Textura de cimento queimado: em porcelanato, como usar em piso e mais!

Textura de cimento queimado: em porcelanato, como usar em piso e mais!

Sabia que o cimento queimado tem vários tipos de textura? Veja aqui diversas aplicações desse material em pisos e paredes, para diferentes estilos e ambientes.


Textura de cimento queimado: uma bela opção para decorar o seu ambiente!

Sala espaçosa com a parede de cimento

Você quer renovar o chão da sua cozinha sem muito barulho ou quebra-quebra? Quer deixar sua sala com uma decoração impactante e deslumbrante? Quer deixar as paredes do seu banheiro com um aspecto limpo e moderno? Então, opte por uma textura de cimento queimado que atende perfeitamente esses requisitos.

É fácil de limpar, pode ser instalada sobre outros revestimentos e existem milhares de opções para cada estilo. Aplicação rápida e utilização de poucos materiais são outras das vantagens dessa estrutura. Para você entender mais, neste texto, estão os tipos, formas de usos e manutenção do cimento queimado, por isso continue lendo.

Diferentes formas de ter a textura de cimento queimado

Cinza, preto, azul, verde, bege, claro ou escuro, fosco ou brilhante. Uma textura de cimento queimado tem a capacidade de assumir diferentes modelos. Saber quais elementos usar permite alcançar o resultado esperado. Então, veja a seguir as bases para confecção do cimento queimado.

Porcelanato

Ideal para piso, depois de pronta a textura de cimento queimado no formato de porcelanato oferece um brilho intenso à superfície em que foi aplicada. Ela corresponde a duas técnicas de construção: argamassa + resina impermeabilizante ou somente resina epóxi.

A argamassa pode ser a base de areia, água e cimento ou cola PVA, água e cimento. Depois, para criar o efeito porcelanato se passa uma resina impermeabilizante. Com a resina epóxi apenas se despeja a mistura que vem pronta sobre o piso, por este motivo a textura desse modo também é conhecida como porcelanato líquido.

Argamassa

Versátil para pisos, paredes e móveis a textura de cimento queimado tradicional é moldada apenas com a argamassa a base de areia, água, aditivos e cimento. Entre as demãos o profissional faz o alisamento do concreto com diferentes técnicas e materiais, embora a desempenadeira seja o principal.

Atualmente, no mercado de construção existem várias argamassas prontas em diversas cores. Normalmente, esses produtos já vêm com os componentes preparados e é necessário simplesmente misturar com água na quantidade recomendada pelo fabricante e, por seguinte, nivelar com uma desempenadeira.

Papel de parede

O papel de parede com textura de cimento queimado é uma solução simples e econômica para criar uma parede com esse efeito. Com um acabamento muito realista, é possível alcançar excelentes resultados. Outra vantagem desse produto é que existe uma vasta gama de designs para escolher.

Tinta

A pintura com textura de cimento queimado serve para dar a qualquer ambiente um aspecto urbano e contemporâneo. Pode ser usada em pisos, paredes, bancadas e banheiros. A simplicidade da utilização e o visual estilo requintado e sofisticado são os pontos fortes dessa categoria.

A tinta vem em recipientes com diferentes quantidades de litros com os quais é possível pintar vários metros quadrados. A aplicação é feita com um pincel largo com uma ou duas camadas. No final, a superfície ganha uma aparência moderna e urbana num tom acetinado e lavável.

Piso com textura de cimento queimado

Interior de uma sala de estar em uma casa

Um piso com esse acabamento reflete muito bem a luz natural. O chão fica bonito e funcional, combina naturalmente e dá personalidade que cada espaço exige. A preparação exige poucos materiais, mas bastante conhecimento. Então, descubra a seguir a aplicação da textura de cimento queimado em pavimentos.

Como fazer?

A textura de cimento queimado não nivela, portanto toda a superfície deve estar sem rachaduras ou buracos antes da montagem. O próximo passo é remover sujeira e umidade do local. A água de um piso molhado pode interferir na argamassa ou na resina epóxi.

Pelo método tradicional, deve-se fazer o concreto normal e polvilhar cimento seco e ir alisando com uma desempenadeira em duas ou três demãos. Para a instalação com argamassa pronta ou resina epóxi basta acompanhar o modo de uso do fabricante que geralmente, se refere a como misturar o produto e a maneira de alisar a superfície.

O que fazer para não rachar?

Uma textura de cimento queimado pode ficar pronta entre 24 a 72 horas. No entanto, isso depende do clima, se a temperatura estiver bastante alta ou umidade do ar extremamente baixa, a massa irá seca rápido por fora, mas por dentro ficará úmido. Isso, evidentemente, causará estragos posteriormente.

Manter úmida a parte externa até que o interior do concreto seque permite evitar rachaduras e possíveis manutenções. Além disso, preserva a vida útil do acabamento, que geralmente é de 10 anos. Quando esse processo de secagem não é feito de forma adequada, a solução é refazer os trechos com falhas ou, até mesmo, todo o pavimento.

É normal aparecerem manchas

Um piso feito com argamassa de textura de cimento queimado se torna poroso. Assim, óleo, poeira e determinados líquidos mancham o chão. Para remover as marcas é possível utilizar uma mistura de água e sabão, e lixar levemente. Uma resina impermeabilizante pode prevenir novas manchas.

Pavimentos de cimento queimado a base da resina epóxi não apresentam essas marcas. No entanto, é melhor evitar a exposição à luz direta do sol, pois causa o surgimento de zonas amareladas. Além disso, sujeiras persistentes podem ser tiradas com escova de náilon e amônia.

Vantagens

Pisos feitos com essa estrutura tem uma aparência limpa e brilhante que suavizada pelo mobiliário deixa a cozinha moderna, a sala sofisticada e banheiro fascinante. A textura de cimento queimado harmoniza com a madeira e também fica bem com o ferro. É perfeito para ambientes rústicos e contemporâneos.

A aplicação é sem barulho ou quebra-quebra que são comuns nas reformas. Além disso, pode-se revestir contrapiso, azulejo, cerâmica entre outros com esse acabamento. É fácil de manter e limpar. Existem inúmeras combinações que podem ser formuladas em distintos lugares.

Desvantagens

Um piso com textura de cimento queimado é frio e isso pode ser inconveniente para algumas pessoas. Essa baixa temperatura pode ser amenizada com a utilização de tapetes e carpetes que, inclusive, se ajustam perfeitamente a variados tipos de decorações com esse revestimento.

Quando molhado esse tipo de chão fica escorregadio, por isso é aconselhável usar resina antiderrapante em áreas molhadas ou úmidas. Um impermeabilizante também é necessário para prevenir manchas de gordura, principalmente na cozinha. Caso haja crianças e idosos na casa, também é recomendado em salas.

Onde usar o piso com textura de cimento queimado

É um material muito versátil graças à sua alta resistência e flexibilidade. As possibilidades de uso são inúmeras. Renova a superfície de paredes, pisos, móveis e teto. Na sequência estão locais onde textura de cimento queimado mais se destaca em uma casa.

Banheiro

O banheiro é outro espaço em que a textura de cimento queimado mostra seu poder. Ela fica agradável na parede, no chão e na bancada da pia. Por se tratar de um ambiente muito úmido, o piso deve estar perfeitamente vedado com um impermeabilizante antiderrapante.

Quarto

É uma ótima forma de decorar o interior de um quarto com bom gosto e elegância. Também concede ao piso um efeito luminoso que cria um toque contemporâneo ao ambiente. Com seu estilo requintado, combina perfeitamente com o espírito da arquitetura moderna.

Para quartos existem infinitas possibilidades de cores, nuances e padrões da textura de cimento queimado. Além disso, tem um aspecto bonito que seduz pela sua resistência. Na tonalidade desejada é possível colocar no quarto de crianças, bem como de hóspedes.

Cozinha

Utilizar uma textura de cimento queimado tanto no pavimento como na parede da cozinha é uma ótima ideia. Embora, tenha que ser protegido com um impermeabilizante para evitar manchas de gordura, uma vez instalado corretamente não precisará de mais manutenção, além de um pouco de água com sabão.

Sala

Para a sala existem diversos pisos tipos de textura de cimento queimado uniformes e lisas. Com variação de cores que permitem criar um ambiente encantador com esse acabamento. Além disso, o tratamento de impermeabilização e antiderrapante não é tão necessário como no banheiro e na cozinha.

Tipos de textura de cimento queimado para pisos

Uma das formas mais simples de fazer e gerar uma textura de cimento queimado extremamente resistente e durável em pisos é com argamassas prontas. Então, nos tópicos seguintes você conhecerá quais as principais categorias e técnicas de aplicação desses produtos.

Cimento queimado polimérico espatulado

A argamassa desse tipo concreto fica na forma de um revestimento um pouco mais espesso. Após a preparação, a massa é moldada em duas demãos sobre um piso ou contrapiso com uma espátula de plástico ou metal, dependendo do produto e acabamento.

A textura de cimento queimado polimérico espatulado aceita de médio a alto tráfego de pessoas. Por essa razão, está adequada para a colocação em áreas industriais, comerciais bem como residenciais. A finalização com impermeabilizante pode ser brilhante ou acetinada.

Piso de cimento queimado polimérico rolado

A textura do cimento queimado polimérico rolado em pavimento se destaca pela uniformidade que proporciona a cor. Ela fica um pouco emborrachada depois de pronta, mas com efeito antiderrapante. É um produto indicado para lugares com circulação baixa ou média de pessoas.

Outra característica desse tipo é que a temperatura do chão permanece suave. Para a colocação, a superfície deve ser lixada e um fundo prime passado sobre o piso, antes da primeira demão. A partir daí, mais 7 camadas poderão ser acrescentadas para que o revestimento fique perfeito.

Piso de cimento queimado polimérico autonivelante

A textura do cimento queimado polimérico autonivelante consegue compensar certas diferenças de nivelamento do chão. A coloração também se mantém uniforme e preparada para receber alto tráfego. Assim, desde pessoas até empilhadeiras podem passar por cima desse material.

Essa argamassa é derramada sobre a superfície e um profissional iguala o concreto com um movimento ondulado mais ou menos contínuo, com um rodo nivelador e fura bolha. A moldagem ocorre em apenas uma camada, embora o uso de um fundo prime seja necessário.

Piso cimentício atérmico e antiderrapante Micro Fulget

A versátil textura de cimento atérmico e antiderrapante Micro Fulget foi criada para áreas secas e molhadas. Como não escorrega e nem sofre com altas temperaturas, se tornou ideal para aplicação em piscinas e coberturas. Além disso, aceita alta movimentação de pessoas.

O uso consiste em colocar o produto em uma ou duas mãos e alisar com a desempenadeira. A quantidade de cores e o acabamento para esse tipo de argamassa são mais limitados. Entretanto, não deixam de ser uma grande solução para proteger as pessoas dos pisos escorregadios perto de piscinas.

Estilos decorativos que combinam com a textura de cimento queimado

É incrível como um revestimento se adapta a espaços tão variados. Além de ter fácil manutenção se incorpora aos ambientes com naturalidade. Dependendo do acabamento melhora a iluminação e traz vivacidade a pisos e paredes. Desde o rústico ao moderno, confira na sequência estilos de decoração da textura do cimento queimado.

Rústico

Uma decoração moderna, mas que tem um estilo rústico tradicional. A textura de cimento queimado consegue se fundir em uma arquitetura contemporânea tanto com revestimento de paredes tijolos de barro como com madeira.

Para fazer decorações rústicas em casa ou na empresa, se encaixa perfeitamente. É possível harmonizar plantas ornamentais, móveis e teto de madeira para equilibrar com a simplicidade da perfeição, cor e nuances de um piso de cimento queimado rústico.

Moderno

A textura de cimento queimado também oferece um estilo moderno para a entrada e interior de casas. Em cômodos com grandes janelas costuma refletir a iluminação natural. Com isso os espaços se tornam abertos criando um toque de beleza e modernidade.

Além disso, o cimento queimado pode ter vários tons contemporâneos. Há muitas possibilidades e que se adapta ao estilo de móveis. Assim, um chão com uma textura de cimento queimado na cor bege, branco, preto ou cinza se destaca em um ambiente com mobília colorida, por exemplo.

Industrial

No mundo industrial e comercial o cimento queimado é amplamente utilizado. Ele abrange pisos desde escritórios, passando por salões de produção, e até restaurantes. A aparência elegante e o baixo custo para a confecção tornaram esse material muito popular nesse meio.

A decoração industrial da textura de cimento queimado é um estilo inspirado na arquitetura dos edifícios comerciais. Nessas construções existe a presença de espaços muito amplos e abertos, sem muitos móveis e as cores são sóbrias e básicas. Graças a essas qualidades, atualmente, se tornou bastante utilizada também em residências.

Use o cimento queimado e renove a decoração do seu ambiente!

Interior minimalista da sala de estar com loft convertido

A textura de um cimento queimado fica incrivelmente bem exposta em salas, banheiro, cozinha entre outros lugares. Também tem vários tipos de acabamentos que são foscos, lisos, brilhantes e espelhados. Oferece um grande jogo de cores e formatos. Portanto, será extremamente fácil encontrar um estilo que atenda seu gosto.

Existe uma infinidade de motivos para o uso desse tipo de acabamento. Se você pretende renovar a sua casa com cimento queimado, essa é uma ótima ideia. Ao instalá-lo você perceberá que é um investimento que oferece excelente relação custo versus benefício e trará grande satisfação!

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos