Como o controle de ponto eletrônico pode se beneficiar da internet das coisas e aumentar a segurança e eficiência!

Como o controle de ponto eletrônico pode se beneficiar da internet das coisas e aumentar a segurança e eficiência!

Veja aqui como a internet das coisas pode se integrar ao ponto digital para oferecer diversas vantagens para a gestão de pessoas do do seu negócio!


Como o controle de ponto eletrônico pode se beneficiar da internet das coisas para aumentar a segurança e a eficiência do controle de frequência dos colaboradores

Você sabia que é possível que o seu sistema de controle de ponto eletrônico se integre com a tecnologia da internet das coisas? E o melhor: isso pode ser super benéfico para a segurança e eficiência no controle de ponto dos seus colaboradores! Vivemos hoje em um mundo cada vez mais interconectado, onde a transformação digital não conhece limites.

Então, o que não falta é imaginação para criar cada vez mais integrações, onde a Internet das Coisas (IoT) se conecta com as operações empresariais e passa a assumir um papel central. Nesse palco digital, os colaboradores encontram um novo patamar de engajamento e as empresas atingem um nível inédito de precisão.

Para que você possa entender em detalhes sobre como esse match é super interessante, no artigo de hoje, lançamos luz sobre como a IoT amplia as fronteiras do controle de frequência dos colaboradores. Vem com a gente e acompanhe a leitura!

O que é a internet das coisas?

Antes de mais nada, é importante que você compreenda sobre o que se trata a internet das coisas, certo? Este é um conceito que se refere à capacidade de conectar objetos físicos à internet, permitindo que eles coletam e transmitam dados. Esses objetos podem ser desde eletrodomésticos e carros até acessórios e roupas.

A ideia é que esses dispositivos possam se comunicar entre si e com os usuários, oferecendo mais facilidade, comodidade e eficiência para as tarefas do dia a dia. A expressão "internet das coisas" foi criada em 1999 por Kevin Ashton, um pesquisador britânico do MIT, que queria chamar a atenção para o uso de sensores e etiquetas de radiofrequência na cadeia de fornecimento de produtos.

De lá para cá, a IoT evoluiu muito e passou a incorporar outras tecnologias, como a inteligência artificial, o aprendizado de máquina e o processamento de linguagem natural. Todas essas tecnologias permitem que os objetos acessem informações na nuvem, aprendam com elas e respondam aos comandos dos usuários.

Onde a internet das coisas costuma ser utilizada?

tv

A internet das coisas atualmente vem sendo aplicada nas mais diversas áreas, como casa, saúde, agricultura, transporte, educação e segurança. Veja só alguns exemplos de uso da IoT são:

  • Smart TVs: são televisores inteligentes capazes de se conectar à internet e permite acessar aplicativos para as mais diversas funções, jogos e serviços de streaming;
  • Eletrodomésticos inteligentes: um exemplo bem interessante e que vem fazendo sucesso é a geladeira, esse eletrodoméstico é capaz de monitorar os alimentos armazenados e avisa quando eles estão acabando ou vencendo;
  • Fechadura inteligente: uma fechadura que pode ser aberta ou trancada remotamente pelo celular ou por reconhecimento facial ou de voz;
  • Smartwatch: além de mostrar as horas e a data, relógios inteligentes são capazes de monitorar batimentos cardíacos, a pressão arterial, as calorias gastas e outras informações sobre a saúde do usuário;
  • Fone de ouvido inteligente: tecnologia capaz de se adaptar ao ambiente sonoro, permitindo controlar o volume, a reprodução e o cancelamento de ruído por gestos ou voz;
  • Prontuário eletrônico: trata-se de um sistema que armazena os dados clínicos dos pacientes na nuvem e facilita o acesso dos profissionais de saúde.

O que é o controle de ponto eletrônico?

O controle de ponto eletrônico é um sistema de controle de jornada de trabalho que utiliza meios eletrônicos para registrar a entrada e saída dos funcionários de uma empresa. Essa tecnologia vem para substituir o antigo ponto manual ou mecânico, que exigia o uso de cartões de papel ou relógios de ponto.

Soluções de ponto eletrônico apresentam uma maior segurança e confiabilidade dos dados, pois evitam fraudes, erros ou manipulações nas marcações de ponto. Atualmente, existem diferentes tipos de controle de ponto digital, porém, um dos mais interessante e práticos é o ponto por aplicativo, que utiliza um aplicativo instalado no celular ou tablet do funcionário.

Assim, é possível identificar e registrar seu horário de trabalho, podendo usar o GPS ou a internet para verificar sua localização. O ponto digital é uma ferramenta moderna e eficiente para gerenciar o tempo de trabalho dos seus funcionários, garantindo mais produtividade, economia e segurança para a sua empresa.

Tanto para o empregador quanto para o empregado, possuir ponto digital é uma forma de ter maior praticidade e agilidade! Para o empregador, existe uma maior facilidade na gestão da folha de pagamento, pois permite o cálculo automático das horas trabalhadas, extras, faltas, atrasos, etc. Para o empregado, o seu registro de ponto pode ser feito em um dispositivo na palma de sua mão!

Além disso, o ponto digital permite uma maior transparência e conformidade com a legislação trabalhista, pois facilita o cumprimento das normas do Ministério do Trabalho e a fiscalização dos órgãos competentes.

Controle de Ponto eletrônico e Internet das coisas: essa interação é possível?

homens e tablet

A grande pergunta deste artigo é, será que existe uma real interação entre a internet das coisas e o ponto digital? A resposta é sim, e vamos explicar como isso funciona e quais são as vantagens dessa integração! A internet das coisas e o ponto digital podem se comunicar por meio de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e smartwatches, que possuem sensores e conexão à internet.

Dessa forma, esses aparelhos podem ser usados pelos colaboradores para marcar o início e o fim do expediente, bem como as pausas e intervalos, de forma simples e prática. Além disso, a internet das coisas e o ponto digital podem se integrar com outros sistemas da empresa, como o de gestão de recursos humanos, o de controle de acesso ou o de segurança.

Isso permite que os dados coletados pelo ponto digital sejam processados e analisados de forma inteligente, gerando informações úteis para a tomada de decisões e a melhoria dos processos.

Vantagens da interação entre a internet das coisas e o controle de ponto eletrônico

tablet

Veja só algumas das vantagens dessa interação tão interessante e eficiente:

  1. Precisão e Confiabilidade: a IoT viabiliza a incorporação de dispositivos biométricos avançados, como leitores de impressões digitais ou sistemas de reconhecimento facial, ao processo de registro de horários de entrada e saída. Dessa forma, é possível ter um nível extraordinário de precisão, afinal, a identificação biométrica é praticamente infalível;
  2. Acesso Remoto: por meio da internet das coisas, gestores têm a capacidade de acessar, de qualquer localidade, as informações referentes ao controle de ponto. Esse acesso remoto proporciona uma supervisão contínua, permitindo que os gestores tomem decisões informadas mesmo quando estão fora do ambiente de trabalho. Assim, é possível ter um gerenciamento mais eficaz dos recursos humanos e uma resposta mais ágil às situações emergenciais;
  3. Flexibilidade para Funcionários Remotos: e por falar em acesso remoto, com a implementação da IoT no controle de ponto, funcionários remotos ou que trabalham em regime de home office. Eles podem tranquilamente efetuar seus registros com a mesma precisão e eficiência dos que estão no local físico da empresa. Com essa solução, existe assim uma inclusão mais abrangente de toda a equipe, independentemente de sua localização;
  4. Notificações e Alertas: utilizando dispositivos baseados em IoT, é possível criar sistema de notificações automáticas que alerta tanto os gestores quanto os próprios colaboradores sobre atrasos, faltas ou qualquer anomalia relacionada ao registro de ponto. Com isso, a gestão pode ter uma reação imediata a eventos que requerem atenção, aumentando a eficiência e evitando problemas maiores decorrentes de ações corretivas tardias;
  5. Integração com Folha de Pagamento: você sabia que a integração da IoT no controle de ponto digital é capaz de simplificar a integração dos dados com os sistemas de folha de pagamento? O interessante é que assim, pode ser reduzida a necessidade de inserção manual de informações, diminuindo assim a probabilidade de erros de processamento. Além de economizar o tempo precioso da sua equipe de RH;
  6. Relatórios e Análises Avançadas: se relatórios detalhados e análises avançadas eram o que faltava no seu RH, a IoT pode ser a tecnologia que estava faltando! A IoT proporciona a geração de relatórios e análises avançadas baseados nos dados de controle de ponto. Esses relatórios podem oferecer insights valiosos sobre padrões de presença, tendências de horários e eficiência operacional. Com isso, os gestores são melhor orientados na tomada de decisões estratégicas, permitindo ajustes precisos nas operações da empresa;
  7. Redução de Custos: e o que todo gestor gosta também é possível aqui com essa interseção de tecnologias: a redução de custos! A automação proporcionada pela IoT reduz significativamente os custos associados a erros e atrasos nos registros de ponto. Essa otimização leva a uma alocação mais eficiente dos recursos e a uma economia substancial de tempo e dinheiro.

E no quesito eficiência e segurança?

A integração da Internet das Coisas (IoT) com sistemas de controle de ponto digital pode trazer diversos benefícios significativos para aumentar a segurança e a eficiência do registro de frequência dos colaboradores. Como você viu anteriormente, a IoT permite a implementação de tecnologias de biometria e reconhecimento facial de alta precisão.

Esse tipo de método é extremamente vantajoso quando falamos do quesito segurança, tendo em vista que isso elimina a possibilidade de registros falsos ou fraudes. Assim apenas os colaboradores autorizados possam registrar sua presença! Mas isso não é tudo, a IoT ainda permite a detecção de anomalias em tempo real das atividades dos seus colaboradores.

Então, por exemplo, se o funcionário registrar sua presença fora dos horários regulares ou em locais não autorizados, o sistema IoT pode gerar alertas imediatos para os gestores.
Além disso, a IoT permite a integração do controle de ponto com outros sistemas, como sistemas de segurança ou de gestão de acesso.

Dessa forma, é possível criar uma rede de informações interconectadas, onde ações em um sistema podem desencadear respostas em outros, fortalecendo a segurança global. Super interessante, não é mesmo? Se você curtiu este conteúdo, não deixe de explorar mais aqui no nosso blog!

Autor deste artigo

Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.

Últimos posts


Avaliações do Samsung Galaxy S22+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S22+: Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Samsung Galaxy S22+? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G84 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G84 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G84? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, desvantagens e indicações de uso!


O Motorola Moto G72 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G72 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Motorola Moto G72 é bom? Neste artigo, confira todas as suas especificações técnicas, vantagens, desvantagens, indicações de uso e muito mais!


O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G73? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Melhores Celulares Gamers Baratos de 2024: Xiaomi, Asus, Samsung e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares Gamers Baratos de 2024: Xiaomi, Asus, Samsung e muito mais!

Está à procura de um smartphone para jogar muito gastando pouco? Neste artigo, apresentamos os 10 melhores celulares gamers baratos e dicas de como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos