Bushcraft: o que é e quais equipamentos e faca usar para a atividade?

Bushcraft: o que é e quais equipamentos e faca usar para a atividade?

Já ouviu falar em bushcraft? Veja aqui como começar, quais as principais ferramentas e habilidades e as melhores dicas!


O que é bushcraft?

Abrigo de bushcraft em construção sob pedra

Definido como "a arte de sobreviver na natureza", o bushcraft é um conceito que tem ganhado popularidade nos últimos anos. A prática consiste em técnicas e conhecimentos para viver integrado com a natureza. Seu nome significa "artes do mato", ou seja, conseguir alimentos, coletar e filtrar a água, construir abrigos, fazer fogo, entre outras competências. Para isso são necessárias ferramentas, percepções e algumas habilidades fundamentais.

Apesar de ser uma atividade que exige alguns conhecimentos específicos, o bushcraft é para todos os públicos. Se interessou? Neste artigo te introduziremos os principais conceitos e te daremos dicas de como entrar no universo do bushcraft! Confira abaixo tudo a respeito.

Equipamentos necessários para bushcraft

Mochila, saco de dormir e outros equipamentos de bushcraft

Para praticar bushcraft existem algumas ferramentas que são essenciais, tais como facas, cordas, cantil, etc. Por se tratar de uma atividade que envolve basicamente o sobrevivencialismo, não é recomendado ir para grandes desafios sem equipamentos confiáveis porque isso pode acarretar em riscos. Por isso, separamos para você as principais ferramentas para praticar bushcraft, veja a seguir.

Faca de bushcraft

A faca é provavelmente a ferramenta mais importante da prática de bushcraft. Ela precisa ser versátil, porque você vai utilizar dela para diversas funções, desde trabalhar com madeira até cortar carne. Por isso, as mais indicadas são bem confortáveis, com uma lâmina resistente e que possua um formato mais fácil para afiar.

É importante que a faca seja portátil porque ela precisa estar disponível para diversos tipos de tarefas. Sua lâmina geralmente é curva, com um único gume e pontiaguda, por isso é comum encontrar a faca de bushcraft como uma categoria em cutelarias artesanais. Não economize nessa ferramenta, ela será sua melhor amiga durante suas práticas de bushcraft.

Mochila

A mochila para bushcraft precisa ser grande o suficiente para carregar todos seus utensílios, seu saco de dormir e barraca. Uma mochila comum para acampamento normalmente já cumpre a função sem problemas, no entanto, vale ressaltar uma dica importante, de que a mochila deve ser, idealmente, de lona, para aguentar possíveis mudanças climáticas, como chuva forte.

O tamanho ideal depende do tempo que você pretende ficar no meio da mata, mas uma mochila de 40 litros com certeza já sustenta as aventuras mais longas. O recomendado é utilizar mochilas cargueiras, de trekking ou mochilas de viagem para roteiros mais curtos.

Saco de dormir e abrigo

Como a ideia é passar dias no meio da natureza, levar um saco de dormir confortável é essencial. É importante que o saco seja impermeável, para o caso de chuvas fortes, e bem recheado para uma noite de sono mais tranquila. Lembre-se de que os dias na mata são desgastantes, por isso o sono precisa ser o mais confortável possível.

Quanto ao abrigo, a primeira decisão que se deve tomar é se vai levar uma barraca mais elaborada, uma pequena barraca ou pretende construir seu abrigo no local. A última opção só é recomendada para os mais experientes. No caso de levar uma barraca, não exagere no tamanho porque você terá que carregar ela nas costas. Então, caso pretenda praticar bushcraft sozinho, leve uma barraca para apenas uma pessoa.

Cantil e panela

Coletar água e comer são, na maior parte do tempo, os grandes desafios do bushcraft. Por isso, levar um cantil para armazenar a água que você encontrar - depois de filtrar - e panelas para poder cozinhar é fundamental. O cantil precisa ser de um tamanho considerável para não ficar sem água o tempo todo. A panela pode ser a mais simples, porém resistente, possível.

Bússola

Se guiar no meio da mata não é uma tarefa fácil, as árvores e as paisagens podem parecer iguais. Por isso, a bússola vai te orientar nos momentos em que você não conseguir se encontrar. Certifique-se de conferir a direção de onde você veio e para onde está andando. Dessa forma, pode evitar maiores problemas.

Kit de primeiros socorros

Emergências podem aparecer enquanto você estiver praticando bushcraft, por isso o kit de primeiros socorros é muito importante para essas situações. Um item básico para o bushcraft, os primeiros socorros são fundamentais, principalmente se você estiver sozinho, afinal, acidentes podem acontecer na natureza e é preciso estar preparado para eles.

Vestimenta adequada

O ambiente em que você pretende praticar bushcraft vai determinar sua preparação quando o assunto é vestuário. Caso esteja indo no inverno de uma área de temperaturas baixas, não se esqueça de levar roupas grossas e casacos. No entanto, se o cenário for o oposto, também se prepare com roupas mais arejadas.

Apesar disso, algumas dicas são universais. Leve luvas resistentes e com algum nível de proteção contra fogo para manusear sua fogueira ou panela, caso necessário. Também é importante levar jaquetas e calças impermeáveis para o caso de chuva, já que ficar molhado no meio da mata definitivamente não é uma boa ideia. Por fim, use botas de cano alto confortáveis para evitar torções.

Isolante térmico

Mesmo em locais quentes, a noite no meio da natureza costuma ser fria, em alguns lugares fria até demais e, por isso, levar isolantes térmicos é muito útil. Cobertores de lã são uma ótima pedida porque são isolantes térmicos que mantém boa parte da sua função mesmo molhados e não esquentam tanto quanto outros materiais sintéticos no calor.

Cordas

Cordas são itens importantes para a construção de amarrações para o abrigo e também podem ser úteis para improvisar ferramentas. Caso pretenda levar redes para dormir, por exemplo, elas podem servir como ótimos extensores ao serem amarrados nas árvores. Além disso, a corda também tem ótima versatilidade para fazer travessias em determinados locais mais complicados, como rios ou terrenos íngremes.

Pederneira

O fogo é essencial para várias atividades enquanto você estiver praticando bushcraft, seja ferver a água para beber, cozinhar ou até se aquecer. Por isso, levar uma pederneira é fundamental para essas tarefas. É possível fazer fogo sem ela, mas isso se torna muito mais complicado. Caso não seja experiente, coloque a pederneira como ferramenta fundamental na sua lista.

No entanto, lembre-se de praticar com a pederneira antes de se aventurar pela mata. Fazer fogo com ela não é tão simples quanto pode parecer e você precisará de um pouco de prática antes. Deixar para aprender a usá-la apenas quando precisar dela e já estiver na mata pode ser um risco e te colocar em perigo.

Sobre o bushcraft

Pessoa praticando bushcraft sentada em frente à fogueira na mata

Muito popular em países como os Estados Unidos, a Austrália, a Nova Zelândia e a África do Sul, o bushcraft ainda é uma atividade que está ganhando popularidade recentemente aqui no Brasil. Por isso, algumas dúvidas sobre quem pode praticar e como começar são comuns. Dando um pequeno spoiler: bushcraft é para todos. Sendo assim, confira mais explicações nos tópicos abaixo.

Quem pode praticar o bushcraft?

Qualquer pessoa com interesse pela integração com a natureza pode se aventurar no universo do bushcraft. Se você gosta de acampar, sair para trilhas e outras atividades no meio da mata, esse já é um bom indício de que você gostaria de experimentar o bushcraft. Não há restrições específicas de idade - mas é claro que o recomendado é ter mais de 18 anos para praticar sozinho - e nem de porte físico.

O ideal é que você seja uma pessoa com uma vida saudável e ativa para não sofrer com algumas exigências que o terreno ou o clima podem te oferecer. No entanto, não pense que precisa ser um atleta de alto rendimento para praticar esse esporte.

Diferença entre acampamento e bushcraft

O acampamento normalmente se trata de uma atividade mais simples, sem exigir muitos conhecimentos de técnicas de sobrevivência, como fazer fogo, caçar, colher e preparar alimentos da natureza, cozinhar com equipamentos mais rudimentares, entre outras. O bushcraft tem uma proposta mais imersiva, nele você vai experimentar a sensação de sobreviver em áreas com mata densa, se localizar e criar trilhas.

Dessa forma, o bushcraft exige mais preparo que o acampamento mais simples. Os escoteiros são grupos que praticam algo mais próximo das práticas mateiras, por exemplo. De certa forma, o bushcraft inclui um pouco de uma perspectiva de esporte outdoor, enquanto o acampamento é mais como apenas um meio de se estabelecer e dormir no local.

Como começar o bushcraft

Se inserir no universo de bushcraft pode ser resumido em um palavra: preparo. É recomendado estudar a área que você pretende realizar a prática, fazer um estudo sobre as plantas, os animais, as árvores e até o tipo solo. Tudo isso pode te ajudar durante sua aventura pela mata. Uma dica importante é trocar ideias e conhecimentos com outros praticantes de bushcraft, seja pessoalmente ou na internet.

Por fim, tenha em mente que essa atividade pode exigir também um preparo físico e mental, muitas vezes mais do segundo. É importante estar se sentindo bem para fazer longas caminhadas por terrenos que não vão ser muito amistosos. Caso esteja sedentário, o recomendado é fazer algum tipo de preparo físico antes de começa o bushcraft.

Habilidades para o bushcraft

Praticante de bushcraft afiando pedaço de madeira com faca

Existem algumas habilidades que vão ser essenciais para a prática do bushcraft. Seja para se manter bem alimentado, quente ou seco, é importante possuir um pouco dessas aptidões. Para sua primeira experiência, nem todas precisam estar completamente dominadas, mas é importante ter noção de cada uma. Para isso, leia os tópicos abaixo e faça uma autocrítica de quais delas você precisa aprimorar ou aprender antes de se jogar no meio da mata.

Caça, caso seja legalizado

A caça é uma das habilidades bases do bushcraft. No entanto, aqui no Brasil as leis que regulamentam a caça acabam proibindo essa atividade na grande maioria dos casos. Dessa forma, é importante sempre analisar se é permitido caçar no local onde você pretende praticar o bushcraft. Em via de regra, o javali é uma espécie com caça legalizada no Brasil por se tratar de um animal nocivo à fauna e à flora brasileira.

Fazer fogo

O fogo é essencial para diversas atividades de sobrevivência, como ferver a água para consumo e cozinhar os alimentos. Logo, aprender a fazer fogo é uma habilidade básica para começar a prática de bushcraft. A pederneira é uma mão na roda nesse caso, mas mesmo com seu auxílio é preciso ter alguns conceitos básicos em mente.

Reunir madeira seca para a fogueira é o mais básico deles, não se deve utilizar madeira verde, úmida ou molhada. Também é importante criar uma base seca para sua fogueira, não acendê-la diretamente no solo porque muitas vezes ele estará úmido, uma base de pedra ou madeira são as melhores opções. Lembre-se de que o fogo também é sua fonte de calor, por isso no seu abrigo ele é indispensável.

Construção de abrigo

Caso não esteja levando uma barraca para se abrigar da chuva, saber construir um abrigo também é fundamental. Não é uma habilidade tão simples, envolve desde saber identificar o melhor local para construir até a atividade em si, com cordas, madeira e folhagens. Nesse caso, lembre-se de buscar sempre algo mais próximo de uma clareira. Uma dica simples é criar uma rede entre as árvores com sua corda, forrar com folhas e cobrir com uma lona.

Culinária

No meio da natureza, a culinária não será muito refinada, mas continua sendo essencial. Saber cozinhar utilizando uma fogueira e uma panela é fundamental para se alimentar melhor durante sua aventura. É importante ressaltar também que as refeições serão simples, como frutas, peixes ou carne de algum animal que você caçou, mas devem ser muito bem cozidas porque na mata não há fiscalização sanitária.

Tipos de nó

Existem alguns nós que serão muito úteis durante sua estadia no mato. O primeiro que você deve aprender é o nó de 8, um nó simples, rápido e seguro. Com esse nó, por exemplo, é possível amarrar estacas de barraca, descer de rapel em algum local alto ou até amarrar seus equipamentos para descer em algum fosso ou buraco.

São diversos tipos de nós com funções diferentes: nó de pescador, nó azelha, nó de arnez, volta do fiel duplo, volta redonda com cotes, entre outros. O ideal é aprender alguns pelo menos para situações que você entenda que possam ser úteis no local que você está pretendendo explorar.

Rastreamento

Técnicas de rastreamento são ótimas para identificar possíveis perigos ou alimentos no meio da natureza. Em determinados locais, é necessário observar os sinais deixados no meio da mata para verificar possíveis caças, seja pelo solo remexido ou por marcas em árvores e plantas. Use essas informações para preparar armadilhas ou para evitar locais perigosos.

Bushcraft é uma prática para viver na natureza!

Praticante de bushcraft preparando peixe em panela sobre fogueira na mata

O bushcraft é uma atividade perfeita para aqueles que buscam estar completamente imersos na natureza. A prática é uma verdadeira aventura dentro da mata, por isso exige preparo e planejamento. Tenha isso em mente antes de se jogar nesse universo, pois uma falta de preparo pode acarretar em consequências graves. Entretanto, essa é uma atividade indicada para todos os públicos, então não hesite em tentar.

Agora que você já tem todas as dicas básicas sobre bushcraft, comece já a escrever o seu roteiro para conhecer a natureza de uma forma que você nunca fez! Aprenda sobre as técnicas, reúna seus equipamentos e vá explorar a mata com tudo que o bushcraft pode oferecer!

Autor deste artigo

Tenho 26 anos e nasci no interior de Minas Gerais, em uma pequena cidade chamada Pirapora. Porém, moro no Rio de Janeiro desde os 6 anos. Sou formado em comunicação social pela UFRJ e um atleticano que espera ansiosamente nosso bi da Libertadores este ano. Também sou um grande fã da escrita em geral e de aprender sobre assuntos novos. Por isso, poderão me ver escrevendo acerca dos tópicos mais variados aqui no site.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos