Pegboard: o que é, como fazer um painel de mdf e muito mais!

Pegboard: o que é, como fazer um painel de mdf e muito mais!

Você quer aprender a criar um Pegboard barato e funcional? Continue a leitura e veja como decorar e organizar a sua casa.


Quer variar na decoração? Crie seu Pegboard e inspire-se!

Pegboard bege organizando ferramentas de construção.

Cada vez mais pessoas estão descobrindo os benefícios de ter um Pegboard em casa. Afinal, esse painel decorativo ajuda a melhorar a organização de ferramentas e acessórios em um ambiente. O melhor de tudo: é possível fazer um ótimo Pegboard gastando pouco.

Usando Pegboards e a sua criatividade você consegue transformar a decoração da sua casa. Tanto que esse painel caseiro ajuda a facilitar e organizar atividades cotidianas importantes. Por exemplo, organizar seus utensílios, ferramentas de trabalho ou materiais de estudo.

Qualquer pessoa consegue fazer um painel perfurado usando poucos materiais. Basta usar a criatividade para definir a forma e o melhor uso do painel decorativo. Se você nunca montou um painel organizador, aprenda a seguir algumas dicas de como construir o seu Pegboard.

Dicas essenciais para criar seu Pegboard

Ferramentas de marceneiro colocadas sobre a madeira.

Construir um Pegboard para a sua casa ou ateliê será um desafio prazeroso. Mas com as dicas certas você terá menos trabalho na hora de desenvolver o seu painel organizador. Sendo assim, confira a seguir algumas dicas essenciais para montar o seu Pegboard:

Defina o que você quer colocar no seu Pegboard

A princípio, você deve escolher muito bem o que colocará no seu Pegboard. Tudo porque a estrutura e tamanho do painel definirão o que você pode colocar nele. Caso o contrário, a estrutura pode desabar por causa do excesso de peso ou mal planejamento.

Algumas dicas de objetos para colocar são acessórios, utensílios de cozinha ou ferramentas de construção. Você também pode colocar itens decorativos, trabalhos da faculdade e até mesmo pequenos vasos com plantas.

MDF ou madeira, qual escolher?

A princípio, quem constrói o próprio Pegboard opta pela madeira ou MDF. Esses materiais são mais fáceis de serem manuseados de acordo com a vontade do artesão. Além disso, tanto a madeira, quanto o MDF são materiais com um preço acessível no mercado.

Porém, você deve entender as propriedades de cada material para definir a melhor escolha. O MDF é mais maleável, por isso você consegue fazer contornos e curvas bem acabadas. Já a madeira é mais resistente, porém consegue sustentar objetos mais pesados.

A régua será sua melhor amiga nessa jornada

Você sempre deve usar uma régua para construir o seu Pegboard. Afinal, a régua ajudará você a definir as dimensões corretas do painel. E também a fazer os furos na placa e as marcações na parede onde o Pegboard será fixado.

Ou seja, a régua evitará que você faça marcações erradas que podem prejudicar o seu trabalho. Além disso, você utilizará apenas os materiais necessários, evitando assim o desperdício de peças. Portanto, você sempre deve ter uma régua na sua caixa de ferramentas para calcular o espaço e materiais utilizados.

Cuidado ao manusear os equipamentos

A criação de um Pegboard deve ser feita com a ajuda de alguns equipamentos elétricos. Desse modo, você vai agilizar a criação do seu painel no ateliê ou em casa. Além disso, você fará um trabalho mais preciso, fazendo cortes, furos e encaixes nos lugares certos.

Entretanto, você precisa tomar cuidado ao manusear equipamentos para não sofrer acidentes. Nesse sentido, sempre use óculos, calçados e luvas de proteção. Jamais carregue as ferramentas elétricas pelo cabo para não danificá-las. Por fim, leia com cuidado o manual de instruções e siga as orientações.

O que você vai precisar?

A criação do seu Pegboard será muito mais fácil com as ferramentas básicas necessárias. Desse modo, você saberá como construir o seu painel e evitar erros ou desperdícios. Nesse sentido, confira a seguir, quais os materiais que você precisará para construir um ótimo Pegboard:

Uma placa de MDF ou madeira

Homem equipado com EPI's, manuseando uma placa de madeira.

Você precisará de uma placa de MDF ou madeira para fazer o seu Pegboard. Afinal, essa placa será o “esqueleto” do seu painel, portanto é um item indispensável. Você pode adquirir a placa em casas de marcenaria, materiais de construção ou pela internet.

O tamanho, formato e o material da placa vão depender do propósito do seu Pegboard. Por exemplo, se você planeja organizar ferramentas pesadas, o ideal é usar placa de madeira. Já a placa em MDF é ótima para fazer painéis com objetos leves. Ademais, você pode cortar e fazer contornos na placa de MDF.

Pinos de madeira

Indivíduo martelando a madeira com os pinos.

Os pinos de madeira são essenciais para a construção de um Pegboard bem estruturado. Afinal, os pinos darão suporte para as prateleiras ou objetos pendurados. Você pode usar ganchos de metal, mas os pinos são mais acessíveis. Além disso, você não encontrará problemas para encaixá-los.

Os pinos de madeira possuem diversos tamanhos e formatos. No momento de planejar o seu Pegboard, você deve considerar os pinos que serão mais úteis. Você pode comprá-los em casas de marcenaria ou adquirir pacotes com vários pinos de madeira pela internet.

Furadeira

Indivíduo segurando uma furadeira.

A furadeira é um item fundamental para você construir o seu Pegboard. Embora não seja um equipamento tão complexo, você deve tomar cuidado para evitar acidentes. Por isso, você sempre deve ler as instruções do fabricante para não sofrer riscos durante o uso.

Além disso, a furadeira evitará que a sua placa de MDF crie rachaduras durante o aparafusamento. Tanto que fazer um pré furo ajudará você a fixar melhor o parafuso na placa de madeira. Logo, fazer um pré furo facilitará o trabalho e evitará que a madeira se parta durante o artesanato.

Broca

Indivíduo perfurando a parede com a broca.

De acordo com artesãos, existem diversos tipos de brocas disponíveis para furadeiras. Para que uma superfície não estrague, você deve usar brocas específicas para esse material. No caso, as brocas para madeira possuem três pontas. Elas têm pontas de centralização, permitindo uma perfuração precisa.

As brocas possuem arestas de corte que evitam lascas durante a criação dos furos. Ou seja, você terá uma placa com furos homogêneos e acabamento mais bonito. Enquanto as brocas chatas fazem furos largos, as brocas forstner conseguem furos angulados e brocas serpentinas atravessam a madeira.

Prateleiras

Prateleiras e pegboard com material de escritório na mesa.

Ter prateleiras no seu ateliê ou painel organizador vai facilitar bastante o seu cotidiano. Elas não só ajudam na organização, mas também melhoram a decoração do ambiente. Por isso, você deve separar prateleiras de boa qualidade que durem por bastante tempo.

Como as prateleiras são feitas em madeira maciça, elas são muito mais resistentes. Ou seja, você consegue guardar objetos mais pesados que utiliza com frequência no cotidiano. As dimensões da prateleira dependerão do tamanho do seu Pegboard.

Como montar seu Pegboard

Mulher medindo a parede com uma fita métrica e um lápis.

Agora que você já conheceu os materiais necessários para criar o seu Pegboard, é hora de montá-lo. Mesmo que você nunca tenha feito um painel organizador, as dicas a seguir vão garantir o sucesso do artesanato. Sendo assim, confira como montar o seu Pegboard:

Faça as marcações na placa

A princípio, você deve marcar na sua placa de madeira ou MDF os furos. Use uma régua para riscar os furos com simetria, de modo que a distância entre eles fique igual. Você sempre deve fazer furos centralizados, aproveitando o espaço da placa que usará. Use um lápis de grafite ou pedaço de giz branco para visualizar bem as marcações na placa. Assim você saberá exatamente para onde apontar a furadeira, evitando possíveis erros.

Faça os buraquinhos com o auxílio da furadeira

Após fazer as marcações, você deve fazer buracos utilizando a furadeira. Com o auxilio de uma broca, segure o equipamento com firmeza, mantendo um ângulo reto. Em seguida, ligue a furadeira, fazendo um pouco de pressão para fazer o furo.

Lembre-se que você deve manter o ângulo reto para que o furo não fique angulado. Caso o contrário, você pode ter mais dificuldades para colocar os parafusos. O que significa que as chances de danificar o material podem aumentar. Se necessário, faça essa etapa com o auxílio de outra pessoa.

Escolha o local das prateleiras

Você vai pendurar a sua placa na parede já perfurada. Entretanto, você precisa definir bem o local onde o seu Pegboard será fixado. Afinal, o propósito de cada painel pode variar de acordo com o ambiente. E você não vai querer que a umidade ou condições do local estrague a sua peça com o tempo.

Artesãos costumam utilizar parafusos para fixar o Pegboard na parede. Mas você também pode utilizar ganchos de metal para segurar o painel na parede. Os ganchos são feitos em materiais resistentes e que duram por bastante tempo. Se bem fixados, manterão o painel e os objetos colocados nele em segurança.

Coloque os pinos e monte a sua prateleira

Coloque os pinos para dar o apoio necessário para as suas prateleiras. Você deve fazer os furos na placa de acordo com o diâmetro dos pinos de madeira. Assim, eles podem encaixar na placa sem qualquer dificuldade antes de você colocar as prateleiras.

Um grande benefício dos pinos de madeira é que você pode trocá-los de lugar. Dessa forma, você torna o seu Pegboard mais dinâmico, mudando as prateleiras de lugar sempre que quiser. Essa flexibilidade é útil em casos de reformas ou mudanças.

Como deixar o seu Pegboard ainda mais incrível

Pegboard com diferentes cactos e revistas na parede.

Ter um Pegboard na parede da sua casa tornará o ambiente mais charmoso e a sua rotina prática. Porém, algumas dicas de decoração vão tornar o seu painel ainda mais bonito. Aprenda a seguir, como deixar o seu Pegboard ainda mais estiloso:

Use tintas e alegre o seu Pegboard

Antes de você pendurar o Pegboard na parede você pode pintar a madeira. Dessa forma, você pode garantir um visual mais personalizado e de acordo com o seu gosto. Além disso, a pintura vai permitir que o painel personalize o ambiente, melhorando a estética local.

Use tintas impermeáveis para prevenir que a umidade consiga danificar a madeira. Além disso, experimente tintas laváveis ou tinta spray, pois ela facilitará a aplicação. Também use fita crepe para fazer desenhos e formas enquanto aplica camadas de tintas.

Utilize acessórios como espelhos, pequenos vasos de plantas e fotos

Um Pegboard por si só é uma decoração estilosa para qualquer ambiente que você o coloque. Contudo, você pode melhorar a funcionalidade e a aparência do seu painel organizador. Seja em casa ou no seu ateliê, você pode incluir itens decorativos que são úteis ao seu cotidiano.

Experimente colocar espelhos, fotografias e até vasos com plantas no seu Pegboard. A sua imaginação mostrará como complementar a decoração do seu painel. Uma dica é você cortar a placa de MDF em formatos específicos. Por exemplo, deixar a placa em formato de cacto para segurar pequenas plantas.

As melhores dicas sobre como criar seu Pegboard, você encontra aqui!

Duas mulheres trabalhando como artesão.

Com as dicas acima você tem tudo o que precisa para montar o seu Pegboard. Mesmo que você nunca tenha feito um painel organizador, a sua construção é mais simples do que parece. A montagem não só é rápida, mas também acessível e pode ser feita com um custo mínimo.

Você encontrará quase todos os materiais em lojas de construção ou marcenaria. Uma dica é você encomendar produtos pela internet, já que são mais baratos e vem em quantidade. Além disso, compras online garantem que você adquira produtos específicos de alta qualidade.

O painel organizador será tão útil na sua casa quanto no seu ateliê ou comércio. É uma decoração criativa, porém funcional, dedicada a facilitar o seu cotidiano. Afinal, ninguém aguenta ver peças e utensílios espalhados e difíceis de alcançar. Por isso, separe os materiais que precisa e comece já a montar o seu Pegboard.

Autor deste artigo

Ilustrador e redator apaixonado pela escrita, dedicado a desvendar os segredos da jardinagem, decoração, atividades outdoor e viagens.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos