Canto alemão: para mesa, sofá, estilo moderno, rústico e mais!

Canto alemão: para mesa, sofá, estilo moderno, rústico e mais!

O canto alemão é maravilhoso para quem quer otimizar o espaço na sala de jantar. Confira seus diversos estilos de decoração e como fazer um na sua casa!


Já ouviu falar em canto alemão?

Sala com um sofá, várias almofadas coloridas e uma mesa

O canto alemão vem conquistando os brasileiros cada vez mais. Inicialmente ele era conhecido por fazer parte do mobiliário decorativo de bares e restaurantes, mas ele invadiu os lares e logo se tornou tendência. O canto alemão é uma ótima opção para quem quer economizar espaço e ainda assim acomodar mais pessoas ao redor da mesa de forma confortável e moderna.

Você pode transformar e aproveitar toda funcionalidade da sua mesa em uma área extremamente aconchegante para sua família e seus convidados. O canto alemão é simples e traz muita praticidade para o dia a dia.

Confira todas as informações sobre o canto alemão e aproveite as dicas para ter o seu!

Sobre o canto alemão

Cozinha com móveis de madeira

O canto alemão é conhecido como uma mesa de jantar de canto ou em formato de L, até então os modelos mais tradicionais eram comercializados, mas como ele se tornou tendência nos artigos de decoração, ele ganhou vários detalhes e vem ficando cada vez mais prático e moderno.

O que é canto alemão?

O canto alemão é a melhor maneira para se otimizar o espaço na sala de jantar, e o melhor de tudo é que ele é muito simples. É composto por uma mesa de jantar e junto dela haverá um sofá de canto, nas outras extremidades da mesa ficarão as cadeiras.

Medidas e formatos do canto alemão

O formato mais popular do canto alemão é em L, mas também pode ter em U ou reto, mas antes de você pensar em fazer o seu canto alemão é bem importante que você observe o espaço que tem disponível para colocá-lo. Ter uma noção das medidas e disposições, fará com que o seu canto alemão fique mais confortável e acessível.

Primeiramente, deve se atentar ao espaço entre o assento do sofá e o tampo da mesa, esta distância deve ser de 25 a 30 cm, outro detalhe é que precisa haver um espaço razoável entre os pés da mesa e o fim do assento, para que as pessoas possam sair da mesa sem dificuldades.

O assento deve ter em média 45 centímetros de profundidade, esta é uma medida que trará conforto e também ocupa um espaço razoável, garantindo o efeito visual e estético. Junto do assento haverá o espaldar, região onde as pessoas poderão recostar suas costas sem encostar na parede fria.

O mais indicado é que o espaldar tenha uma pequena inclinação de 12 graus e sua altura pode ser das mais variadas, mas o melhor para manter o conforto é de em torno de 60 cm de altura. Caso você não queira ter um espaldar, pode substituí-lo por almofadas.

Os tamanhos podem ser inúmeros, há cantos de 4 lugares, 6, 8, 10, tudo dependerá do espaço que tem na casa ou apartamento para planejar a melhor disposição dos lugares. Se você tem um grande espaço e adora receber visitas, um canto alemão de 10 lugares seria o mais recomendado, mas se você não tem espaço não há problemas, conseguirá ter o seu canto alemão.

Materiais do canto alemão

Os materiais do canto alemão são simples e práticos, para ter o seu precisará muita madeira, este é um dos materiais essenciais para dar base e estrutura para o seu canto. A base com os assentos pode ser feita com madeira normal, mas os mais utilizados são as madeiras de MDF, que é o material mais utilizado para a construção dos móveis planejados e também há uma variedade de cores.

Além das madeiras e dos itens básicos, como pregos e dobradiças, os estofados são outros itens a serem adquiridos. Se você é daqueles que gosta de fazer tudo, é bem possível você fazer o seu próprio estofado, com espuma, tecido, dons na costura e força de vontade poderá fazer os assentos estofados e até mesmo o espaldar.

A aquisição de almofadas também pode ser feita, aposte em diversas cores para trazer alegria e vida ao canto alemão.

O que o canto alemão pode ter embutido

Além da praticidade em trazer mais lugares para sua sala de jantar, o canto alemão pode ter embutido nele gavetas. Pense na economia de espaço ao ter gavetas no seu canto alemão, poderá guardar coisas que você não tem onde colocar, deixando seu lar organizado e otimizando todo o espaço possível.

Muitas cores e estofados

Uma das maiores vantagens do canto alemão é a variedade de cores que podem ser usadas. Se você optar por fazer seu canto alemão todo estofado, você tem muitas opções de tecidos e tons para escolher, e se quiser incrementar mais ainda poderá escolher almofadas de cores chamativas.

O indicado é que as cores possam estar dentro da mesma cartela de tons, você pode pesquisar as melhores combinações e escolher o estofado e almofadas nos mesmos tons, garantindo harmonia e charme no seu canto alemão.

Móveis que compõem o canto alemão

Algumas pessoas quando ouvem falar sobre o canto alemão, acham que ele se trata de um móvel único que você encontra em lojas de móveis e decoração, mas na verdade não, o canto alemão não é uma coisa só e você já aprendeu que ele é formado por mais de um item, como mesas e sofás.

As combinações são variadas, aprenda a seguir mais sobre os móveis que compõem o canto alemão.

Mesa de canto alemão

As melhores mesas para compor o seu canto alemão, são aquelas que possuem o pé centralizado, para poder aproveitar mais o espaço as mesas mais indicadas são as retangulares e quadradas.

Entretanto, é possível fazer um lindo canto alemão com mesas redondas, isso vai depender do espaço e disposição que você tem em casa, e mesmo com a mesa redonda você não precisará abrir mão de um banco, ele pode sim se encaixar e fazer uma combinação funcional e confortável.

Os estilos de mesa podem variar do mais moderno até o rústico, tudo irá depender do seu gosto, pode optar pelas mesas feitas com madeira de demolição, naquele estilo mais rural ou nas mesas com tampo de vidro e pés geométricos.

Sofá de canto alemão

Vista superior do sofá de canto

Assim como as mesas, os sofás também apresentam uma diversidade de estilos, e além disso é nele que você poderá jogar as cores que gosta. Poderá escolher uma cor de estofado chamativa ou discreta, combinar com almofadas ou deixar o estofado livre.

A dica para a escolha do seu estofado é de que o tamanho dele acompanhe o da mesa, assim visualmente a composição do canto alemão ficará proporcional e agradável. O sofá traz muitas vantagens comparado às cadeiras, pois além dele ocupar menos espaço ele acaba poupando a área de circulação que as cadeiras acabam ocupando.

Com os assentos do sofá não há lugar definido no seu canto alemão, e assim é possível reorganizá-lo conforme o evento e o número de convidados.

Baú de canto alemão

O canto alemão pode ser muito mais do que uma peça na sala de jantar que economiza espaço e adiciona lugares na hora da refeição, ele pode ser o local onde você poderá guardar objetos grandes. Os assentos do banco podem ser feitos para que sejam removíveis quando quiser, assim você terá um baú no seu canto alemão, um baú discreto que servirá para guardar inúmeros objetos.

Estilos para aplicar no canto alemão

O ramo da arquitetura e da decoração de interiores está sempre em mudança, e a cada época tem-se um agregado de estilos diferentes, o bom é que estes estilos também podem ser aplicados no canto alemão. Confira a seguir alguns exemplos de estilos que podem ser usados.

Moderno

Como você já viu, o canto alemão é formado por inúmeros itens, que podem mudar seu estilo conforme a disposição em que forem aplicados. O canto alemão moderno será composto pelo sofá ou banco com assento, feitos geralmente de MDF, e pela mesa retangular ou quadrada em MDF também, já as cadeiras poderão ser de assentos variados com os pés em design geométrico.

Para compor o visual do seu canto alemão moderno, abuse dos espelhos ou dos quadros chamativos nas paredes do canto, isso trará charme e exclusividade. Utilize lustres ou lâmpadas com designs mais diferenciados, e também insira detalhes na mesa, como vasos de flores ou centros de mesa.

Rústico

Como o nome já diz, o rústico pode ser algo mais simples, natural. Aqui você poderá usar e abusar dos tons madeira e caso goste de madeiras de demolição, compre o tampo da mesa desse material, ou também adquira os bancos.

Os itens de decoração são mais simples, não tão chamativos, mas você pode adquirir lustres ou pêndulos em tons mais escuros, como preto, adicionar vasos de plantas, pois o verde dará um toque a mais, remetendo ao natural.

Pequeno

O canto alemão pequeno, pode ser simples, mas isso não significa que tenha que ter poucos itens. Ele pode ser composto pelo banco em L e uma mesa pequena, ou pode ter um banco normal e mais duas cadeiras. Aposte nos espelhos, pois eles darão a sensação de que o canto alemão é maior do que aparenta.

Integrado a cozinha

O canto alemão integrado à cozinha é ótimo para otimização de mais espaço, pois com a parte das costas do assento do banco do seu canto alemão, será feita a divisória da cozinha e da área de jantar. Você ainda poderá ter o seu canto alemão, a diferença é que ele não ficará acoplado em uma parede.

Com bancos comuns

Se você não tem como fazer seu canto alemão planejado, ou realmente não quer desta forma, pode usar bancos comuns para fazer. Não tem problema nenhum, pois com a mesa certa e os adereços corretos terá um canto alemão aconchegante e confortável. Você pode colocar futons caso queira deixar o assento do banco mais confortável.

Economize espaço com o canto alemão!

Grande sala de estar com móveis pretos

Você aprendeu tudo sobre o canto alemão e certamente não tem mais dúvidas de que ele é ótimo para quem quer economizar espaço e ainda deixar o ambiente moderno, confortável e agradável. Aproveite as dicas e monte o canto alemão do jeitinho que você sempre quis!

Lembre-se de usar e abusar de espelhos, quadros, almofadas e cores das mais variadas, tudo isso fará com que o seu canto alemão fique cada vez mais exclusivo e aconchegante.

Autor deste artigo

Bióloga, professora e mestranda em Bioquímica. Apaixonada pela Biologia e pelo universo das letras.

Últimos posts


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Procurando o melhor PC gamer completo? Neste artigo confira muitas informações desse produto para escolher o ideal e veja um ranking com os 10 melhores!


Os 10 Melhores Notebooks com Tela Grande de 2024: Acer, Dell, Lenovo e mais!

Os 10 Melhores Notebooks com Tela Grande de 2024: Acer, Dell, Lenovo e mais!

Notebooks com tela grande são ideais para vídeos e jogos. Confira nossas dicas para comprar o modelo ideal e os 10 melhores notebooks com tela grande de 2024!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos Doces e sobremesas