Bromélia: como cuidar desta flor, tipos como a imperial e mais!

Bromélia: como cuidar desta flor, tipos como a imperial e mais!

Você sabia que o abacaxi é um tipo de bromélia? Conheça este e outros tipos de bromélia e aprenda como cultivá-las!


Bromélia e seu significado

Bromélias

As antigas civilizações das Américas – maias, incas e astecas – já apreciavam estas vistosas plantas que são as bromélias, considerando-as presentes enviados pelos deuses e as utilizando de diversas formas: como alimento, em rituais religiosos e na construção de abrigos.

Foi apenas no fim do século XVII que os europeus as conheceram, através de Charles Plumier, francês que explorava o Novo Mundo, sendo que elas foram batizadas em homenagem a Olav Bromel, um botânico sueco. Assim, como uma planta doméstica, as bromélias representam proteção, em razão da sua forma: uma folhagem densa e verde cercada por uma parte belissimamente colorida.

Agora que você conhece a origem e o simbolismo das bromélias, veja a seguir informações sobre seus diversos tipos e como cuidar bem delas.

Informações básicas da bromélia

Bromélias


Nome Científico

Bromeliaceae bromelia

Nomes Populares

Croatá, gravatá, carauá, piña de ratón, aguama

Origem

Continente americano

Porte

10 cm ~ 1,5 m

Ciclo de Vida

Perene

Floração
Floresce uma vez quando atinge a maturidade 
Clima
Tropical


Bromélia é um grupo de gêneros da família Bromeliaceae, composto por mais de 50 gêneros e 3000 espécies distintas. Elas são encontradas originalmente por todas as regiões quentes das Américas. Porém, as bromélias são plantas com grande capacidade de adaptação climática, podendo ser cultivadas desde em florestas de altitude até em litorais, tanto em climas secos quanto nos mais úmidos.

Com um ciclo de vida longo, as bromélias são de fácil manutenção e grandes companheiras. De tamanhos variados, elas têm a vantagem de servirem tanto como decoração interna quanto para os jardins e quintais de casas e escritórios. As bromélias florescem apenas uma vez na vida, que é quando adultas.

Aprenda como cuidar da bromélia

Pessoa cuidando de plantas

As bromélias são plantas fáceis de cultivar, desde que se saiba algumas informações preciosas. A partir de agora, você aprenderá tudo o necessário para plantar e sobre como cuidar de seus diversos tipos.

Rega da bromélia

As bromélias são plantas adaptadas a suportar períodos de seca, mas para se desenvolverem bem elas preferem solo úmido, o que não significa excesso de água em sua irrigação, pois raízes encharcadas são um convite para seu apodrecimento. Assim, garantir formas de escoamento da água é essencial, seja a bromélia plantada em um vaso ou diretamente ao solo.

Elas devem ser regadas de forma regular, jogando a água na base das folhas, e você só deve repetir esta ação quando verificar que pelo menos cinco centímetros da superfície do solo já se encontram secos.

Luminosidade e temperatura para bromélia

Em relação à temperatura, é importante lembrar que as bromélias são plantas de origem tropical e, portanto, amam temperaturas altas. Assim, caso você viva em um clima frio ou em altas altitudes, priorize plantá-las dentro de casa ou em estufas.

Em relação à tolerância de luminosidade das bromélias, estas contam com uma ampla variedade. Alguns tipos – caso das de folhas avermelhadas ou acinzentadas – preferem luz bem clara, mas indireta; já alguns tipos preferem se manter em sombra constante, o que é o caso das de folhas verdes.

Porém, caso você seja um marujo de primeira viagem, o principal deve ser garantir ao menos uma coisa: evitar a exposição direta à luz do sol por um extenso período de tempo, pois isso causará danos à folhagem.

Como cuidar da bromélia em vaso

É importante escolher o tipo certo de vaso na hora de plantar sua bromélia, sendo que, em geral, priorize os mais rasos, pois evitar concentração de água nas raízes é fundamental.

Caso você more em uma região seca ou de temperatura alta, o mais indicado é um vaso de plástico, pois estes seguram a umidade com mais facilidade. Mas, se você for morador de uma região bem úmida, um vaso de argila é a melhor opção, pois estes são porosos e permitem à água escoar com mais facilidade.

Por fim, você deve se lembrar de esvaziar o vaso semanalmente, a fim de eliminar restos, insetos mortos e água parada.

Como cuidar da bromélia em solo

Já caso você escolher plantar a bromélia no solo, é importante considerar o clima e o terreno do local de seu jardim ou quintal que a receberá. Para começar, analise em quais períodos do dia e o quanto de luz solar o solo recebe, a fim de escolher o tipo de bromélia mais apropriado.

Há bromélias específicas para ambientes mais secos, por conseguirem suportar melhor o ar sem umidade. Porém, quando a umidade ficar abaixo de 60%, será necessário que você borrife água regularmente, para preservar as folhas.

Para climas frios, a dica é plantar a bromélia em uma vasilha enterrada no solo. Assim, parecerá que a planta faz realmente parte do jardim e ela poderá ser levada para dentro se a temperatura ficar muito baixa.

Poda da bromélia

Considerando que a maioria das bromélias são caracterizadas por uma folhagem pequena e pouco volumosa, sua poda não é uma preocupação, sendo na verdade desnecessária.

O que pode ocorrer é o aparecimento de pragas ou o surgimento de folhas mortas, secas ou que sofreram algum dano. Se você se deparar com uma situação deste tipo, aparar tais folhas é importante, visto que este procedimento garante a permanência da saúde da sua plantinha.

Floração da bromélia

Uma das características mais interessantes da bromélia é o fato de que sua floração ocorre apenas uma vez na vida. Também, o que chamamos de “flores” nas bromélias na verdade são as brácteas – estruturas do tipo folha das quais uma inflorescência pode surgir.

Mas, ainda que cientificamente não sejam consideradas propriamente como flores, as brácteas apresentam uma grande variedade de formas e cores, sendo que sua floração pode durar vários meses. Com a floração concluída, sua plantinha passará a desenvolver um broto em sua lateral, a substituir esta bromélia que eventualmente morrerá, dando assim um reinício ao ciclo.

Umidade para bromélia

Por serem plantas de clima tropical, as bromélias necessitam de bastante umidade e também um ambiente bem ventilado. Portanto, avaliar o local onde manterá seu vaso ou onde ocorrerá o plantio no solo é muito importante.

Uma dica é colocar o vaso em um pires com água, pois assim você estará aumentando a umidade e ajudando a providenciar um ambiente orvalhado para a sua bromélia. Porém, atente-se para não deixar água parada, em razão da dengue.

Fertilização da bromélia

Considerando que as raízes das bromélias têm uma alta capacidade de absorção, é importante selecionar bem quais serão os nutrientes oferecidos a sua plantinha. Por sorte, elas não são exigentes quanto ao tipo de fertilizante ou solo.

Assim, basta escolher um adubo de qualidade – como os que você pode ver em Os Melhores Adubos para Flores – e misturá-lo ao solo de forma semanal durante o período de crescimento da planta, que corresponde à época do ano com maior quantidade de luz e calor.

Utilizar uma boa mistura de solo é uma boa pedida. Uma opção é a mistura que também funciona para orquídeas: musgo esfagno, casca e outros aditivos orgânicos.

Como tratar possíveis pragas e doenças

Primeiramente, é importante notar que as bromélias são especialmente afetadas por fungicidas e inseticidas, já que suas folhas têm uma alta capacidade de absorção. Portanto, o uso de defensivos exige muito cuidado e deve ser feito em pouca quantidade.

Uma boa notícia: a bromélia é uma planta bem resistente em relação a pragas, doenças ou mesmo fungos. Porém, caso sua plantinha seja vítima de uma situação assim, não se aflija, pois há uma solução prática e barata: aplicar com uma esponja mistura de sabão e água cuidadosamente nas folhas doentes.

Bromélias de sol

Agora que você já sabe as maneiras de como cuidar de uma bromélia, está na hora de conhecer seus principais tipos. Primeiramente, as bromélias de sol, perfeitas para o cultivo externo, em seu jardim ou quintal.

Bromélia-imperial

Muda de Bromélia-imperial

Alcantarea imperialis é o nome científico da bromélia-imperial, também conhecida como bromélia-gigante ou empress of Brazil (imperatriz do Brasil, em inglês). Tais nomes se devem em razão de seu porte majestoso, que varia entre 90 centímetros e 1,2 metros – podendo chegar a 1,50 metros.

Para atingir seu porte médio e florescer, a bromélia-imperial precisa de 8 a 20 anos. Mas a espera vale a pena: suas flores são delicadas, podendo chegar a incríveis 3,5 metros e apresentam as cores vermelha, branca ou amarela.

Uma curiosidade: alcantarea em seu nome científico trata-se de uma homenagem ao segundo monarca do Império do Brasil, Dom Pedro de Alcântara.

Caraguatá-do-mato

Muda de Caraguatá-do-mato

Coração-de-fogo, macambira, teku, bananinha-do-mato, todos estes são outros nomes populares da Bromelia balansae, conhecida tanto por seu valor ornamental quanto por seus frutos medicinais e comestíveis.

O desabrochar de suas flores se dá durante a primavera e o começo do verão, sendo que estas apresentam tons de púrpura, vermelho e branco, protegidas por espigões longos, finos e em coloração avermelhada.

Além de muito resistente a clima e vento frios, o porte desta bromélia varia de 40 centímetros a 1,2 metros e a fibra extraída de sua folhagem é usada na produção de vários produtos, como cestos, cordas de instrumentos musicais e mesmo redes.

Abacaxi-ornamental

Abacaxi-ornamental

Como o próprio nome indica, o abacaxi Ananas bracteatus é um fruto ornamental apenas, diferente de seu primo mais famoso – o Ananas comosus – que produz os frutos ácidos e adocicados comercializados mundo afora.

Porém, o fruto desta bromélia supera na beleza e no colorido: geralmente sua folhagem é verde e apresenta frutos com tons vermelhos ou rosáceos, de onde vêm seus outros nomes populares: ananás-vermelho e abacaxi-vermelho. Há ainda a variedade striatus, a qual produz um belíssimo fruto na cor branco-creme.

Seu porte varia entre 60 e 90 centímetros, o que auxilia em um de seus usos não-ornamentais: a delimitação de espaços ou hortas, a fim de impedir sua invasão por animais ou pessoas.

Bromélia porto-seguro

Muda de Bromélia porto-seguro

Chegando até 90 centímetros de porte, Aechmea blanchetiana é a bromélia ornamental por excelência. Originária de nosso país, em especial na zona da Mata Atlântica. Sua popularização desde a década de 1960 é obra do paisagista Roberto Burle Marx, que a utilizou na criação de grandes jardins do tipo maciço.

Porém, você pode cultivar uma delas com facilidade em vaso ou em seu quintal. Dependendo da quantidade de sol, suas brácteas apresentaram tons de desde o verde claro até o laranja escuro. Lembre-se: quanto mais sol, mais laranja será a cor de sua floração.

Neoregélia

Espécie de Neoregélia

Diferentemente do que você viu até agora, neoregélia é um gênero de bromélias que compreende mais de 100 espécies catalogadas até o presente momento. Uma das características deste gênero é a alta retenção de líquido na base de suas folhas – o que exige muito cuidado, a fim de evitar o apodrecimento das raízes por acúmulo de água.

Seu porte varia de 30 a 40 centímetros, a folhagem apresenta forte rigidez e sua coloração é bem diversa e interessante: durante a floração, as folhas de algumas espécies alteram sua cor para tons rubros e apresentam listras e manchas de várias tonalidades. Já a coloração das flores varia entre rosa, roxo, branco e azul.

Bromélias de sombra

Antes que você se decida por alguma das bromélias de sol, como a formosa imperial, espere para conhecer agora as bromélias de sombra, especialmente recomendadas para quem planeja cultivar dentro de casa ou no escritório

Aequimeia

Muda de bromélia Aequimeia

Aechmea fasciata é o nome científico desta bromélia, porém é popularmente conhecida como vaso-prateado. Ela possui tal nome em razão de sua forma elegante: folhas rígidas, com espinhos na ponta e contendo escamas de coloração perolada.

Seu porte varia de 30 a 40 centímetros, o que a torna perfeita para ser plantada em vasos e, atualmente, um sucesso comercial. A aequimeia produz dois tipos de flores: ou são rígidas, cheias de espinhos e cor-de-rosa ou são delicadas e púrpuras.

Guzmania

Espécie de Guzmania

Guzmania também se trata de um gênero, composto por mais de 120 espécies. Alguns nomes populares destas bromélias são estrela-escarlate e guzmania-cherry. Este gênero foi batizado em homenagem ao naturalista e farmacêutico espanhol Anastasio Guzman.

Seu porte varia de 10 a 60 centímetros e sua floração é considerada uma das mais belas entre as bromélias: flores das mais diversas cores (do rosa ao rubro; púrpura, amarelado, verde, branco, etc) protegidas por uma base de folhas largas e verdes, que podem conter espinhos ou não.

Bromélia-zebra

Muda de Bromélia-zebra

Assim que você olhar para esta bromélia, entenderá seu nome popular. A Aechmea chantinii é assim chamada em razão de sua folhagem: verde-escura com listras brancas.

Seu porte varia entre 40 e 90 centímetros e sua floração é em formato espiga, possuindo brácteas em um tom avermelhado forte e bulbos de um amarelo vivo. É uma favorita dos paisagistas, que buscam quebrar a monotonia de jardins de centros comerciais com cores tão chamativas.

Vriésia

Espécie de Vriésia

Outro gênero de bromélias, este conta com cerca de 250 espécies, que são conhecidas popularmente como espadas-de-fogo, em razão das cores de sua folhagem e flores: uma mistura de vermelho, amarelo e laranja.

Elas são perfeitas para ambientes internos, como por exemplo apartamentos, pois são pequenas, com seu porte variando entre 30 a 60 centímetros; seu formato é em espiga e elas são extremamente intolerantes à exposição ao sol e variações climáticas.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da bromélia

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar da bromélia, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Aproveite as dicas e escolha uma bromélia para sua casa!

Jardim de bromélias

Depois deste artigo, tenha certeza que você já tem todas as informações necessárias de como cuidar da sua bromélia. Não há segredo: mantenha o solo úmido, mas não exagere na irrigação; evite exposição direta ao sol, seja sua bromélia apreciadora da luz solar ou da sombra, e escolha o tipo correto de vaso, caso não for plantá-la no solo.

Agora é a hora de botar a mão na massa, ou melhor, na terra: escolha o tipo de bromélia mais adequado para você e traga proteção para a sua casa ou seu local de trabalho.

Gostou? Não perca tempo e comece a cultivar agora sua bromélia predileta!

Autor deste artigo

Meu nome é Arthur e sou estudante de Letras na FFLCH/USP, além de advogado. Gosto muito de ler e escrever sobre diversos assuntos.

Últimos posts


Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Pensando em adquirir um forno para pizza? Confira no artigo a seguir seus tipos, preços, funções extras, onde comprar e como limpá-los.


Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Quem não ama ter a casa sempre perfumada? Veja neste artigo as melhores opções de aromatizadores de ambiente disponíveis no mercado, seus preços e onde comprar!


As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

Quer comprar uma arara de roupas? Confira neste artigo uma lista com as 10 melhores de 2024, além de dicas para escolher o modelo ideal para você!


As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

Pensando em comprar uma pipoqueira elétrica? Confira neste artigo os melhores modelos de pipoqueiras de 2024 e veja como escolher qual combina mais com você!


Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Está em busca de um excelente licor? Confira a lista com os 10 melhores licores do mundo que separamos para você e como escolher o licor ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Treinos