Fibra de coco: para vaso, tapete, capacho, como fazer e muito mais!

Fibra de coco: para vaso, tapete, capacho, como fazer e muito mais!

Você sabia que a fibra de coco possui muitas utilidades? Veja neste artigo como reaproveitar o material na jardinagem e no seu cotidiano.


O que é a fibra de coco?

fibra de coco

A fibra de coco é extraída da casca do coco, verde ou maduro, e utilizada em inúmeros produtos como tapetes, cordas, estacas, vasos e outros. É um material resistente e duradouro, e acima de tudo ecológico.

Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre o que é a fibra de coco, os processos de fabricação, onde comprar e ainda como utilizar no cultivo de plantas, na decoração de sua casa e todos os seus benefícios. Quer saber mais detalhes sobre esses assuntos? Então confira abaixo nosso artigo completo.

Como fazer ou comprar fibra de coco

fibra de coco na jardinagem

A fibra de coco é um produto muito versátil e amigo das plantas. Nos tópicos a seguir, falaremos um pouco sobre o material e o processo para fazer a fibra de coco, e ainda, onde encontrar na indústria esse incrível produto. Vamos nessa?

Matérias

Existem três tipos de matérias que podem ser retiradas do coco, são eles: a fibra de coco, a turfa de coco e o chips de coco. Eles são bastante utilizados no cultivo de plantas por meio hidropônico. O método de cultivo hidropônico é uma forma de cultivar plantas sem utilizar solo/terra.

Há vários materiais diferentes que podem ser utilizados para esse fim, o preferido de alguns jardineiros é a turfa esfagno, mas a maioria já está aderindo à fibra de coco.


Processo

O processo para retirar a fibra de coco do coco é extenso e delicado. Primeiramente, eles mergulham as cascas do coco em água salgada ou doce, para amolecer a casca e as fibras se soltarem com mais facilidade. Se utilizada água sagada, que é o mais comum, os produtores devem lavar as cascas para que não fique excesso de sódio nelas.

Depois, é realizada a secagem, um dos procedimentos mais longos de todo o processo, podendo levar até 1 ano. Após secos, essas cascas são picadas e organizadas em fardos, podendo virar três tipos de produtos: Fibra de coco, turfa de coco, que é o mais fino e chips de coco.

Onde é possível achar a fibra de coco industrial?

A fibra de coco industrial pode ser encontrada facilmente em sites ou lojas físicas, existe um variedade de marcas e essa é a parte mais importante na hora da escolha. Cada empresa terá uma maneira diferente de se produzir a fibra de coco, e esses processos podem interferir na saúde de sua planta, por isso, é essencial que você preste muita atenção e leia atentamente aos rótulos antes de comprar.

Muitas empresas utilizam água salgada para amolecer as cascas, mas se elas não forem lavadas em seguida, o alto índice de sódio na fibra pode ser prejudicial para as plantas. O mesmo vale para as empresas que utilizam componentes químicos para conservar as casas, esse feito, pode causar sérios danos à espécie cultivada.

Utilidades para a fibra de coco no jardim

fibra de coco no substrato

A seguir, mostraremos a você o uso da fibra de coco no jardim, como utilizá-la em vasos, quais são as plantas que usam fibra de coco e por que os jardineiros estão preferindo a fibra ao invés da turfa de esfargno. Confira!

Cobertura de substrato de fibra de coco

A fibra de coco pode ser utilizada em pequenos pedaços para cobrir os substratos das plantas, trazendo diversos benefícios para as suas mudas. Ela ajuda a manter a umidade das raízes, retendo água das regas.

A fibra de coco em si, é fina e mais quebradiça, portanto ajuda as plantas a respirarem, retendo pouca água. Outra utilidade de colocar fibra de coco para cobrir os substratos das suas plantas é para impedir que a semente da muda caia na terra e acabe germinando, por exemplo. É uma ótima forma para controlar a propagação de palmeiras e outras espécies que precisam de espaço para serem cultivadas.

Já a turfa de coco é bem mais fina, quase um pó, por isso, retém muito mais água, mas não use somente ela, pois pode acabar afogando as raízes da planta. E por último, os chips, que são pequenos pedaços da casca do coco, lembrando muito madeira, esse tipo retém ainda menos água, mas é ideal para deixar as raízes livres.

Plantas que usam fibra de coco

Quase todas as plantas irão se adaptar à fibra de coco, isso porque ela tem pH neutro, como se fosse uma tela em branco esperando por uma pincelada. Porém, assim como são neutras em pH, elas não possuem nutriente algum, sendo essencial a misturar com compostos orgânicos completos, como substratos NPK.

Outro ponto importante, é a questão do tipo de fibra ideal para cada planta, as orquídeas, por exemplo, não precisam de muita rega e apreciam solos de rápida absorção, por isso, a fibra de coco em chips seria ideal para ela. Já as plantas que gostam de umidade, irão preferir a fibra de coco fina e a turfa de coco, por absorverem e armazenarem mais água.

Substitui o musgo turfa esfargno

Primeiramente, precisamos explicar o que é a turfa esfagno. A turfa esfagno é uma mistura de variadas espécies de musgo esfagno, vendido geralmente em decomposição e bastante utilizada pelos jardineiros que praticam o cultivo hidropônico. Porém, esse componente não é muito ecológico, e sua utilização desenfreada pode causar danos a natureza e escassez de produto.

Por isso, a fama das fibras de coco vem crescendo muito, tanto por ser um produto ecologicamente durável, quanto por ter em mais quantidade.

Outras utilidades para fibra de coco

vaso de fibra de coco

Falaremos nesses tópicos sobre outras utilidades para a fibra de coco. Já vimos os tipos em fibra fina, turfa e chips, agora, discorreremos sobre outros tipos de produtos confeccionados com ela, como: vasos, estacas, tijolos, microplaquetas, tapetes e capacho. Contemple todos a seguir!

Vaso de fibra de coco

Os vasos confeccionados com a fibra de coco são ótimos para as plantas em iniciação, pois são biodegradáveis, então quando o broto tiver crescido o suficiente para ser replantado, você poderá transportá-lo com o vaso diretamente para a terra.

Além disso, os vasos de fibra retêm melhor a água do que os vasos de terracota, ajudando a manter as raízes úmidas durante as épocas de seca, também possibilitam a respiração da planta.

Estaca de fibra de coco

As estacas de fibra de coco são utilizadas como um guia para caules e raízes em plantas como orquídeas, por exemplo. Elas estão se tornando mais populares do que as estacas de xaxim, que servem para o mesmo fim. Também são procuradas para embelezar as plantas e o ambiente em que estão. São naturais e resistentes, dando suporte para qualquer espécie.

Tijolo de fibra de coco

O tijolos de fibra de coco requerem imersão em água para serem utilizados, uma vez que são vendidos secos e compactados. Eles podem absorver até 9 vezes o seu peso em água, e quando hidratados, se assemelham muita a turfa de coco.

O produto é encontrado a venda em retângulos grandes ou pequenos discos, o tamanho dos discos varia, mas 3 tijolos grandes, fornecem até 4,5 galões e meio de envasamento.

Microplaquetas de fibra de coco

As microplaquetas de fibra ou chips de coco, são a casca do coco partido em vários pedaços pequenos, como lascas de uma árvore. A aparência é quase idêntica a madeira, sendo muito utilizado no cultivo de orquídeas, como já havíamos falado anteriormente.

Elas também são muito úteis em jardins, pois inibem o crescimento de ervas daninhas e fornecem uma aparência agradável ao ambientem, além de aumentar a umidade do solo. Infelizmente as microplaquetas não são um produto muito barato, compensando a compra somente em grandes quantidades.

Tapete e capacho de fibra de coco

O último produto confeccionado com a fibra de coco são os tapetes e capachos. Eles são lindos e podem ter estampas variadas, as mais comuns são desenhos e escritas em preto. São geralmente utilizados na porta de entrada de residências, para ajudar a retirar o excesso de sujeira dos sapatos, antes da pessoa adentrar ao ambiente.

Outro produto muito versátil são as mantas ou lonas de fibra de coco, que servem para variados fins. O modelo mais popular são as lonas com vasinhos de fibra embutidos, eles vêm em conjuntos de 4, com tamanhos entre 25, 30 e 35 centímetros, são perfeitos para adaptar qualquer planta que você deseje cultivar, além disso, são ótimos para embelezar a casa.

Benefícios da fibra de coco

fibra de coco em cubos

Que é benéfico utilizar as fibras de coco no cultivo todo mundo sabe, mas será que elas são ecológicas? São realmente um bom substrato para as plantas? O pH é propício? e a retenção de água é suficiente para manter a umidade? Confira isso e muito mais a seguir!

É ecológico

A fibra de coco é sim um produto ecológico, pois em sua produção é reaproveitado um material que seria descartado. A indústria alimentícia utiliza o coco para variados fins, e durante muito tempo, a parte externa da fruta, ou seja, as cascas, eram descartadas sem valor algum.

Já nos dias de hoje, essa casca serve como matéria prima para a produção das fibras de coco, e essas, servem para ainda mais coisas como substrato para plantas, confecção de vasos, tapetes, estacas e muitos outros já mencionados neste artigo. Elas também apresentam uma boa durabilidade, diferente da turfa esfagno, que se decompõe rapidamente.

Substratos

As fibra de como são bons substratos para manter a planta sempre úmida e bonita, mas antes de comprar sua fibra, lembre-se sempre de escolher a marca certa, pesquisando e lendo os rótulos dos produtos, pois algumas empresas utilizam a água salgada para hidratar a casca e fazer o processo da extração da fibra, o que pode acarretar excesso de sódio na planta e causar danos a ela.

Prefira empresas que hidratem a casca em água doce ou que façam o processo de lavagem para retirar o sódio presente nelas.

PH ideal

O pH da fibra de coco fica entre 5,2 e 6,8 e é considerado neutro. Isso quer dizer que seu pH não interfere muito no crescimento de qualquer que seja a espécie. A única exceção, são as plantas que precisam de um pH mais ácido para se desenvolver adequadamente.

Por isso, se você vai cultivar esse tipo de planta em fibra de coco, lembre-se de adicionar cal ou calcário em pó no substrato, isso vai ajudar a aumentar a acidez do pH.

Retenção de água e sem problemas com fungos

Um dos maiores benefícios da fibra de coco é sua eficácia na absorção de água, principalmente se tratando da turfa, o tipo de fibra mais fino e existente, já que ele pode manter até 150% de seu peso em água. Todos sabemos como é trabalhoso ficar regando as plantas a todo momento nos dias secos de verão, porque a terra drena a água muito rapidamente, deixando-as sedentas e murchas.

Por isso, nessas situações, utilizar as fibras de coco hidratadas é sempre a melhor opção, além de manter a umidade te poupará bastante esforço.

Desvantagens do uso da fibra de coco

adubo de fibra de coco

Nos últimos tópicos do artigo, abordaremos sobre as desvantagens do uso da fibra de coco no cultivo de plantas. Algumas delas podem ser: a falta de nutrientes, o preço elevado e o trabalho de fazer a reidratação antes de se utilizar. Vamos conhecer mais afundo esses temas?

Sem nutrientes

As fibras de coco funcionam bem para reter a umidade e evitar que a planta resseque. Mas como já falamos anteriormente, sua desvantagem está no fato dela não possuir os nutrientes necessários para se cultivar a planta de modo saldável, por isso, deve ser implementada com um substrato completo, que contenha nitrogênio, potássio e fósforo.

Esse tipo de substrato completo NPK possui uma grande variedade de marcas no mercado, e pode ser encontrado tanto em lojas físicas, como em lojas online.

Preço mais elevado

O preço elevado é mais uma desvantagem da fibra de coco. Como o produto é artesanal e o processo para extrair é extremamente demorado e delicado, o produto acaba saindo de 10% a 15% mais caro do que a espuma floral, por exemplo, que é um produto similar a fibra. Mas a espuma, ao contrário da fibra, é extremamente tóxica e poluente ao meio ambiente.

Por isso, já estão sendo analisados meios para deixar a fibra de coco mais acessível aos compradores, para eles não precisarem recorrer a produtos que causarão danos ao nosso planeta futuramente.

Precisam ser reidratados antes de usar

A última desvantagem da fibra de coco seria ter que realizar a reidratação antes da utilização. Na fabricação, as cascas passam por um processo de hidratação para a retirada das fibras, e mais tarde, elas são secas por completo, prensadas e embaladas.

Se a fibra fosse vendida ainda úmida ela teria uma durabilidade bem menor do que seca, as bactérias a contaminariam em pouco tempo. Mas esse processo de reidratação não é difícil, você só precisa pegar um pouco de fibra, colocar em um recipiente e adicionar água, fazendo isso, ela estará pronta para uso.

Aproveite as ideias e reutilize a fibra de coco para a jardinagem!

reutilizar fibra de coco

A fibra de coco além de ecológica dará a você muito mais praticidade na hora de cultivar suas plantas, evitando problemas desnecessários como pragas e a rega constante. Ela também é ótima na decoração, utilize os tapetes de fibra ao invés dos sintéticos, assim, você estará ajudando nosso planeta.

Se possui alguma planta que precisa de suporte, compre as estacas, que são ótimas para esse fim e lindas, dando um ar natural e ornando com sua planta. Mas lembre-se sempre de olhar os rótulos e pesquisar o melhor fabricante, para que você não tenha surpresas desagradáveis posteriormente. Espero que tenha gostado de nossas dicas. Aproveite para conferir mais artigos em nosso site.

Autor deste artigo

Escrever é se comunicar pelas palavras, é dar informação a quem precisa, por isso amo o que faço. Gosto de fazer um pouco de tudo e estou sempre atrás de novos hobbies, todas as atividades feitas ao ar livre e em contato com a natureza ajudam a revigorar nossa alma e a trazer um bem estar. Por isso embarque nessa jornada cheia de dicas práticas comigo, para você levar uma vida tranquila e sem apuros.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos