VTubers NEOBAKA: Inovando o Mercado de Criadores de Conteúdo no Brasil!

VTubers NEOBAKA: Inovando o Mercado de Criadores de Conteúdo no Brasil!

Você sabe o que é um VTuber? Veja aqui, tudo sobre esse fenômeno e também informações sobre a NEOBAKA, a maior agência brasileira de Virtual Creators!


Você já ouviu falar em "VTubers"?

Se você costuma acompanhar novidades da cultura otaku e entretenimento em geral, certamente já ouviu falar em VTubers. Como o próprio nome diz, trata-se de pessoas que criam um personagem 2D para compartilhar conteúdos em forma de vídeo, misturando o mundo virtual com a realidade.

A fim de trazer informações de qualidade, preparamos este artigo em parceria com a NEOBAKA, a maior agência de VTubers do Brasil. Continue lendo para saber mais sobre esse grande fenômeno da internet e fique por dentro das novidades do universo de conteúdo de realidade virtual!

Conheça mais sobre os VTubers!

Mas afinal, o que são os VTubers? Para quem nunca ouviu falar nesse termo, o conceito pode parecer um pouco confuso de início. Portanto, não deixe de conferir algumas informações que separamos de significado, origem e diferenças de VTuber para Youtubers nos tópicos a seguir.

O que é um VTuber?

VTubers, ou Virtual Youtubers, é o nome dado aos personagens 2D ou 3D criados por pessoas para compartilhar conteúdos na internet. Desse modo, quem acaba se popularizando à medida que o canal ganha seguidores é o avatar criado, enquanto a pessoa que está por trás do personagem se mantém no anonimato para seus seguidores.

Os conteúdos produzidos pelos VTubers muitas vezes misturam o mundo virtual com a realidade, gravando cenas em ambientes reais e inserindo o personagem no vídeo. Dessa forma, é possível apresentar uma realidade paralela bastante imersiva para o público. Os tipos de conteúdos produzidos pelos VTubers variam bastante, indo desde bate-papos, lives de jogos, músicas (que vão desde covers ou gravações de originais), e até vlogs da vida cotidiana.

Como surgiram os VTubers?

Embora já existissem idols virtuais pelo mundo como a Hatsune Miku, a primeira VTuber do mundo foi a Kizuna A.I. do Japão, uma personagem de inteligência artificial que começou um canal no Youtube em 2016, chamado A.I. Channel, a fim de interagir com os humanos e entender melhor as pessoas. Em menos de dois anos, o canal já tinha mais de 2 milhões de inscritos e seus vídeos eram assistidos por pessoas do mundo todo.

Desde então, cada vez mais VTubers estão surgindo pelo mundo e ganhando espaço nas outras redes sociais, como TikTok, Instagram, Twitter e Twitch.

Qual é a diferença entre um VTuber e um Youtuber?

Os VTubers e Youtubers são carreiras bastante semelhantes no mercado, visto que ambos produzem vídeos para a plataforma, apresentando conteúdos personalizados para o seu público. Assim, a forma de ganho também é a mesma, podendo se dar através de lives, monetização do canal, assinaturas mensais, vendas de produtos originais e muito mais.

Porém, a grande diferença está na apresentação da imagem, uma vez que os Youtubers utilizam a própria aparência nos vídeos, enquanto os VTubers criam um novo personagem, que pode ou não ter semelhanças com a pessoa, sendo preciso estar sempre interpretando este personagem, além de usar programas de edição para garantir o melhor resultado.

Como está o mercado de trabalho para os VTubers no Brasil?

O mercado de trabalho para VTubers no Brasil ainda está em desenvolvimento, visto que se trata de um fenômeno recente e que ainda está ganhando espaço entre o público. Porém, com a popularidade crescente da realidade virtual, é esperado que cada vez mais pessoas se interessem pelos conteúdos produzidos por VTubers nas principais plataformas.

Para ingressar neste mercado, você pode recorrer a duas opções. A primeira delas é atuar por meio de uma agência especializada em VTubers, como a NEOBAKA, que busca os melhores talentos no país para compor a sua equipe. Outra opção é atuar de forma independente, criando o seu próprio conteúdo em transmissões e vídeos originais.

Quanto ganha um VTuber?

O salário de um VTuber costuma variar muito, dependendo de fatores como o número de seguidores, visualizações, usuários ativos e muito mais. Assim, de forma geral, é possível ganhar desde 1 até 3 salários mínimos quando se está começando, lembrando-se que o valor varia de acordo com a quantidade de lives e vídeos que você faz na plataforma também.

Além disso, se você trabalha em parceria com uma agência, elas normalmente pagam uma porcentagem do lucro do canal ao VTuber. Já para quem trabalha de forma independente, é possível ficar com o valor integral do canal, porém você não irá contar com suporte da equipe e poderá ter outros custos com programas de edição e equipamentos.

Quem são os VTubers mais populares?

Há VTubers populares no mundo inteiro, sendo que uma das agências mais conhecidas é a Hololive, bastante famosa entre o público japonês e também do ocidente. A Kizuna A.I. apresentada anteriormente é uma das VTubers com mais seguidores da Hololive, junto com a Gawr Gura, uma menina-tubarão que faz as lives em inglês.

Outra agência em destaque é a Nijisanji, que traz Kuzuha, um vampiro gamer da geração NEET, e Salome, a VTuber mais rápida a atingir 1 milhão de inscritos no Youtube com apenas 13 dias de debut. Ambas agências trabalham com produção de conteúdo em vídeos em diversas redes sociais, covers de músicas e lives diárias.

No Brasil, a maior agência de VTubers é a NEOBAKA, que iniciou suas atividades em menos de 1 ano, e atualmente possui um dos VTubers de maior destaque do país. Veremos mais sobre a agência nos próximos tópicos.

Quais equipamentos são essenciais para fazer lives e streamings como VTuber?

Se você pensa em trabalhar como VTuber é necessário investir em alguns equipamentos para fazer lives e streamings de alta qualidade a fim de conquistar o seu público. Entre eles, é fundamental ter um PC ou notebook para edição de vídeos, além de uma Internet rápida e um microfone com boa sensibilidade. Como é esperado que você fique horas em frente a uma tela para fazer suas lives, é essencial uma cadeira gamer ou ergonômica para maior conforto.

Além disso, você deve investir em um programa confiável de face tracking, que irá rastrear o seu rosto e ajudar na definição do seu avatar.

Sobre a NEOBAKA

Logo da NEOBAKA

Agora que você já sabe tudo sobre os VTubers, é hora de conhecer mais detalhes sobre a NEOBAKA, a maior agência do ramo no Brasil. Com VTubers nacionais famosos, ela produz conteúdos inovadores para o público jovem, estando sempre em busca de novos talentos para compor a sua equipe. Siga lendo o artigo e fique por dentro de todas as informações que obtemos por meio de uma entrevista realizada em março de 2023 com a agência.

Como surgiu a NEOBAKA?

A NEOBAKA surgiu há 2 anos com o objetivo de tornar a cultura de VTuber mais conhecida no país, apresentando o fenômeno para o público brasileiro através de conteúdos originais e criativos. Inicialmente composta por Toshi, Dante e Eeiris, atualmente a agência está em fase de crescimento, buscando novos talentos que possam compor o seu time de VTubers e sua equipe de tempos em tempos.

Além disso, um dos principais propósitos da NEOBAKA é garantir um conteúdo acessível para o público jovem através de transmissões mais polidas, isto é, passando mensagens construtivas e respeitosas para os fãs, ao mesmo tempo em que atua no processo de desfazer a imagem “negativa” de VTubers no Brasil, normalmente relacionada à conteúdos sexuais e palavreados de baixo calão.

Quem são os VTubers da NEOBAKA?

VTubers da NEOBAKA: Toshi, Dante, Mei-Ling, Eeiris

Atualmente, a NEOBAKA conta com 4 talentos na sua equipe, sendo que o principal deles é o Toshi, conhecido por fazer transmissões ao vivo de jogos de forma bastante animada, dinâmica e também caótica. O Dante é outro VTuber bastante apreciado pelo público, visto que ele traz uma personalidade mágica e carismática, com lives de variedades e do jogo “Genshin Impact”.

A Eeiris é uma VTuber muito simpática, meio humana e meio raposa, que faz lives tranquilas de jogos, conversas, desafios e muito mais. Por fim, a Mei-Ling é a mais nova VTuber Dragão Oriental da NEOBAKA, trazendo um público bastante fiel graças aos seus talentos de dublagem e canto, com lives no período da tarde.

Qual é a maior base de fãs dos VTubers da NEOBAKA?

Como a NEOBAKA trabalha com lives no período da manhã e tarde em sua maioria, a sua maior base de fãs é do público infantil e adolescente, entre 10 e 16 anos. Além disso, por focar em transmissões mais respeitosas e divertidas, o conteúdo dos VTubers é totalmente adequado para o público jovem, levando mensagens positivas com muita criatividade.

Os VTubers ainda costumam ter bastante fãs que gostam de animes e da cultura otaku, porém também contam com o público que está apenas interessado nos personagens e nas suas lives de games. Tendo uma base de seguidores com um pouco mais da metade masculina, o público dos VTubers da NEOBAKA é muito diverso e inclusivo, garantindo conteúdos de qualidade para todos.

A NEOBAKA oferece algum tipo de apoio aos seus VTubers?

Não é à toa que encontramos centenas de pessoas interessadas em participar das audições para VTubers nas redes sociais da agência. A NEOBAKA oferece todo suporte para a criação de conteúdos dos VTubers, a começar por uma densa pesquisa para a criação do personagem, que exige programas de edição e uma avaliação precisa do público. Além disso, a agência é responsável por todo suporte financeiro necessário, além da produção dos conteúdos e publicações junto ao VTuber.

Qual é o diferencial da NEOBAKA?

O grande diferencial da NEOBAKA é que os seus personagens são criados através de uma pesquisa bastante detalhada, o que os torna originais e autênticos. Assim, cada VTuber tem as suas próprias características, história e personalidade, o que garante uma maior conexão com o público, gerando maior visibilidade e uma fanbase mais fidelizada.

Além disso, para garantir a melhor qualidade dos conteúdos, a NEOBAKA faz audições em busca de pessoas que se conectem com os seus personagens, trazendo um estilo que se encaixe com o propósito da agência. Desse modo, pode-se dizer que a pessoa traz um pouco do personagem dentro de si, gerando um conteúdo mais simpático ao público, e permitindo um momento de magia com a realidade virtual para seus fãs que acompanham seus vídeos e lives.

Como entrar para a NEOBAKA?

Se você está pensando em trabalhar como VTuber, fazer parte da NEOBAKA é uma ótima opção, visto que ela oferece todo o suporte necessário para as transmissões. A agência abre audições para novos VTubers de tempos em tempos por meio de um formulário do seu site, portanto, é uma boa ficar de olho na página principal e suas redes sociais.

NEOBAKA também disponibiliza vagas para a equipe de design e suporte, que geralmente são anunciadas pelo Twitter da agência @neobaka. Não se esqueça de seguir o perfil para ficar por dentro de todas as novidades!

Como entrar em contato com a NEOBAKA?

Por fim, se você quer entrar em contato com a NEOBAKA para tirar dúvidas ou enviar alguma sugestão ou comentários, você pode utilizar o principal meio de contato da agência, que é o e-mail neobakacontato@gmail.com.

Recentemente, a NEOBAKA também disponibilizou um Grupo de Discord para seus fãs interagirem com seus VTubers de forma mais próxima e fazerem novas amizades, então não deixe de entrar na comunidade e ficar por dentro do que tem acontecido com a agência e seus eventos!

Highlights da entrevista com VTuber Toshi da NEOBAKA

Por último, separamos alguns destaques da entrevista que o Portal Vida Livre teve a oportunidade de realizar com o Toshi, um dos principais VTubers da agência. Nela, você irá encontrar mais detalhes sobre o dia a dia de um VTuber, sobre as perspectivas da área no futuro e muito mais. Confira!

PVL: Como é o dia-a-dia de um VTuber da NEOBAKA?


Toshi: “Ah, é bem tranquilo. Normalmente, vou atrás de alguma coisa para streamar. Essa parte é bem importante. Escolher algo bacana para fazer é o que normalmente faz dar certo. O público se interessa bastante em tu ter boas ideias e executar bem. Eu perco bastante tempo dando uma olhada em vários criadores de conteúdo para tentar formular uma ideia bacana para fazer a live. Perco facilmente umas três horas nisso.” 

“Aí tem a parte de fazer thumbnail. Meio que organizar a live, né. Morre uma horinha e pouco ali. E dali em diante, meio que é só streamar mesmo. Aperta o play e vai. Eu faço normalmente 3 horas de live. Tem gente que faz mais horas. A Mei (VTuber Mei-Ling), por exemplo, faz menos.”

“A live é quase um evento para gente (VTubers). A live tem que ter uma ideia e ela tem que ter uma apresentação. E ela tem que ser tipo um “showzinho”.  Lógico que não é um Cirque du Soleil da vida (risos). Mas tem que parecer algo planejado. Eu não posso simplesmente escolher um jogo, abrir a live e jogar. Não é tão simples assim. Porque o tempo todo estamos trazendo um público novo. E eu tenho que segurar esses caras. E fazer eles ficarem é ter um pouco mais de trabalho. É fazer parecer que a live tem coisas interessantes. Com o tempo, eu acredito que a gente vai poder descansar mais nisso. Pegar  mais leve. E só simplesmente escolher um jogo e jogar o jogo. E rezar para que dê certo. Mas hoje tem um trabalho mais de circo mesmo. De ser palhaço. De preparar algo um pouco mais impactante do que só jogar o jogo e ser feliz. É quase que um trabalho de interpretação mesmo. Mas é basicamente ter uma ideia e executar a ideia. Não tem muito trabalho sem ser isso.”

PVL: Qual é a parte mais difícil de ser um VTuber?

Toshi: “Eu termino a live suado e com a cara doendo. Bizarro assim. Até que é por isso que eu sempre me pergunto, como é que o Allan faz? O Allan, o Cellbit... Esses caras fazem 8, 10 horas de live. Se eu sento pra ver a live deles, vejo que eles fazem muito mais relaxado do que a gente (VTubers). O Cellbit pode sentar com as pernas pra cima. Não que o trabalho dele seja menor. Eu amo o trabalho do cara. O cara é muito bom. Mas que o trabalho deles pode ser um pouco mais relaxado que o nosso, pode. Até porque ele já construiu um público há muito tempo.”

“Eu realmente termino a live com cãibra na cara porque tem que se expressar muito. Tem que ser tipo... “AHHH!!!”. Gritar e ser muito expressivo. A captação do modelo, para ser mais real, ele tem que ser caricato. Então tu tem que fazer a careta, que é bem cansativa para o rosto. Tem que se mexer bastante. Por isso é difícil fazer mais de 3 horas de live. Pouca gente faz.”

“A desvantagem é que o corpo humano não é muito caricato. A gente não abre a boca como um personagem de anime abre. A gente não abre os olhos como um personagem anime abre. Então, várias coisas eu tenho que fazer por o que a gente chama de toggle, que é escolher algum botão do teclado para exagerar a expressão, porque o teu corpo simplesmente não vai conseguir fazer. O teu corpo não consegue aumentar ou diminuir a íris, não tem como fazer isso. Então, várias coisas são ativadas por botões. Ou tu só exagera muito. Quando tu fala, tem que abrir muito a boca. Tem que arregalar muito os olhos. É muito exagerado. Bem cansativo nesse sentido. Mas é divertido, eu gosto.”

PVL: Quais são suas perspectivas para o futuro dos VTubers no Brasil?

Toshi: “Ah, Bitcoin 2008. Eu falo isso pra uma galera. Assim, às vezes eu sinto que eu estou comprando Bitcoin em 2008, porque eu acho que é uma ideia muito revolucionária. Eu acho que é o futuro da criação de conteúdo, de certa forma.”

“Eu acho que cada vez mais pessoas vão ter interesse em ter um avatar e viver nesse mundo meio metaverso, né? Uma palavra chique que o pessoal anda usando ultimamente. Acho que as pessoas vão ter cada vez mais interesse nesse tipo de coisa. Não só de assistir, mas de ser elas mesmas. Se eu perguntar para o meu público quantos deles querem ser VTuber, é 99%. Todo mundo quer ter um personagem que não seja eles. Até porque é divertido.”

“Também dá pra notar o movimento das empresas para esse caminho. Tanto que a Meta (empresa controladora do Facebook, Instagram, etc) fez investimento alto em realidade virtual. E não tem como tu ligar realidade virtual sem te ligar um avatar que não é tu. O único problema hoje é que não é apenas não muito acessível, tem a parte de hardware que é um pouco trambolho. Acaba afastando o interesse de algumas pessoas por isso. Eu acredito que quando for mais natural, quando for mais parecido como pegar o teu telefone na mão e simplesmente usar, isso aqui vai explodir de uma forma inacreditável.”

“Eu falo pro pessoal que por um breve momento, por dia, eu posso ser o Naruto para alguém. Isso é muito legal, cara, poder passar essa mensagem, sabe? As coisas que eu aprendi quando eu era criança por esses personagens, uns ensinamentos de vida e tal. Tanto que eu tento fazer isso com o Toshi. O Toshi é.... Meio caótico de certa forma. Eu tenho uma relação meio caótica com o chat, mas eles adoram, porque é um caótico saudável. Mas no fim do dia sempre tento passar uma mensagem maneira, tanto que a gente tem as lives de doação para caridade, etc. Fica essa vibe de passar uma mensagem positiva, que eu acho importante. É que nem eu falei, é sentir que por um breve momento, eu sou os heróis da minha infância, sabe?”

Veja também os melhores notebooks para edições de vídeos e criação de conteúdo!

Agora que você viu sobre o trabalho de VTuber e a Neobaka, não deixe de conhecer também os dispositivos essenciais para trabalhar com edição de vídeos e criação de conteúdo! Veja abaixo, os artigos que separamos de melhores equipamentos:

Os 12 Melhores Notebooks para Edição de Vídeo de 2023: Apple, Dell, Acer e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2254

Sem saber qual notebook para edição de vídeo escolher? Veja aqui dicas de como escolher e um ranking com os 12 melhores notebooks de edição de vídeo de 2023!

Os 10 Melhores Celulares para Gravar Vídeos de 2023: iPhone, Samsung, Asus e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2418

Está com dúvidas de qual o melhor celular para gravar vídeos? Confira neste artigo mais informações de como escolher o seu e um ranking com os melhores de 2023!

Os 10 Melhores Monitores Gamers de 2023: Samsung, BenQ, AOC e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1503

Para escolher um monitor gamer é importante conferir os recursos e tecnologia que ele oferece, confira tudo isso, mais os 10 melhores monitores gamers de 2023!

Acompanhe a NEOBAKA e os melhores conteúdos de VTubers nacionais!

Como você viu neste artigo, os VTubers têm se tornado cada vez mais populares, visto que eles apresentam uma realidade virtual criativa e com conteúdos divertidos. Sendo assim, você conferiu todos os detalhes sobre o fenômeno, incluindo o mercado de trabalho dos VTubers, como eles surgiram, quais equipamentos é necessário ter, entre outros pontos.

Além disso, apresentamos todas as informações sobre a NEOBAKA, a maior agência do ramo no Brasil, que traz VTubers incríveis como o Toshi, Dante, Eeiris e Mei-Ling. Por fim, você conferiu destaques de uma entrevista exclusiva que fizemos com o Toshi, sobre o dia a dia dos VTubers, suas dificuldades e perspectivas para o futuro. Portanto, não esqueça de seguir a NEOBAKA e acompanhar os melhores conteúdos de VTubers nacionais!

Autor deste artigo

Sou Diretora de conteúdo do Portal Vida Livre e graduanda em Letras na Universidade de São Paulo. Trabalho na área de marketing digital como analista de SEO e Tráfego desde 2021, e está sendo uma grande oportunidade participar deste projeto.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos