ter um sono de boa qualidade e no mínimo 7 horas diárias, para que você se sinta descansado ao acordar, pois quando não dormimos bem isso afeta diretamente nosso humor, nos tornamos pessoas mau humoradas e consequentemente infelizes.

Faça exercícios

Fazer exercícios físicos é algo que a maioria dos adultos não gostam, porém é necessário. Adultos fazem o que é preciso, só crianças fazem apenas o que querem, é importante ter a mentalidade de que isso contribuirá diretamente para sua qualidade de vida, assim como ter um sono regular.

Ao fazer exercícios físicos o corpo libera a endorfina, o hormônio responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar. Essa liberação acontece quando há um sentimento de prazer ligado à atividade física, gerando alívio e relaxamento.

Lembre-se que você não tem controle sobre tudo

É ilusão acreditar que se tem controle sobre tudo na vida, pois no piscar de olhos tudo pode mudar. Vejamos a pandemia que é um exemplo disso, tivemos que se adequar à nova realidade e aprender a sermos pacientes, o Universo ou Deus, seja lá qual for tua crença, é sábio e tem seu próprio tempo.

É preciso aprender a fluir com a vida, o sofrimento se origina na tentativa de controlar o incontrolável, então foque apenas no que está ao seu alcance, no que você pode fazer, no que pode mudar e aceite o quanto antes aquilo que está fora do seu controle. Se adapte as mudanças quando não puder mudar a realidade.

Encontre o que te deixa feliz!

Pessoas Sorrindo

Falamos no início sobre isso, realmente não há uma maneira certa de ser feliz, não tem uma “receita de bolo” para isso, pois a felicidade é algo individual e só você saberá o que é melhor para si mesma e como ser feliz.

Fato é que a felicidade mora dentro de cada um de nós, então cave vigorosamente dentro do teu ser até encontrar o caminho para ser feliz e não desista. Entenda principalmente que a vida é cheia de altos e baixos e precisamos aceitar isso também.

Para ser feliz, as vezes se faz necessário escolher não agradar o tempo todo e ficar bem com isso, pois viver só para preencher as expectativas do outro é fazer da própria vida uma jornada de frustrações, seja consciente das próprias escolhas e saiba ponderar.

Esperamos que após todas essas dicas sobre coisas que podem contribuir para a felicidade a nível individual ou casal, você consiga encontrar uma maneira de viver a vida mais plena, com gratidão, cheia de alegrias e feliz!

Autor deste artigo

Sempre gostei de leitura tanto quanto de escrever, a comunicação é uma habilidade pra mim, e através dela consigo transmitir informações, idéias, dicas...

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos