Yucca elephantipes: paisagismos, cuidados e muito mais dicas!

Yucca elephantipes: paisagismos, cuidados e muito mais dicas!

Já ouviu falar sobre a yucca elephantipes? Confira aqui sobre os benefícios de se cultivar em casa essa atraente planta do deserto.


Você conhece a Yucca elephantipes?

Planta yucca elephantipes

A Yucca elephantipes, também conhecida como Iuca-gigante, é uma formosa planta pertencente à família Agavaceae que vem ganhando espaço no cultivo de ambientes internos. Exibe folhas longas e arqueadas, de cores verdes e amareladas presentes no topo de um tronco nu e delgado.

De aparência arquitetônica, essa variedade de yucca é capaz de adicionar um toque de elegância e vegetação aos espaços abertos, como também dentro de casa ou estabelecimentos.

Essa árvore arbustiva é tolerante às secas e resistente às pragas, dessa forma, se caracteriza como uma planta duradoura e de fácil manutenção. Com suas folhas suaves e chamativas, a yucca elephantipes é a preferida quando se deseja combinar cuidados descomplicados e iluminar o ambiente com um aspecto de deserto e arranjo atraente.

Além disso, optar por uma yucca para se cultivar dentro de casa contribui para qualidade do ar, uma vez que, essa planta é uma ótima purificadora e é capaz de reduzir níveis de micróbios e gases nocivos presentes no ambiente.

Informações básicas da Yucca elephantipes

Folhas de yucca elephantipes


Nome CientíficoYucca gigantea
Outros NomesIuca-elefante, Iuca-gigante, Vela-da-pureza, Yucca elephantipes
OrigemAmérica Central e América do Norte
Porte3~9 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoVerão
ClimaEquatorial, Subtropical, Tropical


Nativa da América Central e do sul da América do Norte, a yucca elephantipes é um arbusto do gênero das yuccas, que possui a aparência muito semelhante a uma palmeira. Esta planta arbustiva é amplamente cultivada como planta de interiores, mas também demonstra destaque em áreas externas e jardins.

Sua forma exibe uma folhagem verde em formato de espada que se caracteriza como a principal atração na escolha dessa planta arquitetônica. As folhas se projetam do topo de um tronco de cor castanha, ereto e de múltiplas hastes. A coloração da folhagem pode apresentar uma variedade de cores, sendo a mais comum o verde prateado.

Quando cultivadas em ambientes fechados, as árvores yucca crescem até 3 metros de altura, enquanto quando posicionadas ao ar livre, podem crescer até 9 metros de altura. Como é originada de ambientes áridos, a yucca elephantipes é eficiente no armazenamento de água e, dessa forma, só precisa ser regada eventualmente.

Gostou da Yucca elephantipes? Continue lendo para saber mais sobre o cultivo desta planta do deserto.

Dicas de paisagismo para a yucca elephantipes

Mulher olhando para planta yucca houseplant dentro da sala de estar

Muitas árvores e plantas tropicais de interior podem prosperar quando cuidadas adequadamente. A escolha certa de plantas de interior é capaz de trazer um aspecto exuberante para dentro da sua casa ou apartamento. Você verá a seguir que a yucca elephantipes é uma ótima espécie ornamental para se cultivar em ambientes internos e pode ser benéfica para a saúde do seu espaço.

Yucca elephantipes é uma boa opção para quem não pode ter árvores em casa

A yucca elephantipes é uma das espécies que se adapta bem a ambientes fechados quando estes oferecem condições adequadas de luz natural e de tetos altos o bastante para abrigá-la. Essa combinação já é suficiente para que a sua yucca do deserto se sinta em casa.

Para tanto, é recomendado que você escolha uma árvore jovem para que ela possa crescer e se adaptar melhor às condições do seu espaço.

Com seus caules retos e rígidos e de folhagem exuberante, a yucca elephantipes adiciona elementos tropicais a qualquer ambiente. Além disso, diferente de outras yuccas, essa variedade conhecida também como yucca sem espinhos, não exibe folhas de pontas afiadas. Na verdade, sua folhagem é macia como uma palmeira, se caracterizando como uma planta segura para você manter em seu ambiente.

Paisagismo de yucca elephantipes com outras plantas

As folhagens sem espinhos da yucca elephantipes são ideais para adicionar um pouco de vegetação interior a fim de realçar a vida do ambiente.

Experimente posicionar as plantas mais jovens em um apoio ou pedestal para exibi-las ao lado de outras plantas do deserto, como a dracaena, beaucarnea ou a cordyline. Por serem todas da mesma família, são uma ótima opção para combinarem no conceito que se deseja trazer ao espaço.

Você também pode adicionar um ou dois cactos para contribuir com o paisagismo do ambiente e harmonizar com a sua yucca elephantipes. Experimente também combinar essas espécies junto às plantas maiores e mais antigas da yucca elephantipes, de modo que elas recebam uma declaração arquitetônica ousada, se caracterizando como um ponto focal. Afinal, as folhas pontiagudas das yuccas são algo para se admirar.

Saiba o que o feng shui recomenda para a yucca elephantipes

No Feng Shui, as plantas absorvem as energias ruins do ambiente e atraem as boas. Para tanto, aos praticantes dessa arte, a yucca elephantipes representa a árvore do crescimento, trazendo o potencial de melhorar a sorte no dinheiro e no trabalho.

Nessa perspectiva, as yuccas ajudam a equilibrar a negatividade do espaço e trazem energia renovada. Alguns a consideram como uma planta da sorte, sendo a yucca, portanto, uma ótima escolha para se cultivar dentro de casa.

Benefícios da yucca elephantipes para a saúde do seu ambiente

Cultivar uma yucca elephantipes pode contribuir para a purificação do ar de ambientes internos. As yuccas são plantas eficazes contra a poluição, incluindo o benzeno, amoníaco e o monóxido de carbono. É essencial cultivar plantas purificadoras como as yuccas, sobretudo em lugares fechados e sem áreas verdes próximas.

Dessa forma, estudos conduzidos pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), verificaram que além do potencial dessas plantas em remover de maneira natural os poluentes voláteis, também promovem a redução do estresse e contribuem para um ambiente mais feliz e produtivo.

Cuidados com a Yucca elephantipes

Ferramentas de jardinagem

Apesar dessa variedade de yucca ser normalmente cultivada como planta doméstica de baixa manutenção, existem alguns critérios quanto aos cuidados desta distinta suculenta do deserto que vale a pena conhecer para fornecê-la o ambiente ideal. Leia mais a seguir sobre as principais características e cuidados para se ter com a sua yucca elephantipes.

Conheça o ciclo de vida da yucca elephantipes

A yucca elephantipes se caracteriza como uma planta perene e é resistente até mesmo aos climas mais frios.

A maioria das yuccas podem viver até centenas de anos, embora a planta original não persista por todo esse período. Isso quer dizer que, a vida longa das yuccas está em seu ciclo de reproduzir novas mudas que são facilmente propagadas, de tal maneira que, muitas vezes as yuccas são consideradas autônomas no processo de propagação.

Uma curiosidade é que as yuccas possuem uma relação simbiótica com a mariposa-da-iúca qual realiza a polinização da planta. Isto é, os dois organismos demonstram uma parceria e, dependem um do outro para completar seus ciclos de vida.

Escolha o melhor solo para a yucca elephantipes

Identificar o solo ideal para a sua yucca elephantipes é uma das tarefas mais fundamentais para cultivar essa planta adequadamente e mantê-la em equilíbrio.

As yuccas não exigem solos de alta qualidade ou com muitos nutrientes. Na verdade, a característica essencial para se levar em consideração na escolha do envasamento ou terreno de cultivo, é que o solo seja bem drenado e que retenha eficientemente a água.

Isso porque, essa espécie de planta não tolera o solo encharcado e esse aspecto é chave para evitar o apodrecimento do caule e das raízes, o qual é causado por excesso de água.

O melhor local para plantar: diretamente no solo ou em um vaso?

As yuccas se adaptam bem tanto quando cultivadas em vasos como quando diretamente no solo.

Entretanto, lembre-se que, normalmente as plantas maiores da espécie são preferíveis para serem plantadas diretamente no terreno, pois como tendem a serem muito pesadas e perigosas, é difícil realizar o replantio para um recipiente maior. Dessa forma, tipos compactos da yucca elephantipes são mais comuns para o cultivo em vasos.

Para tanto, se for plantada no jardim, certifique-se de fornecer um espaço de um metro de distância em relação às outras yuccas, para um melhor desenvolvimento da planta. Se preferir cultivá-la em vasos, atente-se em escolher um vaso um pouco maior que a planta para que a mesma tenha espaço confortável para estabelecer suas raízes e crescer.

Plantio da yucca elephantipes

Plantar a yucca elephantipes não é uma tarefa difícil. Para isso, você apenas precisará remover uma muda da planta e realocá-la para o local desejado, pois os caules apresentam pequenos brotos que enraízam facilmente. Posteriormente, procure manter sua mistura de envasamento ligeiramente úmida.

Você também pode experimentar realizar o plantio através de sementes. Procure juntar as sementes da yucca e espere secar. Inclua as sementes em vasos individuais dentro de uma área quente e bem iluminada. Considere que as sementes de yucca levam muito tempo para germinar, podendo alcançar até um ano.

Irrigação e ventilação da yucca elephantipes

A yucca elephantipes é tolerante à seca e sensível ao excesso de água, muito devido às suas origens em ambientes áridos. Dessa forma, se a rega for em excesso, as raízes apodrecem e os caules podem ruir. Regue apenas o solo e evite molhar a planta em si. Certifique-se de descartar o excesso de água que se acumula no prato em que o vaso está posicionado.

Além disso, procure deixar o solo secar entre as regas. No inverno, você pode reduzir a irrigação para quase zero, apenas o suficiente para evitar que as folhas murchem. Quanto a ventilação, evite também que a sua planta receba excesso de ar frio e úmido, pois isso pode favorecer o apodrecimento do caule.

Iluminação ideal para yucca elephantipes

A Yucca elephantipes é uma planta de interior e de jardim que prospera com o máximo de luz solar que você puder dar. Dessa forma, procure posicioná-la em pleno sol ao menos quatro horas por dia. Quando cultivada dentro de casa, mantê-la próxima a uma janela orientada ao norte é uma ótima escolha.

Considere que, quando o seu ambiente fornecer condições de menor luminosidade, certamente retardará o crescimento da planta consideravelmente, o que pode ser vantajoso em casos em que é preferível uma planta de tamanho moderado. Apesar disso, para manter a planta com aparência saudável, evite manter sua yucca em cantos muito sombreados e escuros.

Substratos, adubos e cuidados com a terra

Não é necessário a manutenção constante de fertilizantes e adubos para a yucca elephantipes. É recomendado que sejam aplicados apenas fertilizantes para plantas em ativo crescimento e não como uma forma rotineira de fertilizar a planta para atribuir mais vida. Isso porque o excesso de sais presentes nos fertilizantes queimam as raízes e são, na verdade, prejudiciais à saúde da planta.

No entanto, alimentar moderadamente a sua yucca não é um problema. É indicado aplicar a fertilização durante a estação de crescimento com fertilizantes de liberação controlada. Para isso, certifique-se de seguir as instruções do rótulo.

Rega e cuidados com a folhagem

Os requisitos quanto a rega dependerão da quantidade de luz que a planta recebe. Isto é, em condições de pouca luminosidade, procure regá-la menos. Já em condições de luz mais forte, regue-a um pouco mais. Para identificar o excesso de rega, você pode observar um aspecto viscoso no tronco ou mesmo as folhas da planta esmorecendo. Nesses casos, remova todas as folhas ou partes do tronco afetadas.

Além disso, você também pode encontrar outros sinais referentes ao regime de rega que está oferecendo a sua planta, tal como o surgimento de folhas amarelas. A razão para isso pode ser tanto o excesso como a falta de água.

Se houver manchas diferentes nas folhas da planta, pode indicar excesso de cal na água da rega. Para tanto, experimente regá-la com água destilada ou mesmo com a água da chuva.

Poda da yucca elephantipes

A yucca elephantipes não requer podas constantes, essa característica também a torna uma planta doméstica de baixa manutenção. No entanto, é necessário aparar as folhas secas e danificadas e, recolher as que já estão caídas. Se desejar, você também pode realizar a poda das folhas inferiores para dar à sua yucca uma aparência exuberante de crescimento vertical.

Quando cultivada em ambientes internos, você pode preferir aparar as folhagens do topo da planta para reduzir a altura. Além disso, em alguns casos, a poda também estimula o novo crescimento e ramificações para serem usadas na propagação da planta. Para tanto, as folhas longas e suculentas podem ser cortadas até a sua base.

Replante da yucca elephantipes

O método mais fácil de propagar as yuccas é através da remoção dos brotos produzidos no tronco da planta e agrupá-los em um vaso já preparado com solo para envasamento.

No entanto, o replantio também pode ser realizado através da estaquia. Para isso, corte um dos caules da planta, mantendo pelo menos 10 centímetros no solo original. Espere secar e posicione a estaca no novo recipiente com solo apropriado para propagá-la. É importante que se mantenha a yucca replantada sob luz indireta, porém bem iluminada e em condições de solo ligeiramente úmido.

Você não precisará se preocupar com o replantio por pelo menos dois ou três anos. Como a planta é pesada na parte superior, certifique-se de escolher recipientes profundos ao replantar. Procure realizar essa tarefa durante a primavera.

Como fazer muda da yucca elephantipes

As mudas de yucca elephantipes se dão através do plantio de sementes e como citado anteriormente, a maneira mais simples se dá através do corte de ramos que surgem em plantas mais antigas. Isto é, retirando os rebentos desenvolvidos junto à planta mãe.

As mudas através de brotos são bem simples de serem preparadas. Na verdade, a yucca, nesse sentido, é conhecida por se autopropagar. Basta inseri-los no vaso em condições adequadas para que a yucca tenha um bom desenvolvimento.

Além disso, certifique-se de oferecer a rega mais frequente durante os primeiros meses após o plantio, pois a medida que as mudas se desenvolvem, as raízes crescem até alcançarem o subsolo ou locais com mais umidade.

Como arrancar a yucca elephantipes do solo?

Para mover a yucca elephantipes do solo a fim de realocá-la para outro espaço, cave um buraco grande em torno da planta com o tamanho de dois a três vezes maior que a própria planta. Ao realizar esse passo, tome cuidado para não cortar as raízes.

Use uma pá com cuidado para soltar o solo ao redor e, dessa forma, você conseguirá trazer a maior parte da raiz quando for levantar a planta do chão ou do vaso. Quando for posicioná-la em um novo envasamento ou terreno, certifique-se de pressionar o solo e cobrir apenas a região ao redor das raízes.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas da yucca elephantipes

Neste artigo apresentamos informações gerais dicas sobre a yucca elephantipes, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

A Yucca elephantipes é uma boa opção para decorar seu ambiente externo!

A yucca elephantipes é uma ótima opção para jardineiros que não esperam dispor de muita devoção para cultivá-la. Seus caules eretos e rígidos, quais lembram uma pata de elefante, adicionam elementos tropicais a qualquer ambiente que são ideais para jardins contemporâneos.

Quando cultivada ao ar livre, a yucca floresce belíssimas flores brancas que possuem um aroma perfumado. Apesar disso, essa majestosa planta do deserto é apreciada devido a sua aparência pontiaguda e folhagem macia, apropriada para trazer um ar bastante elegante e arquitetônico ao espaço.

Uma curiosidade interessante é que apesar das variedades de yucca serem exibidas como atraentes plantas ornamentais para decorar o jardim, elas também possuem atributos como serem uma fonte abundante de alimento, para a produção de corda, sabão e muito mais.

Aproveite a facilidade de se cultivar uma yucca elephantipes e selecione a localização ideal para adicionar essa fascinante planta arbustiva na sua paisagem e, não deixe de pôr em prática as nossas dicas.

Autor deste artigo

Entusiasta do solo e do saber geográfico.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos