Ixora chinensis: como cuidar, floração, características, paisagismo e mais!

Ixora chinensis: como cuidar, floração, características, paisagismo e mais!

Você conhece o arbusto Ixora chinensis? Veja as principais características desta planta chinesa, como cuidá-la e seus usos no paisagismo.


Ixora chinensis: arbusto com cacho de flores

Arbusto Ixora chinensis

Ixora chinensis, também conhecida como Ixora-chinesa ou Ixora-vermelha, é uma planta de bosque originária da China, ela tem características arbustivas e flores vermelhas em buquê. Não possui aroma, mas atrai grande parte dos animais polinizadores, fazendo com que outras plantas ao seu redor se tornem mais férteis.

Neste artigo, iremos abordar temas como o cultivo da ixora, como plantá-la e quais são as características da planta. Você vai conhecer tudo sobre frequência de rega, solo, iluminação e temperaturas ideais e até e curiosidades.

Está preparado? Então vamos nessa!

Informações básicas da Ixora chinensis

Arbusto Ixora chinensis


Nome CientíficoIxora chinensis
Outros NomesIxora-chinesa, Ixora-vermelha, Chama-da-selva
OrigemÁsia, China, Malásia
Porte1.2~1.8 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera, Verão
ClimaEquatorial, Oceânico, Tropical


A Ixora chinesis é uma planta arbustiva de baixa estatura, podendo chegar até 1,80m. Essa planta gosta de luz forte e temperaturas altas, como consequência, seus climas preferidos são o tropical, equatorial e o oceânico. Ela é originária da Ásia, mais especificamente da China, mas pode ser encontrada em várias partes do mundo, desde que sejam lugares quentes.

As flores da Ixora chinensis costumam brotar entre as estações de primavera e verão, mas dependendo do clima, podem florescer o ano todo. As cores podem variar de vermelho para laranja e amarelo, e por isso, ela também é conhecida como chama-da-selva.

Como cuidar da Ixora chinensis

Pessoa podando arbusto

A seguir, falaremos sobre os cuidados que se deve ter ao cultivar uma Ixora chinensis. Abordaremos assuntos sobre: frequência de rega e alimentação, floração, manutenção da planta, pragas e doenças e a reprodução da ixora por semente e por estaquia. Confira!

A rega da Ixora chinensis

A rega da Ixora chinensis é um fator importante para manter a saúde da planta. Sendo uma planta tropical, ela gosta de bastante umidade, evite deixar sua ixora seca por muito tempo, pois ela pode começar a murchar. Regue a planta pelo menos 1 vez por semana nas estações quentes, utilizando água abundante diretamente no solo.

Evite regar de cima, pois do contrário, a água pode entrar em contato com a superfície da planta antes de chegar ao solo, levando doenças as raízes e causando danos à planta. Durante as estações de frio como outono e inverno, a rega deve ser parcialmente suspensa, e se tiver dúvidas sobre o momento certo para regar, pegue um palito de madeira e afunde na terra, se sair seco, já está na hora.

Floração da Ixora chinensis

As flores da Ixora chinensis são lindas e delicadas, elas florescem em maior quantidade durante a primavera e verão, mas podem florescer o ano todo dependendo do clima, como já havíamos dito anteriormente. As cores podem ter tons de vermelho, alaranjado ou amarelo, são tubulares e possuem quatro pétalas cada flor.

Elas brotam em cachos, bem semelhantes às hortências, podendo brotar até 60 flores individuais por cacho, também não possuem nenhum aroma, mas compensam pela beleza.

Manutenção da Ixora chinensis

A manutenção da sua Ixora chinensis é importante para ela crescer de modo saudável e evitar pragas. Por isso, quando for podar, use sempre uma tesoura de poda esterilizada e corte alguns centímetros de cada rebento em apenas um botão. Esse processo, vai estimular o crescimento de novas folhas e flores. O tempo certo para a poda é depois que a planta florescer e sempre que parecer desarrumada.

Como ela é arbustiva, geralmente é podada de forma arredondada, por isso, pode perder a forma rapidamente, necessitando de podas mais frequentes para manter o formato.

Pragas e doenças da Ixora chinensis

A Ixora chinensis pode ser afetada por algumas pragas, por isso fique sempre atento a mudanças em sua planta. As pragas mais comuns que costumam afligir a ixora são os pulgões, as cochonilhas de escama e os nematoides. Para tratar as pragas da cochonilha e pulgões, basta aplicar um spray de sabão inseticida ou óleo de nim.

Já os nematoides, que são pragas de raízes, devem ser tratados com uma camada espessa de cobertura morta, isso irá ajudar a desacelerar a contaminação. Quando nematoides estiverem atacando as raízes de sua planta, você perceberá mudanças como: crescimento atrofiado ou folhas murchas.

