Orquídea Sapatinho: saiba como cuidar, seus tipos e muito mais

Orquídea Sapatinho: saiba como cuidar, seus tipos e muito mais

A Orquídea Sapatinho é uma das mais populares espécies de orquídeas. Conheça aqui mais sobre ela, sua criação e plantas relacionadas.


Saiba mais sobre a Orquídea Sapatinho

orquídea sapatinho laranja

Entre os apreciadores de jardinagem e de arranjos florais as orquídeas ocupam um lugar especial por sua beleza e variedade. Dentre essas plantas há aquelas que chamam atenção pelo seu desenvolvimento único. A orquídea sapatinho é uma dessas cuja popularidade surge por suas características peculiares.

Tendo como nome científico Paphiopedilum, elas também são conhecidas como Sapatinho ou Sapatinho-de-Vênus. Ela é originada do Sudeste Asiático, sendo comum de encontrar na Índia, na Indonésia e em regiões da China e da Papua Nova-Guine. Atualmente desenvolveu culturas de plantação na Europa e nas Américas.

Assim, o cultivo da Orquídea Sapatinho demonstra uma história rica e tem cativado cada vez apreciadores de plantas e flores. Vamos aprender, a seguir, mais sobre essa orquídea. Mostraremos sobre o método de cultivo correto da Sapatinho. Também apresentaremos os tipos disponíveis dessa planta.

Como cuidar de Orquídea Sapatinho

mulher cuidando de orquidea sapatinho

A Orquídea Sapatinho tem origem e desenvolvimento ligados a uma região de clima e condições peculiares. Logo, ela exige que seus cuidados reproduzam essas situações para que cresça de forma saudável. Veja abaixo o que você deve fazer para proporcionar um desenvolvimento sustentável para cultivar a Sapatinho.

Qual o substrato usar para uma Orquídea Sapatinho

Primeiramente, o plantio da Orquídea Sapatinho depende de proporcionar a base adequada para o seu desenvolvimento. Como existem vários tipos de Paphiopedilum há diferentes substratos para usar em cada uma. Afinal, essas variedades também são fruto do seu desenvolvimento em tipos distintos de solo.

Para Sapatinhos do tipo terrestre, escolha vasos com terra misturada com perlita sintética ou musgo. Para as epifíticas, de crescimento autossustentável, o ideal é o plantio fixado a um suporte de madeira. Já para as litófítas se deve usar uma combinação de rochas vulcânicas, pedras lisas e perlita sintética para o plantio.

Como regar a sua Orquídea Sapatinho

A Orquídea Sapatinho depende fortemente de uma irrigação regular, isso conforme ela não tem pseudobulbos para guardar água. É algo que vale para todas as plantas do tipo Paphiopedilum independente das condições de crescimento. Assim, é importante que a água consiga alcançar as raízes em sua profundidade.

A rotina de irrigação de Sapatinho deve ser de uma vez por semana. Esse hábito encontra melhores chances de sucesso conforme a planta se encontra com seu suporte adequado. Regue com uma quantidade média de água. Mantenha as raízes molhadas, mas não exagere para deixá-las encharcadas.

Qual adubo usar para a Orquídea Sapatinho

A fertilização da Sapatinho é algo que exige cuidado. Ela é mais sensível que as outras orquídeas quanto a ação do adubo. Logo, é importante não exagerar na quantidade de fertilizantes usados. Um abuso quanto ao adubo pode acabar levando às raízes a ficarem ressecadas.

A fertilização da Sapatinho deve ser feita semanalmente, diminuindo a frequência durante o inverno. Recomendam-se fertilizantes ricos em hidrogênio para qualquer tipo dessa orquídea que esteja plantado em vasos. Também se aconselha diluir os fertilizantes para metade ou mesmo um quarto da dosagem recomendada na embalagem.

Como podar sua Orquídea Sapatinho

A poda da Sapatinho não difere do padrão para as demais orquídeas. Use uma tesoura de poda na planta depositada no vaso. É importante que a orquídea tenha sido esterilizada antes. Depois se deve examinar as regiões que demandam a poda, como ervas daninhas e zonas mortas.

É importante começar a poda pelos caules. Verifique se eles estão verdes e saudáveis. Caso contrário, já estão definhando e precisam ser cortados. Para as folhas, você pode cortar somente as zonas que apresentam desgaste. Quanto as raízes, corte somente caso a orquídea esteja em processo de replantio.

Replantio de uma Orquídea Sapatinho

Recomendações para o replantio da Orquídea Sapatinho variam. O mais frequente é que seja feito anualmente, mas há quem prefira fazer o replantio entre dois ou três anos. Essa frequência espaçada é importante para não estressar a orquídea. O período mais indicado para o replantio é após o momento de florescimento.

O único motivo que exige o replantio é por causa da perda de validade do suporte da planta. Geralmente só as orquídeas terrestres precisam desse procedimento. Ou seja, epifíticas e litófitas podem não precisar fazer replantio. Caso seja necessário, use um vaso de tamanho pequeno.

Temperatura perfeita para Orquídea Sapatinho

A adaptação com que a Paphiopedilum foi se desenvolvendo levou a diferentes tipos de temperatura ideal. Assim, há três condições para a Sapatinho: quente para folhas manchadas, fria para folhas verdes e morna para folhas tiradas. Esta última orquídea é mais incomum, mas tem ganhado popularidade recente.

Entretanto, se tem tido sucesso em estabelecer uma temperatura média para o cultivo da Sapatinho. Algo que corresponde a um clima entre 10 a 25 graus celsius. Quanto as especificidades, mantenha a umidade baixa no caso de plantas manchadas ou alta para as verdes.

Qual a melhor iluminação para a Orquídea Sapatinho

A iluminação ideal para a Sapatinho não difere do que é comum para as demais orquídeas. O ideal é que seja plantada em ambientes sombreados. A exposição exagerada ao sol pode queimar a planta. Se o plantio for caseiro, opte pelas laterais das janelas, capazes de oferecer o equilibro adequando entre luz e sombra.

Plantações em ambientes de iluminação artificial também são possíveis. Assim, o adequado é usar uma lâmpada fosforescente caso seja plantada em casa. Importante lembrar que a sombra continua importante mesmo com a iluminação artificial, devendo proporcionar o equilíbrio de luminosidade exato.

Qual a umidade correta para a Orquídea Sapatinho

Um nível de humidade moderado é o necessário para a Orquídea Sapatinho. Ou seja, que ela esteja em um nível entre 40 a 50% da temperatura ambiente. Como esse é o nível padrão também para seres humanos, não é assim difícil de manter para a planta. Mas cabe observar certos sinais.

A condição de plantio também influencia na recepção da humidade. Logo, é adequado que a planta seja apoiada por um suporte de cascalho, preferencialmente molhado em água. Humidificadores podem ser de grande ajuda para ajustar o ambiente ao nível de humidade exigido.

Os tipos de Orquídea Sapatinho (Paphiopedilum)

Dentro da família das orquídeas a sapatinho é das que demonstra uma das variedades mais ricas de tipos. São plantas que sugerem a diversidade do gênero Paphiopedilum ao apresentar flores e folhas com todo tipo de cor e textura. A seguir você vai conhecer cada planta derivada da Sapatinho.

Paphiopedilum Insigne

Paphiopedilum Insigne

Uma das variantes mais antigas e comuns da Sapatinho. Essa orquídea é originária da zona de fronteira entre a Índia e Blangadesh. É uma planta do tipo terrestre, sendo assim cultivada em solos calcários. Também é famosa por sua resistência, apresentando folhas, flores, raízes e caule de grossura característica.

A Insigne é famosa como um adereço tradicional usado na época natalina. Isso a levou a ser muito cultivada nos países de cultura lusitana, o que inclui o Brasil. Também é usada no cultivo de plantas hibridas, pois sua conjuntura resistente é usada para desenvolver derivados consistentes.

Paphiopedilum Delenatii

Paphiopedilum Delenatii

Um tipo de Orquídea Sapatinho originária do Vietnam. Também é típica de solos terrestre, mas cresce preferencialmente em terrenos montanhosos e graníticos. Tem folhas enegrecidas e manchadas. As flores são de coloração de um rosa pálido com um pedúnculo roxo.

O nome Delenatti vem do entusiasta de orquídeas francês M. Delanat, o primeiro a cultivar a planta em solo europeu. Tem assim uma cultura bem avançada de cultivo no ocidente. Para seu crescimento ela requer uma área 70% sombreada e um suporte mais seco do que o normal para cultivo.

Paphiopedilum Armeniacum

Paphiopedilum Armeniacum

Um tipo de orquídea típica da China, mais especificamente da região de Yunnan. Essa Sapatinho é famosa pela coloração amarela de suas flores. Por causa disso também é conhecida como Laranja de Damasco ou Sapatinho Dourado. Seu prestígio a leva a ser uma planta privilegiada em concursos.

É uma típica orquídea terrestre encontrada em planaltos. Costuma crescer em solos e zonas rochosas localizadas de 1,600 a 2,000 metros acima do nível do mar. As folhas são esverdeadas com algumas manchas roxas. É uma espécie rara, sendo considerada em risco de extinção.

Paphiopedilum Callosum

Paphiopedilum Callosum

Uma orquídea abundante da Península da Malásia sendo assim encontrada no Vietnam, no Laos, no Camboja e na Tailândia. É uma espécie típica florestas de planícies e de coníferas. É uma Sapatinho de cultivo terrestre sendo encontrada em regiões ricas em granitos, silicatos e outras pedras arenosas.

A Callosum é uma planta de folhas que variam do verde pálido ao verde escuro. Podem ser tanto terrestres quanto litófitas, crescendo assim em ambientes de temperatura quente ou fria. Tem flores de coloração variada, podendo ser brancas, verdes, marrons ou vermelhas.

Paphiopedilum Niveum

Paphiopedilum Niveum

Outra espécie de orquídea típica da Península da Malásia. Também se espalha para regiões da Tailândia, de Myanmar e de Bornéu. Cresce em regiões próximas do mar, geralmente em pedras e desfiladeiros limosos. Se alimentam fortemente da luz. São Sapatinhos do tipo terrestre.

As folhas da Niveum têm manchas entre o cinzento e o verde escuro. Suas folhes têm coloração branca com manchas roxas. O pedúnculo possui uma leve mancha amarela na parte superior. É uma espécie de orquídea que requer temperaturas altas e com bastante humidade.

Paphiopedilum Godefroyae

Paphiopedilum Godefroyae

Espécie de Orquídea Sapatinho típica da área peninsular da Tailândia. É encontrada em rochedos limosos, em musgos ou em raízes de árvores a 50 pés acima no nível do mar. Podem ser tanto do tipo terrestres quanto litófitas. Crescem geralmente em zonas quentes e de planícies.

Possui folhas de coloração verde escura com variação para o verde claro na parte de cima. As flores são brancas com manchas que podem ser tanto roxas quanto verde claras. É uma espécie que prospera em climas quentes, encontrando sua fase de crescimento entre a primavera e o verão.

Paphiopedilum Bellatulum

Paphiopedilum Bellatulum

Outra espécie ancestral de Orquídea Sapatinho. É encontrada na China, nas regiões de Yunnan, Guizhou e Guangxi. Também está presente em Myanmar e na Tailândia. Surge em áreas de rochas limosas, fendas que levam a raízes de folhagens e musgos. Crescem em regiões sombreadas.

São plantas do tipo terrestre. Elas crescem tanto em ambientes frios quanto quentes. A folhagem é de tonalidade que pode ser escura ou esverdeada. Suas flores são de coloração pálida com manchas roxas. Florescem durante o período entre a primavera e o verão. São conhecidas também como orquídea ovo-no-ninho pelo formato das flores.

Paphiopedilum Spicerianum

Paphiopedilum Spicerianum

Uma das orquídeas Paphiopedilum mais distintas e raras. A Spicerianum se encontra principalmente na Índia, na região de Assam. Também pode ser localizada no leste do Himalaia, no Butão, em Myanmar e na China, na região de Yunnan. Pode ser terrestre ou litófita. Cresce em encostas rochosas.

A Spicerianum se destaca pelo formato de sua folhagem. Tem em destaque uma flor dorsal branca com uma grande faixa púrpura cortando seu vinco. Possui duas folhas grossas de cor verde, mas também com outra listra roxa. Também conta com um pedúnculo destacado de coloração roxa e branca.

Paphiopedilum Malipoense

Paphiopedilum Malipoense

Também conhecida como Sapatinho-de-Jade, é uma orquídea típica do sul da China e do Vietnã. Pode ser encontrada em rochas limosas, em serapilheiras, em montanhas verdejantes e em regiões cactiformes. É uma espécie que prospera em ambientes frios, florescendo melhor no inverno.

A Malipoense se destaca pela sua coloração inteiramente verde, algo que envolve todo o conjunto de sua folhagem. Na área floral há algumas manchas rochas se destacando em uma tintura verde-maçã. É uma espécie que exige mais água que o normal para outras Paphiopedilum. É rara e ameaçada de extinção.

Paphiopedilum Micranthum

Paphiopedilum Micranthum

A Micranthum é conhecida pelos nomes de Sapatinho-de-Prata ou Orquídea de Bolso com Folhas Duras. Pode ser tanto terrestre quanto litófita. Cresce em rochedos limosos, desfiladeiros e montanhas. Há casos raros de crescimento em árvores antigas. Sua temperatura ideal é do morno para frio.

As folhas da Micranthum podem ser tanto de cor esverdeada quanto escura. A folhagem também é contornada por uma linha púrpura. As flores podem aparecer em uma quantidade de três a cinco. Possuem uma coloração rosa e pêssego, com um pedúnculo de coloração amarelada.

Paphiopedilum Tonsum

Uma orquídea rara que é natural da Sumatra. O nome “tonsum” conferido a essa Sapatinho alude à tosa, devido à característica lisa de suas pétalas, com poucas fibras. Ela cresce em ambientes ricos em húmus. Também aparecem em montanhas de baixa altitude, cerca de 1,000 a 1,800 metros acima do nível do mar.

As folhas dessa orquídea são de um característico verde acinzentado com manchas verde escuras. As flores são coloridas com um branco rosado com veias que podem ser verdes ou púrpuras. O pedúnculo varia do verde-oliva para o marrom com bordas rosadas e veias marrons.

Paphiopedilum Venustum

Paphiopedilum Venustum

Uma orquídea bem distribuída no Sudeste Asiático. É encontrada na região indiana de Assam, no leste do Himalaia, no Butão e na região chinesa de Yunnan. O ambiente de crescimento dessa Sapatinho são colinas de 1000 a 1500 metros e ricas em húmus. Também surge em plantações de bambu.

Conhecida como “Charmosa” na China, a Venustum é uma planta litófita. Seu caule é de cor verde escura que clareia na parte de cima. Suas folhas são de cor púrpura. A pétala da flor é branca com veias verdes. O pedúnculo é de cor amarelada e com um formato de capacete.

Características e curiosidades da Orquídea Sapatinho

orquidea sapatinho rosa

Como se trata de um gênero próprio de orquídea, a Sapatinho é cercada de características próprias que a distingue. Esses aspectos não apenas atribuem o valor único da Sapatinho, como informam sobre o seu desenvolvimento. Conheça abaixo alguma dessas características e da importância delas.

Floração da Orquídea Sapatinho

O período de florescimento ocorre uma vez por ano. A floração da Orquídea Sapatinho depende das suas condições de crescimento, mas a norma é para momentos frios e úmidos. No Sudeste Asiático ocorre entre o outono e a primavera. Mas no clima tropical brasileiro o florescimento da Sapatinho é dentro do inverno.

A floração da Sapatinho costuma perdurar em até dois meses. Isso caso sejam adotados os cuidados necessários para a planta. Orquídeas de folhas manchadas costumam aflorar somente uma pétala grande. Já as de folhas lisas podem produzir diversas flores durante o momento de floração.

Quanto tempo vive uma Orquídea Sapatinho

A Sapatinho tem uma vida útil que perdura por anos ou mesmo décadas a fio, como é normal para orquídeas. Entretanto, essa durabilidade surge com os devidos cuidados exigidos pela Sapatinho. Na verdade, quando bem tratada, essa orquídea pode alcançar uma vida máxima de um século.

Considerando o desenvolvimento em culturas fora da flora nativa, o clima influencia na vida útil da Sapatinho. Logo, é recomendado que seja cultivada em ambientes fechados, por conta da necessidade de frio e sombra. Ainda assim é necessário lidar com certos agentes prejudiciais como pragas.

Quanto tempo a Sapatinho demora para crescer

A Sapatinho é uma orquídea de crescimento lento. Em planta jovens ou recém germinadas o alcance do tamanho adequado pode levar de oito a quinze anos. Entretanto, as espécies costumam demorar menos tempo que essa estimativa para crescerem. Portanto, paciência é essencial.

Depois de alcançado o amadurecimento, a tendência é que a Sapatinho passe a se desenvolver de forma mais rápida. Com a marca da primeira floração, o que geralmente acontece é que a planta passa a crescer duas vezes por ano. A orquídea pode assim conseguir mais dois ou quatro crescimentos extras por ciclo.

Outros cuidados da Orquídea Sapatinho

substrato e raizes de orquidea sapatinho

Enfim, ficou claro que os cuidados apropriados são imprescindíveis para o plantio devido da Sapatinho. São eles que vão deixar a sua orquídea forte e saudável, garantindo uma vida longa. Se trata de alguns pontos específicos que vão fazer a diferença quando incorporados a sua rotina. Vejamos assim o que você deve fazer.

Não deixe as raízes secarem

Manter uma rotina de regamento para a Orquídea Sapatinho é importante para além da hidratação. Isso conforme as raízes podem ficar demasiadamente secas caso isso seja negligenciado. O risco é que nessa condição de secura extrema a planta acabe se queimando.

Um sinal importante de secura das raízes é a coloração das folhas. Quando elas passam a apresentar um aspecto amarelado é sinal de que a planta está em queimação. Contorne isso retomando a hábito de molhar as plantas e mantê-las em regiões sombreadas. Mas tudo com o devido equilíbrio.

Mergulhe o pote inteiro na água

Uma dica que tem ganhado popularidade recente é a de introduzir as orquídeas em jarros de água. É uma medida polêmica por conta de que orquídeas como a Sapatinho tem de manter um regime de hidratação equilibrado. Assim como há o risco de secura, há também o de afogamento da planta.

Mas existe uma forma de colocar a planta na água devidamente. Deve então colocar a orquídea em um vaso com dois centímetros de água. Essa medida não deve ser ultrapassada. Aliás, o vaso deve estar seco antes de encher de água. Qualquer sinal extra de umidade o torna inapropriado.

Como manter as raízes úmidas por mais tempo

Uma preocupação constante sobre os cuidados da Sapatinho é a de manter as raízes devidamente molhadas. Isso não será problema caso esteja dotando o regime que combina o regamento com a iluminação equilibrada e umidade ambiente. Mas você também pode manter as raízes molhadas perdurem nesse estado.

A princípio tudo depende da mistura para suporte. Com a mistura adequada, você irá proporcionar uma base equilibrada para a umidificação das raízes. Além disso, borrifar ocasionalmente na solução pode manter as raízes úmidas para além do ato de regar. Seja como for, é importante molhar a planta semanalmente.

Adicionar musgo ao substrato

O musgo é um componente importante para o crescimento das Orquídeas Sapatinho em seu ambiente nativo. Afinal, ele proporciona as proteínas necessárias para o desenvolvimento e saúde da planta. Como o plantio da Sapatinho passa por reproduzir suas condições naturais, acionar o musgo no substrato é algo relevante.

Ao adicionar o musgo no substrato da planta você garante uma fonte adicional de umidade para as raízes. Além disso auxilia nas trocas gasosas que a planta precisa durante a fotossíntese. O musgo pode ser encontrado em riachos e lagos, não existindo um equivalente sintético.

Cultive os variados tipos de Orquídeas Sapatinho para decorar a sua casa!

tipos de orquídea sapatinho

Vimos acima como a Orquídea Sapatinho é famosa por sua variedade e beleza. Não à toa é um item valioso nas feiras e exposições de jardinagem, sendo cobiçada por entusiastas do mundo todo. Embora seja originária do Sudeste Asiático, culturas de plantação dessa orquídea são um sucesso mundo afora.

Não apenas isso, como também a Sapatinho tem sido incorporada as tradições e costumes das culturas ocidentais. O sucesso que variações como a Insigne têm no Natal em países como o Brasil é prova disso. Assim, a Sapatinho possui tanto algumas das orquídeas mais raras quanto das mais populares.

O cultivo de orquídeas do tipo Sapatinho pode ser realizado plenamente dentro do espaço doméstico. O que exige atenção é para as condições de crescimento e florescimento requiridas para manter a planta saudável. Com essa informação em mãos, começa a criar as condições para plantar sua própria Orquídea Sapatinho.

Autor deste artigo

Jornalista com pós-graduação em Letras. Escrevo sobre temas relacionados ao cotidiano e atividades diárias.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos