Como ser minimalista: como começar, para decoração de casa e mais!

Como ser minimalista: como começar, para decoração de casa e mais!

Você conhece o estilo de vida minimalista? Saiba tudo sobre como ser adepto ao minimalismo neste artigo, estilo que faz sucesso pela sua praticidade.


Como ser minimalista: o estilo que vem conquistando cada vez mais pessoas

Sala de estar minimalista

Ser minimalista está cada vez mais popular no Brasil e no mundo. Isso se dá pela praticidade em viver apenas com o que é necessário. Ou seja, estar cercado por menos objetos materiais.

O sentido de comprar menos no minimalismo, é comprar somente o que realmente precisa e não porque está na moda ou é mais moderno e por consequência, você precisa ter. Pense desta forma: quando você tem menos pratos, passa menos tempo lavando e secando-os. Com isto, ser minimalista oferece muitas vantagens no cotidiano e aqueles que adoram a simplicidade se encantam facilmente com este estilo de vida.

Assim, uma vida minimalista permite a você a liberdade de gastar menos tempo e dinheiro com coisas e mais energia para viver de forma mais leve. Além disso, praticidade, organização e consumo consciente são os pilares desse estilo de vida que atrai tanto por sua simplicidade, quanto pela sua sustentabilidade. Confira a seguir, como ser minimalista!

Como começar a ser minimalista?

Objetos em mesa minimalista

Veja a seguir dicas de como ser minimalista com passos simples para que você mude a sua forma de consumir e a sua forma de viver. Use tudo o que você precisa, evitando excessos, viva uma vida mais prática tendo tudo que precisa e consuma de forma consciente, comprando apenas o necessário.

Prioridades, descubra como alinhar seus objetivos com a decoração do seu ambiente

Definir o que você precisa é o primeiro passo para seguir esse estilo. Por isso, o minimalismo é diferente para cada pessoa. Algumas pessoas definem seu estilo de vida minimalista por possuir apenas um certo número de roupas. Outras, alcançam um estilo de vida minimalista ao minimizar o espaço real que ocupam no mundo e podem buscar arranjos de vida menores, como um apartamento-estúdio ou uma casa menor.

Basicamente, o conceito de vida minimalista é conseguir olhar para sua vida e determinar como é o minimalismo em um nível pessoal também. Seja qual for a sua definição de minimalismo, certifique-se de que é algo sustentável e alcançável para sua vida.

Convite ao desapego

Dê uma olhada em sua casa e observe cuidadosamente todos os móveis de cada cômodo. Olhe os retratos pendurados na parede e os objetos que estão em cima das mesas e estantes. Pense se tudo isso é realmente necessário. Se eles não precisam estar ali, chegou a hora de tirar tudo que você não precisa. O minimalismo é pensar e agir de forma prática.

Por isso, muitas casas estão adotando uma decoração minimalista como uma forma prática de viver, onde viver se torna mais limpo, mais organizado e sem confusão de mil e uma coisas se acumulando. Além disso, muitos dos objetos apenas estão desperdiçando o espaço e o minimalismo tem tudo a ver com maximizá-lo.

Identifique o que é essencial

Por mais que não se admita, existem alguns itens em casa que são apenas lixo e ocupam um espaço que poderia estar livre. Muitas vezes é uma caixa cheia de papéis que estão se acumulando, sem qualquer fim. Outras vezes, é uma roupa que encolheu com a lavagem e continua ali, sem uso. Além disso, há os itens quebrados que se guarda para um eventual conserto, mas que nunca acontece.

Portanto, a palavra aqui também é desapego. Olhe para os seus objetos e verifique o que você realmente precisa, tenha disposição para reorganizar os seus itens. Logo, isso facilitará que os ambientes, além de organizados, fiquem visualmente mais limpos.

Crie ambientes funcionais

Comece minimizando o espaço que os seus objetos ocupam. Por exemplo, coloque seu rolo de papel toalha ou canecas dentro de um armário. Obtenha prateleiras de arame para maximizar o espaço em seus gabinetes. Coloque colheres em gavetas, assim como pequenos itens de cozinha. Dessa forma, deixará mais espaço para cozinhar e com certeza, a limpeza será mais rápida e fácil.

Além disso, digitalize todos os seus álbuns de fotos antigos. Sua família poderá aproveitar mais disso digitalmente do que amontoar-se em torno de um álbum de fotos. Depois de diminuir a quantidade de coisas que você possui, certifique-se de começar a limitar o que você compra. Não desfaça o seu trabalho até aqui.

Características de casa com decoração minimalista

Casa minimalista

Descubra a seguir, quais são as principais característica do estilo minimalista e como ele conquista inúmeros adeptos. Saiba mais sobre esse estilo que parte do conceito da funcionalidade, simplicidade, redução de excessos e consumo consciente.

Paredes

As cores claras, como o branco junto com neutros discretos, cinzas quase inexistentes e pastéis, são a paleta de cores para casas minimalistas. Embora você possa adicionar cores mais brilhantes, se limite a uma ou duas, e sem exageros. A intenção é que tudo orne no ambiente, deixando-o mais claro e o mais neutro possível.

Por exemplo, na sala use tons de bege e branco para deixar o ambiente iluminado e aconchegante. Em outro cômodo, como a cozinha, opte por peças em mármore para realçar as paredes em cores mais claras.

Iluminação

A luz natural é sempre a melhor, portanto, as janelas sem cortinas ou com cortinas sempre abertas, quando possível, é essencial. Isso contribui para o estilo minimalista, ao mesmo tempo que evita o uso desnecessário de energia elétrica. Se por motivos de privacidade for preciso uma cortina, use os materiais mais finos ou persianas.

Na sala de estar, cortinas transparentes trazem muita luz solar, iluminando tudo em seu caminho. Além de contribuir para a iluminação criar um clima aconchegante, valoriza revestimentos, materiais, texturas e objetos. Escolha lâmpadas, luminárias e abajures que conversem com os materiais que vão compor o ambiente e que valorizem os elementos e o espaço.

Estantes e prateleiras

Em uma casa minimalista, estantes e prateleiras são as maiores aliadas na hora da organização. Dê adeus à desordem e dê boas-vindas a uma casa organizada todos os dias. Para isso, você terá que decidir o que será colocado nas prateleiras e mesas. Primeiro, pense apenas no essencial e guarde o resto em armários. Na cozinha, copos, pratos, colheres e tudo mais vão nos armários e gavetas.

Alguns elementos, você pode deixar visível, mas devem ser bem escolhidos para ficarem nas bancadas. Além disso, a escolha de uma cozinha branca com algum item em outra cor dá a sensação de muito mais espaço ao mesmo tempo em que permanece elegante.

Plantas e flores

Plantas e flores têm tudo a ver com o minimalismo, tanto na decoração, quanto na bandeira sustentável que esse estilo levanta. Por isso, investir no uso de plantas e flores e até mesmo, pintar uma parede verde ou criar um painel verde pode dar aquele charme que faltava em sua casa. Nos ambientes, as plantas se encarregam de transmitir mais tranquilidade e frescor.

Utiliza vasos pela casa e aposte também nos suspensos. Basta pensar no tamanho do seu ambiente e no tipo de vaso que vai combinar mais com a sua decoração.

Quadros e fotos

Utilize quadros e fotos para dar mais personalidades aos ambientes da sua casa. Embora no minimalismo menos, é mais, alguns objetos, quando bem posicionados deixam mais charmoso e até, criativo. Assim, a dica é sempre medir o espaço que será utilizado e depois coloque os quadros no chão para observar a combinação entre eles. Se não tiver muito espaço, prefira quadros em dupla e alinhados na vertical.

Aposte em molduras de mesmo tamanho e acabamento. Por fim, marque as posições na parede com fita crepe e só então, posicione os quadros definitivamente. Dessa forma, além de conseguir um ambiente mais harmônico, manterá a elegância.

Benefícios de ser minimalista

Slogan "menos gastos, mais vida"

Veja a seguir mais detalhes dos benefícios do minimalismo para a organização pessoal e financeira. Saiba porque a praticidade na organização e o freio no consumo excessivo que contribui para uma vida mais sustentável será uma experiência transformadora.

Ame pessoas, use coisas

Use seus objetos com consciência, até que eles desgastem ou precisem ser restaurados. Dessa forma, você colabora não só com o meio ambiente, mas com o planeta e o consumo consciente. E tudo isso, sem consumir coisas que simplesmente, são substituídas pelo próximo lançamento que é sempre mais moderno, mais bonito e mais charmoso, segundo a propaganda.

Coisas são apenas coisas e devem ser usadas, não amadas. Aproveite seu tempo livre com pessoas que você ama e não com coisas. O minimalismo não precisa ser complicado. Faça essas mudanças fáceis em seu estilo de vida e você desfrutará de viver com menos.

Relaxamento e foco no que importa

Após um dia de trabalho, nada melhor do que chegar em casa e gastar o seu tempo com o que gosta. Com uma casa minimalista, a última da suas preocupações será: dobrar ou passar roupa, lavar inúmeros pratos sujos, limpar dezenas de objetos inúteis ou organizar.

O minimalismo é sobre viver com menos e o menos significa mais qualidade de vida e mais foco no que merece sua atenção. Viva com mais qualidade de vida, sem preocupações desnecessárias e estresse. A sua casa será um lugar pacífico, harmônico, tranquilo e o principal: sinônimo de descanso.

Sua vida financeira agradece

Gastos excessivos serão coisa do passado. Ao aderir o minimalismo, a compra do que é desnecessário não será mais uma preocupação. Já a escolha com consciência do que comprar, se fará presente a todo momento que você ver um objeto e pensar em comprar. Aqui, pensar duas vezes antes de gastar dinheiro, deve ser corriqueiro.

Não desfaça o seu esforço até aqui em ter apenas o necessário, deixe de lado e pense no que já tem. Sempre se pergunte se você precisa daquilo e se você pode substituir por outra coisa. Compre apenas o necessário e veja seu dinheiro render e ser gasto com o que realmente importa.

Descubra como ser minimalista e renove seu ambiente!

Decoração minimalista

Você pode ter um estilo de vida minimalista e não morar em uma “pequena” casa de 300 metros quadrados. É possível pegar algumas das principais ideias do minimalismo e incorporá-las em sua própria vida e na sua casa sem qualquer problema. Você fará uma decoração que será tão organizada, que fará inveja até a Marie Kondo.

O estilo de decoração minimalista é um exercício de contenção constante, onde espaço, iluminação e objetos desempenham papéis igualmente importantes. Ele exige que você reduza seus móveis ao essencial e fique com um conjunto de objetos selecionados que proporcionam o máximo impacto na sua casa.

Longe de ser enfadonho, esse estilo é arrojado, funcional e altamente memorável. Não há erro de que menos é mais e a elegância no ambiente será um elemento garantido. Avalie seus pertences sempre, mantenha o necessário e veja a mágica acontecer diante dos seus olhos.

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Últimos posts


Plantas com significado espiritual: veja quais são e sua simbologia!

Plantas com significado espiritual: veja quais são e sua simbologia!

Veja aqui as opções de plantas para purificar o ar, recarregar energias e evitar o mau-olhado! Conheça ainda, dicas de cuidados com as plantas espirituais.


Os 10 Melhores Hidratantes Corporais de 2022: Neutrogena, Nivea muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Corporais de 2022: Neutrogena, Nivea muito mais!

Em busca do produto ideal para hidratar seu corpo? Neste artigo, apresentamos os 10 melhores hidratantes corporais de 2022, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Marcas de TV de 2022: LG, Samsung, Philips e mais!

As 10 Melhores Marcas de TV de 2022: LG, Samsung, Philips e mais!

Escolher a melhor televisão para a sua casa pode não ser uma tarefa fácil. Então confira aqui dicas de como escolher e veja as 10 melhores marcas de TV de 2022!


Os 10 Melhores Cursos de Trader de 2022!

Os 10 Melhores Cursos de Trader de 2022!

Procurando o melhor curso de trader de 2022? Confira neste artigo as 10 melhores opções do ano e dicas imperdíveis para fazer a melhor escolha para você!


Como desentupir pia de cozinha de maneira fácil: com arame, sal e mais!

Como desentupir pia de cozinha de maneira fácil: com arame, sal e mais!

Pia da cozinha entupida? Aprenda a resolver com dicas e técnicas bem simples e também como evitar que aconteça de novo.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Ar e ventilação Internet e Conexão Treinos