Adubação da Ixora chinensis

A Ixora chinensis não necessita de uma alimentação muito frequente. Você pode escolher duas formas de alimentar sua planta: uma vez por ano com fertilizante de lenta absorção ou semanalmente com fertilizante líquido de rápida absorção.

Se alimentar 1 vez por ano, lembre-se de fazer isso apenas na primavera, o mesmo vale para a alimentação semanal, ela deve acontecer somente na época de floração, primavera e verão. Evite alimentar a ixora no outono e inverno e prefira utilizar substratos completos NPK com adicional extra de nitrogênio.

Materiais orgânicos como turfa negra e cobertura morta de pinheiros ou cascas de árvore, podem ser muito benéficos à planta, já que esses compostos ajudam a deixar o pH mais ácido, de modo propício para a saúde dela.

Reprodução da Ixora chinensis

A reprodução da Ixora chinensis é feita de duas formas: por semente e por estaca. Na reprodução feita por sementes, se utiliza as sementes que nascem ocasionalmente das flores, que são pequenas bolinhas roxas escuras. Para fazer a reprodução é simples, retire algumas sementes da planta e deixe-as de molho durante a noite.

No dia seguinte, encha um pote de 5 cm com uma mistura inicial para sementes e introduza a semente na terra, umedeça a terra e coloque o vaso em um local quente de sol moderado. Na propagação por estaca, o processo é um pouco diferente, reaproveite as estacas retiradas na poda e introduza a parte cortada na terra, utilize hormônios de enraizamento para agilizar o crescimento das raízes.

Estaquia para mini Ixora chinensis

A Ixora chinensis possui uma variante de sua espécie, a Ixora coccinea mais conhecida como ixora mini vermelha. Essa espécie é quase idêntica à Ixora chinensis em aparência, mas é bem menor em estatura, sendo ideal para ser cultivada em vasos, ela pode chegar até 1 metro apenas.

Suas folhas e flores também são menores do que as da Ixora chinensis comum, e para mantê-la pequena, a poda é totalmente indicada e aprovada, ela não sofre danos com esse processo. A reprodução da Ixora coccinea é feita pelo processo de estaquia, que nada mais é do que utilizar uma estaca da planta como muda, a diferença é que você terá que utilizar uma terra própria para plantas envasadas.

Como plantar a Ixora chinensis

Arbusto Ixora chinensis

Cultivar qualquer planta é uma tarefa que requer atenção e cuidados, pois cada espécie tem necessidades diferentes. E com a Ixora chinensis não é diferente, nos próximos tópicos, você vai conhecer tudo sobre as medidas que devem ser tomadas para que ela cresça saudável e bonita. Confira!

Solo ideal para a Ixora chinensis

O solo prefeito para a Ixora chinensis são os ligeiramente ácidos, solos com pH acima de 7,0 podem deixar as folhas amareladas e as flores opacas, o nível de pH ideal seria entre 5,5 e 6,5. Para aumentar o nível de pH do solo, basta misturar algum substrato com calcário ou cobertura morta como agulhas de pinheiro ou casca de árvore.

Para plantar a ixora, prepare o solo com compostos orgânicos como turfa orgânica e alguns dos itens acima para aumentar o pH, isso vai fazer com que ela cresça mais saudável e sem problemas

Iluminação para a Ixora chinensis

A iluminação perfeita para a Ixora chinensis ter um ótimo desenvolvimento e floração é em contato com sol direto, mas ela também aprecia sombras leves. Essa espécie como já mostrado antes é adepta ao clima tropical e equatorial, ou seja, climas quentes de muito sol. Ela absorve do sol todos os nutrientes necessários para sua saúde, o que estimula ainda mais a produção de flores.

Mas se onde você mora a temperatura no sol mede acima de 40ºC, o ideal é colocá-la em uma sombra parcial, pois a intensidade do sol por um período prolongado, pode acabar causando queimaduras na planta.

Temperatura ideal par a Ixora chinensis

A Ixora chinensis é uma planta que não suporta baixas temperaturas, então, o ideal é mantê-la a 15ºC sempre, mesmo no inverno, pois do contrário, ela pode acabar sofrendo danos por congelamento. Evite deixar a planta próximo a correntes de ar como janelas, ventiladores ou acondicionados, se ela estiver dentro de casa.

Se estiver fixada em um jardim, onde você não pode trazê-la para dentro de casa durante o inverno, providencie mantas térmicas para plantas, isso vai ajudar ela a sobreviver nos dias frios.

Umidade para a Ixora chinensis

Indo para nosso último tópico, vamos falar sobre a umidade para a Ixora chinensis. Essa espécie gosta bastante de umidade, principalmente nos dias quentes, que costumam ser mais secos. A planta envasada e cultivada dentro de casa, pode ser colocada no cômodo mais úmido, ou próximo a ela, pode ser adicionado um umidificador de ar para proporcionar uma umidade a mais no ambiente.

Caso ela esteja fixada do lado de fora, borrifadas diárias podem ser introduzidas na rotina de cuidados com a planta. Mas lembre-se que essas dicas de umidade devem ser reduzidas ao máximo e feitas com cautela durante o inverno.

Características e decoração com a Ixora chinensis

Arbusto Ixora chinensis

Iremos agora para as características da Ixora chinensis e seu uso na decoração. Você sabia que essa planta é usada para decorar ambientes externos e internos? E que ela pode ser envasada e adaptada para dentro de casa? Confira esses e outros assuntos a seguir!

Paisagismo da Ixora chinensis em jardins

A Ixora chinensis é bastante utilizada no paisagismo, pois ela é do tipo arbustiva, ideal para enfeitar praças e fachadas de hotéis ou condomínios. Como ela não requer de cuidados constantes e ainda pode florescer o ano todo, muitas pessoas buscam a utilizar nesses lugares para dar um destaque a mais e harmonizar com o restante do lugar.

Em espaços internos, como casas, lojas, clínicas e escritórios, a melhor opção é utilizar a mini ixora, pois seu tamanho é ideal para ser envasado e não ocupa muito espaço.

Uso da Ixora chinensis em vasos

O uso da Ixora chinensis em vasos é bem comum, tanto a ixora maior, quanto a mini. A qualidade que mais utilizam em cultivo interno é a mini ixora, seu tamanho é ideal para manter a planta dentro de casa, pois ela não cresce tanto quanto a outra mais arbustiva.

A ixora maior também pode ser envasa e cultivada internamente, mas tenha em mente que você vai precisar de um vaso grande e mais espaço, também de podas mais frequentes. Quando envasar sua ixora, procure sempre comprar terra própria para envasamento, pois são mais fofas e evitam que as raízes sufoquem no pequeno espaço.

Forma da Ixora chinensis

A forma da Ixora chinensis é arbustiva de pequena a média estatura. Quando a planta ainda está em fase de muda, ela pode não ter esse aspecto de arbusto, pois como o processo de crescimento ainda está ocorrendo ela acaba ficando um pouco desgrenhada com ramos mais altos que outros.

Com o tempo ela vai aumentando e se ajustando em sua forma natural, mas para deixá-la bem redondinha, ela precisará passar por uma poda. As mini ixoras podem não apresentar um aspecto arbustivo tão marcante.

Cores do cacho de flores da ixora chinensis

As cores da Ixora chinensis são comumente vermelhas, mas na Ásia, seu continente de origem, existem mais de 400 espécies diferentes de ixora. As cores podem variar entre: vermelho, escarlate, coral, alaranjado, amarelo e rosa. A Ixora chinensis vem de um lugar específico da China, onde é muito fácil de encontrá-la, já as outras estão espalhadas por todo o reto do continente.

Todas elas possuem o mesmo estilo de flores e cachos, mas o formato das folhas muda bastante de uma para outra.

Atração de animais e insetos polinizadores

A Ixora chinensis é bem atrativa para os animais polinizadores, que auxiliam no processo de polinização das flores. Mesmo não tendo um aroma forte, a ixora pode atrair insetos como: abelhas, moscas e borboletas, também atrai animais vertebrados como aves e morcegos.

Por conta disso, ter essa planta em seu jardim, aumenta muito as chances desses pequenos animais fazerem uma visitinha inesperada, principalmente nas estações da primavera e verão. O melhor de tudo é que, com a presença desses polinizadores em seu jardim, suas outras plantas tendem a ficar muito mais floridas, pois eles irão espalhar o pólen de uma à outra.

Tenha uma Ixora chinensis e atraia polinizadores!

Arbusto Ixora chinensis

As ixoras além de lindas vão ajudar a deixar seu jardim mais bonito e florido. Invista em uma ixora e tenha a casa ou qualquer lugar sempre alegres e vibrantes, cheios de borboletas e pequenos insetos para fazerem a polinização. Aproveite para dar uma muda de presente para aquela pessoa especial, e assim, deixar o jardim dessa pessoa muito mais fértil também.

Outra ideia é utilizar as flores para incrementar um buquê, que pode se tornar um lindo enfeite de mesa. Espero que tenha gostado de nossas dicas, aproveite também para conhecer outros temas em nosso site, até a próxima.

Autor deste artigo

Escrever é se comunicar pelas palavras, é dar informação a quem precisa, por isso amo o que faço. Gosto de fazer um pouco de tudo e estou sempre atrás de novos hobbies, todas as atividades feitas ao ar livre e em contato com a natureza ajudam a revigorar nossa alma e a trazer um bem estar. Por isso embarque nessa jornada cheia de dicas práticas comigo, para você levar uma vida tranquila e sem apuros.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos