Carros com tração traseira: nacionais, melhores e muito mais!

Carros com tração traseira: nacionais, melhores e muito mais!

Você sabe o que é carro com tração traseira? Confira os melhores modelos nacionais e internacionais. Veja também suas vantagens e desvantagens.


O que são carros com tração traseira?

traseira de um carro

Os carros com tração traseira são aqueles em que o motor atuará nas rodas traseiras, que são as que movimentarão o automóvel. Esse tipo de tração está associada com carros velozes e esportivos, que podem realizar manobras mais seguras, por conta do melhor equilíbrio e divisão do peso que esse tipo proporciona.

Vários veículos clássicos possuem esse tipo de tração, como o Opala e o Fusca, mas ao longo do tempo a tração traseira passou a ser utilizada em veículos mais sofisticados e melhores, enquanto os carros populares também passaram a utilizar a tração dianteira por ser mais barata. Confira quais modelos usam esse tipo de tração a seguir:

Carros com tração traseira nacionais

Para saber mais sobre os carros de tração traseira, primeiro conheça os carros nacionais que foram feitos com essa configuração, confira abaixo.

Chevrolet Chevette

O Chevette fez sucesso por muitos anos no Brasil, sendo o carro mais vendido no país em 1983. Na época, foi um carro inovador até no quesito segurança, possuindo pisca alerta, duplo circuito de freios e uma suspensão calibrada.

Além disso, o Chevette contava com tração traseira, aliada à um motor 1.4 de 68 cavalos, fazendo com que esse carro voasse e atingisse até 145km/h, uma grande velocidade para a década de 1970.

Com o investimento e as melhorias das novas versões, o Chevette foi um carro que ficou no coração dos brasileiros por um tempo.

Ford Maverick

O Ford Maverick foi criado para brigar com o Opala, como um intermediário da Ford. Esse carro foi vendido por apenas seis anos no mercado nacional, e mesmo assim conquistou fãs.

Esse carro batia 100km/h em 11,6 segundos e conseguiu atingir a máxima de 178km/h, bem mais que o Chevette, oferecendo uma experiência digna de cinema para quem gosta de velocidade, até mesmo nos dias de hoje.

Porém, apesar da potência do motor em conjunto com o tipo de sua tração terem criado um monstro na década de 70, o Maverick não conseguiu vencer o Opala e teve suas vendas interrompidas.

Volkswagen Fusca

fusca laranja

Em 1959 o Fusca começou a ser fabricado no Brasil. Com um design inconfundível, possuía um motor 1.1 com 36 cavalos, que consumia bastante gasolina e não atingia velocidades tão altas. Além disso, o fusca fora feito com tração traseira e um motor refrigerado a ar, que apesar de inovador para a época de sua criação, tinha um rendimento baixo.

Desde então, esse carro passou por melhorias constantes e diferente do Maverick ou Chevette, conta com versões atuais, que continuam conquistando corações, os novos fuscas alcançaram velocidades e potências incríveis, batendo 224km/h.

Um ícone brasileiro, que foi o carro mais vendido por mais de duas décadas consecutivas, sendo superado apenas pelo Volkswagen Gol.

Chevrolet Opala

O Opala se consagrou no mercado e derrotou o Maverick da Ford. A General Motors buscava criar um carro para passeio e daí nasce o Opala, um veículo de tração traseira, luxuoso e com versões esportivas, além de uma mecânica sólida e confiável.

Inicialmente possuía apenas duas versões, ambas com design quatro portas, mas com o passar dos anos diversas foram criadas, como o SS e o Gran Luxo, com motores de alta performance que atingia potentes resultados.

Toda a “família” Opala sempre foi versátil e tiveram muitos usos, de ambulância a competições de Stock Car, o veículo da GM com certeza se eternizou na memória dos usuários e colecionadores por conta da sua qualidade.

Volkswagen Brasília

O carro que se tornou símbolo da cultura nacional,participando até da icônica musíca da banda Mamonas Assassinas. Esse carro nasceu da intenção de aliar o que já funciona no Fusca só que num modelo mais confortável e espaçoso.

Este modelo, projetado especialmente para o mercado brasileiro, leva o nome da capital do País e foi muito popular por diversos fatores. Contava com um motor 1.6 de 60 cavalos, tração traseira e que conseguia atingir 135km/h, não sendo um carro focado na velocidade.

Seu principal concorrente no mercado era o Chevette, veículo também de tração traseira e que fez muito sucesso no Brasil juntamente do Brasília.

Melhores carros com tração traseira

Agora conheça as melhores naves com tração traseira, carros de tirar o fôlego que impressionam qualquer um.

Mercedes-AMG C63

Esse sedã da marca alemã oferece algo fora dos padrões até mesmo para os carros esportivos. Com seu motor V8 aspirado 6.2 e uma potência de 487 cavalos, esse veículo consegue ir de 0 a 100km/h em apenas 4,3 segundos de muita adrenalina.

Porém, ele não é ideal para terreno irregular, é baixo e possui uma suspensão rígida, o que o faz chacoalhar bastante, sendo necessário cuidado ao passar em buracos, valas e lombadas. Mas na pista é onde o C63 brilha, trazendo uma experiência confortável e segura para o motorista, sua tração traseira ajuda a diminuir o risco de “sobrar” nas curvas, e serve também para manobras.

Ford Mustang

O Mustang é um esportivo muito conhecido e popular. Sendo um carro robusto e espaçoso, para até quatro pessoas em seu interior, algo interessante perante os carros que só tem 2 lugares, além de um bom porta-malas em relação aos esportivos

Dentro dos seus modelos, sua potência varia, podendo ter um motor de 4 cilindros ou até um V8, e a potência vai de 310 cavalos até estrondosos 760cv, que podem alcançar 250km/h e vai de 0 a 100km/h em apenas 4,3 segundos, tendo tração traseira para auxiliar num melhor controle de curvas e estabilidade. Esse carro é um dos mais completos dos esportivos.

Toyota Supra

O Supra teve um grande hiato na sua vida, passando vários anos sem ser produzido, porém sua volta foi triunfal. Com um motor potente, uma transmissão refinada, tração traseira e uma boa dirigibilidade, esse carro que utilizou muitas tecnologias da BMW, conquistou novamente seu espaço no mercado dos esportivos.

Como a maior parte dos esportivos, esse veículo consegue voar nas pistas, fazendo 100km/h em apenas 5,3 segundos e alcançando 250km/h de velocidade máxima. No entanto, no quesito conforto ele pode não ser dos mais atrativos, com o interior para apenas 2 pessoas que acaba sendo apertado, trazendo dificuldades para entrar e sair do carro.

Jaguar XE

O Jaguar XE é um executivo de quatro portas, com design simples, porém elegante, que traz conforto e um motor menos potente que seus concorrentes da Audi, BMW e Mercedes.

Para quem busca algo mais potente pode se sentir menos atraído por esse carro, que apesar disso, conta com tração traseira e é muito bom de se dirigir, além de ser econômico e possuir preços melhores que seus concorrentes.

Por isso, esse carro se destaca na categoria dos executivos, mas acaba ficando atrás nos quesitos esportividade e potência.

Chevrolet Camaro

Este é o concorrente direto do Ford Mustang, um carro esportivo e robusto. O camaro pode ser cupê ou conversível, com apenas duas portas, mas com um tamanho interessante e boas funcionalidades interiores, com um volante bem equipado e um painel bem completo.

Contando com um motor V8 6.2 com 461 cavalos e bastante força, juntamente com a tração traseira, esse carro atinge resultados impressionantes, indo de 0 a 100km/h em apenas 4,2 segundos, tudo isso torna esse carro uma das melhores opções, mas que no Brasil vem decaindo em vendas diante do lançamento do Mustang.

Subaru BRZ

O Subaro BRZ é um esportivo japonês, da família do Toyota GT 86, que também é produzido pela Subaro, sendo o BRZ um modelo compacto, com design clássico dos modelos japoneses.

A proposta do carro é simples, velocidade e condução pura, contando com um motor 2.0 de 205cv, nas versões menos atualizadas, tem apenas duas transmissões e tração traseira, ainda assim esse carro consegue entregar o que propõe.

Tudo isso torna o BRZ um dos melhores carros para dirigir de forma limpa e divertida, que não exige do comprador um grande capital, tendo um preço bem mais em conta que os carros de luxo, mas oferecendo uma boa experiência.

Dodge Challenger

O Challenger é um muscle car, assim como o Mustang e o Camaro, que tem muita potência e um dos melhores em velocidade. Tendo versões com até 851 cavalos, é um carro recordista na arrancada, chegando a 96km/h em apenas 2,3 segundos, trazendo muita emoção e adrenalina.

O conforto do interior é algo diferencial nos muscle car, e este possui potência para enfrentar os esportivos também citados nessa lista, com design simples e robusto, tração traseira e um interior simples, o Challenger é um clássico das pistas, que não deixa a desejar no que se propõe e possui muitos fãs.

Mazda MX-5

Esse carro é do tipo luxuoso e esportivo, que não esbanja tamanho, mas sobra outras qualidades. Com seu poderoso motor, de 181 cavalos e tração traseira, aliado ao seu design e leveza, o Mazda pode deslizar pelas pistas à velocidades exorbitantes.

Pra quem está à procura de um conversível bonito e elegante, além de um carro potente, o Mazda é uma boa pedida, mas claro que ele possui alguns contras, seu interior é apertado e a visibilidade não é das melhores, seu porta-malas também é um dos menores de todo o mercado de carros.

Além disso, não se pode esquecer o valor que esse carro possui, por se tratar de um esportivo de luxo, seu preço no Brasil está na casa dos cem mil reais.

Porsche 911

A Porsche é uma das mais conhecidas marcas de carros, sendo reconhecida pelos seus carros elegantes e poderosos. O modelo 911 segue os padrões dos carros de luxo, tendo 2 lugares, esse veículo peca no interior, sendo apertado, assim como o MX-5.

No entanto, pode-se ter um motor potente de 6 cilindros com potência de até 443 cavalos, com tração traseira, que faz com este carro seja um dos mais ágeis do segmento.

Outro ponto forte desse carro é seu computador de bordo, que é um dos mais comunicativos e eficientes, dignos da marca Porsche, tornando ainda melhor a experiência com essa nave.

Chevrolet Corvette

O Corvette traz o clássico design dos esportivos. Com sua versão base tendo um motor V8 6.2, tração traseira e atingindo 495 cavalos de potência, esse modelo se mostra um dos mais completos dos carros desse tipo.

Sua cabine é espaçosa e confortável, sendo um ponto forte em relação aos demais carros dessa lista, além disso, dentro das opções ele pode ser Coupé ou Conversível, e a Chevrolet oferece diversas melhorias para quem quer ter um carro ainda melhor que o modelo básico do Corvette.

Esse carro é uma das melhores opções de esportivos com tração traseira, o que faz com seu preço também se torne elevado, deixando-o pouco acessível para a população no geral.

BMW M4

O M4 é um carro de alta performance da Série 4 da BMW, sendo um redesenho da Série 3, tanto o coupé quanto o conversível. Se parecendo muito com suas versões anteriores, traz as mesmas qualidades: velocidade, um bom controle de direção e um bom arranque.

No entanto, mesmo tendo tração traseira, pode ser difícil o controle no asfalto molhado, sem contar que o barulho do motor soa bastante artificial. Porém, conta com a boa qualidade da marca BMW, e é um esportivo atraente e poderoso para quem gosta de aventura e conforto.

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

O Giulia Quadrifoglio marca a ressureição da Alfa Romeo, sendo um muscle car de design arrojado que impressiona. Com seu interior luxuoso e de aparência refinada, bem como o conforto que esse modelo proporciona, esse carro conquista os corações dos motoristas.

Contando com um motor V6 2.9 com 510 cavalos de potência, este carro entrega até 307km/h e vai de 0 a 100km/h em apenas 3,9 segundos. Ainda por cima, sua tração traseira permite o melhor controle de curvas e a possibilidade de aproveitar ainda mais a direção dessa máquina.

Características dos carros com tração traseira

retrovisor de carro

Neste tópico, entenda do que se trata a tração traseira e aprimore seus conhecimentos sobre a mecânica desses automóveis.

Quando escolher um carro com tração traseira?

Se você quer um carro que realize manobras esportivas e ofereça uma dirigibilidade diferencial, os carros equipados com tração traseira são os melhores para isso.

Eles também são indicados para quem tem a necessidade de transportar cargas mais pesadas e reboques, por isso a maioria das caminhonetes são montadas com tração traseira.

Então, se você se encaixa em um desses perfis, vale a pena investir um pouco mais de dinheiro num carro com tração traseira, para garantir uma melhor experiência nas estradas.

Vantagens de carro com tração traseira

As vantagens desse tipo de tração são muitas, ela traz carros com um peso mais distribuído, melhor direção e uma capacidade de frenagem aprimorada, sem contar que o equilíbrio do carro é superior. Tudo isso aumenta a segurança do veículo

Além disso, seus motores são mais potentes, o que possibilita um melhor uso de reboques. Por último, a manutenção desses carros é mais fácil de ser realizada.

Tudo isso aprimora a experiência do motorista, contanto que ele já esteja ciente do que vai dirigir e que esteja de acordo com as necessidades.

Desvantagens de carro com tração traseira

Geralmente os carros com tração traseira são mais pesados e tem o espaço interior menor e desconfortável. Em altas velocidades, o veículo pode ser difícil de controlar, resultando na possibilidade de sobreviragem.

Além de ser uma tração pobre na areia, neve ou gelo. Estes carros ainda podem ter os mais altos custos do mercado, o que afasta boa parte dos consumidores.

Por isso, é importante estar ciente de tudo isso ao realizar a compra de um veículo com esse tipo de tração.

Conheça também produtos para cuidar de seu carro

Nesse artigo você conheceu diversos modelos de carros com tração traseira, e esperamos que, de alguma forma, tenhamos ajudado você a escolher seu próximo veículo. Assim já que estamos nesse assunto, que tal você conferir alguns de nossos artigos sobre produtos de cuidados automotivos? Veja abaixo!

As 10 melhores ceras automotivas de 2022: líquidas, carnaúba e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1775

Quer deixar o seu carro com uma cara nova e com a tinta brilhando? Então confira as melhores ceras automotivas de 2022. Não perca mais tempo e compre já a sua!

Os 10 melhores aspiradores para carro de 2022: Black + Decker, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2073

Quer um aspirador portátil, e não sabe qual comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher e quais os 10 melhores aspiradores para carro disponíveis!

Os 10 melhores shampoos para lavar carros de 2022: do 3M, Easytech, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1090

Se você está em dúvida em qual produto adquirir para lavar seu carro, seus problemas acabaram! Confira os melhores shampoos automotivos do mercado e os preços!

Aproveite as dicas e escolha o melhor carro com tração traseira para você!

dirigindo carro

Dirigir um carro potente em alta velocidade é uma experiência marcante para quem gosta de adrenalina e de aproveitar o máximo que a máquina proporciona.

Então, agora que você já conhece os melhores carros, além de entender um pouco mais sobre o que é e como funciona a tração traseira, já escolha o seu carro, faça um bom negócio, e curta um motor potente.

Autor deste artigo

Olá, eu me chamo Miro e sou estudante de direito e freelancer na área de escrita e marketing.
Aqui no portal vida livre me interesso por escrever sobre turismo, treinos, cotidianos, atividade e automotivos.

Últimos posts


As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

Está em busca de uma excelente impressora 3D, mas não quer gastar muito? Conheça agora os modelos com bom custo-benefício e saiba como escolher o modelo ideal!


Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Você sabe como limpar acessórios feitos de prata? Veja neste artigo passo a passo para lustrar, dicas e formas de manter sua peça brilhando.


Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Existe uma série de exercícios que podem ser aprimorados com os halteres, sejam treinos para membros inferiores ou superiores. Confira alguns deles aqui!


Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Já ouviu falar em treino ABCD para fazer na academia e auxiliar na hipertrofia? Confira esse artigo para saber como funciona, dicas, vantagens e desvantagens.


Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Neste artigo, saiba as novidades das motos custom e confira os diferentes modelos para ter uma em sua garagem, suas características e vantagens.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação