Como plantar uva em vaso: como cultivar, colheita, época e mais!

Como plantar uva em vaso: como cultivar, colheita, época e mais!

Sabia que é possível plantar uvas em casa e ainda aproveitar dos frutos para doces, sobremesas e até vinho? Leia esse artigo para saber como!


Como plantar uva em vaso na sua casa

Diferentes tipos de uvas

As uvas são um alimento cultivado pela humanidade há muito tempo. Desde os tempos da antiguidade clássica, em todas as histórias dos grandes heróis de Tróia ou de Roma haviam banquetes recheados de uvas e de vinhos para os guerreiros e para a realeza. Símbolo de alta gastronomia e com um alto valor comercial, a uva é uma das frutas mais desejadas e conhecidas de todo o mundo.

Porém, engana-se se você pensa que só é possível ter essa planta em casa quem dispõe de vários hectares de terra. Ao contrário, neste artigo vamos te ensinar que é possível plantar uvas em vasos e desfrutar de todas as receitas que a utilizam em casa e na hora que desejar.

Como plantar e cultivar a uva em vaso

Mudas de uvas em vasos

As imagens de imensas safras de uvas dos grandes agricultores do sul do país são famosas no imaginário brasileiro. E é verdade que cuidar de tantos pés de uva realmente não é fácil. Porém, você que deseja algumas parreiras na sua casa tem um desafio muito menor e mais fácil. Por isso, separamos tudo que você precisa para começar a cultivar em casa hoje mesmo.

Vasos para plantar a uva

A começar pelos vasos necessários para esse tipo de planta, é preciso escolher cuidadosamente o recipiente que a sua muda irá crescer. Isso porque, caso escolha algo pequeno demais, as raízes não se alastrarão como deveriam, e isso fará com que a parreira não cresça e dê frutos do tamanho e na intensidade que você gostaria.

Para a escolha dos vasos, prefira aqueles mais altos e abertos. Se possível, utilize os que possuem uma base longa e redonda, pois esse é também o padrão de crescimento das raízes da parreira. Caso prefira plantar em um vaso menor para depois repassar, não há problema. Porém, repasse a muda da parreira ainda jovem, com até 6 semanas, para o vaso definitivo.

Isso fará com que seu pé de uva se acostume e se acomode melhor no vaso que ficará, de forma a nunca restringir o crescimento das raízes.

Solo ideal para uva

Todos sabem que o clima ideal para a uva é um pouco mais ameno, como o clima do sul do país, ou ainda da Argentina, Chile e da Europa. Porém, poucos conhecem sobre o solo ideal para o pé de uva. Por isso, detalhamos aqui todos os cuidados que precisa ter para enriquecer o solo que você dispõe para a sua parreira crescer forte.

O seu pé de uva vai necessitar de um solo rico em fosfato e cálcio. Além disso, meça o pH da sua terra, pois a uva não se dá bem com um solo muito ácido. Procure por uma medição entre 5,4 e 6,3, que são consideradas ideais para o cultivo dos principais tipos de uva do mercado.

Adubo e fertilizantes para uva

Após escolher um solo de qualidade para a sua plantação de uva, atente para os adubos e fertilizantes ideais para o cultivo da uva. Isso porque a plantação em vaso necessita de uma atenção especial em comparação ao solo convencional, já que a terra do vaso está menos em contato ao relento e às demais matérias orgânicas presente em um ambiente plenamente rural.

Por isso, utilize sempre esterco bovino curtido por ao menos 6 semanas, em uma quantidade que atinja 1/2 do volume do vaso. Além disso, opte por um pouco de esterco de ave na solução. Lembre-se sempre de escolher uma terra rica em adubo orgânico e humus de minhoca. Prepare essa terra e deixe-a curtindo no sol por ao menos duas semanas para então cultivar a sua uva em vaso.

Pronto, você já dispõe da mistura ideal para cultivar uva em casa!

Temperatura e luminosidade para uva

Novamente, a uva é uma fruta que necessita de condições muito específicas para crescer. Por isso, diversos agricultores investem pesado em tecnologias agrícolas que aumentam a resistência da uva ao calor, às pragas ou ao solo que ele não dispõe. Isso tudo é possível, mas não é a preocupação principal de quem deseja apenas ter um pé de uva em casa.

Para esse objetivo, você precisa saber apenas duas coisas: temperatura e luminosidade. A temperatura ideal para o plantio da uva é desde os 10ºC até os 22ºC. Obviamente, a maioria das regiões brasileiras passam um pouco dessa média, incluindo a região produtora de uva mais ao sul nos tempos de verão. Por isso, não se preocupe. Opte por plantar espécies de uvas mais resistentes ao calor, como citaremos ainda neste artigo.

Sustentação dos ramos para uva

A parreira, assim como o maracujá, é uma planta trepadeira. Isso significa que, se você deixar seu vaso de uva do lado de outra árvore ou mesmo outra planta pequena, a uva logo abraçará sua amiga ao lado, sufocando-a. Mas acalme-se, nem tudo está perdido. É possível afastar esse perigo com uma simples sustentação no seu vaso.

Por isso, assim que o seu pé de uva ultrapassar 15 centímetro, coloque uma haste sustentadora ao seu lado, mais ou menos 3 centímetros da base da planta, para que ela suba por essa haste e consiga alcançar um bom tamanho sem se apossar de outras plantas que estejam no seu jardim.

Pragas e doenças da uva

Algumas espécies de uva são mais resistentes ao calor, outras às pragas e às doenças. Realmente, as pragas são grandes preocupações de grandes agricultores rurais. Porém, ao plantar a uva em vasos, é possível ter maior observação e maior controle da sua planta, tornando mais simples o combate ao invasor que estiver atrapalhando o crescimento do seu pé de uva.

Para te ajudar a cuidar desse problema, saiba que os maiores inimigos das uvas são a Mosca-das-frutas (também chamadas de Anastrepha fraterculus), pequenos invasores castanhos que se alimentam das uvas e da seiva da planta, e os ácaros brancos, um tipo específico de aracnídeo que fica no verso das folhas da uva e por ali se alastram, podendo até mesmo apodrecer suas raízes.

Para lidar com ambos, basta providenciar o inseticida Triclorfom, no caso das moscas, ou mesmo enxofre, caso os ácaros ataquem sua plantação.

Poda da uva

A poda da uva é uma parte muito importante do seu crescimento. É por meio da poda que você direcionará os galhos da uva para onde você deseja, na intenção de obter a maior quantidade de uvas possível. Por isso, atente sempre para o período correto para podar o seu vaso de uva.

Saiba que o período ideal para fazer isso é após a época de dormência da uva, isto é, ao final do inverno, que no Brasil está entre os meses de agosto. Porém, devido às mudanças de temperatura do país, não se preocupe com a data específica. Procure estudar em qual semana o frio intenso do inverno deixará a sua região e realize a poda da sua uva nessa data.

Manutenção da uva

Caso você realize todas essas dicas aqui expostas, não terá muitos problemas para a manutenção da sua uva em vaso. Procure ficar atento aos primeiros meses. De preferência, cultive mais de um pé de uva em vaso, a fim de compará-los entre si a fim de saber com maior rapidez se há algo errado no crescimento de alguma muda. Caso haja, basta adicionar mais adubo orgânico.

Rega da uva

A rega da uva é um passo importante para se realizar com cautela. Lembra que as uvas crescem bem em climas frios? Pois saiba que nestas regiões, o volume de chuva também não é tão perene quanto estamos acostumados no Brasil. Por isso, não regue sua uva todos os dias. Duas vezes por semana é o ideal. Porém, fique de olho no solo do vaso e não deixe que ele fique seco por muito tempo.

Sobre a uva

Uvas

Agora que você já sabe quais os cuidados gerais que se deve ter com qualquer muda de uva, chegou a hora de definir qual a uva ideal para se ter na sua casa. Isso porque, apesar das inúmeras variantes que existem, algumas se dão melhor em climas de maior frio, outros de maior calor e volume de chuvas.

Por isso, selecionamos algumas informações importantes para você.

Cada tipo de uva tem condições diferentes

Como já dissemos, cada espécie de uva tem condições ideais para o crescimento. Porém, para as regiões sul e sudeste do país, as mais indicadas são as uvas Vitis labrusca (Isabel), que se adaptam bem ao clima destas regiões. Porém, para o centro-oeste, nordeste e norte do Brasil, as uvas mais indicadas são a variedade Vitis vinifera (Niágara), que são uvas americanas e de fácil cultivo em regiões mais quentes.

Escolha a espécie de uva de acordo com a época para o plantio

Ainda que cada uva se adapte melhor em cada clima do Brasil, existe ainda um fator importante para se ter em mente no início da sua aventura: a época do plantio. Isso porque, ainda que determinada uva não seja a mais adequada para a sua região, caso você consiga plantá-la na época adequada e fazer com que ela atinja um bom tamanho antes do período de calor extremo, por exemplo, você ainda conseguirá ter bons frutos com ela.

Em geral, a melhor época para plantar a sua videira é no segundo semestre, após o inverno. Porém, caso você utilize mudas enxertadas, é possível plantar um pouco antes, já em julho ou agosto.

Épocas das colheitas

A colheita da uva vai depender da espécie que você cultivou e da época que foi realizado o plantio. Porém, orienta-se em geral a colher a uva entre 3 e 4 meses após o cultivo no vaso. Isso porque, após esse período, a maturação do fruto atrai muitos insetos que se alimentam dele. Por isso, 70 dias é uma boa média para se ter em mente quando for colher as suas uvas em casa.

Benefícios da uva

A uva é uma fruta conhecida pelos seus inúmeros benefícios, incluindo na manutenção do corpo e da pele. Isso porque essa fruta é extremamente rica em oxidantes, que estão presentes nas suas cascas, folhas e até mesmo nas sementes.

Além disso, o ingerir as cascas da uva é recomendado por especialistas devido ao fato de que essa parte é rica em fibras, auxiliando no funcionamento do intestino e na diminuição da fadiga muscular. Por isso, não deixe passar a oportunidade de cultivar essa planta em casa.

Uso da uva na culinária

Além dos típicos vinhos que por si só se destrincham entre tinto, branco, suave ou seco, a uva proporciona diversas receitas deliciosas para você preparar para a família e amigos. Isso porque, além de consumida in natura ou em salada de frutas, existem muitas receitas possíveis para além do clássico risoto de vinho branco.

São elas: o mousse de uva, a sobremesa de uva-verde com leite ninho, a tortinha de uva, além de pavês e bolos de uva. Incrível, não é? São muitas as opções para todos os gostos.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas uvas

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como plantar uvas em vaso, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive os tipos de uva de cada época em vasos!

Cesta com uvas

Agora que você já sabe como cultivar uva em vasos, qual tal testar todos os tipos nas diferentes épocas do ano? Não deixe de aproveitar todas essas dicas para plantar várias espécies de uvas na sua casa e ter, durante todo o ano, diversos tipos de uvas para você e sua família.

Você pode utilizar as uvas cultivadas em julho e agosto para fazer um bom bolo de uva, já que elas são um pouco menos doces, ou ainda aproveitar as uvas cultivadas nos meses de setembro para fazer uma salada de frutas ou um pavê de uva para o Natal. Isso porque o tempo para a colheita cairá exatamente na época natalina.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com a família e com os amigos!

Autor deste artigo

Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos