Como tirar o cheiro de cigarro da boca: maneiras fáceis e rápidas!

Como tirar o cheiro de cigarro da boca: maneiras fáceis e rápidas!

Neste artigo, apresentamos dicas e truques para tirar o cheiro de cigarro das suas roupas, mãos, boca e do seu carro. Veja a seguir!


Você sabe como eliminar o cheiro de cigarro?

Homem fumando um cigarro.

Seja em casa, no trabalho ou saindo com amigos, o cigarro e o cheiro que permanece dele nas nossas mãos, boca e cabelo são questões que preocupam qualquer tabagista. Isso porque, apesar do hábito, algumas pessoas podem se incomodar com o cheiro, o que gera um desconforto para todos na situação.

Porém, mesmo após a pausa para o cigarro no trabalho ou mesmo em um encontro romântico, existem alguns truques para diminuir e até mesmo eliminar completamente o cheiro do cigarro de você. Basta seguir algumas medidas que elencamos aqui para obter os resultados.

Isso porque, apesar de entendermos que o hábito de fumar não faz bem à saúde, trata-se de um vício e, portanto, é preciso também auxiliar as pessoas a conviverem melhor com ele enquanto não param de fumar por completo.

Como tirar o cheiro de cigarro da boca de maneira fácil e rápida

Usando as mãos para verificar se há mau hálito ao soprar.

Obviamente, o primeiro lugar que o cheiro do cigarro fica impregnado é a boca. Assim que acendemos o primeiro cigarro, ainda no primeiro trago, já sentimos esse gosto que demora para ir embora.

Por isso, elencamos aqui uma série de truques, dos mais básicos aos mais inusitados, para você conseguir retomar um hálito refrescante rápido e com facilidade após fumar um cigarro.

Escovando os dentes

Escovar os dentes com uma boa escova e uma pasta de dentes com um sabor de menta ou hortelã ajuda muito a retirar o gosto de cigarro por completo. E ainda que ele permaneça nas mãos ou no cabelo, retirar esse primeiro problema da frente, já representa um grande avanço.

Porém, nem sempre estamos com a possibilidade de escovar os dentes no momento. Numa situação de bar com os amigos, por exemplo, dificilmente alguém ali terá saído de caso com sua escova. Mesmo assim, procure levar no bolso algum enxaguante bucal, num frasco pequeno que caiba no bolso. Isso pode te ajudar a remover a maior parte do cheiro do cigarro numa rápida ida ao banheiro.

Balas e chicletes sem açúcar

Na mesma ideia da escovação e do enxaguante bucal, levar sempre consigo alguma bala ou chiclete sem açúcar vai auxiliar a mascarar o cheiro do cigarro na sua boca de um jeito fácil e rápido. Porém, atente para o fato de ser sempre sem açúcar.

Isso porque, pelas características da sua composição, o açúcar não sai da boca com facilidade após mascar um chiclete açucarado, por exemplo. Assim, após o gosto artificial do chiclete por totalmente digerido pelas enzimas da salíva, um pouco de açúcar continuará impregnado na sua boca, causando primeiramente mau hálito e, com o tempo, problemas bucais como a cárie.

Consuma mais água

O consumo de água é altamente recomendado para todas as pessoas, e não é segredo para ninguém que devemos ingerir ao menos dois litros dela por dia. Porém, o que poucas pessoas sabem é que, além dos benefícios de manter seu corpo hidratado, a água também auxilia na retirada do cheiro do cigarro da boca.

Isso porque o cheiro é basicamente a fumaça que é expelida pelo cigarro, que fica impregnada na parede bucal e principalmente na língua. A água, porém, auxilia na retirada dessa fumaça, literalmente lavando esse revestimento da nossa boca e tornando o cheiro menos intenso. Portanto, adquirir o hábito de levar uma garrafa de água junto quando for fumar pode ajudar bastante nos seus problemas.

Evite certos tipos de alimentos

Existem alguns alimento que potencializam o cheiro do cigarro na nossa boca. Isso porque o alcatrão presente no cigarro entra em contato com algumas substâncias presentes nos alimentos, gerando uma mistura de cheiros e gostos que, apesar de muito diferentes entre si a depender de qual alimento foi ingerido, sempre é caracterizada como: mau hálito.

O enxofre é um dos elementos que, quando em contato com o alcatrão, são muito perigosos. Alguns exemplos de alimentos com essas substâncias são: o repolho, a couve-flor, o brócolis, a azeitona e a alcachofra. Portanto, reduzir ou mesmo interromper o consumo desses alimentos quando for fumar, pode te ajudar com o cheiro que resta na boca.

Prenda seus cabelos

Os cabelos são outro vilão quando o assunto é o cheiro do cigarro. Isso porque, não importa se você acabou de sair do banho tendo lavado seu cabelo com os shampoos e condicionadores mais cheirosos. Basta um cigarro para acabar com tudo. Portanto, procure sempre prender seus cabelos quando for fumar.

Isso acontece porque as fibras capilares tem algumas aberturas em que se impregna a fumaça. Por isso, sempre use um prendedor de cabelo no pulso se você tem o hábito de fumar diariamente.

Além disso, a fumaça pode se espalhar pela região do pescoço, sendo pouco viável prender os cabelos atrás da nuca. Logo, vise fazer um coque mais alto. Isso vai fazer com que a fumaça chegue mais dificilmente neles, permanecendo o cheiro do produto utilizado para lavar o cabelo, por mais tempo.

Como tirar cheiro de cigarro das mãos

Mulher cheirando algo não muito agradável.

Por sorte, já existem alguns cigarros sendo fabricados com essa característica, a de deixar menos cheiro nos nossos dedos. Isso é possível por uma mudança de composição do filtro, que expele menos o cheiro do cigarro a cada tragada.

Porém, nem sempre o seu cigarro vai ter essa característica, e mesmo com ela, o cheiro é apenas diminuído. Portanto, separamos algumas dicas para você remover o odor do cigarro por completo das mãos.

Folhas e gramas secas

Esse truque é muito antigo, mas segue sendo válido. Muito comum em filmes de ação, espionagem e perseguição, as folhas secas são um excelente método para disfarçar o seu cheiro e consequentemente, o cheiro do cigarro que fica após fumar. As folhas e a grama seca tem essa propriedade, pois são repletas de substâncias que exalam um odor característico de sua espécie.

Tente esfregar uma folha de limão nas mãos, por exemplo e você verá que o cheiro da fruta está completamente presente, também nas folhas quando amassadas. E quando se tem uma grande variedade de folhas secas por perto, esse truque pode ser útil.

Vinagre

O vinagre é talvez a estratégia principal de quem quer retirar por completo o cheiro do cigarro das mãos. Sendo muito utilizado até mesmo na limpeza da casa, sobretude de louça ou de odores provenientes de alimentos, como peixe, o vinagre é um conhecido amigo de quem necessita retirar um cheiro característico de determinado local.

Isso acontece pois as propriedades alcalinas (básicas) do vinagre agem de forma bastante agressiva contra o mau cheiro, ou melhor, com qualquer cheiro. Além do mais, é possível levar um pouco de vinagre em sachês no bolso, ou mesmo pegar um pouco do refeitório do seu trabalho, fazendo com que essa dica seja extremamente prática e rápida.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é outra substância muito prática e fácil de encontrar para acabar, com o problema do cheiro de cigarro nas mãos. Isso pois, apesar de não ser tão fácil para constar no refeitório do seu trabalho, é possível comprar uma boa quantidade desse produto em padarias.

O principal motivo do bicarbonato de sódio auxiliar a retirar odores é a sua capacidade de acabar com cheiros orgânicos. Por isso, é também utilizado para tirar odores de sapatos, e há mesmo quem utilize para escovar os dentes. Assim, basta fazer uma solução de bicarbonato com um pouco de água e esfregar as mãos, para retirar por completo o cheiro de cigarro.

Frutas cítricas

As frutas cítricas como limão, laranja, abacaxi ou acerola são conhecidas pelo seu cheiro característico, sendo utilizadas inclusive na confecção de diversos perfumes, como é o exemplo da pitanga. Por isso, tê-las por perto após fumar pode ajudar a retirar o cheiro de cigarro dos dedos.

Mas não se trata de esfregar uma fruta na mão, não é isso! Acontece que, quando comemos uma laranja, acabamos sempre por deixar algumas gotas caírem nos dedos, e isso já ajuda a retirar o cheiro. Mas, depois de comer, sempre sobram as cascas, que têm ainda mais cheiro. Então, na mesma perspectiva das folhas secas, esfregue cascas de frutas cítricas nas mãos para retirar o odor forte de alcatrão.

Como tirar o cheiro de cigarro das roupas

Jovem com bigode, cheirando a algo fedido.

Ainda que você consiga retirar o cheiro de cigarro da boca e dos dedos, ainda existe um vestígio enorme do seu hábito tabagista: o cheiro que fica nas roupas. Isso ocorre porque o tecido tem a propriedade de aderirem odores de forma muito rápida.

Isso pode ser bom, quando lavamos com algum amaciante cheiroso, mas ruim quando não queremos ficar com o cheiro do cigarro por tanto tempo. Por isso, separamos algumas dicas para acabar também com esse problema.

Bicarbonato de sódio

Como já era de se imaginar, existem substância que são tão eficazes para retirar cheiros que precisamos apresentá-las de novo, agora para retirar o cheiro de cigarro das roupas. E o bicarbonato de sódio é um excelente auxiliar nessa tarefa.

Suas propriedades de limpeza fazem com que ele esteja presenta na maioria dos produtos eliminadores de odores do mercado. Basta uma solução de bicarbonato com água para retirar o cheiro da sua camisa ou da calça sem problemas.

Porém, tome cuidado para não misturar ingredientes. A reação do bicarbonato com o vinagre, por exemplo, é responsável por aquela cena clássica e erupção vulcânica que vemos em feiras de ciência.

Vinagre

Novamente ele, o vinagre. Esse item culinário, além de prático, vai te ajudar muito com a retirada do cheiro das suas roupas. Isso porque, apesar de não tem naturalmente um odor agradável, ele elimina o cheiro do cigarro e evapora pouco tempo depois. Por isso, não precisa se preocupar em ficar com cheiro de vinagre no trabalho ou na faculdade.

Uma dica é também diluir um pouco de vinagre com água, já que a substância pura pode ser muito forte, causando um cheiro que demore mais tempo para sair. Assim, um pouco de vinagre num borrifador já vai aliviar muito o cheiro de cigarro da sua camisa.

Deixe as roupas tomando ar

A fumaça do cigarro que impregna as roupas nem precisa ser do cigarro que você fumou. Basta ficar perto de pessoas fumantes que, naturalmente, o vento vai atrair um pouco dessa fumaça, e consequentemente deste cheiro, para você.

Todavia, antes de se livrar de todos os seus amigos fumantes, saiba que o vento também pode ajudar a retirar esse cheiro das suas roupas, de uma forma bem prática. Basta deixar alguma peça de roupa tomando um ar numa janela ou na sacada de casa, para remover esse odor forte de um jeito ágil.

Use um borrifador com vinagre e amaciante

Combinar alguns produtos pode ser ainda mais eficaz do que utilizá-los em separado. O vinagre, por exemplo, pode ajudar a remover os cheiros da sua roupa também quando misturados com amaciante.

Desse modo, você terá o poder de limpeza do vinagre com o cheiro agradável do amaciante, fazendo com que suas roupas tenham novamente o cheiro, que tinham quando acabadas de sair da lavagem.

Porém, a mistura de substâncias pode ser perigosa se não souber o que se está misturando. Por isso, demos o exemplo acima do vinagre com o bicarbonato de sódio. Mesmo sendo muito eficaz, passar essa mistura nas suas roupas pode causar manchas, se colocadas de forma exacerbada.

Como tirar o cheiro de cigarro da casa

Mulher em casa cheirando algo fedorento.

Para quem é fumante há muito tempo, em algum momento você vai começar a fumar também em casa. Isso porque o cigarro, principalmente nesse momento de trabalho remoto, auxilia a diminuir a ansiedade nos momentos estressantes do dia a dia.

Contudo, certifique-se de que não há nenhuma criança por perto quando for acender um cigarro na sala de estar. Mas quando o fizer, saiba que o cheiro pode ficar um pouco pelas paredes, sendo perceptível principalmente para não fumantes. Assim, separamos algumas dicas para esse problema.

Carvão ativado

Também utilizado para limpezas corporais ou mesmo espirituais em algumas religiões, o carvão ativado tem uma grande capacidade, de limpar ambientes. Por isso, apostar nessa dica pode fazer com que sua casa esteja sempre limpa e com um cheiro refrescante, mesmo após fumar um cigarro.

Isso acontece porque o carvão tem a propriedade, de puxar para si as impurezas do ambiente, funcionando como um ímã. Porém, essa sua capacidade não é eterna, sendo necessário trocar o carvão ativado por um novo ao menos duas vezes por mês.

Assim, distribua o carvão em potes e deixe pelos locais em que o cheiro do cigarro mais permanece. Deixar um pouco de carvão num cômodo, pela noite vai retirar praticamente todo o cheiro já pela manhã.

Incensos, aromatizadores e perfumes

Pode parecer óbvio, mas a fumaça do cigarro não é muito diferente de outros tipos de fumaça que são produzidas pela queima de alguma substância, como por exemplo os incensos. Porém, dotados de um cheiro agradável, um incenso é uma ótima alternativa para retirar o cheiro do cigarro do ambiente e fazer com que ele todo fique com odores mais agradáveis.

Além disso, apostar em perfumes suaves e aromatizadores cítricos, como um óleo essencial de laranja, vai ajudar ainda mais a você remover de forma rápida o cheiro de cigarro da sua sala de estar antes de convidar os amigos.

Purificadores de ar

Muito utilizado em cidades poluídas pela fumaça dos carros e das indústrias, os purificadores de ar são estratégias muito eficazes também para o cigarro. Isso porque eles filtram continuamente o ar do ambiente, retirando as impurezas e, consequentemente, o cheiro de alcatrão que fica no ambiente. Assim, se você é um fumante ávido e quer se livrar de um jeito rápido do cheiro do cigarro, essa pode ser uma ótima opção a se pensar.

Deixe o ar circular

Assim como o vento pode retirar o cheiro de cigarro das suas roupas, deixar com que o ambiente seja ventilado e arejado causará um benefício duplo. Além de dificultar com que a fumaça se impregne nas paredes e cortinas, também ajudará a retirar o cheiro já impregnado.

Sendo o jeito mais fácil de retirar o cheiro do cigarro da sua casa, esse método precisa apenas da paciência, em não fumar novamente no ambiente enquanto o cheiro vai embora, prevalecendo apenas o ar natural.

Faça lavagem pesada na casa

Nem tudo na vida são truques, e não há nada que dispense uma boa lavagem com produtos que retirem toda e qualquer impureza da sua casa. Principalmente porque, além da fumaça, o cheiro do cigarro permanece também em razão de pequenas partículas das cinzas que sempre caem no chão e fazem com que esse odor se intensifique. Por isso, aposte em passar um pano molhado por toda a casa com produtos específicos para isso.

Como tirar o cheiro de cigarro do carro

Mulher segurando o nariz por causa do mau cheiro no carro.

O cheiro do cigarro também pode permanecer nos estofados do seu carro, principalmente quando se fuma com os vidros fechados. Por isso, separamos algumas dicas para você lidar com esse problema!

Frutas cítricas

Novamente: as frutas cítricas. Com uma alta capacidade de tomarem para si todo o cheiro do ambiente, as frutas que são repletas de vitamina C são perfeitas para fazer com que seu carro não mais tenha cheiro de alcatrão. Isso tudo produzindo ainda um cheiro agradável de natureza pelo veículo.

Limpeza

Uma boa limpeza também pode ser necessária caso o cheiro esteja muito forte. Por isso, além de apenas tentar disfarçar o cheiro com outro, aposte em um pano úmido nos estofados e numa limpeza com pano seco no painel e no volante. Se puder, utilize nos paineis produtos específicos para essa parte do carro, pois eles geralmente já proporcionam um cheiro agradável.

Filtros de ar

Hoje no mercado existem diversas opções de filtros de ar para carros, desde produtos para deixar em cima do painel, até outros que necessitam de instalação no teto, gerando um visual muito requintado. Alguns filtros têm ainda propriedades especiais, como de disparar íons ou mesmo virem acompanhados de um carvão ativado no seu interior. Tudo isso para manter a limpeza e o bem estar dentro do seu carro.

Vinagre

Não dá pra fugir dele. Quando se fala em remoção de odores, as propriedades alcalinas do vinagre, além de sua facilidade e praticidade, deixam esse produto como um dos mais simples de se utilizar. Aposte em uma limpeza com pano úmido de vinagre, nos estofados do seu carro para remover por completo o cheiro de alcatrão, de dentro do automóvel.

Conheça também produtos de higiene bucal

Nesse artigo apresentamos diversas dicas de como remover o cheiro de cigarro. Dentre eles, falamos do simples ato de escovar os dentes. Lembrando disso, que tal conhecer alguns de nossos artigos sobre produtos relacionados a higiene bucal? Se tiver um tempo sobrando, não deixe de dar uma olhada. Confira abaixo!

As 10 melhores pastas de dente de 2022: Sensodyne, Elmex, Colgate, Oral-B e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1120

A pasta de dente é muito importante na rotina, mas pode passar despercebida. Neste artigo, selecionamos as melhores do mercado e dicas valiosas para escolher!

As 10 melhores escovas de dente elétricas de 2022: Oral-B, Techline, Xiaomi e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2134

Procurando uma forma mais moderna de cuidar da saúde bucal? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores escovas de dente elétrica e dicas de como escolher!

Os 10 melhores irrigadores dentais em 2022: Waterpik, Multilaser e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1739

Em busca de uma ferramenta para potencializar a higiene bucal? Neste artigo, mostramos os 10 melhores irrigadores dentais do mercado e dicas de escolha!

Faça bom uso das dicas e nunca mais fique com cheiro de cigarro!

 Mulher alegre despreocupada com braços estendidos.

Esse artigo tentou aqui demonstrar diversas formas de você retirar o cheiro do cigarro desde a sua boca, passando pelas mãos, as roupas a casa e seu carro. Por isso, não deixe de tentar ainda hoje alguns truques expostos aqui, pois aderindo essas dicas no seu cotidiano, pode proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Autor deste artigo

Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos