Vitrificação automotiva: vantagens e desvantagens da pintura e mais!

Vitrificação automotiva: vantagens e desvantagens da pintura e mais!

Neste artigo, falaremos sobre vitrificação automotiva. Conheça os prós e contras desse procedimento e cuidados necessários após vitrificar seu veículo.


Já ouviu falar de vitrificação e como funciona?

Pessoa limpando carro

A vitrificação automotiva é um procedimento usado a fim de proteger a pintura dos carros, aviões e navios. Antes essa tecnologia era usada somente pelos entusiastas de automóveis, em virtude do alto preço na época. Atualmente vidro é mais fácil de se obter e há muitos benefícios nessa técnica para quem quer melhorar seu automóvel.

Essa tecnologia assegura a proteção e a durabilidade da pintura automotiva. Ela foi foi elaborada pelos japoneses a partir de suas noções sobre nanotecnologia, sendo muito benéfico para qualquer veículo.

De acordo com o próprio nome, os produtos derivados são semelhantes ao vidro porque sua formação é o produto químico utilizado para fazer o material. Isto é, além de um efeito de maior profundidade, um carro que passou pelo processo de vitrificação também obterá um aspecto brilhante e um efeito úmido, característicos do vidro

Para que serve a pintura de vitrificação

Carro vitrificado

Esse procedimento ajuda a proteger a pintura do automóvel contra raios UVA e UVB, além de prováveis mudanças climatológicas que costumam avariar o veículo. Veja mais a seguir sobre essa técnica e a importância dela para os carros.

Proteção do carro

Conservar um automóvel é muito importante e proteger a pintura é um fator imprescindível para destacar o carro, especialmente para quem gosta de todos os detalhes impecáveis. A melhor opção para estender a duração da pintura é efetuar a vitrificação, pois é um processo que forma uma camada protetora em volta da lataria do carro, protegendo-o de várias adversidades que podem surgir.

Com o automóvel vitrificado, a pintura permanece segura por até seis vezes. Além de conservar a pintura com o efeito hidro-repelente, o envidraçamento também cria um ar mais requintado ao carro, pois a película vitrificadora destaca a luminosidade do automóvel.

Realça o brilho do carro

A vitrificação é um dos procedimentos mais atuais que está em alta no mercado atualmente, sendo muito eficaz na proteção da pintura do carro, evidenciando o brilho e a cor do automóvel. O serviço tem obtido gradativamente mais destaque e apreciadores no país, por ser uma opção mais viável em termos de custo benefício para conservar o aspecto e proteção do automóvel.

Além da proteção do carro, a vitrificação deixa mais intenso o brilho por muito mais tempo. Após todo o procedimento, toda a carcaça do veículo estará com uma película protetora repelindo à água e sendo muito agradável ao tocar.

Etapas da vitrificação

Pessoa vitrificando carro

Conceituada como o grau mais alto da estética automotiva, a vitrificação pode ser feita em qualquer automóvel. No entanto, existem algumas etapas no qual precisam ser levadas em conta para que esse processo seja realizado da melhor maneira possível. Acompanhe a seguir quais as etapas necessárias para esse procedimento.

Polimento

Antes de tudo, vale destacar que a etapa do polimento é um procedimento no qual é preciso nivelar e alisar a pintura do veículo, fazendo uso de materiais abrasivos. No entanto, o que acontece é a retirada de uma parcela fina do verniz do carro, deixando-o liso e brilhante de novo.

No polimento, existem várias fases realizadas na reparação, como a etapa de corte e lustro. Todavia, existem situações em que a pintura não está com avarias, não sendo necessário a fase de corte. Contudo, para realizar a vitrificação, é necessário fazer uma lavagem, uma descontaminação e o polimento, para que o procedimento tenha uma aderência melhor no veículo.

Desengordurante

Já essa etapa remove todo e qualquer resquício de gordura ou outro material do polimento. A intenção do processo é fazer com que a superfície do automóvel fique limpa para que, no resultado final, possa aderir perfeitamente o produto.

Contudo, caso seu veículo seja da cor branca, deve ser lavado frequentemente para que permaneça com aspecto de novo. Também é preciso o uso de um desengordurante próprio para carros. Há a opção também de se utilizar cera, visto que esse produto conserva a cor por muito mais tempo, protegendo-a e deixando brilhante.

Vitrificação

A vitrificação de pintura automotiva ganhou esse nome em decorrência dos elementos dos produtos usados para efetuar o procedimento, sendo encontrado alguns componentes também na formação do vidro.

O procedimento é um meio de proteger a pintura do veículo de qualquer situação, seja em conta dos raios solares fortes demais ou seja de mudanças climáticas que podem acabar danificando o carro, por meio da aplicabilidade de uma composição que gera uma camada protetora muito resistente.

Cuidados para tomar ao fazer a vitrificação automotiva

Pessoa cuidando de carro vitrificado

Assim como todo e qualquer procedimento que se faça em automóveis, é necessário ter certos cuidados básicos após a realização do serviço. Veja mais a seguir sobre os cuidados que são precisos tomar para que seu carro fique ainda mais bonito.

Não faça em casa

Não é recomendado que se faça o procedimento de vitrificação automotiva em casa. Apenas profissionais da área de Estética Automotiva devem manuseá-lo corretamente, pois é preciso distribuir o produto de modo igual.

Ademais, é indispensável a utilização de EPI’S (máscaras, óculos e luvas), visto que o produto vitrificante é altamente tóxico, não devendo em hipótese alguma entrar em contato com a pele, com os olhos ou até mesmo ser inalado.

Evite expor o carro aos locais abertos após a vitrificação

O efeito de proteção com a vitrificação permanece de três a cinco anos, a duração do produto é consequência de alguns cuidados extras que o dono do carro deve tomar diariamente. Veículos que permanecem fora da garagem, em local aberto, estão mais propensos a perder a eficácia do processo rapidamente, pois estão totalmente desprotegidos dos raios solares, chuva ácida, dejetos de pássaros e muitas outras impurezas.

Na hipótese do automóvel circular apenas em distancias urbanas, o cuidado precisa ser maior, em decorrência da emissão de gases poluentes que, com o tempo, danificam toda a pintura. Caso não haja cobertura para o veículo, utilize capas de polietileno especial texturizado, com forro total, porém devem ser postas cuidadosamente e removidas diariamente.

Conheça os produtos certos para limpeza do carro vitrificado

Assim que a aplicação do vitrificador for concluída, deve esperar o tempo de cura, ou seja, secagem total do produto, para que ele possa agir devidamente no veículo. É aconselhado que, quando estiver concluído o procedimento, seja realizada uma lavagem somente com água e shampoo automotivo neutro, secando com um pano úmido, não havendo necessidade do uso de qualquer tipo de cera ou polimento.

Tomando os devidos cuidados e usando os produtos apropriados para a limpeza do carro após o procedimento de vitrificação, seu veículo sempre se manterá com aparência de carro novo.

Tempo de espera após a aplicação da vitrificação

O tempo de espera após a aplicação do produto é chamado de cura parcial, que acontece cerca de seis horas depois da aplicabilidade, possibilitando assim o uso do carro antes mesmo de completar todo o procedimento.

Já a cura total acontece cerca de 72 horas após todo o processo. Durante esse intervalo, é preciso evitar a proximidade com água ou outros produtos químicos. Caso haja algum contato com água de chuva, é recomendado a remoção da mesma com um pano de material microfibra limpo e macio, não podendo esfregar na lataria.

Vantagens de fazer vitrificação

Carro vitrificado

Tudo na vida tem seus prós e contras, porém no processo de vitrificação existe mais vantagens do que desvantagens. Sendo uma das vantagens o visual atrativo e brilhante e a resistência a qualquer situação adversa. Veja mais a seguir sobre as vantagens que esse procedimento traz para seu veículo.

Duração da pintura

O tempo de deuração de uma vitrificação depende do tipo de vitrificador automotivo que é utilizado no procedimento, pois há alguns produtos com um grau de durabilidade menor, que duram cerca de um ano.

Já a maior parte dos produtos possuem a duração media de cerca de três anos, no entanto, é possível achar alternativas que podem durar até cinco anos. Para que a pintura dure todo esse tempo, é preciso se atentar quanto aos cuidados com o veículo.

Revitaliza o carro

Por conta do uso diário do automóvel, é comum que o carro acabe perdendo a vivacidade da cor, devido à exposição aos raios solares, as chuvas e vários outros agentes.

Entretanto, a vitrificação revitaliza totalmente o carro, pois faz com que o brilho e a pintura original voltem renovadas. Para revitalizar o veículo, são usados produtos biodegradáveis, além de técnicas de detalhamento, bem como alguns instrumentos para corrigir o verniz.

Reduz a sujeira

O procedimento de vitrificação forma uma película protetora por toda a extensão do veículo, reduzindo em até 50% o acúmulo de sujeira. Caso recaia sobre seu carro qualquer sujeira, como por exemplo: dejetos de pássaros, fica muito mais fácil a remoção, que pode ser feita apenas com lavagem usando um sabão neutro.

Todavia, para que o veículo permaneça com a cor sempre forte e brilhante, é preciso cuidar para que não recaia nenhum tipo de sujeira e prejudique o processo de vitrificação.

Estética

Esse procedimento deixa o carro com uma pintura extremamente brilhante e uma coloração forte, viva, fundamental para a estética do automóvel, deixando-o com um aspecto visual relativamente atrativo.

Todo o carro que passe por esse procedimento ganha destaque, fazendo com que todo o conjunto seja valorizado, sendo considerado também por ser diferente, fazendo com que todos os olhares se virem para o carro.

Desvantagens de fazer vitrificação

Carro vitrificado

Já em desvantagens, esse procedimento quase não há, porém é necessário prestar atenção em relação a alguns aspectos, como por exemplo o período de durabilidade da película protetora. Veja mais a seguir sobre alguns malefícios desse processo.

Não se pode lavar com qualquer produto

Após o procedimento de vitrificação, não é recomendado fazer lavagem no carro com qualquer produto, pois pode prejudicar gradativamente o processo realizado. Todavia, na hora de lavar, utilize uma camada de espuma com produto automotivo apropriado, desse modo ajudará a amolecer a sujeira e qualquer impureza, depois enxágue.

Feito isso, utilize um produto de limpeza que na composição não possua agentes agressivos para o verniz e a pintura e, com a ajuda de um pano de material microfibra, esfregue. O pano precisa ser macio para que não risque o carro.

Custo

O custo é alto em comparação as outras pinturas, no entanto, a duração e a resistência é muito maior. O processo de vitrificação varia conforme o porte do veículo, assim como as condições em que se encontra. Para carros modelos hatches e sedãs, a média de custo pode chegar de R$ 800,00 a R$ 1.000,00.

Já para carros de modelos picapes e as SUVs, esse procedimento pode chegar na média de R$ 1.000,00 a R$1.300,00, podendo ultrapassar esse valor, conforme algumas variáveis.

Batida ou amassado no carro

O procedimento de vitrificação é um modo químico eficiente para a proteção do seu carro. Esse processo deixa seu veículo protegido de qualquer adversidade, como por exemplo os raios solares.

Contudo, esse serviço não é aconselhado para ser realizado em veículos que já possuem algum tipo de amassado, sinais de batida ou qualquer outro tipo de arranhão, visto que esse procedimento não retira essas imperfeições, apenas reforça a pintura e o brilho.

Faça a vitrificação para cuidar do seu carro!

Carro vitrificado

Já deu para perceber a importância de cuidar mais do seu carro, investindo em estética automotiva e deixando seu veículo ainda mais brilhante. Esse procedimento ajuda a proteger a pintura do carro, destacando ainda mais o brilho e a cor, possuindo também uma longa duração.

É um procedimento que traz muitos benefícios para qualquer veículo, o período de durabilidade é alto, desde que haja alguns cuidados na hora da lavagem e secagem, assim como possui alta resistência.

Para cuidar do seu carro de modo correto, realize o serviço de vitrificação aqui mencionado, desse modo, você estará protegendo-o de todas as sujeiras e das impurezas que surgem diariamente, conservando a aparência do veículo, além de estar atento a todos os detalhes que, por ventura, podem acabar comprometendo seu aspecto.

Autor deste artigo

Formada em Jornalismo, com um blog e um livro em andamento. Sou apaixonada pela escrita e por histórias. Nas horas vagas, amo ouvir músicas ou ver o pôr-do-sol para recompor as energias.

Últimos posts


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo